Categorias
Diversos

Vestido de casamento – Como escolher, Fazer com costureira, Alugar ou Comprar?

Você está se preparando para casamento, mas ainda não escolheu o vestido?

O vestido de casamento é uma das coisas mais importantes de uma cerimônia, pois é com ele que a noiva aparece para o noivo e os convidados, assim tendo todos os holofotes voltados para ela.

Existem vestidos de diferentes modelos como vestido de noiva princesa, sereia, império, evasê, curto, entre outros. Além dos diferentes decotes, tecidos e estilos.

Mas como escolher o vestido de casamento certo? O ideal é fazer com a costureira, alugar ou comprar?

As respostas para essas e outras perguntas sobre vestido de casamento você vai conferir no decorrer deste artigo.

Vamos lá?

Como escolher o vestido de casamento?

Para escolher o vestido de casamento você deve levar algumas coisas em consideração. Entre elas:

Seu gosto e estilo

Foto: via Borsini.com

As primeiras coisas que você deve se atentar é ao seu gosto e estilo. Não escolha um vestido apenas porque viu uma celebridade usando, você deve se imaginar dentro do vestido e pensar se o modelo em questão vai ficar bem em você e se combina com seu estilo.

As noivas que tem o estilo clássico geralmente optam por modelos simples e elegantes, com véu e detalhes como pérolas, joias ou diamantes.

Por outro lado as românticas gostam de vestidos de casamento com bordados e temas florais.

Já as noivas adeptas ao estilo boho (que tem influência hippie) geralmente escolhem vestidos de casamento feitos com tecidos leves e que tenham detalhes naturais como coroas de flores.

Quem tem o estilo vintage (que geralmente curte estilo antigo) prefere vestidos de casamento em modelos antigos como vitorianos, por exemplo.

As noivas modernas fazem um estilo diferente e que geralmente é bem chamativo, entre os modelos usados por elas, estão: vestidos de casamento coloridos, com cortes assimétricos, vestidos temáticos (baseados em vestidos de filmes e séries), com crop tops, com saia removível, com penas, veganos, com jaquetas ou mesmo preferem usar calça ou macacão.

É importante que no dia você esteja confortável com o vestido de casamento que escolher, dessa forma poderá ter mais confiança e agir de forma mais natural durante a cerimônia e a festa.

Tipos de vestido de casamento

Existem vários tipos de vestido de casamento, vamos citar os principais deles para que você tenha ideia dos estilos disponíveis e possa optar pelos que ficam melhores em você.

  • Vestido de noiva princesa: é bem ajustado na cintura, enquanto que sua saia é rodada e grande.
  • Vestido de noiva sereia: é bem justo ao corpo (da cintura ao quadril), na altura do joelho a saia se abre.
  • Vestido de noiva evasê: é justo na cintura, mas se abre de forma suave a partir da cintura formando um A.
  • Vestido de noiva império: é ajustado no busto, tendo uma faixa embaixo do busto, mas a partir daí cai de forma solta e fluida.
  • Vestido de noiva reto: vestido que segue as linhas do corpo e desce reto a partir do quadril.   
  • Vestido de noiva curto: tem a altura da saia até os joelhos.

Seu tipo de corpo

Foto: via Portal 27

Você também deve escolher um modelo de vestido de casamento que caia bem no seu tipo de corpo.

Confira os tipos de corpo que existem e veja qual é o seu:

  • Ampulheta: quem tem esse tipo de corpo tem ombros, busto e quadris praticamente do mesmo tamanho e cintura fina. Nesse tipo de corpo ficam bem os modelos de vestido de noiva sereia, princesa e reto.
  • Retângulo: se você tem os ombros, busto e quadris do mesmo tamanho, mas sua cintura não é fina. Para você ficam bem vestidos estilo império ou evasê.
  • Oval: mulher que tem a cintura maior do que os ombros, busto e quadris. Nesse tipo de corpo combina vestidos em estilo evasê ou princesa.
  • Triângulo: quem tem quadris mais largos que os ombros e o busto. Ficam bem vestidos em estilo império, evasê ou princesa.
  • Triângulo invertido: se você tem os ombros e o busto maiores que os quadris. Para você combina vestidos estilo sereia ou princesa.

Se você tem baixa estatura saiba que o ideal é optar por vestidos sem volume, que sejam mais ajustados ou fluidos como o modelo evasê, reto e império.

As mulheres altas também ficam bem com esses modelos de vestido. Agora se você é muito magra deve usar modelos com volume nas mangas ou na saia.

Por outro lado se você está acima do peso vestidos plus size para casamento com mangas longas e decote em V podem alongar a silhueta.

Mulheres que tem muito seio devem usar vestidos que disfarcem essa parte como decotes em V ou decote redondo e opções que não marquem muito a cintura como o vestido de noiva reto.

Para as grávidas, especialmente as que passaram do quarto mês de gestação, o indicado é que utilizem o modelo império, pois ele não aperta a barriga, dando mais conforto.  

Tipo de tecido

É importante que o tecido do vestido de casamento seja de qualidade. Existem vários tipos de tecido com os quais é possível fazer um vestido de noiva, entre os mais usados, estão:

  • Mikado;
  • Otomana;
  • Brocado;
  • Crepe;
  • Tafetá;
  • Renda;
  • Piquê;
  • Tulle;
  • Organza;
  • Seda;
  • Chiffon;
  • Cetim.

Você deve escolher o tecido que mais te agradar e que acredita que tem um bom caimento no seu corpo, afinal, é essencial que você se sinta à vontade no dia do seu casamento.

Local do casamento

Foto: via Elo7

O lugar em que será realizado o casamento também pode influenciar na escolha do vestido.

Se o seu casamento acontecer na praia o ideal é que você utilize um vestido que seja feito com tecidos leves, frescos e que sejam confortáveis para que você possa se movimentar com liberdade.

Quanto ao modelo, você deve fugir de saias com muito volume e véus muito longos, especialmente se o casamento acontecer na areia.

Caso o seu casamento seja no campo e ele seja rústico a mesma regra do casamento na praia é válida, o vestido deve ser fluido e confortável. Você pode usar rendas, pérolas e brilhos.  

Mas se você se casar no inverno é possível combinar capas, jaquetas ou casacos ao vestido de casamento.

Por outro lado se o seu casamento será realizado em um local fechado não há restrições, basta que você escolha o modelo de vestido que mais combina com você.

Época do casamento

É importante que você leve em conta a época em que vai acontecer o casamento antes de escolher o vestido. Pois a estação influencia o modelo do vestido.

Se você for se casar no verão o ideal é que o vestido seja leve e fluido, permitindo movimento para que você se sinta mais confortável.

Agora se o casamento acontecer na primavera você pode usar mangas curtas e acabamentos em tecidos mais elaborados.

Por outro lado se você se casar no outono, a manga ¾ cai muito bem, assim como vestidos de mangas longas e tecidos leves, protegendo o corpo da temperatura que começa a esfriar, mas sem esquentar muito.

Já no inverno você pode aproveitar para usar tecidos mais grossos, especialmente se seu casamento acontecer ao ar livre. Casacos e xales também podem ajudar, além de ficarem elegantes.

Fazer com a costureira, alugar ou comprar, qual a melhor opção?

Foto: via Momento Noiva

Você já tem ideia do modelo que deseja para seu vestido de casamento, mas ainda não sabe se vai contratar uma costureira, alugar ou comprar o vestido pronto. O que fazer?

Fazer com a costureira

Se você tem o desejo de ter um vestido original e único e que seja somente seu, pode ser indicado mandar fazer em uma costureira.

Também há casos de noivas que desejam usar o vestido que foi da mãe, avó ou alguma parenta querida, se esse é o seu caso, uma boa saída é levar até a costureira para poder reformar o vestido.

Você deve procurar uma costureira, estilista ou mesmo loja que fazem vestidos de noiva com tecidos de qualidade e deixem que você modifique seu vestido de casamento de acordo com o seu interesse.

Alugar ou comprar pronto

No entanto se você se preocupa com a parte financeira e já tem um dinheiro separado para o vestido de casamento, saiba que dependendo do modelo do vestido e do tecido usado, pedir para uma costureira fazer pode sair mais caro do que alugar ou comprar pronto.

Por isso uma dica legal é que você pesquise muitas lojas de aluguel de roupas e de venda de vestidos de casamento e, assim solicite orçamentos de diferentes lugares para saber qual vai ter o melhor custo benefício.

Dicas para escolher o vestido de casamento

Agora que você já sabe o que deve levar em conta antes de escolher seu vestido de casamento, confira algumas dicas que podem te ajudar na hora da escolha:

Comece a procurar o vestido com antecedência

Foto: via Notícias ao Minuto

O estilista Lucas Anderi que deu entrevista à revista iCasei aconselha as noivas a procurarem o vestido de noiva com pelo menos oito meses de antecedência, dessa forma você poderá escolher o vestido com calma, aumentando a possibilidade de encontrar o modelo que deseja.

Anote tudo que puder

Quando começar a pesquisar o vestido é importante que você anote todas as características que te agradam, como tipo de tecido, decote, comprimento, véu, entre outros.

Isso vai te ajudar a escolher o vestido ideal, pois através das anotações você saberá o que procurar.

Teste o vestido antes de adquiri-lo

Foto: via Varietés

Também é indicado que você teste o vestido antes de adquiri-lo, e não importa se você solicitou a uma costureira que o fizesse ou foi alugar ou comprar em alguma loja.

Você deve não apenas provar o vestido, mas também se movimentar bastante com ele. Por isso ande, sente, levante os braços, pule e até mesmo dance. Dessa forma você vai saber se o vestido está bem adequado ao seu corpo.

Caso você não consiga fazer algum movimento com liberdade, significa que o vestido não é o ideal para você ou precisa de ajustes.

Se for alugar ou comprar experimente muitos vestidos

Se você optou por alugar ou comprar um vestido já pronto é indicado que você experimente vários modelos até escolher o ideal para você.

Assim você poderá avaliar o caimento de diferentes vestidos e poderá optar por aquele que mais lhe agradar.

Peça a opinião de pessoas de confiança

Quando você for experimentar o vestido é indicado que você leve com você pessoas de confiança e que você sabe que vão dar sua opinião sincera e te ajudar a tomar uma boa decisão.

Devem ser pessoas íntimas e que façam você se sentir à vontade, como por exemplo, sua mãe ou irmã.

Vista o vestido como se fosse o dia do casamento

Quando for fazer a prova do vestido você deve se vestir como se fosse o dia do seu casamento. Por isso uma dica é usar os mesmos sapatos e até mesmo a lingerie que pretende usar nessa data tão especial.

Você também pode usar até o mesmo penteado que pretende usar na cerimônia. Isso vai te ajudar a saber como estará no grande dia e se é necessário algum ajuste no vestido.

Peça um contrato ao adquirir um vestido de casamento

Foto: via Oliveira Castro e Contabilidade

É importante que você peça um contrato ao local onde adquiriu o vestido de casamento.

Pois dessa forma todos os detalhes como o modelo do vestido, taxas de ajustes, data de entrega e política de cancelamento estarão nele e você ficará a par de seus direitos e deveres.

É importante que você leia bem o contrato antes de assinar ou realizar o pagamento, para que tudo fique esclarecido e você não tenha dores de cabeça.

Como vimos neste artigo, o vestido de casamento é um item importante na cerimônia e que marca a entrada da noiva, assim como a faz se sentir especial no grande dia.

Antes de escolher o vestido é preciso se atentar a algumas coisas como seu estilo e gosto, seu tipo de corpo, a época em que será realizada a cerimônia e o local do casamento.

A escolha de fazer o vestido com uma costureira, estilista ou alugar ou comprar é da noiva e isso depende de seu orçamento ou mesmo desejo.

Para te ajudar a escolher o vestido te demos algumas dicas falando sobre escolhê-lo com antecedência, anotar todos os detalhes que deseja que tenha no vestido, experimentar mais de uma opção e levar pessoas de confiança com você para dar sua opinião sincera.

Você também deve ficar atenta ao contrato do vestido de casamento, pois assim como os demais gastos com a cerimônia é um item importante e que deve ser considerado.

É importante que você se sinta bem e confortável no grande dia com seu vestido de casamento, pois dessa forma você terá que se preocupar apenas com o momento tão especial estará vivendo.