in

Vinagre de Maçã no Rosto: Funciona?

Funciona? Dicas de Menina
Foto: via Windows 7 Ultimate

O vinagre de maçã traz muitos benefícios, sendo um ótimo remédio natural para purificar o organismo.

Muita gente, inclusive eu, costuma tomar o vinagre de maçã. Mas será que ele funciona no rosto?

O vinagre de maçã possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a combater a acne, ele também ajuda a equilibrar o pH da pele, reduz a oleosidade e ainda ajuda a reduzir manchas, como melasma e também sinais de envelhecimento.

Há pessoas inclusive que fazem uso do vinagre de maçã juntamente com o bicarbonato para ajudar a tirar manchas e marcas de espinha.

Existem depoimentos e resenhas de pessoas que usaram o vinagre de maçã e ficaram satisfeitas com o resultado. Também é recomendado um tônico de vinagre de maçã para o rosto, que ajuda a limpar a pele e tratar manchas e a reduzir a oleosidade.

No entanto é preciso ter cuidado ao utilizá-lo, sendo necessário diluir o vinagre de maçã na água, já que o rosto pode ficar vermelho, ou até mesmo causar queimação no rosto.

Saiba mais informações sobre vinagre de maçã para o rosto a seguir.

Quais os benefícios do vinagre de maçã para o rosto?

O vinagre de maçã é produzido através de um processo natural de fermentação de maçãs. Sendo assim os nutrientes da fruta além de serem preservados, o produto final, que é o vinagre ganha mais propriedades, ajudando a nutrir, limpar e desinflamar a pele e o organismo.

Entre os benefícios que o vinagre de maçã proporciona para o rosto, estão:

Vinagre de maçã para acne

Através de suas propriedades antibacterianas, que é o ácido málico, o vinagre de maçã ajuda a combater as bactérias que originam a acne, assim ajudando a desinflamar o rosto.

Além disso, o vinagre de maçã também é capaz de combater outros micro-organismos como vírus e fungos, ajudando no combate de viroses e micoses.

Para combater a acne você deve fazer um tônico de vinagre de maçã para o rosto.

Para fazer isso você deverá utilizar vinagre de maçã diluído em água. Se a sua pele é muito seca você deverá misturar uma colher de sopa de vinagre de maçã com quatro colheres de água.

Se a sua pele for normal deve misturar uma colher de sopa de vinagre de maçã com duas colheres de água. Mas se sua pele for oleosa deverá misturar uma colher de sopa de vinagre de maçã e uma colher de água.

Você deverá misturar os ingredientes em um recipiente com tampa. Então pegue um algodão e umedeça-o com a mistura e passe sobre o rosto, especialmente nas áreas em que houver acne.

É importante que o rosto esteja devidamente limpo. Você deverá deixar o vinagre agir sobre o rosto por dez minutos. Depois você deverá enxaguar o rosto com água morna e usar o hidratante que costuma utilizar normalmente.

Lembre-se de que deverá fazer esse procedimento durante a noite e no dia seguinte deverá utilizar protetor solar no rosto para que sua pele não queime com a ação do sol.

Você deve fazer esse processo durante cinco dias e posteriormente dar um intervalo de quinze dias para usar o vinagre novamente. Dessa forma você não prejudicará sua pele.

Vinagre de maçã para controle do pH

Através da acidez do vinagre de maçã também é possível equilibrar o pH da pele, mantendo-a saudável. Dessa forma a pele fica mais tonificada e sem muita oleosidade.

Vinagre de maçã para combater envelhecimento da pele

Funciona? Dicas de Menina
Foto: via BioSil

O vinagre de maçã possui em sua composição betacaroteno, que ajuda a combater radicais livres, assim combatendo o envelhecimento e ajudando a reduzir rugas e manchas de idade.

Além disso, o vinagre de maçã é rico em vitaminas A, C, E e vitaminas do complexo B. Essas vitaminas trazem vários benefícios, a vitamina C estimula a síntese de colágeno, deixando a pele com mais elasticidade, mais jovem e bonita.

Super Dicas de Compras

Roupas, bolsas, Make up e muito mais. Produtos escolhidos por nossa curadoria especialmente para você. Confira ;)

Se você quiser utilizar o vinagre no rosto com a finalidade de reduzir as manchas de idade deverá fazer o mesmo tônico que falamos no tópico do vinagre para acne, devendo usar a mesma proporção de água e vinagre de maçã de acordo com seu tipo de pele.

A aplicação muda um pouco. Você deverá umedecer um vinagre na solução e passa-lo em seu rosto que deve estar devidamente limpo, especialmente na área manchada.

Então você deixará o produto agir durante toda a noite. E deve lavar o rosto no dia seguinte com água fria. E então passar o protetor solar.

Esse procedimento também deve ser feito durante cinco dias, com quinze dias de intervalo, para recomeçar o processo novamente.

Vinagre de maçã para reduzir manchas na pele

Através da presença de alfa hidroáxidos, o vinagre de maçã ajuda a remover camadas de pele morta, dando espaço para que uma pele nova surja e seja mais saudável que a anterior. Assim reduzindo as manchas da pele.

Para ter esse efeito de renovar a pele você deve usar o vinagre de maçã como um esfoliante. Para isso você deverá misturar uma colher de chá de vinagre de maçã uma colher de chá de mel, uma colher de chá de chá verde cinco colheres de chá de açúcar e meia xícara de água.

É importante lembrar que na hora de misturar o chá verde ele deve estar frio. Você deverá passar a mistura na pele e esperar secar. Depois enxágue o rosto com água.

Vinagre de maçã para tratar alergia

Como o vinagre de maçã ajuda a desinflamar e desintoxicar a pele auxilia no tratamento de alergia, que envolvem especialmente picadas de insetos.

Para tratar as picadas de insetos e alergia você deve usar o tônico de vinagre de maçã. Umedeça um algodão e pressione-o sobre as picadas e a área atingida pela alergia, deixando-o no local por trinta segundos.

Vinagre de maçã para limpar a pele

O vinagre de maçã também ajuda a purificar a pele, removendo as toxinas e deixando o rosto limpo, suave e brilhante.

Vinagre de maçã para reduzir queimaduras solares

O vinagre de maçã também ajuda a reduzir as queimaduras solares, deixando a pele mais suave.

Para utilizar o vinagre de maçã para esta finalidade você deve misturar meia xícara de vinagre de maçã com quatro xícaras de água. Então você deve apanhar um algodão, umedecê-lo e passar na pele.

O vinagre vai ajudar a acalmar a pele, evitando que ela fique com bolhas.

Vinagre de maçã para melasma

Funciona? Dicas de Menina
Foto: via Dra Alessandra Zawadzki

O melasma é uma doença que provoca manchas escuras na pele do rosto, pescoço, braços e pernas. Ela é causada pela exposição frequente ao sol, tendo como fatores de risco gravidez, fatores hormonais, certos medicamentos como anticoncepcional e remédio para tireoide e pré-disposição genética.

Nossas Dicas de Makeup

Roupas, bolsas, Make up e muito mais. Produtos escolhidos por nossa curadoria especialmente para você. Confira ;)

Mas é possível tratar o melasma com vinagre de maçã, já que ele ajuda a renovar a pele.

Para isso é preciso fazer a seguinte receita:

Misturar uma colher de sopa de vinagre de maçã, uma colher de sopa de azeite extra virgem e uma colher de sopa de creme hidratante.

Você deve misturar os ingredientes em um pote até que a mistura fique homogênea, depois passe a mistura sobre as manchas, massageando e cubra a pele com um plástico, deixando o produto agir por 20 minutos.

Então é só lavar a pele com água fria e secá-la. Esse procedimento deve ser feito três vezes por semana.

Confira o vídeo abaixo que mostra a resenha da vlogueira Nanda Teixeira, que fez o teste com o vinagre por cinco dias para ver se ele ajuda a tirar as manchas de melasma. Veja o que ela achou.

 

É interessante que ela mostra como funciona todo o processo e dá sua opinião sincera. No entanto ela fala que usa o vinagre puro no rosto, mas isso não é recomendado, o ideal é sempre diluí-lo na água.

Benefícios vinagre de maça com bicarbonato

Além do vinagre de maçã, há outra substância natural que pode trazer benefícios para a pele do rosto, o bicarbonato de sódio.

Ele tem o pH alcalino, enquanto que o vinagre de maçã tem o pH ácido, unindo os dois, eles ajudam a equilibrar o pH da pele e do organismo, assim evitando o aparecimento de doenças crônicas e degenerativas.

Além disso, a unção dos dois ajuda a eliminar toxinas, melhora a digestão, evita e ajuda a tratar problemas bucais, ajuda a melhorar a drenagem linfática do corpo, evitando a retenção de líquidos, reduz a pressão alta, auxilia na perda de peso e ainda melhor problemas respiratórios.

O bicarbonato e o vinagre podem ser ingeridos. Sendo que para isso é preciso misturar seis colheres de sopa de vinagre de maçã, uma colher de chá de bicarbonato e três copos de água.

A água deve estar morna para que o bicarbonato seja dissolvido. Você deve tomar um copo da solução três vezes ao dia, sendo a primeira em jejum, a segunda meia hora antes do almoço e a terceira meia hora antes do jantar.

Ao utilizar o vinagre de maçã e o bicarbonato no rosto você ajudará a eliminar manchas e espinhas. Para isso é necessário fazer uma máscara.

Primeiramente você deve misturar uma colher de chá de bicarbonato de sódio, uma colher de chá de vinagre de maçã, suco de meio limão, uma colher de chá de mel e meio copo de água.

Primeiro você deve misturar o vinagre de maçã à água e misturar. Em seguida acrescente o bicarbonato de sódio, coloque o suco de limão e por fim o mel.

Misture tudo bem misturado até que fique uma mistura homogênea. Então você deverá lavar seu rosto e secá-lo com uma toalha limpa.

Depois aplique a mistura em seu rosto e deixe agir de cinco a dez minutos. Então é só retirar com água morna e em seguida passar água fria para fechar os poros de sua pele.

Vinagre de maça no rosto depoimentos

Encontramos alguns depoimentos na internet de pessoas que utilizaram o vinagre de maçã e falam sobre o que acharam e o efeito que o produto causou em sua pele.

Confira alguns:

Comentário de Cristiane no blog Boa Forma:

“Faz menos de uma semana que comecei usar o vinagre de maçã diluído na água no, sempre antes de ir dormir e no dia seguinte retiro. Tinha uma mancha de acne no rosto e notei uma diferença enorme nela, está clareando rapidamente. Sem falar que as espinhas já não aparecem mais com tanta frequência.

Realmente essa técnica é ótima para a pele, não me restam dúvidas.
Obs: sempre lavo o rosto no dia seguinte e uso protetor solar, pois se não usar pode causar manchas na pele.”

Comentários no site Clube Superela ao ser feita a seguinte pergunta:

“Vinagre de maçã… alguém já usou?

Vi um pessoal comentando na Internet recentemente sobre os benefícios do vinagre de maça na pele.

Dizem que clareia as manchas e reduz a acne, e como tenho os dois problemas fiquei com vontade de experimentar.” (Pergunta feita por Anita)

Resposta de Lele 64:

“O vinagre é realmente poderoso, uso para lavar os cabelos a cada 15 dias, pq ele ajuda a eliminar a oleosidade e resíduos de shampoo e condicionador. Já passei no rosto algumas vezes, mas em pequenas regiões pq minha pele é meio sensível…faça o teste :)”

Resposta de Daniele Lopes:

“Uso o vinagre de maçã a pouco tempo diluído em água, mas pouco tempo. Ainda não posso falar de resultados, mas posso de malefícios que não vi nenhum do jeito que uso. eu lavo o rosto, aplico o vinagre de maçã com algodão e depois passo o hidrante( existem hidrante bem baratos próprios para pele oleosa)”

Ad DDM

Também há um vídeo de um médico chamado Dr Lucas Fustinoni que ele alerta as pessoas sobre o uso do vinagre de maçã no rosto, falando que o rosto pode ficar vermelho e vinagre pode queimar o rosto.

É importante assistir para entender:

O legal é que ele fala sobre artigos científicos que falam sobre o uso errado do vinagre de maçã e que por isso ele pode causar queimadura. Por isso é importante que quando for utilizá-lo, ele sempre seja diluído na água.

Dica

Como fazer o vinagre de maçã caseiro?

Funciona? Dicas de Menina
Foto: via Emagrecer com Saúde

É possível fazer o vinagre de maçã caseiro. Para isso você vai precisar de pedaços de uma maçã, uma colher de sopa de açúcar e uma xícara de água.

Primeiramente você deverá separar uma jarra e colocar os pedaços de maçã dentro. Depois você deverá diluir o açúcar na água e colocar a água na jarra.

Então você deverá cobrir a jarra com um filtro de café e prendê-lo com um elástico para não sair. Deixe em um local quente e escuro por duas semanas, sendo que você deve mexer a mistura três vezes a cada semana.

Depois você deve coar a mistura e deixar o líquido descansando por duas ou quatro semanas. Então seu vinagre caseiro estará pronto.

Amarelado? Pena? Na Mão? Dicas de Menina

Como Lavar um Travesseiro? Amarelado? Pena? Na Mão?

Como Fazer? Como Funciona? Dicas de Menina

Matizador Caseiro: Como Fazer? Como Funciona?