in

Unhas Fortes e Saudáveis: 30 dicas

Como deixar as unhas fortes e saudáveis

Unhas quebradiças, fracas, ressecadas ou descamando são problemas comuns e que podem ter diversas causas diferentes, como má alimentação, anemia ou doenças como hipotireoidismo e hipertireoidismo. Dietas radicais para perdas bruscas de peso também trazem reflexo nas unhas, assim como nos cabelos e pele.

Caso o problema seja hipotireoidismo, por exemplo, há uma diminuição do metabolismo, dificultando o transporte de nutrientes para as unhas, fazendo com que elas fiquem fracas, quebradiças ou com ondulações. O hipertireoidismo acontece o inverso, o metabolismo acelera, também prejudicando as unhas, que ficam mais rasas e cabelos que começam a ter problema de queda.

O crescimento das unhas depende de diversos fatores, entre eles a hereditariedade, estresse e uso de medicamentos. Porém, uma boa quantidade de nutrientes pelo organismo, podem trazer resultados positivos. Entre estes nutrientes, está a vitamina D, que é responsável pela absorção do cálcio, caso haja deficiência dessa substância, o corpo busca o mineral em outros tecidos, como ossos e unhas.

A descamação das unhas podem ser decorrentes da má distribuição de queratina, proteína que também compõe os cabelos. O problema de descamação que afeta as unhas é chamada de lâmina. Por ser uma camada visível das unhas, a lâmina está predisposta a qualquer tipo de situação do dia a dia, como a troca frequente de esmaltes, unhas postiças, que podem levar à má qualidade das unhas.

Para unhas com problemas de descamação, algumas recomendações para deixá-las mais fortes são:

1 – Não utilize esmaltes de má qualidades, eles podem conter químicas prejudiciais às unhas.

2 – Existem marcas que desenvolvem esmaltes específicos para problemas de descamação

3 – Evite cortar ou tirar a escama, isso danifica ainda mais a matriz da unha.

4 – Use lixas específicas e lixe as unhas lentamente para tirar as escamas e deixá-las lisas.  

Para manter no corpo a quantidade ideal de Vitamina D, é importante que haja uma exposição segura ao sol ou suplementos, que deve ser prescritos por médicos dermatologistas.

A unha é um tecido morto, o que é beneficiado pela alimentação balanceada, recebendo vitaminas e minerais, é a matriz, aquela parte onde fica a cutícula.

Existem diversas receitas caseiras usadas para fortalecer e deixas as unhas saudáveis, entre elas está o óleo de cravo da índia, usado para evitar o ressecamento das unhas, ceras e hidrantes.

Existem alguns fatores que podem se tornar inimigos das unhas saudáveis e podem ser responsáveis pela fragilidade e descamação:

– Envelhecimento natural da pele, unhas e cabelo.

– Dermatites na pele, que pode causar enfraquecimento também nas unhas.

– Genética é um dos principais fatores, se na sua família as mulheres têm dificuldades de manter as unhas grandes ou possuem descamação, procure um médico dermatologista.

– Frio ou calor em excesso, tanto da temperatura ambiente, quanto ao mexer em fornos ou ficar longos períodos em lugares com ar condicionado muito frio. O choque térmico constante também pode contribuir para o enfraquecimento das unhas.

– Roer as unhas é um costume da maioria das pessoas, principalmente aquelas que sofrem de ansiedade. Tente evitar e procure um profissional da saúde para auxílio.

– Radiação ultravioleta, geralmente acontece em altas exposições ao sol. Sabe aqueles dias longos de praia, areia e sal? Eles podem ser grandes inimigos das suas unhas.

– Micoses, elas podem ser visíveis ou não. Sempre que desconfiar de micoses nas unhas, das mãos ou pés, procure um médico.

Agora que você já sabe as principais causas de unhas fracas e quebradiças, veja as 30 dicas que separei para que você cuide e as mantenha ainda mais saudáveis!

Como ter unhas fortes e saudáveis:

1. Cuide no dia a dia

Além de fazer o cuidado semanal, também é importante que na rotina você se preocupe com as suas unhas. Atitudes simples como usar luvas ao usar produtos corrosivos, não roer as unhas, principalmente se elas quebrarem, dê preferência para lixar. E não esqueça de sempre usar base antes da aplicação de esmaltes, isso protege e ajuda no fortalecimento.

2. Não passe esmalte toda semana

É costume manter as unhas pintadas, principalmente quando tem algum evento especial. Mas deixá-las sempre com esmalte pode esconder sinais de fungo ou fraqueza por falta de vitaminas. O ideal é ficar pelo menos cinco dias por mês com as unhas livres, mas se você é extremamente viciada e precisa pintar toda semana, uma solução é tirar o esmalte um dia antes de ir ao salão, assim sua manicure também pode identificar algum problema e ajudar a fortalecer suas unhas.

3. Melhore sua alimentação

Um dos principais motivos para o enfraquecimento das unhas é a falta de vitaminas. Se as suas não podem crescer um pouco e já quebram, talvez precise rever sua alimentação. Procure ingerir mais cálcio, zinco e magnésio. Alguns alimentos que podem ajudar é feijão, cereais, brócolis, carnes magras e lentilha.

4. Identifique seu tipo de unha

Sua manicure pode te ajudar nesta missão. Descubra qual seu tipo de unha e quais são suas necessidades. Talvez elas estão apenas precisando de mais hidratação, ao invés de vitaminas. Você também pode consultar um médico dermatologista para diagnosticar e indicar os cuidados ideais para ter unhas mais fortes.

5. Não esqueça da água!

Ela é a solução para nosso corpo funcionar ainda melhor. Ingerindo pelo menos dois litros por dia, sua pele, cabelos e unhas podem ficar mais saudáveis, faça o teste! Você também pode incluir chás gelados ou quentes, sucos naturais ou vitaminas de frutas, que ajudam a repor vitaminas.

6. Deixe as cutículas em paz

Todas nós temos o costume de ver as unhas sem cutícula nenhuma, pois achamos mais bonito. Bem, pode até parecer mais bonito, mas traz problemas para a saúde das suas unhas. Se elas estão fracas e quebradiças, deixe as cutículas para gerar uma proteção natural, principalmente contra bactérias.

7. Óleos de coco e rícino

Os queridinhos das blogueiras de beleza óleo de coco e óleo de rícino são grandes aliados para quem busca um crescimento rápido e saudável, além é claro de hidratar, clarear e fortalecer as unhas. Passe o óleo nas unhas uma vez por semana, deixe agir alguns minutos e lave-as normalmente.

8. Evite as unhas postiças

Algumas mulheres ficam impacientes e preferem um resultado rápido, optando por unhas de gel ou acrílico. O abuso desses materiais impede o crescimento da unha, causa o enfraquecimento e acaba fazendo com que elas fiquem quebradiças. Tenha paciência e cuide do modo correto que logo terá as unhas maravilhosas.

9. Não roa as unhas ou cutuque esmalte lascado

Ao fim de uma semana, o esmalte está quase sempre saindo em alguns pontos, atiçando nossa vontade de removê-los com os dentes ou cutucá-los até sair por completo. Roer as unhas também ajuda a deixá-las quebradiças fracas, para evitar, passe base fortalecedora, com mais vitaminas.

10. Não use acetona

Calma, você ainda pode remover seu esmalte antigo das unhas. Mas dê preferência para usar removedores no lugar da acetona, já que ela possui um alto teor químico que, ao longo do tempo, pode enfraquecer e desidratar suas unhas. Já os removedores em sua maioria possuem glicerina na composição, que ajuda a manter as unhas fortes e saudáveis.

11. Use hidratante

Temos o costume de hidratar o corpo com cremes, mas as mãos também merecem esse cuidado especial. Hoje no mercado existem diversos tipos de cremes hidratantes para as unhas e mãos, inclusive com ações específicas para fortalecimento.

12. Base fortalecedora

Antes de aplicar o esmalte, é importante o uso da base, certo? Mas o que pode ajudar ainda mais na saúde das suas unhas é o uso de bases fortalecedoras. Elas possuem óleos e vitaminas que ajudam a deixar as unhas nutridas e fortes. Você também pode aplicá-la no dia a dia, caso sinta necessidade

13. Cuide do tamanho!

Sabemos que unhas compridas são lindas. Mas se as suas estão fracas e sempre quebram quando crescem um pouco a mais, talvez seja melhor cuidá-las primeiro. Mantenha elas em um comprimento que não ultrapasse muito a linha do dedo, pelo menos até estarem 100% saudáveis, isso ajuda a manter uma maior concentração de vitaminas. Logo elas estarão fortes novamente e poderão ficar do comprimento desejado.

14. Use alho nas unhas

O alho é um anti-inflamatório natural e pode ser um grande aliado no fortalecimento das unhas. Ele combate bactérias e micoses que podem ser fatores de enfraquecimento. Basta colocar quatro dentes de alho em água fervente, durante dez minutos. Amasse o alho até formar uma pasta, misture em alguns frascos de esmalte e use-os normalmente. Pode ficar tranquila, suas unhas não vão exalar cheiro de alho.

15. Chá de Cavalinha

Cavalinha é um hidratante natural muito forte. Com uma colher de chá da erva, misture à 1/4 de água e ferva. Depois misture uma colher de chá de manteiga de cacau, até formar um creme. Aplique o hidratante diariamente, até suas unhas estarem firmes e fortes novamente.

16. Azeite de oliva

Antes de dormir, todos os dias, mergulhe as pontas dos dedos em um recipiente com azeite de oliva, de 15 a 30 minutos. Com isso suas unhas ficam hidratadas e evita que quebrem com facilidade.

17. Mistura de ovo, amêndoas e papaia

Faça uma mistura de uma colher de sopa de gema do ovo, duas colheres de sopa de suco de mamão papaia e meia colher de sopa de óleo de amêndoas. Misture e aplique nas unhas, massageando suavemente. Deixe agir por até 30 minutos e lave as mãos com água fria.

18. Bicarbonato de Sódio

O bicarbonato de sódio possui diversas características benéficas para o corpo. Uma delas é a neutralização da acidez, que pode ser um dos fatores para o enfraquecimento das unhas. Para fazer o tratamento, misture uma colher de bicarbonato de sódio e água quente, mergulhe as unhas e repita o processo uma vez por semana.

19. Menta e camomila

A menta possui propriedades que, junto com a camomila, melhora a aparência das unhas, aliviando problemas como ressecamento e enfraquecimento.

Para fazer a mistura você vai precisar de cinco folhas frescas de menta, duas colheres de sopa de camomila, uma xícara de água quente, meia colher de chá de azeite de oliva e duas colheres de sopa de farinha de trigo.

Faça uma mistura da camomila com as folhas de menta, adicionando a água quente. Deixe repousar por 30 minutos. Junte o azeite e a farinha, até formar uma pasta. Aplique a pasta nas unhas e deixe agir por até meia hora.

20. Cerveja, maçã e azeite

Combinando vinagre de maçã e azeite de oliva, você concentra nutrientes importantes como vitaminas e oligoelementos, além de proteínas, que penetram nas unhas e melhora sua estrutura.

Para isso, você vai precisar de 50 ml de azeite de oliva, vinagre de maçã e cerveja. A mesma medida para os três ingredientes.

Aqueça o azeite em uma panela e junte o vinagre e a cerveja. Deixe suas unhas submersas por 15 minutos.

21. Remédios

Um dos remédios mais famosos para combater as unhas fracas é o Pantogar. Ele contém uma série de minerais e vitaminas, como queratina e pantotenato de cálcio, que realmente ajudam a deixar as unhas fortes e saudáveis. Outros medicamentos à base de biotina e silício orgânico também trazem ótimos resultados no tratamento da fragilidade. Estes compostos podem ser comprados em farmácias, mas apenas um médico dermatologista será capaz de indicar a melhor opção para suas unhas.

22. Suplementos

Suplementos vitamínicos, manipulados ou não, melhoram a saúde das unhas, trazendo nutrientes à raiz da unha, auxiliando também em seu crescimento. Estes minerais são ferro, zinco e selênio, assim como a Vitamina D e biotina.

23. Acelerar o crescimento

Fórmulas caseiras para acelerar o crescimento das unhas de forma não saudável pode acarretar em problemas de fraqueza no futuro, trazendo desequilíbrio em seus componentes. Por isso, uma boa alternativa é hidratar a queratina, molhando pedaços de algodão com suco de laranja, suco de tomate, azeite ou suco de limão, deixar sobre as unhas por até 10 minutos e levar em seguida. Você também pode aplicar óleo de rícino todos as noites antes de dormir, pois ele ajuda tanto no crescimento, como na estruturação das unhas.

24. Umidade

Segundo o American Osteopathic College of Dermatology (AOCD), boa parte dos casos de unhas rachadas, é por causa da umidade em excesso. Quando se lava e seca as mãos diversas vezes ao dia, as unhas podem começar a ficar ressecadas. A umidade em excesso também pode enfraquecer as unhas, deixando-as com aspectos de descascamento. A  AOCD também recomenda que, além do uso de luvas em atividades domésticas, aplica-se uma loção com lanolina.

25. Use gergelim com óleos naturais

Com essa mistura, além de fortalecer as unhas, você também poderá hidratar suas mãos, economizando no salão. Para isso, você precisará de um colher de sopa de óleo de semente de gergelim, uma colher de chá de óleo de germe de trigo, abacate, macadâmia e duas gotas dos óleos essenciais de olíbano e sândalo. Misture todos os óleos em um vidrinho, tampe e reserve em um local fresco, com pouca luz. É importante que agite o frasco antes de usá-lo. Passe o produto, massageando o óleo nas unhas e nas mãos.

26. Unhas grandes e fortes

Para ter unhas fortes, compridas e bonitas, é preciso sempre dar bastante atenção e tomar certos cuidados. Com essa receitinha, você poderá fortalecer suas unhas, ajudando no seu crescimento saudável. Para isso, você vai precisar de 5 gotas de óleo de alfazema, 5 gotas de óleo de capim-limão, 2 colheres de chá de óleo de jojoba, 2 colheres de sopa de óleo de amêndoas. Misture todos os ingredientes, massageie o óleo em suas unhas todos os dias antes de dormir e ao acordar pela manhã.

27. Hidratação de unhas e cutículas

No momento que suas unhas começam a quebrar com muita frequência, significa que precisam de repouso e cuidados. A hidratação das unhas e cutículas é feita através de massagem, com óleo de jojoba ou de abacate.

28. Cebola nas unhas

A cebola é um grande fortalecedor das unhas, já que possui em sua composição grandes quantidades de Vitamina E e Ferro, grandes aliados para unhas fragilizadas e quebradiças. Para fazer o tratamento com cebola, você vai precisar picar meia cebola, ou uma inteira se ela for pequena. Coloque a cebola picada em um recipiente e cubra suas mãos com os pedaços, deixando agir por até 10 minutos. Logo em seguida, deixe suas unhas secarem naturalmente, sem lavar ou passar nenhum tipo de produto, por pelo menos 40 minutos. Faça este tratamento diversas vezes na semana.

29. Não use as unhas como ferramenta

Sim, temos o costume de, quando temos unhas cumpridas, usá-las como “ferramenta” em diversas situações do dia a dia, seja para abrir uma lata, abrir fechos ou cutucar algum lugar de difícil acesso. Mas essas atividades pode deixar suas unhas frágeis e colaborando para quebras.

30. Não deixe as unhas quadradas

Lixando as unhas e deixando-as em formato quadrado, pode aumentar as chances de fazê-las quebrar. Isso porque, as quinas das unhas podem enroscar em tecidos, por exemplo, descascando ou quebrando. Por isso, caso você não tenha muito tempo para cuidar das unhas, o recomendado é que deixe o tamanho médio, com as laterais arredondadas.

Se você gostou das dicas, conte nos comentários qual foi sua favorita! Ah, e não esqueça de compartilhar também os resultados das suas unhas fortes e saudáveis conosco!

Leia também:  Como parar de roer unha: 16 dicas

Deixe uma resposta

7 Peças de Roupas que você precisa ter

7 Peças de Roupas que Você Não Pode Deixar de Ter

Quais são os Benefícios de Queratina para o Cabelo

Quais são os Benefícios de Queratina para o Cabelo?