Categorias
Beleza

Remédio Caseiro para Rachadura nos Pés: 15 Dicas!

Rachadura nos pés é um problema que traz um grande desconforto para as mulheres. Pois além dos pés ficarem doloridos e poderem até mesmo sangrar, se o caso estiver mais grave, te impedem de usar uma sandália ou outros calçados mais abertos em público, o que pode ser ainda mais incômodo se estiver calor.

Além de realizar o tratamento no dermatologista e usar medicamentos encontrados na farmácia você também pode recorrer a remédios e tratamentos caseiros, como vinagre, água oxigenada, bicarbonato, aspirina, glicerina, entre outros que até mesmo podem ajudar a tratar rachaduras profundas dos pés.

Confira a seguir 15 dicas de remédios caseiros que podem te ajudar.

Mas antes vamos entender…

Porque os pés ficam rachados?

Os pés ficam rachados devido ao atrito entre os pés, as meias e sapatos. Esse atrito torna a pele dos pés mais grossa, como se formasse um calo. Isso acontece especialmente se você usar calçados muito apertados ou abertos. Assim a pele fica mais grossa, perdendo a elasticidade e formando as rachaduras.

Alguns fatores podem contribuir para a formação das rachaduras como sobrepeso, problemas ortopédicos, andar descalço, diabetes, mudança no clima, problemas vasculares, falta de hidratação, micoses ou até mesmo fatores genéticos.

Como tratar a rachadura nos pés?

Uma das formas de tratar as rachaduras é hidratando a pele com a ajuda de cremes próprios para o pé e esfoliando a pele, para que a camada de pele grossa se renove e as rachaduras sumam.

É importante que se a rachadura estiver muito profunda, você vá ao médico dermatologista para que ele possa te indicar a melhor forma de tratar.

Ao mesmo tempo você também pode utilizar remédios caseiros para tratar a rachadura nos pés. Vamos conhecê-los?

15 Dicas de Remédios Caseiros Para Rachaduras nos Pés

Os remédios caseiros que vamos indicar podem ser encontrados facilmente seja na sua casa, supermercados ou até mesmo farmácias.

Entre eles, temos:

Remédio Caseiro Para Rachadura nos Pés com Bicarbonato de Sódio

Foto: via Notícias ao Minuto

O bicarbonato de sódio é um ótimo remédio natural e que ajuda a suavizar a pele, além de ajudar a esfoliá-la e deixá-la limpa.

Para fazer o remédio caseiro você vai precisar de:

  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio;
  • 3 colheres de sopa de banha de porco;
  • 3 colheres de sopa de creme hidratante para os pés.

Pegue um pote de vidro para misturar os três ingredientes. Misture bem até que se forme uma pasta. Após o banho você deverá usar essa mistura nos pés como se fosse um creme hidratante.

Passe todos os dias. Algo legal de saber é que a mistura pode durar até um mês dentro do pote de vidro.

Remédio Caseiro Para Rachadura nos Pés com Vinagre

O vinagre, especialmente de maçã possui muitos benefícios para o organismo. Ele é um bom antioxidante e ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a prevenir o aparecimento de tumores. Na receita que vamos mostrar ele vai ajudar a compor um ótimo esfoliante caseiro.

Para fazer o remédio caseiro você vai precisar de:

  • 2 colheres de vinagre de maçã;
  • Um punhado de arroz cru batido no liquidificador;
  • 1 colher de sopa de mel;
  • 1 colher de azeite de oliva.

Para fazer a receita você vai precisar pegar um recipiente, onde deverá misturar os ingredientes até obter uma mistura homogênea.

Antes de aplicar a mistura nos pés, mergulhe-os em água morna por 20 minutos. Depois retire os pés da água, seque-os e passe a mistura com movimentos suaves.

Você pode deixar a mistura nos pés um tempo e depois retirar e passar um creme hidratante. O processo deve ser feito duas vezes por semana.

Remédio Caseiro Para Rachadura nos Pés com Glicerina

A glicerina é um óleo vegetal que tem propriedades hidratantes e ajuda não só a hidratar como rejuvenescer a pele, deixando-a mais elástica e macia.

Para fazer o remédio caseiro você vai precisar de glicerina e água de rosas. Você deve apanhar um recipiente e misturar esses dois ingredientes em quantidade igual.

Coloque a mistura nos pés, esfregando com leveza até que toda a mistura tenha sido absorvida pela pele. Você deve realizar o mesmo procedimento todos os dias até que as rachaduras sumam.

Outra dica é usar apenas a glicerina antes de dormir, passando-a nos pés e deixando agir por trinta minutos. O pé deve estar coberto com plástico filme.

Remédio Caseiro Para Rachadura nos Pés com Aspirina

A aspirina não é apenas um anti-inflamatório que ajuda a aliviar dores de cabeça, musculares ou para tratar gripes. Ela também pode ser um bom remédio caseiro para rachadura nos pés.

Para fazer o remédio caseiro você vai precisar de:

  • 10 comprimidos de aspirina;
  • 100 ml de glicerina;
  • 10 colheres de sopa de água oxigenada 20 volumes.

Você deve apanhar um recipiente e misturar os três ingredientes, amassando as aspirinas até que elas se dissolvam e formem uma massa homogênea.

Você deve aplicar a mistura nos pés antes de dormir e calçar uma meia de algodão, deixando a mistura fazer efeito durante a noite.

Remédio Caseiro Para Rachadura nos Pés com Fubá

Os grãos de fubá vão ajudar a esfoliar sua pele e assim se livrar das células mortas, para que ela se renove. Ao mesmo tempo a receita vai ajudar a hidratar a sua pele, pois conta com a adição do óleo de amêndoas.

Para fazer o remédio você vai precisar de:

  • 3 colheres de sopa de fubá;
  • 4 colheres de sopa de óleo de amêndoa doce.

Você deve apanhar um recipiente e misturar os dois ingredientes com uma colher até formar uma pasta. Em seguida você deverá aplicar nos pés, fazendo movimentos circulares, especialmente nos calcanhares.

Depois você deve passar um creme próprio para eles e deixar a pele absorver. Para melhorar o efeito do creme hidratante você deve lavar os pés com água morna, ou deixá-los um pouco de molho na água.

Remédio Caseiro Para Rachadura nos Pés com Abacaxi

Foto: via Ciência na Mídia

O abacaxi é uma fruta cítrica que é rica em antioxidantes e por conter vitamina C e betacaroteno ajuda a melhorar a saúde da pele.

Para fazer o remédio caseiro você vai precisar apenas de duas fatias da casca do abacaxi.

Você deverá primeiramente cortar o abacaxi e retirar toda a sua casca, cortando-a em tiras grandes. Antes de colocar as cascas nos pés, lave-os no banho ou deixe-os de molho por um tempo para que a pele fique mais mole e receptiva.

Depois coloque uma tira da casca do abacaxi em volta do calcanhar e calce uma meia bem justa para que a casca fique no lugar. Tente não se mover muito durante a noite para que as substâncias da casca do abacaxi possam penetrar em sua pele.

Quando acordar lave os pés com água morna. Para ter um resultado melhor você pode repetir o processo durante quatro dias seguidos.

Remédio Caseiro Para Rachadura nos Pés com Óleo de Milho

O óleo de milho é rico em ômega 6 que ajuda no bom funcionamento do organismo e também em vitamina E que é um ótimo antioxidante. Ele vai ajudar a hidratar a pele ressecada de seus pés e ainda ajudar a eliminar bactérias que possam estar prejudicando sua pele.

Para fazer o remédio caseiro você vai precisar de:

  • 6 dentes de alho fatiados;
  • ½ copo de óleo de milho.

Para fazer a receita você deve colocar os ingredientes em uma panela ou um recipiente de vidro pequeno e colocar em uma panela maior com água dentro para fazer banho-maria. Você deverá misturar o alho com o óleo de milho com a ajuda de uma colher de pau por dez minutos.

Depois espere a mistura esfriar um pouco e passe nos pés rachados. O processo pode ser realizado duas vezes por dia.

Remédio Caseiro Para Rachadura nos Pés com Manteiga de Cacau

Assim como a manteiga de cacau é boa para hidratar lábios secos ela também pode ser um bom hidratante para os pés.

Passe a manteiga de cacau nos pés antes de dormir e cubra com um plástico filme, tomando o cuidado de não apertar muito os pés, de modo que eles possam se mover livremente. Use durante toda a noite. Quando você acordar tire o plástico filme.

Remédio Caseiro Para Rachadura nos Pés com Vaselina

A vaselina é um extrato natural que é formado através de resíduos de petróleo. Ela tem muitos usos e entre eles está deixar os pés mais macios e hidratados, ajudando a proteger a pele.

Você deve usá-la nos pés antes de dormir, passando nos pés enquanto massageia suavemente. Depois coloque meias de algodão e deixe o produto agir nos pés durante a noite. Quando acordar lave os pés e retire a vaselina.

Remédio Caseiro Para Rachadura nos Pés com Abacate

O abacate é uma fruta que contém muitas vitaminas e minerais, sendo ainda rico em antioxidantes que ajudam a preservar as células do organismo. Ele também ajuda a manter a pele hidratada, dando mais vitalidade e elasticidade.

Para fazer o remédio caseiro você precisará misturar a polpa do abacate com iogurte natural. Você deverá aplicar a mistura nos pés de forma suave e cobrir com um plástico filme. Deixe agir por trinta minutos e em seguida enxágue com água morna.

O processo deverá ser feito duas vezes por semana.

Remédio Caseiro Para Rachadura nos Pés com Mel

Foto: via Melhor com Saúde

O mel é um alimento muito rico e que possui muitas propriedades, entre elas antissépticas, antibacterianas e antioxidantes. É também um ótimo hidratante que ajuda a deixar a pele mais macia.

Para fazer a receita você vai precisar misturar uma xícara de mel em uma metade de um balde de água morna.

Você deverá fazer um escalda pés, mergulhando seus pés na água e deixando por 20 minutos. Depois você deverá secar os pés e esfregá-los delicadamente.

Você ainda poderá passar um creme hidratante para intensificar o efeito.

Remédio Caseiro Para Rachadura nos Pés com Água Salgada

O remédio caseiro com água salgada vai ajudar a aliviar as dores causadas pelas rachaduras nos pés.

Para fazê-la você deverá misturar sal na água quente em um balde ou bacia. Depois deverá mergulhar seus pés e deixá-los por 15 minutos.

Em seguida lave os pés na água fria para que a circulação sanguínea melhore. Seque os pés e passe creme hidratante.

Coloque meias nos pés e fique com elas durante toda a noite.

Remédio Caseiro Para Rachadura nos Pés com Farinha de Arroz

A farinha de arroz vai agir como um esfoliante em seus pés, ajudando a eliminar as células mortas e renovar a pele.

Para fazer a receita você vai precisar de:

  • 3 colheres de sopa de arroz moído;
  • 3 colheres de sopa de mel;
  • 3 colheres de sopa de vinagre de maçã.

Você deve misturar os ingredientes até formar uma pasta grossa. Primeiramente você deverá fazer um escalda pés em água morna e deixar os pés mergulhados nela por 10 minutos.

Depois deverá passar a pasta nos pés e esfregar suavemente por um tempo. E depois deverá retirar a pasta e passar um creme hidratante.

Caso seus pés estejam com rachaduras profundas, acrescente também óleo de amêndoa ou oliva à pasta.

Remédio Caseiro Para Rachadura nos Pés com Cebola

A cebola é um vegetal rico em vitamina C, B6 e manganês, além de ter antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres e prevenir o envelhecimento precoce da pele.

Para fazer o remédio natural você vai precisar de meia cebola. Você deverá esfregar o lado maior da cebola nos pés rachados antes de dormir. Esfregue até que o suco da cebola penetre na pele.

Depois coloque meias nos pés e deixe a cebola agir durante a noite. Quando acordar você deverá enxaguar os pés.

Remédio Caseiro Para Rachadura nos Pés com Azeite de Oliva

O azeite de oliva também possui muitas propriedades benéficas, entre elas a presença de antioxidantes, ajudando a prevenir doenças degenerativas. Ele também é um ótimo hidratante para a pele e juntamente com o alho, auxiliará na cicatrização das rachaduras dos pés.

Para fazer a receita você vai precisar de um dente de alho e uma colher de sopa de azeite de oliva.

Para fazer a receita você deverá amassar o dente de alho e misturá-lo com o azeite. Passe a mistura nos pés antes de dormir e cubra com uma gaze.

Deixe agir durante a noite. E quando acordar enxágue os pés. Você deve repetir o processo todos os dias até obter o resultado desejado.

Outras Dicas

Além de usar os remédios caseiros que citamos, você também poderá aplicar outras dicas e que poderão ajudar a curar rachadura nos pés.

Entre elas:

Retire o excesso de pele com uma lixa – assim você estará ajudando a retirar as células mortas da pele e renovar a pele dos seus pés.

Procure não andar muito tempo descalço – assim você evitará atrito, o que será bom para a cura das rachaduras nos pés.

Evite usar sandálias e chinelos – assim você deixará seu pé mais protegido contra a ação do tempo e atrito das ruas.

Cuide de seu peso – ao emagrecer você evitará o desgaste de seus pés e o atrito que eles tem o calçado.

Evite tomar banho com água muito quente – a água quente também agride as rachaduras, prefira tomar banho com água morna que auxiliam na abertura dos poros da pele para o uso de cremes hidratantes, potencializando seu efeito.

Deixe uma resposta