Categorias
Unhas

Vitamina Para Unhas: Caseiro e Remédios

Quem troca de esmalte como de roupa muitas vezes não percebe como anda o estado das unhas. É possível perceber se estão fracas ou quebradiças, mas as manchas brancas.

Os tons arroxeados e ondulações por muitas vezes passam despercebidos. Mas não deveriam. Sinais como esses podem mostrar que algo está fora da normalidade na saúde do corpo.

Normalmente são as doenças crônicas que se mostram pelas unhas. Como os problemas renais. Normalmente, quando isso acontece, a pessoa já sabe que tem algum problema de saúde.

A carência de vitaminas também reflete nas unhas. A falta de vitamina costuma refletir nas células de multiplicação rápida, como unhas, pele e cabelo.

E unhas fracas não mostram só ausência de cálcio, como muitos acreditam, pode sinalizar carência de outras vitaminas também.

A recomendação principal quando há algo de errado com as unhas é procurar um dermatologista para verificar se o problema é externo, como o contato com produtos químicos ou o excesso de uso de esmalte. Afastando essas causas, o médico vai pedir exames para verificar o que há de errado.

Unhas fracas: A falta de ferro e selênio no organismo deixa as unhas frágeis. Carência de zinco também deixa as unhas quebradiças e com manchas esbranquiçadas.

Unhas com ondulações:  Aquele degrau que se forma na unha é um sinal de que ela parou de crescer por um período.

É mais comum em pessoas com câncer, por causa da quimioterapia. Em alguns casos, ela aponta, a unha chega mesmo a cair ou a apresentar uma infecção grave. Outros casos estão em febres prolongadas, principalmente em crianças e idosos.

Unhas arroxeadas: elas refletem a saúde cardíaca e circulatória, portanto procurar um médico é fundamental para afastar esses riscos.

Unhas com crescimento lento: problemas hormonais e metabólicos, com o diabetes, pode fazer com que as unhas cresçam mais lentamente. Verificar por meio de exames é a melhor saída.

Unhas quebradiças: mais uma vez a carência de vitaminas no corpo pode estar envolvida nisso. É recomendado a consulta de um médico para um exame de sangue que verifique a situação das vitaminas no organismo.

Se a carência estiver muito grande, é bom tomar suplementação. Só se suplementa quando a deficiência é grande demais e tem uma patologia associada.

Como um problema renal que impede a metabolização de alguns nutrientes, e a ingestão oral não será suficiente.

Nos outros casos, uma boa alimentação fará toda a diferença, além de proporcionar uma boa qualidade de vida.

Vitamina Para Unhas Que Descamam

Quando falamos em cuidados com as unhas, uma das maiores preocupações de dez entre dez mulheres é o processo de descamação, que deixa as unhas fracas e com aparência bastante ruim.

Afinal, o que acontece com as unhas quando elas descamam e o que fazer para evitar que isso aconteça?

Para começar, devemos entender um pouco mais sobre a formação e composição das unhas, o que nos ajudará a compreender melhor o que fazer e o que não fazer para evitar a descamação e o enfraquecimento das unhas.

As unhas dos seres humanos (e da maioria dos animais vertebrados) é composta por queratina, que é uma proteína estrutural produzida pelo nosso próprio organismo.

No caso das unhas, há glândulas localizadas em suas bases que produzem e expelem grandes quantidades da proteína.

A queratina compõe também outras partes do corpo, como pelos e cabelos. A estrutura em queratina das unhas é muito resistente, mas ao mesmo tempo flexível e elástica.

Combinação perfeita para aguentar os trancos do dia a dia. Além da composição em queratina, existem alguns complexos vitamínicos que ajudam a mantê-las fortes e saudáveis.

Como as vitaminas A, B e D. O cálcio também é um componente importante para as unhas, bem como para outras estruturas importantes, como ossos e dentes.

A principio a descamação das unhas é causada por deficiência de nutrientes que são essenciais às unhas, o que causa enfraquecimento da estrutura proteica das mesmas e, por consequência, a perda de camadas.

Essa deficiência, por sua vez, pode ter como causas uma dieta inadequada e até mesmo doenças específicas, como problemas renais, hepáticos e hipotireoidismo.

No espectro da alimentação, deve então evitar o consumo em excesso de certos alimentos, como bebidas gasosas, chá mate, café, chá, entre outros, pois estes não permitem uma absorção ideal do cálcio pelo nosso organismo.

Em contrapartida, é importante priorizar o consumo de alimentos que sejam ricos em nutrientes, como peixes, cereais, castanhas, além de frutas em geral, feijão e derivados do leite.

Outra opção é fazer o uso de produtos que ajudem no fortalecimento da estrutura das unhas, ao mesmo que nutrem e hidratam.

No caso, a Base Pró-Fortalecimento Pantenol da Linha Casco Cavalo da Marú Cosméticos é uma solução muito eficiente, pois possui em sua fórmula Pró-Vitamina B5.

Pantenol e Óleo de Argan, o Ouro Líquido de Marrocos, que é fonte de ômega 6 e 9, favorecendo nutrição e hidratação em conjunto com a ação do Pantenol.

O uso da Base Pró-Fortalecimento, associado a uma dieta balanceada e rica em nutrientes, será responsável pelo fortalecimento de suas unhas e pelo fim da descamação.

Ou seja, suas mãos muito mais bonitas e a autoestima nas alturas. Veja as nossas dicas para manter a saúde das suas unhas ainda melhor.

Vitamina Para Unhas Caseiro

Quebrar a unha é uma das coisas mais incômodas que podem acontecer a uma mulher. Além de dolorido, compromete a aparência das mãos.

Causa desconforto enroscando a unha partida na roupa, no estofado da cadeira do escritório, no banco do carro e em qualquer superfície de tecido que você aproxime a mão.

Unhas que se quebram com facilidade podem ser sintoma de diversos problemas de saúde, que devem ser tratados diretamente com um médico especialista.

Mas, se o problema é apenas com a fragilidade, algumas receitas caseiras como as apresentadas a seguir podem ser bastante úteis.

Tratamento com azeite de oliva:

Você vai precisar exclusivamente de azeite de oliva. Todos os dias, antes de dormir, mergulhe as pontas dos dedos em um recipiente contendo o azeite.

E as mantenha assim por um período de 15 a 30 minutos. Esse procedimento hidrata as unhas e evita que elas se quebrem com facilidade.

Tratamento com creme caseiro:

Você vai precisar de uma colher de sopa de cavalinha fresca, quatro colheres de sopa de água, uma colher de chá de manteiga de cacau e uma colher de chá de lanolina.

Ferva a água com a cavalinha. Em outro recipiente, misture a manteiga de cacau e a lanolina em banho-maria. Acrescente a água com cavalinha vagarosamente e misture tudo até obter uma substância cremosa. Aplique como um hidratante.

Tratamento com cravo e azeite de oliva:

Você vai precisar de 30 gramas de cravo e 200 ml de azeite de oliva. Cozinhe a mistura em banho-maria por cerca de três horas, coando-a em seguida. Massageie as unhas com o produto durante um período de dez dias.

Tratamento com amêndoas, jojoba, vitamina e damasco:

Você vai precisar de uma colher de óleo de jojoba, uma colher de óleo de semente de damasco, uma colher de óleo de amêndoas e uma ampola de vitamina E.

A ampola pode ser comprada em qualquer loja de cosméticos. Misture todos os ingredientes em um recipiente e aplique algumas gotas do remédio sobre as unhas, duas vezes ao dia. Massageie as unhas e depois deixe que o remédio seque sozinho.

Tratamento com ovo, óleo de amêndoas e papaia:

Você vai precisar de uma colher de sopa de gema de ovo, duas colheres de sopa de suco de papaia e meia colher de sopa de óleo de amêndoas.

Misture todos os ingredientes e aplique sobre as unhas, massageando suavemente. Deixe agir por 30 minutos e, em seguida, lave as mãos com água fria.

Tratamento com laranja ou limão:

Você vai precisar de uma laranja ou um limão, uma colher de chá de açúcar e óleo de amêndoas. Extraia o suco da fruta e misture com o açúcar.

Mergulhe as unhas no líquido e, em seguida, esfregue-as com um algodão embebido em óleo de amêndoas. Realizar o procedimento todos os dias.

Se você perceber que suas unhas se quebram com uma facilidade maior que o comum, não deixe de consultar um médico.

Vitamina Para Unha Crescer

Se as unhas andam descamando e quebrando com frequência, é melhor ter mais atenção, nem sempre é culpa do azar.

Em geral, a explicação clara para que as unhas pareçam frágeis é culpa da deficiência de vitaminas A, B, C e D no organismo.

Todas bem conhecidas pela maioria de nós e, por sorte, fáceis de se encontrar na alimentação balanceada e na composição de bases fortalecedora.

Veja como elas ajudam a deixar suas unhas fortes e bonitas. Vitamina A ajuda a regenerar as unhas e deixá-las mais fortes e hidratadas.

Por ser responsável pela renovação e regeneração dos tecidos, a vitamina A é indispensável para combater o enfraquecimento das unhas.

Esse nutriente age hidratando e diminuindo bastante a descamação das unhas, garantindo o equilíbrio para que a saúde da sua unha volte.

Para manter um aspecto bonito por dentro e por fora, inclua a vitamina no seu dia a dia, com mais nutrientes no organismo, aumentando o consumo de mamão, tomate, cenoura, abacate e manga nas refeições.

Vitaminas do complexo B evitam que as unhas se quebrem com facilidade, essencial para o bom crescimento de cabelo, as vitaminas do complexo B.

Especialmente, B1, B5, B7 E B10 também ajudam (e muito) quando o assunto é unha. Elas aceleram o metabolismo e oferecem a força necessária.

Para que as unhas cresçam firmes e sem o risco de se quebrarem quando estão naquele tamanho que você sempre quis.

Para inserir na rotina, além do consumo de alimentos como feijão, banana e sardinha, é válido intensificar ainda mais o tratamento com o uso de bases nutritivas.

Que tenham esse nutriente na composição. Elas são ótimas para tratar o problema enquanto ajudam até mesmo na maior duração do esmalte nas unhas.

Vitamina C atua facilitando o crescimento saudável nas unhas, igualmente importante para que as unhas cresçam hidratadas e saudáveis, a vitamina C.

É indispensável para quem observa as pontinhas dos dedos crescendo lentamente e procura dar um empurrãozinho no processo. Então aposte nesse nutriente no dia a dia.

Para inserir na rotina, laranja, limão, acerola e goiaba são boas fontes de vitamina C e podem ser consumidos na dieta diária com bastante facilidade.

Vitamina D precisa estar em dia para que as unhas estejam saudáveis, a vitamina D é responsável pela absorção do cálcio e é bastante relaciona aos ossos.

Mas também tem tudo a ver com as unhas, é que segundo especialistas, se houver alguma deficiência desse nutriente no organismo, o corpo acaba buscando esse mineral em outros tecidos, como as unhas.

Para inserir na rotina, para aumentar o nível de vitamina D no corpo, é preciso se expor ao sol e, em determinados casos, partir para a reposição com suplementos indicados pelo médico.

Unhas Fracas Vitamina D

Ter as unhas fracas, ressecadas e quebradiças é um problema bastante incômodo e que pode ter diversas causas importantes, como anemia, má circulação ou até mesmo doenças como hipotireoidismo e hipertireoidismo.

Além disso, dietas radicais que fazem a pessoa perder muito peso rapidamente também podem trazer reflexos e fazer com que as unhas quebrem com maior facilidade.

No caso do hipotireoidismo, por exemplo, ocorre uma diminuição do metabolismo, o que dificulta o transporte dos nutrientes para as unhas, deixando-as fracas, quebradiças e até mesmo com ondulações.

Já no hipertireoidismo acontece o contrário o metabolismo acelera, o que também prejudica, além das unhas, também os cabelos que começam a cair mais.

Porém, nesse último caso, as unhas ficam mais rasas. O crescimento da unha depende de vários fatores.

Hereditariedade, estresse e uso de medicamentos podem afetá-las de maneira ruim, mas por outro lado, a boa oferta de nutrientes pelo organismo.

A integridade de matriz das unhas e a boa vascularização da região são alguns dos pontos que podem influenciar de um jeito positivo.

Nesse último caso, por exemplo, há também a influência das pernas que, se tiverem insuficiência vascular periférica, podem refletir nas unhas e deixá-las grossas problema muito comum em idosos.

Entre os nutrientes que fazem falta, está a vitamina D, responsável pela absorção do cálcio do intestino pelo sangue.

De acordo com os médicos, se há deficiência dessa substância, o corpo acaba buscando esse mineral em outros tecidos, como ossos e unhas.

Para manter o corpo com a quantidade ideal de vitamina D, há duas fontes importantes: a exposição segura ao sol ou também a suplementação, que deve ser feita sempre com orientação médica.

Como a unha é um tecido morto, a parte beneficiada pela boa alimentação é apenas a matriz, que recebe vitaminas e mineiras para sua formação.

Entre alguns dos alimentos que fazem bem, estão as carnes vermelhas, castanhas do pará, feijão, couve, camarão, leite, gema de ovo, banana, ameixa e, principalmente, a água.

Remédio Caseiro Para Fortalecer Unhas Fracas

O óleo de cravo da índia, esse óleo funciona para hidratar e melhorar a descamação da unha ressecada, mas não tem o poder de fortalecê-la.

De maneira geral, usar hidratantes ou cera para as unhas é uma medida mais simples e eficaz de hidratação. Em relação às outras opções, como cera de vela, castanha de caju com álcool.

Vapor de panela e casco de cavalo, especialistas da área, afirmam que não há comprovação científica de que elas fazem bem para o crescimento das unhas.

Por outro lado, no caso da base com formol, já é diferente porque ela tem a capacidade de endurecer proteínas mortas e é um ótimo conservante.

Mas é preciso usar com cuidado e não aplicar muito perto da região da cutícula para evitar dores. Em casos extremos é bom evitar acetona.

Pois, ela pode pior a situação de enfraquecimentos das unhas, nesse caso é melhor optar pelo removedor de esmaltes.

Alimentos Para Unhas Fracas

Muita gente sofre com a dificuldade de fortalecer as unhas e mantê-las grandes e bonitas. Porém, esse problema pode estar relacionado com a alimentação.

As unhas são formadas principalmente por queratina e proteína, que dá firmeza e resistência, além de minerais como cálcio, magnésio, sódio, ferro, cobre e zinco, que ajudam no crescimento e fortalecimento.

Consultem um nutricionista para saber a melhor forma de introduzir estes alimentos caso você deseje otimizar a saúde das unhas.

Oleaginosas:

Fontes de gorduras boas, silício, selênio, cobre e magnésio. Esses nutrientes são essenciais para um bom crescimento e fortalecimento das unhas.

Além disso, por modularem a imunidade, ajudam na prevenção micose. Frutas vermelhas (açaí, jabuticaba, morango).

Fontes de antioxidantes e vitamina C, proporcionam a correta formação de colágeno, que é o maior constituinte da pele, unhas e cabelo.

Vegetais verdes escuros:

Fontes de magnésio e compostos bioativos, que atuam na formação do colágeno e no crescimento saudável das unhas.

Para garantir os benefícios, inclua esses vegetais pelo menos 2 vezes ao dia podendo ser no suco verde ou refeições.

Proteínas de origem animal, são fontes de ferro, aminoácidos essenciais e zinco, nutrientes que mantêm a estrutura do colágeno e fortalecimento das unhas.

Manicure em dia, esmalte bem passado e do nada, a unha lasca ou quebra de vez. Começa com uma e, rapidamente, o efeito se alastra.

Nesse caso, aqueles fortalecedores aplicados como base até ajudam, mas não vão resolver a questão. Assim como a pele e o cabelo, a saúde da unha é o reflexo do cardápio nosso de cada dia.

O ideal é consumir mais alimentos ricos em antioxidantes e em vitaminas A e E, além daquelas do complexo B. Minerais como magnésio, silício e zinco também são importantes.

Se as unhas estão fracas, é certeza de que a alimentação não está equilibrada e, de quebra, o nível de estresse também deve estar alto.

Afinal, uma coisa leva a outra e interfere na outra. Pessoa estressada costuma comer mal e quem come mal acaba tendo os níveis de estresse aumentados.

A queixa de unhas quebradiças pode acontecer durante uma fase da vida ou, até mesmo, de maneira crônica.

Por isso, além de caprichar na dieta saudável, é importante consultar um especialista. Doenças como anemia, má circulação sanguínea, hipotireoidismo ou hipertireoidismo, por exemplo, atrapalham a chegada de nutrientes à unhas, deixando-as fracas e descamadas.

Dieta para fortalecer unhas fracas: Semente de girassol, é rica em zinco, que fortalece a unha e faz bem ao sistema imunológico. Como um punhado diariamente.

Oleaginosas: Nozes, castanhas, amêndoas e macadâmias são boas fontes de vitamina E e de gorduras boas, essenciais para ter unhas saudáveis. Coma diariamente um punhado equivalente à sua mão fechada.

Banana: Ricas em vitamina B6, a banana mantém a unha saudável e evita a coloração amarelada, típica de unhas fracas e doentes.

Vegetais escuros: São boas fontes de ferro, mineral essencial para aumentar a oferta de oxigênio para o sangue, o que ajuda a fortalecer as unhas.

E ainda impede que elas fiquem descoloradas. Inclua brócolis, couve e espinafre, entre outros, em seu cardápio.

Leite: Supre o cálcio necessário para que as unhas fiquem fortes e tenham crescimento rápido. A carência de cálcio pode causar fungos, responsáveis por deixar as unhas secas e quebradiças.

Suplemento Para Unhas Fracas

As unhas são formadas por queratina e quando não apresentam um bom aspecto pode significar que falta algum tipo de nutriente no organismo.

Se elas estão quebradiças, por exemplo, você pode estar com anemia. No entanto, isso pode ser resolvido com o consumo de suplementos para unhas.

Esses produtos possuem ação antioxidante, suprindo a demanda nutricional e tratando todos os danos. De quebra, diminuem os efeitos do envelhecimento e hidratam a pele.

Principais suplementos para unhas, a carência de substâncias como vitaminas, zinco e ferro são determinantes para o enfraquecimento das unhas.

E você pode obtê-los por meio dos suplementos. Esses produtos são encontrados em diferentes formulações e tipos como comprimidos, cápsulas e sachês.

Conheça algumas opções: Biotina e outras vitaminas do complexo B Suplementos com biotina (vitamina B7) favorecem a saúde e crescimentos de unhas e cabelos.

Trata-se de uma vitamina hidrossolúvel relacionada à produção de queratina (nutriente que ajuda a fortalecer as unhas). Essas substâncias também auxiliam o metabolismo de carboidratos, de proteínas e de gorduras.

Ou seja, ajuda seu corpo a absorver os nutrientes. Isso também melhora a saúde das unhas, da pele e dos cabelos.

Silício Orgânico, fortalece a unha e estimula o crescimento, prevenindo danos causados pelo seu enfraquecimento e envelhecimento.

A estrutura da unha é formada sobretudo por queratina, a qual se liga ao silício, conferindo dureza e estabilidade das unhas.

Ferro, o ferro é um nutriente essencial para o bom funcionamento de antioxidantes que ativam as vitaminas do complexo B a agirem sobre cabelos e unhas.

Sua deficiência pode fazer com que as unhas tenham uma aparência opaca, fiquem quebradiças e com aspecto rachado.

Os suplementos que apresentam ferro em sua composição devem estar associados a outras substâncias, como o selênio e vitaminas do complexo B.

Zinco, falta de zinco deixa as unhas fracas, fazendo-as cair com facilidade e dificultando seu crescimento.

Outro antioxidante da nossa lista, a substância é fundamental para diferentes atividades do organismo, entre elas a cicatrização.

Vitamina A, ácido retinoico é encontrada naturalmente no interior das células, desempenhando funções ligadas ao ciclo celular.

Também está relacionada ao desenvolvimento de unhas, cabelos, ossos, tecido epitelial e conservação do esmalte dentário. Geralmente, os suplementos de vitamina A também apresentam o cálcio em sua composição.

Vitamina D, é responsável por estimular o sangue a absorver o cálcio do intestino. Caso haja deficiência dessa vitamina.

O organismo busca em outros tecidos, como nas unhas e no ossos. Logo, se você carece do nutriente, suas unhas ficarão quebradiças.

Há duas fontes primárias de vitamina D: a exposição segura ao sol e a alimentação. Mas em alguns casos isso não é suficiente, sendo necessário incluir a suplementação.

Apesar dos suplementos para unhas não exigirem receita médica é importante consumi-los somente com supervisão profissional, seja um médico ou nutricionista. Veja também o vídeo com algumas dicas:

Então se suas unhas estão enfraquecidas, agende uma consulta e resolva o problema o quanto antes. Lowell Caps, Lowell: Fórmula para melhorar a qualidade do cabelo e unhas. R$129,90 cento e vinte e nove reais e noventa centavos.

Concentrado Vitamínico e Mineral Ineout Force, Dermage: Suplemento para fortalecimento, brilho e hidratação de unhas e cabelo. R$89,16 oitenta e nove reais e dezesseis centavos.

Exímia Fortalize, Farmoquímica: Suplemento com vitamina A, C, E, complexo B, zinco, magnésio e ferro. R$121,78 cento e vinte e um reais e setenta e oito centavos.

Innovelle Hair and Nail Formule, Natusvita: Fórmula para otimizar crescimento do cabelo e fortalecer unhas. R$49,00 quarenta e nove.

Hair, Skin and Nails Polivitamínico, FDC Vitaminas: Suplemento de vitaminas e minerais para cabelo, pele e unhas. R$92,60 noventa e dois reais e sessenta centavos.

Luminus Hair: Multivitamínico para fortalecer cabelos e unhas. R$119,90 cento e dezenove reais e noventa centavos.

Lavitan Mais Hair, Cimed: Auxilia no crescimento saudável de cabelos e fortalecimento das unhas. R$37,90 trinta e sete reais e noventa centavos.

Deixe uma resposta