in

Talco no Cabelo Faz Mal? Para que Serve? Como Usar?

Talco no Cabelo Faz Ma Dicas de Menina
Foto: via Muito Mais com Menos

Muitas mulheres buscam tratamento para os cabelos com produtos naturais, pois eles costumam dar um efeito mais suave e muitas vezes são mais eficientes do que produtos próprios para os fios.

Talvez você mesma já tenha feito uma hidratação com mel ou até mesmo babosa, não é mesmo?

Presente Para o Seu Parceiro

Sauna e Spa Familiar para Homens

Conheça >> www.spawellbeing.com.br.

Mas esse não é o caso do talco. O talco serve para tirar a oleosidade dos fios, deixando-os com mais volume e um aspecto mais seco. Para quem fez chapinha e sofre com a oleosidade dos fios, desejando deixá-los lisos por mais tempo, ele pode ajudar. O talco não alisa o cabelo, mas como tira a oleosidade impede que os fios se enrolem.

É recomendado o uso do talco de bebê e não o de pé, pois em sua composição tem ácidos para eliminar fungos e bactérias, por isso não é indicado passá-lo nos cabelos.

No entanto o talco não deve ser usado por muito tempo, pois não é próprio para os cabelos, podendo causar alergia e deixar os fios com um aspecto sujo.

O indicado é que no lugar do talco seja usado um shampoo a seco, que foi feito para tirar a oleosidade dos fios quando não é possível lavá-lo com água.

Outra forma de disfarçar a oleosidade dos cabelos é lavar os cabelos e secá-lo com a ajuda de um secador.

 O talco também pode ser usado no rosto para tirar a oleosidade da pele e até mesmo ser utilizado no lugar do pó de arroz antes de fazer a maquiagem, para que assim ela dure mais.

Não existe talco preto, apenas o branco, pois ele tem origem mineral, sendo extraído de rochas.

Quer saber mais sobre o uso do talco no cabelo e como utilizá-lo?

Então continue lendo esse artigo.

Talco no cabelo para que serve?

Para que Serve? Como Usar? Dicas de Menina
Foto: via VIX

Como dissemos anteriormente o talco serve para tirar o excesso de oleosidade dos cabelos quando não podemos lavá-lo.

Para utilizá-lo você deve colocar uma pequena quantidade de talco no couro cabeludo (é indicado colocar um pouco de talco em um saleiro e polvilhar sobre a cabeça, para que a quantidade de talco no cabelo seja mínima).

Você deve espalhar o talco com a ponta dos dedos, massageando o couro cabeludo. Depois penteie os cabelos e arrume-os como de costume.

Quando puder lavar os cabelos você deve utilizar um shampoo sem sal duas vezes e massagear bem para retirar qualquer resquício do produto. Em seguida você deve fazer uma hidratação em seus cabelos para que ele não fique ressecado.

Talco faz mal para os cabelos?

O talco deve ser usado apenas em emergências, não devendo se tornar um costume, pois ele pode fazer mal para os cabelos, podendo causar:

Alergia na raiz dos cabelos

Como ele não é um produto específico para os cabelos, ele pode causar irritações e alergias no couro cabeludo.

Deixar os fios brancos e sujos

Se você utilizar uma quantidade grande de talco nos cabelos você deixará os fios brancos e sujos, causando o efeito contrário da limpeza e retirada da oleosidade que você esperava.

Deixar o cabelo com um aspecto pesado e ressecado

Para que Serve? Como Usar? Dicas de Menina
Foto: via Balança Certa

Como há um acúmulo excessivo de resíduos na raiz dos cabelos, os fios ficam com um aspecto mais pesado, sem volume e mais armado e ressecado.

Caspa

O uso do talco em excesso pode entupir os folículos pilosos e assim causar caspa.

Queda dos cabelos

O talco também pode causar a queda dos cabelos, devido ao fato dos poros serem obstruídos.

Qual tipo de talco devo usar nos cabelos?

Para que Serve? Como Usar? Dicas de Menina
Foto: via Extra

Se escolher usar o talco em uma emergência você deve utilizar apenas o talco de bebê, pois sua química é mais fraca e não afeta tanto o couro cabeludo, isto se usado em pequena quantidade.

Como mencionamos anteriormente o talco de pé não deve ser utilizado nos cabelos, pois ele contém ácidos e pode causar alergias e irritações no couro cabeludo.

O que usar no lugar do talco nos cabelos?

O mais indicado é que você use o shampoo a seco, pois ele não se aglutina, deixando menos resíduos no cabelo, assim diminuindo a possibilidade de causar alergia.

O shampoo a seco é um produto que vem em spray que quando é borrifado nos cabelos ajuda a tirar o excesso de oleosidade, melhorando não só sua aparência como seu cheiro.

O shampoo a seco é feito com amido de alumínio octenilsuccinato, uma substância que é capaz de absorver o óleo dos cabelos.

Para que Serve? Como Usar? Dicas de Menina
Foto: via E aí Aline

O shampoo a seco deve ser utilizado através de jatos curtos na direção da raiz, a uma distância de dez a quinze centímetros. Você deve esperar alguns minutos para então escovar bem o cabelo para tirar uma película branca que se forma na superfície dele.

O shampoo não deve ser aplicado acima do couro cabeludo, mas em uma direção paralela, assim evita-se que ele obstrua os poros da raiz capilar e cause inflamações.

O shampoo a seco pode ser utilizado em mulheres com cabelos oleosos e também mistos. Também não há contraindicações para que quem tenha o cabelo seco utilize o produto. Assim como o talco ele deixa os fios mais volumosos e encorpados.

Apesar de ser mais seguro que o talco o shampoo a seco também deve ser usado apenas em emergências, não devendo substituir a lavagem normal dos cabelos.

Caso você tenha irritação na raiz dos cabelos é indicado que você deixe de usar o shampoo a seco.

Quem está com caspa ou ferimentos no couro cabeludo não deve usar o shampoo a seco para evitar irritações e alergias. Quem sofre com alergias também deve evitá-lo.

Existem outras formas de disfarçar a oleosidade?

Sim, existem outras formas de disfarçar a oleosidade dos cabelos que não seja o talco nem o shampoo a seco, entre elas:

Maisena

A maisena também ajuda a absorver o excesso de oleosidade da raiz dos cabelos e, além disso, ela até mesmo hidrata os fios, deixando-os com uma aparência mais bonita.

Confira aqui como fazer hidratação nos cabelos com maisena.

Você deve utilizá-la da mesma forma que o talco, salpicando-a nos cabelos e massageando a raiz com a ponta dos dedos. Depois é só retirar o excesso com a ajuda de uma escova ou pente.

Presente Para o Seu Parceiro

Sauna e Spa Familiar para Homens

Conheça >> www.spawellbeing.com.br.

Faça cachos em suas madeixas

Para que Serve? Como Usar? Dicas de Menina
Foto: via Universa

Fazer cachos em seu cabelo ajuda a disfarçar a oleosidade e ainda deixa o visual mais romântico. Se seus cabelos são lisos basta que você use o modelador de cachos.

Lave apenas a sua franja

Se você tem franja, deve saber que com o tempo úmido e quente ela tende a ficar oleosa, não é verdade? O que ninguém merece, pois ela fica com um aspecto pegajoso e nada bonito.

Para resolver o problema você pode simplesmente lavá-la, ao invés de lavar todo o cabelo, e assim ajeitá-la como preferir para que ela fique limpa e arrumada, dessa forma você disfarçará a oleosidade de seu cabelo.

Faça penteados diferentes

Se você estiver com pressa e não tiver tempo para arrumar seus cabelos é possível disfarçar a oleosidade através de penteados diferentes. Entre os penteados que ajudam a disfarçar estão o rabo de cabelo e o coque.

Pois eles deixam os cabelos presos e desviam a atenção da raiz de seus cabelos para a composição do penteado.

Talco no rosto

Para que Serve? Como Usar? Dicas de Menina
Foto: via Youtube

Além dos cabelos o talco também pode ser usado no rosto. Confira alguns usos do produto nesse quesito:

Tira a oleosidade

O talco ajuda a absorver a oleosidade, assim também pode deixar a pele do rosto menos oleosa.

Você pode passar o talco através de um pincel para pó ou colocar um pouco de talco nos dedos e espalhar pelo rosto.

Ao contrário do cabelo o talco pode ser usado todos os dias no rosto e mais de uma vez por dia, fazendo efeito também em espinhas.

Acalma a pele após a depilação

Se você tem o costume de depilar o buço com cera, saiba que colocar talco após fazer a depilação pode acalmar a pele e evitar irritações.

Além disso, o talco também pode ser passado antes da cera, pois também ajuda a cera a grudar melhor nos pelos.

Você também pode utilizar o talco quando for depilar outras áreas como as pernas e as axilas.

Alivia coceira após picada de inseto

Assim como acalma a pele após a depilação, o talco também pode aliviar a coceira após a picada de um inseto, já que tem efeito calmante.

Dá volume aos cílios

Para que Serve? Como Usar? Dicas de Menina
Foto: via Veja

Antes de passar o rímel você pode colocar talco nos cílios, isso fará com que eles fiquem mais longos e volumosos.

Pode ser usado no lugar do pó matificante

O talco ainda pode ser usado no lugar do pó matificante, que é passado no rosto antes da maquiagem, servindo como uma base para que a maquiagem dure mais tempo no rosto. O talco também impedirá que a pele brilhe.

Outros usos para o talco

O talco também pode ser usado com outras finalidades, entre elas:

Prevenir assaduras

Assim como usado em bebês, o talco também pode ser usado em adultos. Se você tem assaduras na pele pode aplicar o talco nas regiões necessárias antes de sair de casa. Isso acalmará sua pele e você não sentirá tanto desconforto.

Ser usado como desodorante

O talco também pode ser usado como desodorante, pois ele ajuda a retirar a umidade e ainda proporciona um cheirinho gostoso. Basta passá-lo nas axilas.

Evitar chulé

Para que Serve? Como Usar? Dicas de Menina
Foto: via Blasting News

O talco também pode ser usado como desodorante para os pés, assim você evita o famoso chulé, já que o suor vai ser absorvido e o talco ajudará a eliminar o cheiro ruim.

Eliminar o barulho de tênis novos

Os tênis novos costumam fazer barulho quando os usamos, isso acontece por causa do atrito entre seus componentes.

Mas esse problema pode ser resolvido ao colocar um pouco de talco abaixo da palmilha do tênis. O talco vai ajudar a evitar o atrito.

Tira nó de colares

Sabe aqueles nós que às vezes aparecem em correntes, seja de colares ou pulseiras?

Você pode resolver esse problema salpicando um pouco de talco em cima do nó e usando uma agulha para ajudar a separá-lo.

Ajuda a restaurar móveis antigos

O talco ajuda a resolver problemas com mau cheiro, rangidos e atritos com as gavetas de móveis antigos. Para usá-lo é só aplicar o talco na parte do móvel que está com problemas e pronto.

Absorve o suor de lençóis e travesseiros

Para que Serve? Como Usar? Dicas de Menina
Foto: via Veja

Em noites quentes pode acontecer de você suar e deixar o travesseiro e os lençóis molhados. Para evitar isso basta colocar talco neles, dessa forma, o suor vai ser absorvido e você não se sentirá incomodada.

Tira o mau cheiro na caixa de areia de gatos

Quem tem gato sabe que muitas vezes o cheiro da caixa de areia pode incomodar, especialmente se você mora em apartamento.

Para ajudar a eliminar o cheiro de urina, você pode espalhar talco na areia do gato, isso vai evitar que o mau cheiro se espalhe para o ambiente.

Desgrudar cartas de baralho

Você vai jogar cartas com seus familiares ou amigos e as cartas de baralho não desgrudam?

É só colocar um pouco de talco em um saco de papel e colocar as cartas dentro e chacoalhá-lo. Isso fará com que as cartas se desgrudem.

Tirar o mofo e a umidade dos livros

Se seus livros estão mofados ou com umidade você deve deixá-los secar ao ar livre e depois colocar talco nas áreas mais afetadas, para tirar o excesso de umidade. Assim seu aspecto melhorará e eles não ficarão estragados.

Espantar formigas

Muita gente tem problema com formigas em casa, inclusive eu. Uma forma de espantá-las é fazendo uma pequena barreira de talco, pois elas não gostam de seu cheiro e não conseguem passar a barreira devido à densidade do pó.

Ajuda a remover manchas de gordura

Se você sujou suas roupas, toalha ou tapete com gordura você pode remover as manchas com a ajuda do talco.

Para isso você deve retirar o excesso de gordura com um guardanapo e aplicar o talco sobre o tecido, ele absorverá a oleosidade, fazendo com que a lavagem fique mais fácil.

Desgrudar luvas de borracha

Pode acontecer de sua luva de limpeza ficar grudada. Para não danificar a luva, você deve aplicar talco nela, assim sua mão entrará com mais facilidade.

Diminuir barulhos em pisos de madeira

Os pisos de madeira costumam ranger quando as pessoas caminham sobre eles, especialmente quando estão mais velhos. Para ajudar a acabar com o problema basta aplicar palco entre as fendas das tábuas.

Tirar a areia do corpo

Você foi à praia e voltou cheia de areia? Você pode tirá-la facilmente através da aplicação do talco, ele absorve a umidade da areia, tornando mais fácil retirá-la da pele.

Dar brilho ao couro

Você pode deixar uma peça de couro mais brilhante, passando talco nela e depois a lustrando com um pano macio.

secar o cabelo sozinha Dicas de menina

Como Fazer Escova Sozinha? Passo A Passo

O que é Transição Capilar e Como Fazer Dicas de Menina

O que é Transição Capilar e Como Fazer? Antes e Depois