in

O que é Shampoozada? Guia Completo!

Guia Completo! Dicas de Menina
Foto: via Youtube

Um verdadeiro pesadelo para as mulheres que gostam de pintar suas madeixas é quando a cor escolhida não é aquela que esperavam ou quando a coloração começa a desbotar, deixando um efeito “chumbado” no caso de cabelos loiros, em que os fios claros ganham tons esverdeados, roxo ou cinza.

O jeito é descolorir os cabelos e pintá-los novamente. Mas através dos métodos tradicionais os cabelos podem ser danificados. Por isso foi criada a shampoozada.

Também conhecida como “soap cap”, a shampoozada é uma técnica de descoloração que não agride tanto as madeixas, clareando dois ou três tons abaixo dos fios.

Essa técnica pode ser aplicada em cabelos de todas as cores, seja laranja, loiro ou mesmo preto. No entanto a regra é que os cabelos devem estar pintados ou descoloridos, pois a shampoozada não funciona com fios virgens, podendo até mesmo danificá-los.

Geralmente a shampoozada é realizada com a mistura de água oxigenada, xampu e pó descolorante, mas também pode ser usado bicarbonato, que proporciona um efeito mais suave e tinta preta, no caso de mulheres que pintaram o cabelo de loiro e querem tirar o aspecto amarelado, dessa forma usando a shampoozada para escurecer os cabelos.

Depois de realizada a shampoozada você pode pintar o cabelo tranquilamente, assim podendo acertar a tonalidade que deseja.

Neste artigo você vai poder conferir mais informações sobre essa técnica e vídeos que mostram o antes e depois de vlogueiras que realizaram a shampoozada e conseguiram o resultado esperado.

Para saber mais continue lendo este artigo e confira o guia completo.

O que é shampoozada?

A shampoozada é uma técnica capilar que foi criada para tirar pigmentos de tinta dos fios de forma leve, sem prejudicar a fibra capilar que já está fragilizada por ter passado por processos de coloração ou descoloração.

A shampoozada pode clarear de dois a três tons, ajudando a limpar os fios e a retirar pigmentos de tinta que escurecem com o passar do tempo, como o tom cinza de cabelos loiros que ficaram com o aspecto “chumbado”.

A técnica ajuda a corrigir erros de coloração, retirando a cor original e ajudando a preparar os fios para que a mulher possa pintá-los novamente com a cor almejada.

Há contraindicações para fazer a shampoozada?

Sim, mulheres com cabelos naturais não podem realizar o procedimento. Pois como a concentração de descolorante usada na técnica é baixa não é capaz de descolorir fios virgens.

E quando a shampoozada é realizada em cabelos virgens pode acabar danificando os fios, devido ao fato de ser uma mistura com pH alcalino.

Por isso mulheres que tem fios naturais e desejam clareá-los devem recorrer a outras técnicas como luzes, mechas californianas, ombré hair, entre outras.

A shampoozada é recomendada para cabelos já tingidos ou descoloridos, em que a mulher deseja mudar o tom dos fios, sem danificar os cabelos.

Como é feita a shampoozada?

Guia Completo! Dicas de Menina
Foto: via Pinterest

A shampoozada pode ser feita em casa sem problema algum, pois ela é muito fácil de fazer. Para realizá-la você vai precisar de:

  • Xampu neutro;
  • Água oxigenada;
  • Pó descolorante.

Para realizar a técnica primeiramente você vai ter que separar um recipiente para fazer a mistura dos ingredientes, podendo ser um pote de plástico.

Você deve misturar no pote duas medidas de água oxigenada, podendo usar 10 volumes, caso seu cabelo esteja ressecado ou 20 volumes se seus cabelos estiverem saudáveis, uma medida de pó descolorante e duas medidas de xampu neutro.

Por exemplo, se você utilizar duas colheres de sopa de água oxigenada deve utilizar uma colher de sopa de pó descolorante e duas de xampu neutro. Tudo vai depender do tamanho do seu cabelo.

Super Dicas de Compras

Roupas, bolsas, Make up e muito mais. Produtos escolhidos por nossa curadoria especialmente para você. Confira ;)

Você deve mexer bem até que a mistura fique homogênea. Deixe o recipiente de lado e molhe seus cabelos. Seque o excesso com uma toalha e em seguida divida os fios em mechas. Você deve aplicar a mistura em todo o cabelo, massageando os fios de quinze a trinta minutos. Tudo vai depender da tonalidade que você deseja que seu cabelo fique. A cor vai mudando conforme você vai massageando os fios com a mistura.

Depois você deve enxaguar os cabelos e passar um condicionador.

Shampoozada só com shampoo

Essa shampoozada tem como objetivo retirar os resíduos de tinta e aprontar os fios para que ele esteja pronto para receber uma nova tonalidade. Dessa forma a tinta não vai reagir por cima da original.

Nesse caso é usado somente o xampu antirresíduos ou outro xampu que não proteja a coloração de tintura.

O xampu antirresíduos não pode ser utilizado na shampoozada original, pois devido à mistura de água oxigenada e pó descolorante poderia deixar os fios ressecados e quebradiços.

Para fazer a shampoozada apenas com o xampu antirresíduos você deve passar o xampu nos seus cabelos secos, sem tê-los lavado. Você deve dividir os cabelos em mexas e passar por toda sua extensão massageando bem.

Depois coloque uma touca térmica e deixe o xampu agir nos cabelos por quarenta minutos. Em seguida você deve passar secador nos fios por cinco minutos para que a cor fique ainda mais clara.

Depois você deve enxaguar os cabelos com água quente, dessa forma as cutículas dos fios ficarão abertas e isso ajudará a desbotar o cabelo mais rápido.

E por fim, você deve aplicar um condicionador.

Shampoozada com bicarbonato

A shampoozada com bicarbonato é ideal para quem deseja clarear o cabelo, mas sem usar química, para não prejudicar os fios. No entanto essa técnica não é indicada para quem está com as madeixas escuras, pois como o efeito é fraco, não vai dar muito resultado.

Agora se seus fios estão ruivos, loiros ou castanhos claros não tem problema, pode utilizar a shampoozada com bicarbonato.

Para fazer a técnica você vai precisar de um pote, xampu (de sua preferência) e bicarbonato de sódio. Você deverá misturar os dois ingredientes no pote, de modo que a quantidade de xampu usada deve ser a que você vai utilizar no seu cabelo (podendo ser mais ou menos, vai depender do comprimento de suas madeixas) e o bicarbonato deve ser misturado aos poucos, até que se forme uma mistura com aspecto de creme.

Nossas Dicas de Makeup

Roupas, bolsas, Make up e muito mais. Produtos escolhidos por nossa curadoria especialmente para você. Confira ;)

Você deve aplicar nos cabelos secos, devendo dividir seu cabelo em mechas e passar por todas elas. Depois prenda o cabelo e aguarde quarenta minutos. Então você poderá enxaguá-lo e passar o condicionador.

Caso você ache que precisa descolorir os fios um pouco mais pode repetir o processo. Mas não é indicado que se faça no mesmo dia, para não danificar os cabelos.

Confira um vídeo bem legal, feito pela vlogueira Chayene Martins, que ela mostra qual o efeito que teve a shampoozada com bicarbonato em seus cabelos.

Vamos conferir?

Shampoozada com tinta preta

A shampoozada com tinta preta é feita para quem tem os cabelos pintados de loiro e está com aspecto amarelado. Essa shampoozada vai fazer com que o cabelo escureça um pouco, adquirindo um aspecto mais natural.

Para realizá-la você vai precisar de cinco centímetros de tintura preta para cabelo, 10 ml de água oxigenada e duas colheres de creme branco. Você deve misturar os ingredientes em um pote até que a mistura fique homogênea. Então você deve molhar os cabelos e secar com uma toalha para tirar o excesso de umidade.

Em seguida aplique a shampoozada nos cabelos, tendo o cuidado de passar por todas as mechas. E massageie até que os cabelos adquiram a tonalidade desejada. O efeito é bem rápido, podendo ocorrer em apenas alguns minutos.

Depois você deve enxaguar os cabelos e passar o condicionador.

A cabeleireira Cris Kulkkamp gravou um vídeo bem legal, onde ela conta com detalhes como realizar o procedimento.

Vamos conferir?

Shampoozada em cabelo laranja

A shampoozada pode ser realizada em cabelos de várias cores, inclusive em cabelos de tons avermelhados ou mesmo laranja, cor que o cabelo pode ter adquirido por desbotamento ou mesmo por erro de coloração.

Ao fazer a shampoozada em cabelo laranja, ele vai clarear dois ou três tons abaixo da tonalidade original. Dessa forma você tem a oportunidade de realizar uma nova tintura sem prejudicar tanto os fios.

A cabeleireira Cris Kulkkamp gravou outro vídeo mostrando como realizou o processo no cabelo de uma cliente. Confira a seguir.

Shampoozada antes e depois cabelo preto

A shampoozada também funciona em cabelos escuros, mesmo o preto. No entanto essa cor é uma das mais difíceis de ser retirada, podendo ficar um efeito manchado. Por isso é indicado que seja feita uma matização nos fios depois de realizar a shampoozada.

A matização é uma técnica que tira os reflexos indesejados do cabelo, neutralizando a cor que se encontra nos fios. Dessa forma o cabelo não fica manchado, tendo um aspecto mais bonito e cuidado.

Confira o vídeo da vlogueira Gerciane Santos que conta sua experiência ao usar a shampoozada para sair da tonalidade preta e ir para a ruiva, mostrando o antes e depois.

Como fazer shampoozada em cabelos loiros?

Nos cabelos loiros a shampoozada é usada para corrigir a tonalidade do cabelo, tirando a tonalidade amarela e deixando o cabelo com efeito platinado.

Uma forma de realizar essa técnica é como mostramos anteriormente em que é possível utilizar a tinta preta para ajudar a deixar os cabelos com um aspecto platinado.

Mas há outra forma de fazer isso. Para realizar essa shampoozada você vai precisar de 20 gramas de pó descolorante azul, 40 ml de xampu matizante, 20 ml de água oxigenada 20 volumes e 20 ml de água.

Você deve misturar todos os ingredientes em um pote até que a mistura fique homogênea.

Em seguida você deve molhar os cabelos e secá-los com uma toalha para tirar o excesso de umidade. Depois você deve tomar o cuidado de aplicar a mistura no cabelo em todas as mechas. Deixe a mistura agir por dez minutos, ficando atenta à mudança de cor. E então enxágue os cabelos e aplique uma máscara matizadora.

Dicas

É importante você saber que mesmo a shampoozada danificando menos o cabelo do que outros métodos de clareamento, para manter a saúde dos fios é indicado que você faça hidratação nos cabelos pelo menos uma vez por semana.

Você também deve saber que a coloração final depois de realizada a shampoozada não é igual para todas as mulheres, ainda que tenham os cabelos na mesma tonalidade. Pois isso vai depender da tonalidade da coloração dos seus cabelos, o tipo de cabelo e também a marca dos produtos que foram usados para realizar a técnica.

Após a realização da shampoozada você pode pintar os cabelos tranquilamente, pois essa técnica prepara os fios para receber a nova coloração, danificando o menos possível os fios.

Ainda que a shampoozada seja usada para clarear os cabelos, a técnica feita com o auxílio da tintura preta ajuda a escurecer os cabelos loiros, deixando a tonalidade mais platinada, para que saia da cor amarelada.

Para continuar com os tons almejados no cabelo, você pode fazer a shampoozada uma vez por mês ou mais, uma vez que a raiz também fica mais clara, e assim mais discreta também.

A shampoozada não deve ser utilizada para remover outras técnicas como a progressiva, pois ela só serve para descolorir os cabelos. Para ajudar você pode realizar uma hidratação profunda para que os fios naturais que vão retornando à sua forma fiquem mais definidos e também para diminuir o ressecamento e o frizz dos cabelos que passaram pela progressiva.

A shampoozada deve ser utilizada com os cabelos molhados, pois assim a aplicação fica mais fácil e também é possível controlar melhor o efeito da técnica.

Essa técnica pode ser realizada mais de uma vez nos cabelos, caso você não tenha alcançado a cor almejada, mas não é recomendado que seja feita todos os dias para não prejudicar os fios. O que você pode fazer é realizar a shampoozada quando for lavar os cabelos.

Quando for aplicar a shampoozada nos cabelos o ideal é que você use luvas para que suas mãos não fiquem manchadas.

Sempre que realizar a shampoozada você deve evitar a raiz, pois a química presente na água oxigenada e no pó descolorante podem prejudicar os cabelos.

Deixe uma resposta

Guia Completo! Dicas de Menina

Como Tirar Esmalte Sem Acetona? Guia Completo!

Como Tirar Mancha De Espinha: Guia Completo!