in

Sobrancelha Definitiva: O Guia Completo!

Tudo Sobre a Sobrancelha Definitiva

As sobrancelhas são a moldura do nosso rosto, elas fazem toda a diferença na nossa expressão, sendo assim pode transformar nosso rosto, certo? Mas falhas e assimetrias são comuns, dificilmente uma pessoa tem as sobrancelhas perfeitas naturalmente, e isso pode chegar a ser um incômodo, dependendo do grau de imperfeição.

Buscando justamente o preenchimento destas falhas, a técnica de correção com pincel e maquiagem é a mais comum entre as mulheres, por ser acessível e simples de se fazer. Mas caso o incômodo seja muito grande, talvez uma solução mais duradoura seja a melhor opção.

O preenchimento feito com micro pigmentação, apesar de ser chamado como definitivo, por ter técnica semelhante a das tatuagens, não tem o mesmo efeito. Ou seja, ela não é eterna na pele, dura alguns anos e vai desbotando aos poucos, precisando de retoques ou nova aplicação.

Mesmo não sendo definitivo, a técnica deixará suas sobrancelhas desenhadas e preenchidas por, no mínimo, seis meses. Por isso, é fundamental que tenha certeza antes do procedimento ser feito. Escolha com atenção qual formato será feito e tom usado, para que o resultado seja agradável.

Lembre-se que micro pigmentação não é o mesmo que maquiagem definitiva. No caso da maquiagem definitiva, o procedimento da aplicação é feita em uma camada mais profunda da pele e com o efeito quase eterno, ou seja, o resultado não pode ser facilmente modificado. Já a micro pigmentação hoje em dia é chamada popularmente de maquiagem temporária, já que os aparelhos usados possuem uma rotação de aplicação menores do que as usadas em tatuagens, por exemplo, isso faz com que os traços fiquem mais suaves. Além disso, o pigmento usado é específico para a área do rosto e não sofre tanta alteração de cor como os usados em tatuagem, que ao longo do tempo podem ficar com pigmentos azulados ou esverdeados.

Quais são as técnicas de sobrancelha definitiva?

Micro pigmentação é a técnica mais usada para preenchimento e desenho de sobrancelhas. O pigmento penetra na camada mais superficial da pele, com isso é garantido resultados com maior duração. Em geral, a técnica é muito procurada por aquelas mulheres que possuem sobrancelhas muito falhadas, assimétricas ou sem desenho. Porém, a técnica de micro pigmentação é contra indicada para pessoas que tem a pele sensível, ferida, que usam ácido ou gestantes.

Segundo esteticistas, a técnica dura em média três anos. Existem peles que a despigmentação acontece de forma mais rápida, como por exemplo as peles oleosas. Também quem usa muito demaquilante, ácidos ou produtos dermatológicos que estimulam a renovação da pele, também podem ter o resultado com duração menor, sendo necessário um retoque anual ou até mesmo semestral. Mas existem peles que seguram a micro pigmentação por até cinco anos, sem retoques.

O resultado da técnica já pode ser visto na primeira sessão, que dura de 1h a 1h30. O valor pode variar de acordo com a clínica de estética procurada, mas em geral custa de R$ 400 a R$800.

Após a primeira sessão, a recomendação dada pelas esteticistas é que a cliente não lave a região das sobrancelhas por, pelo menos, dois dias. Também é indicado evitar a exposição excessiva ao sol, evitar banho de mar e piscina. Outro cuidado que se deve ter é o uso de pomada cicatrizante, logo na primeira semana após a primeira sessão.

Para correção de possíveis falhas, a cliente pode retornar à clínica para uma sessão de retoque, depois de 30 dias da primeira aplicação.

Como o pigmento é aplicado na pele com agulhas, o processo pode ser um pouco doloroso. Mas clínicas especializadas na técnica de micro pigmentação podem fazer uso de anestésicos locais, certificados pela Vigilância Sanitária. Em geral é usado o anestésico com 2% de Lidocaína, permitida pela Anvisa.

Existem dois tipos de micro pigmentação: a feita fio-a-fio e o efeito esfumado, ou o sombreamento. Mesmo que possuam características comuns, as aplicações são feitas de maneiras diferentes.

Esfumada ou sombreada

A técnica de esfumar ou sombrear é feita com uma agulha de até cinco pontas, com movimentos tracejados, espiral ou zigue zague. Seguindo o desenho da sobrancelha e o lado de crescimento dos fios.

A micro pigmentação sombreada é indicada, principalmente, para quem gosta de sobrancelhas mais grossas, que possui muitas falha ou sente falta de contorno. A técnica também é vista como uma boa opção para quem tem pelos ralos e deseja a reconstrução total da sobrancelha.

Micro pigmentação fio-a-fio

A micro pigmentação fio-a-fio tem como objetivo imitar literalmente um fio de sobrancelha. Sendo assim o procedimento é realizado com agulha de apenas uma ponta, seguindo o formato de leque. Os fios são desenhados separadamente, sempre seguindo o lado do crescimento e a direção em que já estão os fios naturais.

Esta técnica é bastante recomendada para as mulheres que possuem pequenas falhas, fios muito separados ou quem deseja modelar o formato da sobrancelha. Por serem desenhados um a um, o resultado é bem natural, principalmente nas sobrancelhas que não possuem falhas muito grandes.

Erros comuns que podem atrapalhar o resultado

Você pode evitar erros que comprometem o resultado da micro pigmentação de forma definitiva ou semi-definitiva.

– Escolher o tom errado da pigmentação

Se você deseja um resultado satisfatório, o passo fundamental é que a escolha da cor seja feita com muito cuidado, alinhada com seu objetivo final. A tonalidade escolhida, segundo esteticistas, é conforme a cor natural do cabelo, olhos e tom de pele da cliente. Para maior certeza do tom ideal, ouça as sugestões da profissional que fará a aplicação, ela possui experiência e pode sugerir as melhores opções. Você também pode pedir testes de alguns tons disponíveis.

Quem já está acostumada com o procedimento, pode optar por um tom mais forte, pro resultado ficar mais marcado. Já quem vai fazer a aplicação pela primeira vez, geralmente escolhe tons mais suaves para testar o resultado final. Também é importante ressaltar que, logo após a primeira sessão, a cor tem tendência a ficar mais forte e ir desbotando ao longo dos dias, deixando um aspecto mais natural.

– Escolher o formato errado

Seguindo o mesmo princípio da escolha do tom do pigmento errado, o formato também é uma escolha delicada e deve ser feita com muito cuidado. Realizar o procedimento com o formato errado, pode marcar suas sobrancelhas pelos próximos anos. Por isso, antes de decidir, faça testes de formatos diferentes com maquiagem ou até mesmo henna, assim você descobre qual te agrada mais e harmoniza com o seu rosto.

– Não escolher um profissional experiente

O resultado da micro pigmentação possui longa durabilidade, por isso, é imprescindível que todo o processo seja realizado com um profissional experiente e qualificado. Explique exatamente o que deseja obter com o procedimento para o profissional escolhido, veja quais são os cuidados tomados, quais equipamentos são usados e avalie muito bem o local e segurança antes da primeira sessão.

– Não esqueça de fazer o teste de alergia

Mesmo que a maioria dos produtos utilizados na micro pigmentação hoje em dia sejam feitos a base de água e hipoalergênicos, mesmo assim algumas pessoas podem ter alergia durante e após o procedimento. Antes da aplicação, faça um teste em sua pele, em um lugar que não seja visível, para não correr o risco de reações alérgicas após a sessão.

O teste de alergia é feito de maneira bem simples, a aplicação é feita atrás da orelha e é aguardado até uma hora para a manifestação de sintomas, como por exemplo, vermelhidão, inchaço ou coceiras. Caso o corpo apresente um ou mais destes sintomas, o procedimento não é feito e é indicado procurar um dermatologista.

– Cuidados após a sessão

Mesmo com a melhor aplicação, feita pelo melhor profissional, pode trazer resultados ruins, caso não tome os cuidados necessários após a primeira aplicação. Não lave o local antes do período recomendado pelo profissional que realizou a aplicação, não tome banho de piscina ou mar e evite muita exposição ao sol.

Sobrancelha definitiva passo a passo

1) Escolha um profissional de estética, especializado em micro pigmentação. Antes de começar, deve-se tirar o excesso de pelos com o auxílio de uma pinça, para descobrir o contorno natural da sobrancelha, que será o desenho a ser seguido durante a aplicação da micro pigmentação.

2) Coloque um pincel de maquiagem ao lado do nariz, apontando verticalmente em direção às suas sobrancelhas. Este é o início das suas sobrancelhas.

3) Em seguida, incline o pincel formando uma linha diagonal, de forma que divida o olho ao meio, em cima da pupila. Esta é uma boa indicação de onde vai ser o ponto mais alto de sua sobrancelha.

4) Por fim, coloque o pincel no final do olho. Esta é a indicação de onde suas sobrancelhas devem terminar.

5) Se a pele for muito sensível, é aplicada uma anestesia local, de acordo com as normas da Anvisa. Em seguida, é aplicada a tonalidade da cor escolhida, seguindo os tons de pele e cabelo, indicada pela profissional que fará a aplicação.

6) Como uma tatuagem desenhada à mão, usa-se uma caneta digital, que injeta tinta por meio de uma agulha, na primeira e segunda camada da pele. A caneta digital permite que desenhe fio por fio. O procedimento dura 30 minutos e o resultado pode durar de 3 a 5 anos, dependendo da pele da cliente.

Alguns técnicos oferecem pausas durante o processo para o cliente verificar o andamento e se há alguma alteração necessária, tanto por parte da cliente, quanto por parte do profissional que está fazendo a aplicação

Sobrancelha definitiva: cicatrização

Após o procedimento de micro pigmentação, é indicado por alguns profissionais o uso de pomada cicatrizante, da primeira semana, por até um mês, isso ajuda a evitar criar casquinhas ou inflamações na pele, já que ela estará sensível após o procedimento delicado. Também é importante tomar precaução com a exposição ao sol nos primeiros dias para não perder a cor ou não ter uma retenção ideal da tinta na pele.

  • Uma consulta de acompanhamento na clínica de estética onde foi realizado o procedimento é normalmente agendada de quatro a oito semanas depois, dependendo da idade e da pele da cliente.
  • É normal ficar com casquinha depois do procedimento de micro pigmentação?

Sim, é normal que sua pele produza casquinha, não se esqueça que ela foi lesionada com a agulha. A região pode ficar sensível e até coça um pouco, mas não fique cutucando de maneira nenhuma! Caso você arranque a casquinha ou fique coçando, pode causar falhas no resultado. Elas fazem parte do processo de cicatrização, deixe elas caíram naturalmente.

  • Os pelos naturais continuarão crescendo?

Muitas pessoas pensam que nunca mais precisarão fazer a sobrancelha da forma tradicional, com pinça, pois acreditam que, com a micro pigmentação, é feita uma raspagem dos pelos naturais. Mas isso é um mito, já que os excessos de pelos são apenas separados, para atingir o formato ideal das sobrancelhas, de acordo com o rosto da pessoa. A micro pigmentação é realizada para se unir com o formato da sua sobrancelha, ou seja, seus pelos naturais continuarão crescendo normalmente e, caso fuja muito do desenho escolhido no processo, precisará manter com o design de sobrancelhas tradicional.

Alguns cuidados:

  • É importante fazer um teste em alguma parte do corpo, para verificar se há alguma reação alérgica.
  • Não se esqueça que a cor inicial não será a mesma do resultado. Em geral, a cor desbota nos primeiros dias, já que a pele estará absorvendo a tinta, assim como acontece em tatuagens.
  • Caso não goste do resultado, espere pelo menos 30 dias para a despigmentação. Procure um bom profissional e não refaça o desenho por cima da sobrancelha em casa, sua pele estará sensível, qualquer procedimento deve ser feito por um profissional.
  • Não deve usar produtos que contenha nenhum tipo de ácido por até 15 dias antes da aplicação para não manchar e lesionar a região. Isso inclui removedores de maquiagem, cremes de rejuvenescimento ou até mesmo alguns produtos de maquiagem como base, pó ou corretivos.
  • Gestantes não podem fazer a sobrancelha definitiva, pois contém chumbo. Sempre consulte seu médico antes de qualquer procedimento estético.

A Henna pode ser uma opção temporária

Caso você ainda não se sinta segura para realizar o processo de micro pigmentação, não deseja arriscar um resultado que dure muito tempo, uma ótima opção são os tratamentos em henna para o preenchimento das sobrancelhas.

O resultado da henna dura por volta de dez dias, este tempo pode variar de acordo com os hábitos de lavagem do rosto e a quantidade de cosméticos usados por cada pessoa. Por ser um período curto, a henna pode ser usada inclusive para teste de diferentes tons e desenho, até que a pessoa encontre a opção perfeita. Também é uma boa opção para quem já tem o costume de usar a maquiagem no dia a dia para moldar a sobrancelha.

A henna é indicada principalmente para quem tem falhas ou poucos pelos na sobrancelhas. Este procedimento é muito procurado por pessoas que desejam definir a cor e formato. Também por pessoas de pele clara e sobrancelha muito loira, para que a henna aumente o tom da cor natural, ajudando a realçar o olhar e a expressão.

Você pode aplicar a henna em casa!

A maioria dos salões e clínicas de estética, além da micro pigmentação, também oferecem o serviço de aplicação da henna. Os valores podem variar de acordo com a região, mas em geral pode ficar entre R$30,00 a R$60,00.

Existem diferentes tipos de marcas e tons no mercado e que podem ser usados. Quem possui habilidade manual ou experiência com este produto, pode realizar a aplicação em casa, somente com o custo do produto. O procedimento é simples, durando alguns minutos e com o tempo pode ser aperfeiçoado.

Passo a passo da aplicação de henna

Materiais necessários para a aplicação:

– Henna e fixador

– Cotonete

– Algodão

– Pincel

– Água

Como fazer a aplicação:

Primeiro, prepare a pele para receber a henna, faça esfoliação na região das sobrancelhas e limpe bem. Misture a henna com o fixador e a água, até que obtenha uma mistura homogênea. Com o auxílio do pincel, faça a aplicação da mistura nas sobrancelhas. Use o cotonete para modelar, de acordo com o desenho que deseja e remova os excessos da henna. Espere o produto secar, de 15 a 20 minutos, aproximadamente. Retire o produto com a ajuda de um algodão molhado.

Não se esqueça dos cuidados pós aplicação. Eles são semelhantes ao da micro pigmentação. Qualquer falta de cuidado pode influenciar no resultado.

Faça a escolha com calma e muitos testes

Fazer testes de tons ou formatos diferentes com o preenchimento de maquiagem ou henna é uma ótima dica para quem deseja fazer a sobrancelha definitiva com micro pigmentação. Também ajuda na eliminação de dúvidas, de quais opções funcionarão melhor para seu formato de rosto. Assim, você pode ir se acostumando com o resultado, com uma sobrancelha mais cheia e não terá surpresas quando fizer o procedimento definitivo de micro pigmentação.

Além de se inspirar em sobrancelhas de outras mulheres e procurar referências pela internet, sempre faça diversos testes, é somente com eles que você conseguirá descobrir o que te agrada mais e deixa seu rosto do jeito que deseja. Independentemente do procedimento que escolher, seja ele henna ou micro pigmentação, você precisa estar confortável e satisfeita com o resultado, já que as suas sobrancelhas são a moldura do seu rosto, com ela sua expressão pode mudar drasticamente.

Deixe uma resposta

Base Líquida, em Pó ou Compacta?

4 Dicas para Ter Mãos Suaves e Macias

Como Deixar as Mãos Macias? Veja 14 dicas mais bonus