in

Umectação com Óleo de Rícino Como Fazer?

Umectação com Óleo de Rícino Como Fazer Dicas de Menina
Foto: via A revista da mulher

O óleo de rícino é um óleo vegetal retirado da mamona, apesar de a planta ser tóxica, seu óleo não é, pois ele não se mistura com a ricina, substância tóxica da mamona.

Esse óleo é ótimo para fazer umectação nos cabelos, pois ele traz muitos benefícios para os fios.

É possível fazer a umectação com óleo de rícino noturna, dessa forma você pode dormir com o óleo de rícino no cabelo, ou deixar o óleo agir nos cabelos por apenas duas horas.

Tanto os cabelos cacheados como lisos podem se beneficiar com o óleo de rícino. Você pode fazer a umectação com óleo de rícino uma vez por semana ou uma vez a cada quinze dias.

A umectação também pode ser feita com óleo de rícino e mel, que ajuda a deixar os cabelos mais hidratados.

Saiba mais sobre a umectação com óleo de rícino através das informações a seguir.

Quais os benefícios do óleo de rícino?

Umectação com Óleo de Rícino Como Fazer Dicas de Menina
Foto: via Medic Delivery

O óleo de rícino proporciona vários benefícios aos cabelos, ajudando a fortalecer a fibra capilar e assim evitando que o cabelo se quebre.

Esse óleo também ajuda o cabelo a crescer saudável, a selar as cutículas, dar mais brilho aos fios e hidratá-los.

Além disso, o óleo de rícino ajuda a evitar a coceira e diminuir o aparecimento de caspa, ativa a circulação e ainda tem propriedades antibacterianas.

Como fazer a umectação com óleo de rícino?

A umectação é um tratamento importante e que faz parte da etapa de nutrição do cronograma capilar.

Através dela é possível repor os lipídios dos cabelos, ajudando a diminuir o ressecamento dos fios e deixando-os mais hidratados, macios e com um bonito brilho natural.

Para fazer a hidratação com o óleo de rícino é indicado que ele seja misturado com um óleo mais fino, pois como ele é mais grosso, se torna difícil sua aplicação nos cabelos.

Dois óleos indicados para misturar com o óleo de rícino é o azeite de oliva e o óleo de alecrim.

O azeite de oliva é rico em ácidos graxos e vitamina E, ele ajuda a nutrir os fios e a deixá-los mais leves e macios, além de diminuir o frizz, volume, hidratar e dar mais brilho aos cabelos.

O óleo de alecrim é rico em nutrientes e substâncias antioxidantes como vitamina A, B, C e minerais como ferro, zinco, magnésio e cálcio.

Ele ajuda a melhorar a circulação sanguínea no couro cabeludo, assim evitando inflamações e prevenindo a queda dos cabelos, previne o envelhecimento precoce, fortalece os cabelos, tem efeito antioxidante, ajuda a aumentar as defesas do couro cabeludo contra infecções, tem ação anticaspa, reduz a oleosidade, o frizz e também favorece o crescimento saudável do cabelo.

Você pode misturar o óleo de rícino com o azeite de oliva ou o óleo de alecrim em um frasco e levar ao banho-maria para que os óleos se misturem melhor.

Depois você deverá aplicar a mistura de óleos nos cabelos sem lavar, tomando o cuidado de passar em todas as mechas. Faça massagem no couro cabeludo para ativar a circulação e depois prenda os fios e deixe a mistura agir nos cabelos por duas horas.

Então é só lavar os cabelos duas vezes com xampu, para que a mistura de óleos saia totalmente dos fios. E depois passe o condicionador. Por último é só finalizar seus cabelos normalmente.

Como é feita a umectação com óleo de rícino noturna?

Umectação com Óleo de Rícino Como Fazer Dicas de Menina
Foto: via All Things Hair

A umectação com óleo de rícino noturna é ótima para quem sofre com o ressecamento dos fios. Pois através desse tratamento você deixa o óleo de rícino agir por toda a noite em seus cabelos, assim usufruindo mais de seus benefícios.

Para fazer a umectação com óleo de rícino noturna, você deve misturar o óleo de rícino com azeite de oliva ou óleo de alecrim. Procure colocar em um frasco e depois levar ao banho-maria para que os óleos se misturem melhor.

Então é só passar a mistura nos seus cabelos, de modo que ela seja distribuída por todos os fios. Prenda os cabelos e envolva-os com um pano ou uma camiseta velha.

Então é só deixar os óleos agirem em seus cabelos durante a noite e ao acordar lave bem os cabelos com xampu e depois passe o condicionador. E por último arrume seus cabelos como de costume.

Quantas vezes por semana é feita a umectação com óleo de rícino?

A umectação com óleo de rícino pode ser feita uma vez por semana, de acordo com seu cronograma capilar ou uma vez a cada quinze dias.

Tudo vai depender do estado do seu cabelo. Caso ele esteja mais ressecado é indicado que você realize o tratamento mais vezes por mês.

Como fazer umectação com óleo de rícino e mel?

Umectação com Óleo de Rícino Como Fazer Dicas de Menina
Foto: via A revista da mulher

Misturar o óleo de rícino com mel pode deixar seus cabelos ainda mais bonitos. Mas essa mistura não funciona para fazer a umectação propriamente dita, mas uma hidratação.

O mel é composto por água, minerais, aminoácidos, ácidos orgânicos e vitaminas do complexo B, C, D e E. Ele age com um condicionador natural nos cabelos, ajudando a manter a umidade dos fios, mantendo-os hidratados.

Além disso, o mel também ajuda a tratar cabelos porosos, elásticos e quebradiços, dá brilhos aos fios e ainda ajuda no crescimento capilar, fortalecendo os folículos pilosos e combatendo a queda.

A umectação com óleo de rícino é boa para cabelos com cachos ou lisos?

A umectação com óleo de rícino é boa para todos os tipos de cabelos. No entanto se o seus cabelos tem cachos é normal que sejam mais ressecados. Pois o óleo natural dos cabelos demora mais para passar da raiz capilar até as pontas.

Sendo assim em cabelos cacheados ou crespos é necessário realizar a umectação mais vezes, podendo ser uma vez por semana.

Agora os cabelos lisos tendem a ser mais oleosos, já que o óleo natural dos fios não tem dificuldade para passar da raiz às pontas, sendo assim é indicado fazer a umectação de forma mais espaçada, uma vez a cada quinze dias.

Para fazer a hidratação de óleo de rícino e mel você deve usar:

Duas colheres de sopa de máscara de hidratação (a quantidade pode ser maior ou menor, tudo vai depender do tamanho do seu cabelo);

  • Duas colheres de sopa de mel;
  • Uma tampinha de óleo de rícino.

Misture os ingredientes em um recipiente e mexa bem, de modo que tudo fique bem misturado e forme uma mistura homogênea. Depois é só lavar os cabelos com xampu, enxugar os cabelos com a toalha para retirar o excesso de água e então passar a mistura nos cabelos.

Tome cuidado para passar a mistura em todas as mechas. Então prenda os cabelos, coloque uma touca e deixe a mistura agir por quarenta minutos. Depois enxágue os cabelos, passe o condicionador e finalize como de costume.

Você pode fazer essa receita de uma a duas vezes por semana.

Umectação com óleo de rícino Salon Line

Umectação com Óleo de Rícino Como Fazer Dicas de Menina
Foto: via Mukirana Beauty

Existem óleos de rícino de várias marcas, inclusive a Salon Line, que é indicado para cabelos cacheados, crespos ou em transição.

O óleo de rícino para umectação #tô de cacho Uauuu! É feito 100% vegetal, sendo feito com rícino puro.

Para utilizá-lo você deve aplicá-lo nos cabelos sem lavar, tomando o cuidado de passar em todas as mechas e massagear o couro cabeludo para ativar a circulação.

Então você deve prender seus cabelos e deixar o produto agir por trinta minutos. Depois lave os cabelos com xampu e passe o condicionador.

Outra opção de utilizar o óleo de rícino da Salon Line é fazendo a umectação noturna, em que você deve aplicar o óleo em todas as mechas do cabelo.

Em seguida você deve retirar o excesso de óleo com uma toalha e colocar uma touca de banho ou camisa e então dormir com o produto no cabelo.

No dia seguinte, você deverá lavar suas madeixas com xampu, passar o condicionador e finalizar os cabelos de acordo com sua preferência.

Outra opção é misturar o óleo de umectação com uma máscara de tratamento e usar a mistura como uma hidratação.

Para isso você deve lavar seus cabelos com xampu e passar a mistura nos cabelos, deixando agir por quinze minutos, usando uma touca térmica. Depois é só enxaguar os cabelos e arrumá-los normalmente.

Confira o vídeo da vlogueira Esteffany Marques em que ela fala sobre o óleo de rícino da Salon Line e como ela usa em seus cabelos.

O legal é que ela dá boas dicas sobre como passar o óleo de rícino nos cabelos e aproveitar suas propriedades e benefícios.

Você pode comprar o óleo de rícino da Salon Line através de sua loja online oficial por R$15,80. Acesse este link e confira.

Umectação com óleo de rícino da Soul Power

Umectação com Óleo de Rícino Como Fazer Dicas de Menina
Foto: via Mercado Livre

Outro óleo de rícino de qualidade é o da marca Soul Power, ele é 100% vegetal, não contendo substâncias que fazem mal aos cabelos como parabenos, petrolatos, óleo mineral, silicone e parafina.

O óleo de rícino é rico em vitamina E e é ótimo para hidratar os cabelos, ajudando a repor nutrientes, selando as cutículas e deixando os cabelos mais macios e brilhantes.

Ele é super indicado para mulheres com cabelos ondulados, crespos e cacheados, já que como ele é denso ajuda a encorpar os fios, deixando-os mais firmes e difíceis de quebrar.

Ele também é indicado para mulheres que estão passando pela transição capilar, ajudando a deixar os fios mais maleáveis e formando uma camada protetora que mantém a água nos fios.

 Você pode utilizar o óleo de rícino da Soul Power de três formas. A primeira é como umectação noturna. Em que você deve aplicar o produto diretamente nos cabelos secos e sem lavar, tomando o cuidado de passar em todas as mechas.

Depois você deverá envolver os fios com uma toalha ou camiseta para não sujar o travesseiro e dormir. No dia seguinte é só lavar os cabelos com xampu e passar o condicionador, então é só arrumar os cabelos normalmente.

Caso você não queira fazer a umectação noturna, você também pode fazer a umectação normal e passar o óleo de rícino nos cabelos secos e sujos, tendo o cuidado de distribuir o produto por todas as mechas, prender os cabelo e deixar agir por trinta minutos.

Depois é só lavar os cabelos com xampu, passar o condicionador e arrumá-los normalmente.

Já na terceira forma você pode usar o óleo de rícino como um complemento da máscara de hidratação. Para isso basta acrescentar algumas gotas do óleo de rícino da Soul Power na sua máscara de hidratação.

Então você deverá lavar os cabelos com xampu, enxugá-los com uma toalha para tirar o excesso de água e então aplicar a máscara com o óleo de rícino nos cabelos, tomando o cuidado de passar por todas as mechas.

Prenda os cabelos, coloque uma touca e aguarda trinta minutos. Depois é só enxaguar os cabelos e arrumá-los como de costume.

Confira o vídeo da vlogueira do canal Negra Vaidosa em que ela ensina como fazer umectação com o óleo de rícino da Soul Power e veja o efeito do produto em seus cabelos.

Você pode encontrar para comprar o óleo de rícino da Soul Power no site Ikesaki Cosméticos por R$19,50. Acesse este link para conferir.

Umectação com óleo de rícino da Bali Beauty

Umectação com Óleo de Rícino Como Fazer Dicas de Menina
Foto: via Beijo Pink

Outro óleo de rícino voltado para a beleza que você pode encontrar no mercado é da marca Bali Beauty.

Ele é 100% natural, sendo extraído da mamona, contendo todas as propriedades e benefícios do óleo vegetal, sendo rico em ácido linoleico, vitamina E, ácidos graxos e sais minerais.

É ótimo para hidratar os cabelos, combater a queda e a quebra dos fios e ainda combater a caspa e piolhos.

Você pode utilizá-lo para fazer umectação em seus cabelos. Para isso você deve dividir seus cabelos secos e sujos em mechas e passar o produto em todas as partes do cabelo.

Depois você deve prender os cabelos e deixar o produto agir por duas horas. Então é só lavar com xampu e passar o condicionador.

Como Fazer Umectação Dicas de Menina

Como Fazer Umectação? Óleo de Rícino, Azeite de Oliva, etc

Matização dicas de menina

Matização: O que é? Preço, Quanto tempo dura?