in

Vibrolipo ou Lipo Tradicional: Qual a melhor opção?

Muitas mulheres estão em busca do corpo perfeito e por isso recorrem a métodos que prometem proporcionar isso a elas. Entre esses métodos estão a vibrolipo e a lipo tradicional.

Talvez você já tenha ouvido falar da lipo tradicional, não é mesmo? Afinal esse procedimento não é novidade, sendo criado na década de 70 pelo cirurgião plástico Yves Gerard Illouz.

Já a vibrolipo é um procedimento mais recente, tendo origem no ano de 2002 através da criação do vibrolipoaspirador, instrumento utilizado durante a realização do método.

Clique aqui e veja mais sobre vibrolipo neste artigo

Mas qual a melhor opção, a vibrolipo ou lipo tradicional?

Para te ajudar vamos falar sobre os dois métodos, mostrando suas vantagens e desvantagens para que no final você possa tomar sua decisão.

Vamos lá?

Como funciona a lipo tradicional?

Qual a melhor opção?  Dicas de Menina
Foto: via Clarice Abreu

A lipo tradicional ou lipoaspiração tradicional envolve uma cirurgia, onde é retirada gordura por via de cânulas que são ligadas a um aparelho de sucção, que aspira a gordura para fora do corpo.

Antes de ser retirada a gordura é aplicada a solução Klein, que tem em sua composição anestésico local, adrenalina e soro fisiológico.

O soro fisiológico age quebrando o tecido adiposo e o tornando líquido. Já a adrenalina é usada para evitar hemorragias e o anestésico para evitar que a paciente sinta dor.

Em seguida são feitos pequenos cortes nos locais onde a paciente deseja que a gordura seja retirada e então são introduzidas as cânulas que realizam a aspiração da gordura.

Nessa cirurgia podem ser retiradas gorduras localizadas de diferentes partes do corpo como abdômen, coxas e braços. A cirurgia pode durar de três a quatro horas, dependendo do caso.

O Conselho Federal de Medicina não permite que a lipoaspiração seja realizada em lugares próximos a órgãos e vasos sanguíneos para não colocar em risco a vida das pacientes.

Veja mais sobre hidrolipo clicando aqui

Quanto custa?

O valor da lipoaspiração pode variar entre 3 mil e 7 mil reais. Tudo vai depender do estabelecimento e a quantidade de regiões que você fará o procedimento.

É importante verificar a qualidade não só do profissional, mas da clínica ou hospital onde será realizada a lipo tradicional.

Pois como é uma cirurgia você precisa estar em um local, onde poderá ter todo respaldo médico, caso ocorra alguma complicação.

Quais os cuidados que se deve tomar antes da lipo tradicional?

Qual a melhor opção? Dicas de Menina
Foto: via My Smart Clinic

A primeira coisa que você deve fazer é procurar um profissional qualificado, que seja habilitado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e que tenha experiência na realização da lipo tradicional.

Leia também:  Vibrolipo Funciona? Quanto custa?

É importante que antes da cirurgia você faça exames para avaliar se sua saúde está em ordem para realizar o procedimento.

Evite tomar medicamentos anticoagulantes até duas semanas antes.

Caso na região em que você vá fazer a cirurgia haja pelos, o ideal é raspá-los.

Se você for tomar anestesia peridual ou geral deve parar de fumar e tomar anticoncepcionais, assim haverá menos risco de você ter trombose.

Quais os cuidados que se deve tomar depois da lipo tradicional?

Qual a melhor opção? Dicas de Menina
Foto: via Ô de Casa

É indicado que você mantenha repouso por um a dois dias.

Utilizar uma cinta pós-operatória de 30 a 60 dias.

Você deve realizar técnicas para diminuir o inchaço e a fibrose, como drenagens linfáticas e ultrassom. No entanto é recomendado que essas técnicas sejam feitas a partir de quatro dias após a cirurgia.

Você também deve evitar fazer exercícios físicos por 45 dias e não se expor ao sol nem ao calor por pelo menos 30 dias.  

Siga todas as recomendações de seu médico. Geralmente o resultado é contemplado de três a seis meses após a operação.

Quais as vantagens?

  • O procedimento é realizado em um hospital, onde você pode ter acesso a todo aparato profissional que necessita;
  • Pode ser removida toda a gordura localizada;
  • As cicatrizes que ficam são pequenas e quase não dá para perceber;
  • Se o profissional é bom e você está bem de saúde o método se mostra eficaz e seguro.

Quais as desvantagens?

  • Esse método é invasivo e como toda a cirurgia pode apresentar riscos;
  • O período pós-operatório é demorado e exige muitos cuidados;
  • O emagrecimento não é definitivo e você deve manter uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos para manter o resultado obtido;
  • Há uma quantidade limite na gordura que pode ser retirada (de 5 a 7%) e por isso a lipo tradicional não é indicada para pessoas obesas.

Como funciona a vibrolipo?

Qual a melhor opção? Dicas de Menina
Foto: via tgmed

A vibrolipo ou vibrolipoaspiração se parece bastante com a lipo tradicional. Assim como na lipoaspiração são utilizadas cânulas na vibrolipo para a retirada da gordura.

No entanto as cânulas ao invés de serem ligadas em um aparelho que apenas suga a gordura, são conectadas em um aparelho vibratório chamado vibrolipoasprador, que permite que o médico faça movimentos mais rápidos para a retirada de gordura.

Dessa forma o procedimento é mais rápido e também menos traumático para a paciente, havendo menor risco de desenvolvimento de trombose após a cirurgia. A vibrolipo pode durar de duas a três horas.

O restante dos procedimentos ocorre da mesma forma, é aplicada antes da sucção a solução de Klein nas áreas em que a paciente deseja retirar a gordura e depois são feitos cortes nos locais para a introdução das cânulas.

A anestesia pode ser tanto local como peridural. Tudo vai depender do local onde a cirurgia é realizada, sendo que em clínicas estéticas é usada apenas a anestesia local, pois não tem o aparato que um hospital possui.

Leia também:  Vibrolipo Funciona? Quanto custa?

É possível tirar em uma cirurgia de 5 a 7% da gordura corporal. A vibrolipo pode ser realizada em diferentes áreas do corpo como barriga, pescoço, coxas, braços, braços, costas e lateral das mamas.

Quais os cuidados que se deve ter antes de fazer a vibrolipo?

Qual a melhor opção? Dicas de Menina
Foto: via Veja

Mesmo sendo um procedimento menos agressivo que a lipo tradicional, a vibrolipo ainda é uma cirurgia e por isso é preciso tomar alguns cuidados.

Escolher um profissional que tenha registro na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) é um deles. Além disso, o cirurgião plástico deve comprovar experiência na realização desse tipo de procedimento.

É preciso também tomar cuidado na escolha do local onde vai ser realizada a cirurgia, prefira hospitais ou clínicas especializadas que contenham tudo o que a paciente precisa, caso haja alguma complicação. O local deve estar em boas condições e deve ter o selo da ANVISA.

Faça todos os exames que seu médico recomendar, pois através deles você saberá se está apta para a realização da cirurgia.

Antes da operação é necessário tomar banho com sabonete antisséptico para evitar contaminação e ficar 12 horas em jejum.

Quanto custa?

O custo da vibrolipo varia de 3 mil a 8 mil reais. É um investimento maior se comparado com a lipo tradicional.

O valor vai depender de vários fatores, entre eles o lugar escolhido para ser realizada a cirurgia, o profissional e as áreas em que será feita a remoção de gordura.

É importante que você pesquise diferentes clínicas e hospitais para conferir os preços. No entanto não se atente apenas a isso, veja também a qualificação do profissional e a qualidade do serviço.

Por isso é indicado que você confira opiniões de pacientes para saber se o procedimento é feito com qualidade.

Quais os cuidados que se deve ter durante a recuperação da vibrolipo?

Qual a melhor opção? Dicas de Menina
Foto: via Mary Lindemuth

A recuperação ocorre depois de um mês. Durante esse tempo você deve ficar em total repouso por três dias e evitar esforço físico por duas semanas.

Após a cirurgia você vai notar que os locais onde foi removida a gordura corporal ficaram arroxeados, isso é normal e leva uns 15 dias para a pele clarear.

Você também deve usar meia elástica ou cinta pós-operatória, dependendo do local que você fez a cirurgia, pois elas ajudarão a modelar a região de onde a gordura foi removida.

Para evitar retenção de líquidos e inchaços você também deve fazer drenagem linfática. Mas deve esperar o tempo recomendado pelo médico para começar a fazer.

Evite tomar sol por dois meses e tome todos os medicamentos que o médico receitar para ter uma boa recuperação e não haver risco de contaminação.

É importante que você também cuide de sua alimentação e coma apenas alimentos saudáveis como verduras, legumes, frutas, proteínas, gorduras boas e evite o excesso, sal, açúcar e gordura.

Quando puder voltar a fazer exercícios físicos também é bom que você se exercite. Dessa forma você poderá manter os resultados que obteve com a cirurgia.

Siga todas as recomendações do médico e faça tudo o que ele disser para se recuperar mais rápido.

Leia também:  Vibrolipo Funciona? Quanto custa?

Quais as vantagens?

  • É um procedimento menos invasivo e traumático para o corpo;
  • Mais rápida tanto a cirurgia quanto a recuperação;
  • O inchaço e os hematomas são menores do que na lipo tradicional;
  • A cirurgia é mais rápida e por isso é menos cansativa tanto para a paciente como para o médico;
  • O método é seguro, já que o vibrolipoaspirador tem um sistema de travamento se a cânula for para um tecido que não seja gordura.

Quais as desvantagens?

  • Como toda cirurgia proporciona riscos;
  • A recuperação ainda é dolorosa, pois a paciente pode sentir dor ao se mexer ou tocar na área, onde a gordura foi retirada;
  • Você deve tomar muitos cuidados após a operação;
  • Não é uma fórmula para o emagrecimento, sendo que você precisa tomar cuidado de sua alimentação e fazer exercícios físicos para não voltar a engordar;
  • Há uma quantidade limite de gordura que pode ser aspirada, por isso não é recomendada para pessoas obesas, e sim que tenham apenas com um leve sobrepeso.

Qual dos dois procedimentos é a melhor opção?

Qual a melhor opção? Dicas de Menina
Foto: via Carol Padilha

Os dois procedimentos são iguais e proporcionam os mesmos resultados, a única coisa que muda são os instrumentos utilizados.

Você deve avaliar o que vale mais a pena para você em relação ao custo, ao procedimento e aos cuidados necessários depois da cirurgia. Essa decisão é sua e de mais ninguém.

Mas saiba que apesar da escolha que você faça o importante é optar por um profissional habilitado, para que assim você tenha mais segurança e que haja o menor risco possível.

Dúvidas

Existem contraindicações para a realização da lipo tradicional e vibrolipo?

Qual a melhor opção? Dicas de Menina
Foto: via Frebasgo

Sim, pessoas que sejam obesas, diabéticas, hipertensas, alérgicas a anestesia, gestantes e lactantes não podem fazer os procedimentos.

No caso das pessoas obesas por não valer a pena, já que o objetivo dos procedimentos não é o emagrecimento e sim a retirada de gorduras localizadas.

Já as pessoas diabéticas tem dificuldade de coagulação sanguínea e é perigoso haver hemorragias durante o procedimento.

Quanto às mulheres gestantes e que estejam amamentando devem evitar para não prejudicar o bebê, pois são injetadas substâncias que podem ser perigosas para ele.

Também não é recomendado que a lipoaspiração e a vibrolipoaspiração sejam realizadas mais de uma vez no mesmo local, pois pode haver fibrose residual no local onde a cânula passou e assim um novo procedimento pode gerar acidentes.

Há riscos durante a cirurgia?

Sim, como toda a cirurgia pode haver risco de hemorragia e infecções. Por isso frisamos a importância da procura de um profissional qualificado, dessa forma o risco é menor.

Para encontrar um profissional habilitado você deve acessar o site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Lá você vai encontrar todos os profissionais cadastrados de todo o Brasil.

Acesse o site e busque pelo estado onde mora, assim você verá uma lista de profissionais cadastrados. Caso saiba o nome de um profissional digite seu nome para saber se ele tem um cadastro junto ao órgão.

É melhor fazer os procedimentos em uma clínica ou hospital?

Qual a melhor opção? Dicas de Menina
Foto: via Veja

É indicado que os procedimentos sejam realizados em um hospital, pois lá você vai encontrar todo o aparato que precisa, para o caso de ocorrer alguma complicação.

Agora na clínica, muitas vezes o profissional não segue todas as normas de segurança como uso de luvas e assepsia, podendo haver maior risco de contaminação.

O resultado é sempre o mesmo?

Não, o resultado vai depender do seu tipo de corpo. Por isso é bom sempre conversar com seu médico e não ficar sonhando que vai ter o mesmo corpo de uma modelo ou atriz de capa de revista.

Porque primeiro que nem elas são como é mostrado, já que as imagens sofrem alterações em programas de imagem como o Photoshop.

E segundo que para ter o melhor resultado possível é necessário que você tenha hábitos saudáveis como alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos.

Exercícios Para Afinar A Cintura Em Casa

Hidratante Natural Para Pele Oleosa: Por que usar, Receitas Caseiras, Produtos