in

Tipos de menstruação: Você conhece todos?

Tipos de menstruação Dicas de Menina
Foto: via Women´s Health

Sabia que através da menstruação é possível saber muitas coisas sobre seu corpo?

Sim a menstruação pode indicar se você está saudável, grávida ou mesmo se apresenta algum problema de saúde.

Escolha de Nossas Editoras

Dica de Instagram Para Seguir

Siga @dazzlook no Instagram

Siga @dazzlook - Dicas de compras, promoções, moda, beleza e estilo. Conecte-se.

Siga @dazzlook no Instagram Siga @dazzlook no Instagram

Talvez você não tenha notado isso, mas é bom ficar atenta aos tipos de menstruação, ou seja, à coloração do sangue expelido durante essa fase. Cada característica pode dizer algo diferente.

A cor rosa ou rosa claro, pode indicar a mistura do sangue com secreções ou muco branco.

A menstruação vermelho-claro ou alaranjado pode ser sinal de doenças, já a menstruação vermelha e gosmenta é completamente normal, indicando um grande fluxo sanguíneo na menstruação.

A menstruação marrom também é normal e indica que há um forte fluxo vindo. No entanto se ela vier acompanhada de uma coloração amarelada, pode indicar infecção.

Também pode haver sangramento na gravidez e que pode ser confundido com menstruação. O sangramento pode ocorrer devido à nidação, quando ocorre a implantação do óvulo fecundado.

Confira a seguir mais informações sobre a menstruação, as diferentes cores de sangue e o significado de cada uma.

O que é a menstruação?

A menstruação é a fase final do ciclo menstrual, quando ocorre a descamação do endométrio e o óvulo não fecundado é eliminado juntamente com o sangue.

O endométrio é um tecido que reveste a parte interna do útero. Esse tecido é vascularizado e rico em nutrientes e se torna mais espesso do início ao meio do ciclo menstrual, pois tem a função de servir de local para que ocorra a implantação do óvulo fecundado.

No entanto quando o óvulo não é fecundado o endométrio descama dando origem ao sangue da menstruação.

Como é o sangue da menstruação?

O sangue da menstruação é composto pelo endométrio, sangue, muco e secreções vaginais. A cor pode variar do marrom borra de café ao vermelho vivo e o vinho.

O cheiro da menstruação é característico, já que o sangue passa pelo canal vaginal e se mistura com bactérias e fungos que vivem na região. Não é um cheiro ruim, mas para pessoas que tem o olfato apurado pode ser forte.

Tipos de Menstruação

Vamos conferir o que muda de acordo com a coloração, fluxo, duração e cheiro e saber qual o significado de cada tipo de menstruação.

Menstruação Vermelho Claro

Você conhece todos? Dicas de Menina
Foto: via Youtube

A menstruação que tem a coloração vermelho claro ou alaranjado pode ser indicação de infecção, especialmente se ela vier acompanhada de um odor fétido.

Isso acontece, pois a coloração alaranjado se origina da mistura entre o sangue menstrual e algum fluido amarelado (que geralmente é sinal de infecção).

Nesse caso você deve ficar atenta para ver se aparecem outros sintomas com o cheiro ruim, dor pélvica e febre. Caso apresente esses sintomas o ideal é procurar um médico.

Menstruação Rosa Claro

A coloração rosa ou rosa claro pode ser sinal de um dia com pouco fluxo. Isso ocorre, pois algumas gotas de sangue se misturam com a secreção vaginal.

Também há a possibilidade de ser sinal de gravidez, já que quando ocorre a nidação, ou seja, quando o embrião é implantado no útero pode ocorrer sangramento. Mas isso não é muito comum.

Outra causa pode ser a ocorrência de algum corte dentro do canal vaginal ou alterações hormonais.

Menstruação Vermelha e Gosmenta

No início ou fim do ciclo menstrual, a menstruação pode ter um aspecto vermelho escuro e gosmento. Pois nessa fase o sangue fica mais grosso, viscoso e elástico.

Esse tipo de menstruação geralmente indica um fluxo menor de sangue e adquire essa coloração devido à mistura do sangue com bactérias e fungos do canal vaginal, o que mostra que o sangue ficou mais tempo exposto a eles. Isso geralmente ocorre no começo ou fim do ciclo menstrual.

No entanto a coloração escura também pode indicar dias em que o fluxo sanguíneo é maior, o que ocorre nos primeiros dias da menstruação.

Mas é bom ficar atenta, pois se a coloração permanecer durante todo o ciclo pode ser sinal de alguma doença, como a endometriose, tumores, ou caso esteja grávida, sinal de aborto. Por isso nesses casos o ideal é ir ao médico.

Menstruação Vermelho Vivo

A menstruação quando tem a coloração vermelha intensa indica que o sangue que saiu do útero sofreu poucas alterações ao ser misturado com o muco vaginal.

Essa coloração é totalmente normal e ocorre em dias em que o fluxo está maior, sendo que o sangue desce em maior quantidade e em uma velocidade maior.

A coloração vermelha também pode ficar gosmenta, que é quando o muco vaginal se encontra em grande quantidade.

Ela também pode vir acompanhada de coágulos, que são formados através do acúmulo de sangue na cavidade vaginal. Esses coágulos geralmente ocorrem quando o fluxo está mais intenso.

Mas mesmo os coágulos sendo normais é bom a mulher ficar atenta, pois se eles aparecerem de repente e em número muito grande, pode ser sinal de alguma doença do aparelho reprodutor feminino.

Outra coisa que pode acontecer quando o fluxo está mais intenso é que desçam juntamente com o sangue pequenos pedaços do endométrio. É algo normal e que pode acontecer às vezes, no entanto se for algo costumeiro e se os pedaços forem muito grandes, o ideal é procurar um médico para ver o que está acontecendo.

Escolha de Nossas Editoras

Dica de Instagram Para Seguir

Siga @dazzlook no Instagram

Siga @dazzlook - Dicas de compras, promoções, moda, beleza e estilo. Conecte-se.

Siga @dazzlook no Instagram Siga @dazzlook no Instagram

Menstruação Marrom

Você conhece todos? Dicas de Menina
Foto: via Verde em Folha

A menstruação com coloração marrom ou borra de café indica que o sangue demorou a descer. Isso pode ser completamente normal e ser apenas a indicação de que virá um fluxo forte, o que ocorre no início da menstruação. Ou mesmo indicar que a menstruação está no fim.

A coloração fica marrom, pois indica que o sangue desce mais lentamente, entrando em contato com o oxigênio por mais tempo e por isso fica mais escuro.

No entanto pode haver outros motivos para a menstruação ficar com a coloração marrom, entre eles o uso de anticoncepcionais de baixa dosagem pílula do dia seguinte, alterações hormonais que tenham origem emocional e até mesmo ser sinal de gravidez.

No caso de alterações hormonais geralmente a menstruação de coloração marrom acontece no meio do ciclo menstrual.

Mulheres que usam a pílula anticoncepcional podem se deparar com a menstruação borra de café após alguns meses de uso. O problema pode ser resolvido após uma pausa de alguns dias no uso do medicamento para que a mulher possa menstruar.

Já mulheres que utilizam a cartela de anticoncepcional com pausa, isso pode acontecer devido a dosagem de estrogênio estar abaixo do ideal. Assim o melhor é conversar com seu médico e ver se é possível haver uma mudança na dosagem.

No caso de gravidez é indicado que a mulher procure um médico ao notar a menstruação marrom, pois pode estar ocorrendo a descamação de uma pequena região do endométrio ou alterações da gravidez, o que pode ocasionar um aborto.

Também é preciso ficar atenta à menstruação marrom, pois pode indicar o aparecimento de doenças como endometriose, lesões ou miomas no colo do útero. E se também houver uma coloração amarelada pode ser sinal de infecção sexualmente transmissível.

Menstruação Preta

Quando o sangue expelido apresenta uma cor marrom bem escura quase preta indica que o sangue demorou mais para descer do útero até o canal vaginal.

Geralmente isso ocorre devido ao uso de anticoncepcional, pílula do dia seguinte ou está indicando que a mulher está próxima do período da menopausa. Nesses casos esse sinal não representa perigo.

Mas no caso de gravidez, em que também pode ocorrer sangramento com coloração preta é indicado procurar um médico, já que pode ser sinal de aborto.

Menstruação cinza

Em caso de o sangue ter a coloração cinza é preciso ficar atenta, já que pode ser sinal de infecção. Por isso é bom notar outros sintomas como cheiro fétido, dor pélvica e febre. O sangue cinza ainda pode indicar aborto espontâneo. Sendo assim ao notar essa coloração o indicado é procurar um médico.

Menstruação com Cheiro Forte

Você conhece todos? Dicas de Menina
Foto: via Cultura Mix

Quando a menstruação está com cheiro forte (mais do que o normal), com um odor fétido pode indicar infecções vaginais.

Se a menstruação está com um cheiro podre pode ser sinal de vaginose, uma doença causada pela infecção da bactéria Gardnerella vaginalis.

Também pode acontecer de a menstruação apresentar um cheiro de ferro, mas isso é normal, pois como o sangue é composto por hemoglobina, uma metal-proteína que contém ferro e apresenta esse cheiro quando se encontra em pouco tempo de deterioração.

Menstruação com Fluxo Intenso

O fluxo normal de uma menstruação é de 30 a 50 ml. Quando a menstruação apresenta fluxo intenso indica que há uma maior quantidade dos hormônios estrogênio e progesterona que são produzidos para preparar o útero para receber o óvulo fecundado.

Isso geralmente ocorre quando a mulher está próxima de entrar na menopausa. No entanto há casos em que a mulher tem alguma alteração hematológica e por isso pode perder muito sangue, podendo até mesmo apresentar anemia. Nesses casos o ideal é procurar um médico.

Como não é possível medir a quantidade de sangue eliminada durante a menstruação é bom a mulher observar. Pois o normal é usar até seis absorventes durante o dia, então se o número aumentar significa que há algo errado.

Menstruação com Fluxo Fraco

Quando a menstruação apresenta um fluxo fraco, ou seja, pouco sangue pode acontecer quando a mulher entra na menopausa ou durante a puberdade.

Outro fator que causa o fluxo fraco é o uso de anticoncepcionais, pois acaba afinando o endométrio e assim a quantidade de sangue eliminado é menor.

Menstruação com Longa Duração

A menstruação geralmente dura entre 3 e 8 dias. Quando ela tem uma duração mais longa pode ser indicação de instabilidade hormonal como ocorre na adolescência ou na menopausa. Também pode ocorrer devido ao uso da pílula do dia seguinte.

Mas é bom observar, pois menstruação muito longa pode causar anemia e indicar outros problemas como miomas, pólipos e endometriose.

Menstruação de Curta Duração

Quando a menstruação tem curta duração pode ocorrer devido ao uso de anticoncepcionais, já que o hormônio sintético deixa o endométrio mais fino, o que resulta em menos sangue eliminado.

Tipos de Menstruação na Gravidez

Você conhece todos? Dicas de Menina
Fotos: via Nunex

Pode acontecer de a mulher confundir sangramento na gravidez com menstruação. O sangramento pode ocorrer na gravidez especialmente no primeiro trimestre. E como a mulher não sabe que está grávida pode confundir e pensar que está apenas menstruando.

Os motivos para que a mulher tenha sangramento na gravidez podem ser vários como nidação (implantação do óvulo fecundado no útero), variações hormonais, lesões ou feridas na vulva, vagina ou útero, ameaça de aborto ou aborto ou mesmo gravidez ectópica (quando o óvulo fecundado é implantado e se desenvolve na trompa de Falópio).

É preciso que a mulher fique atenta aos sinais, pois o sangramento na gravidez geralmente se apresenta vermelho vivo. No entanto isso muda em caso de aborto e gravidez ectópica em que o sangramento é mais escuro.

O sangramento pode chegar a apresentar a cor marrom conhecido como borra de café. Nesse caso o mais indicado é procurar um médico, pois pode indicar a descamação de uma pequena área do endométrio o que pode causar um aborto.

Não é tão fácil saber se o sangramento é devido à menstruação ou gravidez, mas a mulher deve levar em conta algumas coisas que podem ajudar:

  • Se teve relações sexuais recentemente sem usar proteção;
  • Se o sangramento é diferente do que geralmente é apresentado na menstruação;
  • Se o sangramento está ocorrendo na data esperada da menstruação;
  • Se tem a mesma duração, características e volume que a menstruação;
  • Se sua menstruação está atrasada.

Para deixar ainda mais difícil saber a diferença entre o sangramento da menstruação e do início da gravidez saiba que a mulher costuma apresentar sintomas semelhantes aos do período pré-menstrual como cólicas, retenção de líquido, aumento dos seios e variação de humor.

Por isso uma dica é que a mulher faça um teste de gravidez para tirar as dúvidas. Ao notar o atraso na menstruação você pode realizar o teste com menos de uma semana de atraso. Assim poderá saber se está grávida ou não.

Claro que o teste pode falhar, mas nesse caso o ideal é fazer o exame de sangue que mede a concentração de HCG, que é conhecido como o hormônio da gravidez, pois é produzido pela placenta durante a gestação.

Deixe uma resposta

como-escolher-oculos-dicas-de-menina

Como Escolher Óculos para Cada Tipo de Rosto

Menstruação Rosa é Normal Dicas de Menina

Menstruação Rosa é Normal? Cólica? Gravidez?