in

Unhas Fracas: O Que Pode Ser? Falta de Vitamina?

Unhas Fracas O Que Pode Ser? Falta de Vitamina?

Unhas Fracas é um problema que muitas mulheres reclamam, principalmente porque estamos na era onde praticamente todas têm unhas de géis. Procedimentos de beleza como esse, são um dos fatores que acabam deixando a unha mais fraca, dentre muito outros.

Se você é o tipo de mulher que adora trocar a cor do esmalte, como se fosse uma peça de roupa que você muda quando quer, fique sabendo que essa atitude traz muitos danos para a saúde de suas unhas.

E como você pode notar o enfraquecimento delas? Além do fato da unha se quebrar com muita facilidade, também põem surgir nela manchinhas esbranquiçadas, colorações arroxeadas ou alguns tipos de ondulações, que na maioria das vezes pode acabar passando por desapercebidos.

Embora algumas mulheres vejam esses sinais mas deixem de lado, isso não deveria acontecer. São indícios típicos de que a saúde da unha não vai bem e ainda apode ser sinal de algum problema mais grave que ela possa estar enfrentando.

Segundo Dermatologistas, determinados tipos de doenças de caráter crônico podem se refletir nas unhas, como ocorre com o caso das doenças de caráter Renal. Geralmente as unhas começam a sofrer danos e os sinais evidentes nelas é um indício da existência de tais enfermidades.

Dificilmente alguém vai descobrir uma doença se baseando na situação das unhas. Geralmente ela já sabe que sofre com a enfermidade e gradativamente vai notando as unhas fracas. E uma das causas mais frequentes para esse enfraquecimento é a deficiência de determinadas vitaminas e minerais no organismo.

Quando essa deficiência ocorre, ela afeta primeiramente as células que se multiplicam com mais rapidez: que é o caso das células das unhas, da pele e dos cabelos. Inclusive as unhas fracas não é sinal apenas de falta de cálcio, indicam a falta de muitas outras vitaminas também.

A primeira orientação é que assim que notar problemas como esse na região das unhas, é preciso ir em um profissional da área dermatológica, para que ele analise a área e verifique se há algum problema mais grave ligado a ele e as melhores formas de tratamento.

Primeiramente o médico avalia se as unhas fracas são decorrentes apenas da exposição contínua a determinadas substâncias, desde água até produtos químicos. Caso exista a chance de ter outro fator causador, ele solicita a realização de determinados exames para que ele possa avaliar mais profundamente a situação da saúde do indivíduo.

Principais problemas que costumam afetar as unhas

Alguns problemas mais comuns costumam atingir as unhas, tanto das mãos como dos pés. A seguir destrinchamos um pouco sobre cada um deles e explicamos porque geralmente cada um surge: • Quando a Unha fica fraca: Geralmente, as unhas fracas são decorrentes da escassez de Ferro e de Selênio no organismo. Além disso, a falta do Zinco também pode fazer com que a unha quebre com mais facilidade e que sofra com o aparecimento de manchinhas brancas. • Quando a Unha fica ondulada: As ondulações que surgem nas unhas são espécies de degraus que se formam como um indício de que as mesmas não estão mais crescendo. Esse problema afeta com mais frequência, os indivíduos que fazem Quimioterapia para o tratamento do Câncer. Pode até acontecer de a unha cair ou ser atingida com algum tipo de Infecção gravíssima. Aliás, as unhas onduladas podem afetar idosos e crianças que chegaram a sofrer com febres muito contínuas. • Quando a Unha fica com aspecto roxo: A unha com aspecto roxo é sinal de que a saúde do coração ou da circulação podem estar comprometidos. Em vista disso, é fundamental ir em busca de um médico de qualidade, para que ele possa avaliar a sua saúde e indicar tratamentos para evitar tais problemas maiores no futuro. • Quando a Unha cresce muito devagar: Problemas de caráter hormonal ou Metabólico, como é ocaso do Diabetes, por exemplo, acabam fazendo com que as unhas enfraqueçam e consequentemente elas demoram muito mais para crescer. O ideal é buscar ajuda de um médico, para que ele solicite exames que possam avaliar a sua saúde. • Quando a Unha quebra com facilidade: Se a sua unha quebra fácil demais, pode indicar deficiência de vitaminas no organismo. O recomendado é fazer um Exame Sanguíneo para avaliar os níveis de Vitaminas do Organismo, e caso identifique que há uma deficiência muito grande é necessário fazer uso da Suplementação. Valendo enfatizar que os suplementos só são usados em caso de deficiência severa, visto que geralmente decorrem de algumas enfermidades. Manter uma alimentação saudável e balanceada evita que isso ocorra, além de garantir a saúde das suas unhas.

Alguns problemas mais comuns costumam atingir as unhas, tanto das mãos como dos pés. A seguir destrinchamos um pouco sobre cada um deles e explicamos porque geralmente cada um surge:

  • Quando a Unha fica fraca: Geralmente, as unhas fracas são decorrentes da escassez de Ferro e de Selênio no organismo. Além disso, a falta do Zinco também pode fazer com que a unha quebre com mais facilidade e que sofra com o aparecimento de manchinhas brancas.
  • Quando a Unha fica ondulada: As ondulações que surgem nas unhas são espécies de degraus que se formam como um indício de que as mesmas não estão mais crescendo. Esse problema afeta com mais frequência, os indivíduos que fazem Quimioterapia para o tratamento do Câncer. Pode até acontecer de a unha cair ou ser atingida com algum tipo de Infecção gravíssima. Aliás, as unhas onduladas podem afetar idosos e crianças que chegaram a sofrer com febres muito contínuas.
  • Quando a Unha fica com aspecto roxo: A unha com aspecto roxo é sinal de que a saúde do coração ou da circulação podem estar comprometidos. Em vista disso, é fundamental ir em busca de um médico de qualidade, para que ele possa avaliar a sua saúde e indicar tratamentos para evitar tais problemas maiores no futuro.
  • Quando a Unha cresce muito devagar: Problemas de caráter hormonal ou Metabólico, como é ocaso do Diabetes, por exemplo, acabam fazendo com que as unhas enfraqueçam e consequentemente elas demoram muito mais para crescer. O ideal é buscar ajuda de um médico, para que ele solicite exames que possam avaliar a sua saúde.
  • Quando a Unha quebra com facilidade: Se a sua unha quebra fácil demais, pode indicar deficiência de vitaminas no organismo. O recomendado é fazer um Exame Sanguíneo para avaliar os níveis de Vitaminas do Organismo, e caso identifique que há uma deficiência muito grande é necessário fazer uso da Suplementação. Valendo enfatizar que os suplementos só são usados em caso de deficiência severa, visto que geralmente decorrem de algumas enfermidades. Manter uma alimentação saudável e balanceada evita que isso ocorra, além de garantir a saúde das suas unhas.

Problemas graves que podem existir por trás de uma Unha fraca

Para quem não sabe, unhas fracas podem ser sinal de que algo mais grave pode estar afetando a saúde do seu corpo. Se além da unha fraca, você tem sentido mais fraqueza no corpo, cefaleias, cansaço extremo, tonturas ou um aspecto mais pálido, pode ser indício de uma Anemia.

A anemia decorre de uma redução significativa da quantidade de Hemoglobina presenta no sangue. Além da falta do Oxigênio que consequentemente acaba enfraquecendo ainda mais as unhas, além do fato de que elas acabam criando lascas muito mais fácil.

Contudo, esse enfraquecimento também pode decorrer de hábitos ruins como é o caso de quem rói as unhas ou de quem expõe elas frequentemente à agua e produtos químicos, sem protegê-las adequadamente.

Super Dicas de Compras

Roupas, bolsas, Make up e muito mais. Produtos escolhidos por nossa curadoria especialmente para você. Confira ;)

Assim que você começa a observar uma maior fragilidade das suas unhas, não espere para ir em busca de uma orientação médica. Assim evita o surgimento de problemas maiores e você trata essa fragilidade com maior rapidez e facilidade.

Outro problema que pode existir por trás de unhas fracas é o Hipo ou Hipertireoidismo. Em ambas versões da doença, o indivíduo pode acabar ficando com as unhas mais frágeis, justamente por que elas promovem a redução da capacidade Metabólica, além de reduzi a quantidade de nutrientes transportada para o organismo.

Menos nutrientes é igual a unhas mais fracas. Com relação ao Hipertireoidismo, por conta da maior produção dos hormônios da Tireoide, as unhas costumam crescem mais rapidamente, porém elas crescem muito fracas.

Enfermidades de caráter Dermatológico também podem ser indício de unhas fracas. Elas surgem por conta de determinados fungos ou bactérias que se instalam na região, deixando-a mais fraca, com maior facilidade para quebra e ainda com aspectos alterados. Um exemplo disso é a doença de Psoríase.

A prática de se roer unhas deixa elas mais enfraquecidas, porque acaba gerando pequenos traumas na região, e ela mais fraca, não cresce com saúde e quebra mais rápido. O ideal é usar métodos que estimulem a interrupção desse mau hábito.

Dicas caseiras para você fortalecer suas Unhas fracas

Não é tão difícil deixar as unhas bem cuidadas, mas claro que recuperá-las e deixa-las mais fortes requer paciência pois o processo e gradativo. Alguns métodos de cuidados básicos são essenciais, como é o caso de se usar uma base de fortalecimento, fazer a remoção do esmalte como Óleo de banana, ao invés de usar a Acetona e proteger as unhas toda vez que for ter contato com determinados produtos. Veja mais adiante, as sete dicas caseiras que separamos para você deixar suas unhas mais fortes. São todas incríveis e vale a pena testar: • Fortalecimento com Azeite: O Azeite é incrível pois é um produto acessível e fácil de encontrar e o seu efeito sob a unha é milagroso. Por ser composto por Ácidos Graxos e diversas Vitaminas, ele promove hidratação profunda da região, deixando ela com uma aparência mais bonita, além de fortalecê-la. Para obter tais benefícios é simples: Separe cem gramas de azeite e coloque em uma vasilha. Mergulhe as unhas e deixe descansando por no mínimo vinte minutos e depois é só fazer a lavagem utilizando um sabão neutro. • Fortalecimento com Suco de Mamão, Óleo de Amêndoas e Ovo: A mistura desses componentes resulta em um poderoso medicamento caseiro, rico em Antioxidantes e Proteínas, importantíssimos para o fortalecimento das unhas fracas. Para o preparo separe vinte milímetros de suco do Mamão, uma colher da gema do ovo ainda cru e meia colher do óleo citado. Depois de misturá-los em uma vasilha, deixe suas mãos mergulhadas no concentrado por no mínimo trinta minutos. • Fortalecimento com Alho: Esse ingrediente é sem dúvida um dos queridinhos quando o assunto é fortalecimento das unhas, justamente porque ele é composto por várias substâncias responsáveis por esse benefício. Por ter propriedades Antibióticas e Antioxidantes, o alho não só deixa a unha forte, como também a protege evitando que surja fungos ou bactérias para prejudicá-la. Basta amassar bem dois dentes de alho e adicionar no tubo de alguma base transparente. O ideal é aplicar todos os dias na unha, por no mínimo dez dias seguidos, a fim de trata-las eficientemente. • Fortalecimento com Menta e Camomila: Ambos ingredientes possuem substâncias que promovem melhorias no aspecto externo da unha e ainda ajuda a resolver alguns problemas típicos da região, como é o caso do excesso de secura e enfraquecimento. Basta separar cinco folhas fresquinhas da Menta, vinte miligramas de Camomila, duzentos e cinquenta milímetros de água, meia colher de Azeite e duas de Farinha de Trigo. Faça um chá de menta com camomila usando a água. Depois de alcançar fervura, deixa a bebida descansando por meia hora e depois acrescente os demais ingredientes a fim de que se forme uma pastinhas. Você vai usar essa pasta para encobrir as unhas e deixar ela agindo por trinta minutos na região. • Fortalecimento com Cebola: A cebola é outro alimento ideal para deixar as unhas mais fortes, pois ele é rico em Vitamina E, Ferro e determinados Compostos de Enxofre. Separe uma cebola mediana e pique ela bem colocando em uma vasilha que te permita mergulhar as unhas. Fazendo isso, deixe agir no mínimo dez minutinhos, e espere a pastinha secar naturalmente para só depois lavar. O ideal é repetir o procedimento por no mínimo três vezes semanais até obter melhora. • Fortalecimento com Óleo de Rícino: O Óleo em questão é riquíssimo em Vitamina E, essencial para manter as unhas sempre bem nutridas. Usar diariamente o produto na região, promove o fortalecimento das Unhas e evita que elas quebrem com mais facilidade, contribuindo para o crescimento saudável. É só separar cinquenta milímetros do Óleo e pegar um algodão. Para aplicar é bem simples: mergulhe o algodão no óleo e faça massagem nas unhas. • Fortalecimento com Vinagre de Maça, Cerveja e Azeite Combinar as propriedades benéficas do Vinagre de Maça com as do Azeite, promove o surgimento de uma mistura poderosa riquíssima em Vitaminas e Proteínas, que acabam penetrando muito mais na unha. Promovendo a melhora positiva de sua estrutura. Separe cinquenta milímetros de Azeite, de Vinagre e de Cerveja. Para o preparo, basta aquecer o Azeite e os outros ingredientes em uma panela e depois que a mistura esfriar deixe as unhas descansando nela por no mínimo quinze minutinhos.

Não é tão difícil deixar as unhas bem cuidadas, mas claro que recuperá-las e deixa-las mais fortes requer paciência pois o processo e gradativo.

Alguns métodos de cuidados básicos são essenciais, como é o caso de se usar uma base de fortalecimento, fazer a remoção do esmalte como Óleo de banana, ao invés de usar a Acetona e proteger as unhas toda vez que for ter contato com determinados produtos.

Nossas Dicas de Makeup

Roupas, bolsas, Make up e muito mais. Produtos escolhidos por nossa curadoria especialmente para você. Confira ;)

Veja mais adiante, as sete dicas caseiras que separamos para você deixar suas unhas mais fortes. São todas incríveis e vale a pena testar:

  • Fortalecimento com Azeite: O Azeite é incrível pois é um produto acessível e fácil de encontrar e o seu efeito sob a unha é milagroso. Por ser composto por Ácidos Graxos e diversas Vitaminas, ele promove hidratação profunda da região, deixando ela com uma aparência mais bonita, além de fortalecê-la. Para obter tais benefícios é simples: Separe cem gramas de azeite e coloque em uma vasilha. Mergulhe as unhas e deixe descansando por no mínimo vinte minutos e depois é só fazer a lavagem utilizando um sabão neutro.
  • Fortalecimento com Suco de Mamão, Óleo de Amêndoas e Ovo: A mistura desses componentes resulta em um poderoso medicamento caseiro, rico em Antioxidantes e Proteínas, importantíssimos para o fortalecimento das unhas fracas. Para o preparo separe vinte milímetros de suco do Mamão, uma colher da gema do ovo ainda cru e meia colher do óleo citado. Depois de misturá-los em uma vasilha, deixe suas mãos mergulhadas no concentrado por no mínimo trinta minutos.
  • Fortalecimento com Alho: Esse ingrediente é sem dúvida um dos queridinhos quando o assunto é fortalecimento das unhas, justamente porque ele é composto por várias substâncias responsáveis por esse benefício. Por ter propriedades Antibióticas e Antioxidantes, o alho não só deixa a unha forte, como também a protege evitando que surja fungos ou bactérias para prejudicá-la. Basta amassar bem dois dentes de alho e adicionar no tubo de alguma base transparente. O ideal é aplicar todos os dias na unha, por no mínimo dez dias seguidos, a fim de trata-las eficientemente.
  • Fortalecimento com Menta e Camomila: Ambos ingredientes possuem substâncias que promovem melhorias no aspecto externo da unha e ainda ajuda a resolver alguns problemas típicos da região, como é o caso do excesso de secura e enfraquecimento. Basta separar cinco folhas fresquinhas da Menta, vinte miligramas de Camomila, duzentos e cinquenta milímetros de água, meia colher de Azeite e duas de Farinha de Trigo. Faça um chá de menta com camomila usando a água. Depois de alcançar fervura, deixa a bebida descansando por meia hora e depois acrescente os demais ingredientes a fim de que se forme uma pastinhas. Você vai usar essa pasta para encobrir as unhas e deixar ela agindo por trinta minutos na região.
  • Fortalecimento com Cebola: A cebola é outro alimento ideal para deixar as unhas mais fortes, pois ele é rico em Vitamina E, Ferro e determinados Compostos de Enxofre. Separe uma cebola mediana e pique ela bem colocando em uma vasilha que te permita mergulhar as unhas. Fazendo isso, deixe agir no mínimo dez minutinhos, e espere a pastinha secar naturalmente para só depois lavar. O ideal é repetir o procedimento por no mínimo três vezes semanais até obter melhora.
  • Fortalecimento com Óleo de Rícino: O Óleo em questão é riquíssimo em Vitamina E, essencial para manter as unhas sempre bem nutridas. Usar diariamente o produto na região, promove o fortalecimento das Unhas e evita que elas quebrem com mais facilidade, contribuindo para o crescimento saudável. É só separar cinquenta milímetros do Óleo e pegar um algodão. Para aplicar é bem simples: mergulhe o algodão no óleo e faça massagem nas unhas.
  • Fortalecimento com Vinagre de Maça, Cerveja e Azeite: Combinar as propriedades benéficas do Vinagre de Maça com as do Azeite, promove o surgimento de uma mistura poderosa riquíssima em Vitaminas e Proteínas, que acabam penetrando muito mais na unha. Promovendo a melhora positiva de sua estrutura. Separe cinquenta milímetros de Azeite, de Vinagre e de Cerveja. Para o preparo, basta aquecer o Azeite e os outros ingredientes em uma panela e depois que a mistura esfriar deixe as unhas descansando nela por no mínimo quinze minutinhos.

Principais Alimentos que ajudam a melhorar unhas fracas

Uma das maneiras de prover a nutrição necessária para o organismo e consequentementente para as nossas unhas, é consumir uma alimentação balanceada e saudável que nos permita ter acesso a todas as vitaminas e minerais necessários para uma boa saúde. Separamos alguns dos alimentos que são mais nutritivos e que mais ajudam quem está sofrendo com unhas fracas. Vale muito apena inseri-los na dieta, não só pela recuperação das unhas, como para a manutenção da nossa saúde. Veja a seguir: • Alimentos Oleaginosos: Os Oleaginosos são alimentos ricos em gordura boa, dos quais podemos destacar o Silício, o Selênio, o Cobre e o Magnésio. Trata-se de gorduras essenciais para manter o bom crescimento de nossas unhas, bem como deixá-las mais fortes. Aliás, por esses nutrientes reforçarem ainda mais o Sistema Imunológico, também ajudam a prevenir o aparecimento de Micose na região. • Frutas de Aspecto Vermelho: Essas frutas são ricas em propriedades Antioxidantes e de Vitamina C, excelentes para potencializar o processo que forma o colágeno, substância esta que é importantíssima para a constituição da nossa pele, das nossas unhas e do nosso cabelo. Das que podemos citar estão o Açaí, a Jabuticaba, a Acerola, o Morango e assim por diante. • Vegetais com Aspecto Verde Escuro: Esses vegetais com aparência verde e mais escuro, são riquíssimos em Magnésio e em Substâncias Bioativas que agem diretamente no processo que forma o colágeno e que contribui para que as unhas cresçam saudáveis. O ideal é consumi-los no mínimo duas vezes ao dia, fazendo um suco verde potente ou comendo durante as refeições diárias. Ressaltando que os vegetais desse gênero são ricos também em Ferro, em Aminoácidos e Zinco.

Uma das maneiras de prover a nutrição necessária para o organismo e conseqüentemente para as nossas unhas, é consumir uma alimentação balanceada e saudável que nos permita ter acesso a todas as vitaminas e minerais necessários para uma boa saúde.

Separamos alguns dos alimentos que são mais nutritivos e que mais ajudam quem está sofrendo com unhas fracas. Vale muito apena inseri-los na dieta, não só pela recuperação das unhas, como para a manutenção da nossa saúde. Veja a seguir:

  • Alimentos Oleaginosos: Os Oleaginosos são alimentos ricos em gordura boa, dos quais podemos destacar o Silício, o Selênio, o Cobre e o Magnésio. Trata-se de gorduras essenciais para manter o bom crescimento de nossas unhas, bem como deixá-las mais fortes. Aliás, por esses nutrientes reforçarem ainda mais o Sistema Imunológico, também ajudam a prevenir o aparecimento de Micose na região.
  • Frutas de Aspecto Vermelho: Essas frutas são ricas em propriedades Antioxidantes e de Vitamina C, excelentes para potencializar o processo que forma o colágeno, substância esta que é importantíssima para a constituição da nossa pele, das nossas unhas e do nosso cabelo. Das que podemos citar estão o Açaí, a Jabuticaba, a Acerola, o Morango e assim por diante.
  • Vegetais com Aspecto Verde Escuro: Esses vegetais com aparência verde e mais escuro, são riquíssimos em Magnésio e em Substâncias Bioativas que agem diretamente no processo que forma o colágeno e que contribui para que as unhas cresçam saudáveis. O ideal é consumi-los no mínimo duas vezes ao dia, fazendo um suco verde potente ou comendo durante as refeições diárias. Ressaltando que os vegetais desse gênero são ricos também em Ferro, em Aminoácidos e Zinco.

Melhores bases para quem tem Unhas Fracas

Quando falamos em métodos para fortalecer nossas unhas fracas, é impossível não falar de base fortalecedora ou óleos específicos para esse problema. É sempre importante passar pelo menos a base, para que as unhas não quebrem com facilidade e que fiquem mais fortes gradativamente.

Essas bases têm capacidade principal de fortalecer unhas fracas e consequentemente elas acabam crescendo mais saudáveis e perdem aquele aspecto mais amarelo ou aquelas manchinhas brancas que costumam ganhar quando estão mais fragilizadas.

Nós separamos para você, as melhores bases para acabar de vez com o enfraquecimento das unhas e você nunca mais reclamar de unhas quebrando muito fácil. Pode apostar que são opções maravilhosas, escolha a que você mais gostar e se joga:

  • Melora Neostrata Solução para Unhas

Melora Neostrata Solução para Unhas

  • Base de Fortalecimento Risqué

Base fortalecedora Risqué

  • China Glaze Calcium Gel Fortifier

China Glaze Calcium Gel Fortifier

  • Base Nail Force Dermage

Base Nail Force Dermage

  • Esmalte Colorama Nutribase Pro Crescimento

Esmalte Colorama Nutribase Pro Crescimento

  • Óleo de Fortalecimento para unhas Granado Pink

Óleo de Fortalecimento para unhas Granado Pink

  • Nail Experts Fortalecedor para unhas Avon

Nail Experts Fortalecedor para unhas Avon

Suplementação para unhas fracas

Quando as unhas ficam fracas por conta de uma alimentação muito deficiente em vitaminas e minerais, muitas vezes recomenda-se usar cápsulas de vitaminas, ricas em minerais, para que elas cresçam mais fortes.

Além disso, existem certos suplementos que suprem a falta de Ferro, de Zinco, de Selênio e de Vitamina D, que são usados em casos onde a deficiência é mais grave e por isso há uma certa urgência para fazer tal reposição no organismo.

Algumas suplementações que tenha como base a Biotina (pertencente as Vitaminas do complexo B), quando associados a Queratina acabam promovendo grandes melhoras na saúde do indivíduo, principalmente quando o assunto é unha e cabelo.

O suplemento que tenha como base principal o Pantotenato de Cálcio ou o Silício Orgânico, apresentam os mesmos efeitos do baseado em Biotina. As opções disponíveis são inúmeras, só o seu médico poderá te avaliar e decidir qual é a melhor para o seu caso, portanto não deixe de consultá-lo.

Para todos os casos, ter uma alimentação saudável é importante, não só para a saúde do nosso organismo, como para mantermos as nossas unhas bonitas e a beleza da nossa pele e dos nossos cabelos em dia também. Se comermos bem, dificilmente vamos enfrentar algum quadro de deficiência vitamínica.

Consequentementente dificilmente teremos problemas com unhas fracas, quebradiças e com outros diversos problemas que podem afetá-las. Mas se você já se encontra nessa situação nãos e preocupe que tem tratamento e você pode recuperá-las.

O primeiro passo é pedir ajuda de um profissional e aplicar o tratamento indicado por ele, e ai sim por em prática os cuidados básicos e dicas caseiras que demos para potencializar ainda mais os cuidados diários.

Compartilhe essas dicas com suas amigas e familiares, para que todas saibam como cuidar das unhas e recuperá-las, para que o problema do enfraquecimento suma de vez. A partir de hoje, depois de todo esse conhecimento aprendido, você terá unhas lindas, fortes, granes e saudáveis. Aproveite mulher e arrase!

 

Written by Carolina Santos

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comments

0 comments

como fortalecer as unhas para crescer! dicas sensacionais!

Como Fortalecer as Unhas para Crescer! Dicas Sensacionais!

Vinagre de Maça nos Cabelos: Como Usar?

Vinagre de Maçã no Cabelo: Como Usar?