Categorias
Moda

Descubra qual é o seu tipo de corpo e looks para valorizá-lo

O corpo e sua forma é uma das coisas que a mulherada se preocupa sempre, seja para evidenciar a beleza seja para exteriorizar sua personalidade, principalmente quando o assunto é moda. Mas para saber o que realmente combina com você é muito importante saber ao certo qual o seu tipo de corpo.

E é sobre isso que vamos falar no assunto de hoje. Cada mulher tem um tipo de corpo e dependendo dele existem truques para disfarçar aquilo que mais incomoda, ressaltar o mais bonito, equilibrando assim a silhueta feminina.

E por mais que algumas achem difícil a tarefa de encontrar os melhores truques para valorizar o seu biotipo corporal, é muito mais simples do que imaginamos. E hoje você vai aprender de uma vez por todas a nunca mais errar na escolha do guarda-roupa.

Conhecendo a proporção do teu corpo, referente à sua altura e sua largura, incluindo estruturas e formas, você consegue encontrar o ponto onde precisa ser equilibrado e sim, se sentir maravilhosa no seu tipo de corpo sem neuras ou dificuldades.

Basicamente existe cinco tipos de corpo: o Oval, a Ampulheta, o Retângulo, o Pêra ou o corpo tipo Triângulo Invertido. Para cada um deles existe certos tipos de roupas que mais valorizam, cores, tipos de tecidos, estampas e comprimentos.

Não basta querer estar na moda usando tudo o que surge aí e vira febre. O mais importante mesmo é conhecer a si mesmo e aprender a valorizar o que você tem de belo, pois nem tudo que entra na moda talvez seja apara você e é isso que muitas vezes causam frustração e falta de amor próprio entre as meninas.

Lembre-se disso, você pode sim se sentir lindo no seu tipo de corpo e hoje você vai descobrir qual é e vai aprender a como deixá-lo muito mais valorizado.

Descubra a seguir qual o seu tipo de corpo

Como vimos anteriormente são basicamente cinco tipos de biótipos corporais femininos: o Corpo Ampulheta, o Pêra, o corpo oval, o Triângulo invertido e o Retângulo.

  • Tipo de corpo: Ampulheta

A mulher que tem esse tipo de corpo apresenta as medidas dos ombros em equilíbrio com a dos quadris. Nesse caso a cintura costuma ser mais fina e esse é o biotipo corporal que combina com praticamente tudo. 

Se esse é o seu caso naturalmente a sua silhueta é bem equilibrada e o que você pode fazer para ressaltar ainda mais a beleza do teu tipo de corpo é marcando sempre a cinturinha nos looks que você usar. Isso é um truque muito importante porque se você não destacar a cintura o seu corpo que é ampulheta, dependendo da roupa pode acabar parecendo um corpo do tipo retângulo, que inclusive vamos conhecer adiante.

Procure sempre deixar a sua silhueta valorizada, opte por blusinhas e vestidos que deem ênfase na sua cintura e você pode abusar dos casaquinhos com cintos, que ficam lindo e super te valoriza.

Outro truque ótimo para quem tem o corpo Ampulheta e deixar as pernas mais alongadas. Para isso você pode investir em calças que tenham um Tecido de Padronagem Risca-de-Giz ou em saias que tenham uma bainha mais cima dos seus joelhos.

Se você gosta de usar Blazer a dica é investir naqueles cuja Lapela tenha tamanho mediano, assim isso evita que a largura do seu tronco seja aumentada indesejavelmente. Aliás, é importante que o modelo seja acinturado, para ressaltar as curvas corporais. Os modelos de corte reto não são indicados.

Existem muitas roupas cheias de conforto e com tecido mais leve que combina demais com o corpo ampulheta, porém nunca esqueça disso: Deixe a cintura sempre bem marcada.

O acessório coringa de quem tem esse tipo de corpo sem dúvida é o cinto. Seja os modelos finos, grossos, lisos, com textura, enfeitados ou não, todos eles ajudam a valorizar o seu biotipo corporal e vale muito a pena investir neles.

Anote aí as peças e truques, que você pode investir para ressaltar a beleza do seu corpo ampulheta: Tecidos com mais fluidez, Looks com monocromia, Calças e saias com tecido mais leve, Vestidos do tipo Cache-Couer, Roupas com cintura alta ou bem marcada, Faixinhas e cintos em geral.

Para não errar o ideal é evitar usar peças muito estruturadas, com abotoamento duplo, peças coladas demais ou soltas demais, calças muito amplas ou muito afuniladas, blusas curtinhas e casacos sem marcação na cintura.

  • Tipo de Corpo: Triângulo Invertido

Quem tem o corpo do tipo Triângulo Invertido apresenta as medidas dos ombros bem mais largos do que se comparado com as medidas dos quadris e das coxas. Geralmente a mulher tem o seio maior, junto com o peitoral, e as pernas são mais alongadas e finas.

E se esse é o seu tipo de corpo não se desespero pois não há nada estranho ou errado nele. Aliás, o que poucas sabem é que existem muitos tipos de looks e combinações que podem ser feitas para valorizá-lo.

As peças estampadas, por exemplo, não são indicadas para quem tem o corpo triângulo invertido, se tratando da peça de cima, pois elas só aumentam visualmente ainda mais a largura dos ombros. Nesse caso o indicado é apostar nas peças mais lisas. 

Pensando nisso, outro truque é balancear e dar uma equilibrada apostando em calças com volume maior, tipo as calças Flare ou Pantalona, pois são modelos que ajudar a deixar o quadril mais evidente. 

Além disso, não precisa ter receio de usar decote. Ele está liberado, principalmente os que possuem formato de U ou de V, pois valorizam a região do colo e desviando atenção dos ombros para a região em questão.

As peças que possuem mangas mais amplas também são excelentes para esse tipo de corpo, visto que além de trazer harmonia para as medidas corporais, deixa a mulher muito mais charmosa e cheia de elegância.

Sabe aqueles modelinhos de manga ampla que são trabalhadas na região do punho ou aquele estilo Kimono? São ótimas opções, e tem também as blusas com babados na ponta que também são modelo que valem apena apostar quando o assunto é valorizar o corpo triângulo Invertido.

Os modelos de camisa cujo tecido seja mais leve e as famosas batas também são recomendadas, inclusive as que possuem tonalidades mais neutras ou listrinhas verticais.

Se você ainda tem dúvidas sobre qual tipo de calça usar, saiba que as mais larguinhas e cheias de estampas são recomendadas. Os modelos com preguinhas e bolsos, as calças Pantacourt ou a Flare e a Pantalona, são indicadas nesse caso pois ressaltam a beleza do quadril equilibrando suas medidas com a largura dos ombros.

O único ponto que deve ser tido com bastante cautela é com relação ao tamanho, você precisa comprar a calça na medida certa para o seu corpo, se ela for menor ou maior ao invés de valorizar você, vai causa efeitos contrários.

E lembre-se: estampas na parte de baixo e peças lisas na parte de cima, assim a sua silhueta ficará visualmente equilibrada.  

Na hora de escolher saias, opte pelos modelos que possuam pregas e bastante volume. Volumes na parte de baixo evidenciam mais o seu quadril, que nesse tipo de corpo são mais estreitos e por isso temos que trazer foco para a região. Não tem muito segredo, o mesmo raciocínio da calça se aplica aqui também.

Você pode investir em modelos de saia Evasê, godê ou com formato em A, pois se ajustam em na cinturinha e por possuem m corte mais aberto equilibra a silhueta. Inclusive, abuse dos modelos estampados, com bolsinhos, listrinhas e detalhes em geral, fica indo e valoriza muito o seu biotipo corporal.

Quanto aos acessórios, a recomendação é sempre se desviar de tudo aquilo que atraia destaque para a região dos ombros. Em vista disso opte por modelos de brincos ou colares que tenham um comprimento maior, assim como nas bolsas, onde você deve preferir os modelos com alcinha mais alongada.

Quanto mais chamativa for a pulseira melhor ficará o seu look e na hora de escolher o sapato ou sandália para compor o look, você pode ousar bastante em todos os detalhes sem medo de ser feliz.

Com relação aso vestidos não tem muito segredo. Na verdade, eles são peças bem versáteis e coringas, visto que dá para usar em qualquer ocasião ou período do seu dia. Mas para quem tem o corpo Triângulo invertido, existem alguns modelos específicos que valorizam mais.

O vestido modelo envelope, por exemplo, combina com todas as mulheres. Ele veste super bem o corpo feminino e deixa aquele ar superfeminino, já que marca bem a cinturinha. Sem contar que se trata de um modelo bem versátil, o que significa que você pode usar ele desde no trabalho até para passear e curtir uma baladinha

Outro modelo de vestido muito legal é o Peplum. A mulherada de estilo mais romântico ou Vintage ama esse tipo de peça, que transcende charme e é capaz de transformar qualquer look e deixa-lo bafônico.

Está com dúvidas sobre qual modelo de vestido usar? Então escolha o Peplum, que vai ser uma posta certeira. Você vai adorar!

E se você pensa que acabou por aqui os truques para valorizar o seu corpo Triângulo invertido, saiba que ainda tem muito mais. De forma resumida a parte de cima tem que ser mais neutra e a atenção você deve trazer para a aparte de baixo. Então separamos aqui uma listinha de peças e acessórios que vão ser super úteis para você no objetivo de deixar o seu biotipo corporal mais bonito visualmente:

Aposte em vestido que marquem bem a cintura, Bolsinhas de mão, Saias mais rodadas. Colares que tenham menos volume se aproximem mais do pescoço e cintos larguinhos.

Não tem muito segredo, sabendo equilibrar bem o uso das peças e dos acessórios você consegue ter resultados incríveis nas composições e você descobre como é lindo o seu tipo de corpo, ressaltando ele a forma certa. Às vezes sua frustração pode ser decorrente de combinações eradas, pois como sabemos uma peça mal colocada ou alocada no look pode acabar desvalorizando muito o seu visual. 

Então tenha cuidado, as peças que trazem atenção ou volume aos ombros não são indiadas, pois ao invés de trazer harmonia vão desequilibrar ainda mais a sua silhueta. Outros exemplos de peças que você deve fugir são as blusas de mangas bufantes, Ombreiras, camisas regatinhas ou do tipo nadador, decotes do tipo quadrado ou canoa.

  • Tipo de corpo: Pêra

A mulherada brasileira no geral se destaca por ter o corpo no formato Pêra. Nesse caso a medida dos ombros e da cintura é mais estreita do que a medida do quadril. A mulher acaba tendo a cintura mais marcada e o quadril se destaca por ser largo e o bumbum bem grande.

Aliás, a mulher do corpo tipo pera geralmente tem as coxas mais grossas, independente se estão acima do peso ou não. Se você tem esse tipo de corpo e tem dúvidas sobre como compor os looks para valorizá-lo fique atenta a todas as dicas a seguir que separamos para você.

Primeiro vamos começar com a parte de cima. Bom, para trazer equilíbrio na silhueta, naturalmente para esse tipo de corpo o indicado é evitar ao máximo trazer todo o destaque do look para a parte superior do corpo.

Se você tem seios grandes, a dica é apostar em decotes para destacar ainda mais a região. Outra dica é apostar em peças mais estampadas ou mais coloridas, que chamem bastante a atenção para essa região. Você pode investir em golas detalhadas, mangas com bastante volume e larguinhas.

As blusas que tem babados como detalhes logo na parte de baixo da altura do busto são ótimas pois visualmente criam mais volume nessa região. As peças que apresentam listras na horizontal também alargam mais o local e como acessório para complementar o look que valorizará seu tipo de corpo indicamos um lencinho amarrado no pescoço.

Para deixar os ombros visualmente mais largos, outra dica é fazer uso de decotes modelo frente única ou aquelas peças tomara que caia. Os detalhes frontais trazem a atenção para a região, deixando-a mais volumosa e como exemplo disso podemos citar as blusinhas “Flu Flu”, com transparências e detalhes de bordado.

Os modelos de vestidos que marcam bem a cintura são ótimos truques também, visto que deixam a silhueta feminina visualmente mais magra e equilibra muito mais a composição do visual como um todo.

Outro truque bem legal é para quem quer usar um estilo mais “Outfit” durante o cotidiano. Muitas vezes é normal achar que é mais simples conseguir montar looks para eventos especiais, do que para usar no próprio dia a dia, pois até no dia a dia a gente quer sim valorizar o nosso corpo não é mesmo?

Só porque você vai para algum lugar de ônibus, vai para o mercado ou para a padaria, isso não significa que você não pode montar combinações que apesar de simples, deixam o seu biotipo corporal bem equilibrado e valorizado.

Se você tem um tipo de corpo Pêra, existem algumas diquinhas específicas para esse momento que vão te ajudar demais. A primeira delas é investir em modelos de saia com cores mais neutras e escuras, mais justinhas (porém não apertadas). Um exemplo disso é a famosa saia lápis. Para compor o look você pode jogar um casaquinho mais acinturado (desde que ele alcance a região da altura do quadril). Caso deseje, traga detalhes para a região dos seios, fica lindo e ajuda a equilibrar ainda mais suas medidas corpóreas.

Outra dica é investir em looks com Shorts mais larguinho ou com tecido em Alfaiataria. O ideal é optar pelos tons mais escuros de peças e combiná-lo com uma blusa mais curtinha com um decote estilo V. Apesar de básico, é uma composição linda e ótima para usar no seu cotidiano. Aliás, blusas com listrinhas na horizontal são ótimas pedidas para esse momento.

Com relação ao uso de calças, indica-se os modelos de corte reto, visto que ajudam a equilibrar as medidas largas do quadril e do bumbum de quem tem o corpo tipo Pêra. Inclusive, uma peça que não pode faltar também é o Blazer, que pode sim ser usado no dia a dia, apesar de trazer uma imagem mais séria em primeira instância.

O bom de seu usar o blazer é que ele ajuda a dar uma disfarçada nas medidas do quadril da mulher e você pode usar ele nas mais variadas modelagens e texturas. O fato da mulher com esse tipo de corpo precisar trazer mais atenção para a parte superior do corpo, a dica é apostar nos blazers com ombreiras e aqueles que acinturam mais, pois dão mais forma para a silhueta de forma bem harmônica.

Quanto aos acessórios, recomendamos usar e abusar dos Maxis colares, pois dão destaque para a região do colo.

Na hora fazer a escolha de modelos de saia, vestidinho ou acessórios, existem também algumas diquinhas que ajudam a mulher com corpo Pêra a não errar nessa hora.

Quanto as saias, apesar do modelo de linha reta ser a mais recomendada, existem outros que também caem super bem. A única cautela que você deve ter é sobre aquelas saias que dão mais volume para a região, como por exemplo, a saia Evasê. Como o intuito não é esse, você deve evitar apenas esses modelos em questão.

Outra indicação é apostar nas peças cujo tecido seja mais firme, pois os tecidos leves marcam mais facilmente a região do quadril quando é mais largo. Modelos de minissaia ou Midi são ótimas opções, lembrando que você precisa pensar no look como um todo, e evite usar saias que chamam muito a atenção, pois tudo isso destaca a região do quadril que você deseja na verdade disfarçar e equilibrar com a silhueta.

Além disso você pode apostar em vários tipos de acessórios, como exemplo disso podemos citar o Broche e a Tiara de cabelo. Fica lindo e ajuda a trazer equilíbrio para o visual. Você pode também investir em blusas que tenham botões que chamem bastante a atenção e ainda apostar em brincos grandes, a regra é chamar a atenção para a região de cima do corpo, deu para entender não é mesmo?

Seguindo essa linha de raciocínio, tudo que você usar que traga esse tipo de atenção para a região certa irá funcionar.

Sabe aquele modelo de bolso tira colo? Se o seu tipo de corpo é o Pêra, fuja dela, pois traz destaque para a região dos quadris. E quanto aos vestidos, se tratando de modelos mais trabalhados para eventos como festa, o ideal é buscar aqueles que apresentem bastantes detalhes na parte de cima, desde recortes, decotes, transparência, babadinhos, modelos tomara que caia e assim por diante. Lembrando também deve ser mais acinturados e soltinhos na parte do quadril, desde que não marquem e criem volumem na região.

  • Tipo de corpo: Retângulo

A mulher com o corpo do tipo Retângulo apresenta as medidas do quadril, da cintura e dos ombros com similaridades. Basicamente são as mesmas proporções, fazendo com que ela praticamente não tenha nenhuma cintura.  

São os perfis de mulheres que quando acabam engordando, ganham peso de forma proporcional em todo o corpo. Se esse é o seu caso, o objetivo principal na hora de conseguir valorizar a sua silhueta é basicamente tentar passar a ilusão de que tem sim uma cinturinha marcada.

Para isso recomenda-se investir em peças que fazem essa função: Marcar a região da cinturinha. Sem contar que dar destaque para a região do rosto e usar roupas bem soltinhas também são ótimos truques.

Com relação ao que não vestir pois não valoriza destacamos os modelos de jaqueta mais curtinha, blusas modelo Cropped com calça ou saias de cintura baixa e modelos de casacos curtinhos.

É legal investir em modelos de saia como Lápis, Evasê e Godê. Em casacos que marquem bem a cintura, cintos mais estreitinhos (com a mesma tonalidade da roupa que você estiver usando), modelos de sapato com salto alto e Calças no modelo Flare, Skinny, Slim e Boyfriend.   

  • Tipo de corpo: Oval

Quem tem o corpo Oval apresenta a medida da cintura em maior do que a dos ombros e do quadril. Em vista disso, a região abdominal fica em um formato de O e a maiorias da mulherada que tem esse tipo de corpo está acima do seu peso normal.

Além do formato abdominal, naturalmente a silhueta não apresenta marcação de cintura, geralmente o pescoço é mais curo e larguinho, os braços são mais grossinhos, além do fato de que as pernas acabam sendo mais finas e os seios costuma ser bem grandes.

Se esse é o seu caso a melhor maneira de valorizar o seu tipo de corpo é equilibrando suas medidas, para que visualmente elas fiquem proporcionais.  Nesse caso, recomenda-se dar uma alongada na silhueta, chamando a atenção para a região do busto e dos ombros e evitando qualquer peça ou acessório que traga atenção para a região da barriga.

O ideal é fugir de peças como Calça que tenha um corte muito justo (modelos Slim e Sknny), acessórios como Echarpe ou cachecol (pois deixam o pescoço ainda mais curto), peças que tenha mangas bufantes e largas excessivamente, modelos de camisa muito larga, calça que tenha cintura baixa, peças estampadas ou com recortes na linha horizontal, peças com estampas grandes e com fundo muito claro. Acessórios como maxi colar e peças tomara que caiam também não valorizam sua silhueta esse caso.

Se você ainda tem dúvidas, para não errar indicamos optar por modelos de vestido que tem decote do tipo Império de corpo reto e bem soltinho. Além disso, as saias com corte reto ou com bordados na direção diagonal ou vertical são excelentes opções, visto que dão aquela alongada bacana na silhueta.

Modelos de camisa ou vestido que tenha decote em V ou U também caem super bem. Calças retas ajudam a trazer equilíbrio para a região do tronco. Aposte também em blusas que passem a região do quadril, peças com estampas pequeninas e com fundo escuro e roupas que marquem bem levemente a cintura.

Referente aos acessórios, a dica é investir em colares compridos, pois são excelentes aliados na hora de dar aquela alongada na silhueta. Enfim, o segredo está no autoconhecimento. Quanto mais você se conhecer e saber qual o seu tipo de corpo, o que você que valorizar ou disfarças, mais fácil será na hora de escolher as peças do seu guarda roupa que te ajudarão nesse objetivo.

Vá para frente de um espelho, sem vergonha nenhuma, e se analise. Descubra qual o formato que o seu corpo tem, baseando nas nossas orientações e se inspire na dicas e truques que te ajudarão a valorizá-lo ainda mais. Isso te fará se sentir mais segura e de bem consigo mesma, sem contar que você vaia arrasar nos looks.