in

Reconstrução Capilar com Ovo: Funciona? Como Fazer?

Reconstrução Capilar com Ovo Dicas de Menina
Foto: via Super Clube Fit

Você está em busca de um tratamento que vai nutrir e deixar seus cabelos ainda mais bonitos? Então a reconstrução capilar com ovo pode ser a solução.

O ovo é rico em proteínas que ajudam a fortalecer e dar mais volume aos cabelos, ele também contém ácidos graxos que ajudam a nutrir o cabelo da raiz às pontas, contém ácido fólico e ferro que evita a queda de cabelo, biotina que é uma vitamina que ajuda o cabelo a ficar mais saudável, zinco para fortalecer os cabelos e ainda a clara do ovo contém elastina e colágeno que ajudam a fortalecer e reconstruir os fios.

Escolha de Nossas Editoras

Dica de Instagram Para Seguir

Siga @dazzlook no Instagram

Siga @dazzlook - Dicas de compras, promoções, moda, beleza e estilo. Conecte-se.

Siga @dazzlook no Instagram Siga @dazzlook no Instagram

Existem várias receitas de reconstrução capilar com ovo, que levam mel, leite, gelatina, vinagre de maçã, azeite e até mesmo banana.

Confira essas receitas a seguir e mais algumas dicas legais de como fazer reconstrução capilar em casa.

Mas antes vamos entender…

O que é reconstrução capilar?

Funciona? Como Fazer? Dicas de Menina
Foto: via We Fashion Trends

A reconstrução é um tratamento capilar em que são repostas proteínas e nutrientes que o cabelo necessita para ficar mais forte e saudável.

Ela deve ser feita especialmente se o seu cabelo está quebradiço e poroso, pois ela ajuda a reparar as fissuras causadas por tratamentos químicos.

O tratamento é feito através da reposição de proteínas e nutrientes como a queratina, o colágeno, a creatinina, os aminoácidos, entre outros.

Se o seu cabelo se encontra danificado o indicado é que você faça o tratamento uma vez a cada quinze dias. Mas se suas madeixas estão saudáveis deve fazer ao menos uma vez por mês.

Reconstrução capilar com ovo e mel

Enquanto o ovo ajuda a repor os nutrientes que o cabelo precisa, o mel é rico em vitaminas A, C, D e E, ajudando os cabelos a ficarem mais macios, fortes e com muito brilho.

Para fazer a receita você vai precisar de:

  • Uma gema de ovo coada;
  • Quatro colheres de sopa de mel;
  • Uma colher de óleo vegetal (pode ser azeite ou óleo de coco);
  • Quatro colheres de máscara de hidratação de sua preferência (a quantidade pode ser maior ou menor, tudo vai depender do comprimento dos seus cabelos).

Em um recipiente misture todos os ingredientes com uma colher até chegar a uma mistura homogênea.

Então você deve reservar e lavar seus cabelos normalmente com xampu. Seque seus cabelos com a toalha para tirar o excesso de umidade e divida seu cabelo em partes para que você possa passar a mistura em todas as mechas.

Deixe a mistura agir por 20 minutos, sendo que para potencializar a ação você pode colocar uma touca térmica ou uma sacola plástica nos cabelos durante esse tempo.

Depois é só enxaguar bem os cabelos e arrumar como de costume.

Reconstrução capilar com ovo e leite

Funciona? Como Fazer? Dicas de Menina
Foto: via Remédio Caseiro

O leite é rico em lipídios e proteínas que ajudam a deixar os cabelos mais macios, brilhantes e ainda ajuda a alisar os fios. Ótimo se você gosta dos fios mais alinhados e lisos.

Para fazer a receita você vai precisar de:

  • Um ovo inteiro;
  • Três colheres de sopa de leite;
  • Três colheres de sopa de máscara de hidratação de sua preferência (a quantidade pode ser maior ou menor, dependendo do tamanho dos seus cabelos);
  • Uma colher de sopa de azeite;
  • Uma colher de sopa de mel.

Em um recipiente comece quebrando um ovo. Bata com um garfo até que se torne totalmente líquido. Depois adicione o leite, a máscara de hidratação, o azeite e o mel. Mexa bem até formar uma mistura homogênea.

Aplique nos cabelos secos, tomando o cuidado de passar em todas as mechas. Então coloque uma touca plástica e deixe agir por trinta minutos. Em seguida lave os cabelos normalmente com xampu e condicionador. E então arrume como de costume.

Reconstrução capilar com ovo e gelatina

A gelatina contém açúcar e colágeno, dois componentes que ajudam a dar mais brilho e maciez aos cabelos. O colágeno é um nutriente que ajuda a recuperar a elasticidade dos fios, retendo também a umidade e assim evitando que os cabelos fiquem ressecados.

O açúcar ajuda a fechar a cutícula e deixa os cabelos mais macios e com brilho, protegendo-os também contra a ação do sol, cloro, poluição, umidade, água do mar e tratamentos químicos.

Para fazer a receita você vai precisar de:

  • Um ovo inteiro;
  • Um saquinho de gelatina de uva (se os seus cabelos forem escuros) ou incolor (se os seus cabelos forem claros).

Em um recipiente você deve quebrar o ovo e tirar a gosma branquinha do ovo, que se chama chalaza e nada mais é do que o cordão umbilical do ovo. Você deve tirá-la para que seu cabelo não fique cheirando a ovo.

Então você deve abrir o saquinho de gelatina e despejar o pozinho no recipiente e mexer bem até que se forme uma substância homogênea. Deixe a mistura reservada.

Lave seus cabelos com xampu e seque-os com uma toalha para tirar o excesso de umidade. Então passe a mistura em seus cabelos, tendo o cuidado de passar em todas as mechas.

Deixe agir nos cabelos por vinte e cinco minutos com a ajuda de uma touca plástica ou um saco plástico. Então enxágue os cabelos e finalize como você normalmente faz.  

Reconstrução capilar com ovo e vinagre de maçã

Funciona? Como Fazer? Dicas de Menina
Foto: via Almaromi

O vinagre de maçã tem o pH mais baixo que o pH dos cabelos, assim ele ajuda a selar as cutículas dos fios e também reter melhor a água e os nutrientes.

Para fazer a receita você vai precisar de:

  • Um ovo inteiro;
  • Uma colher de chá de óleo de rícino (que tem vitamina E, ajudando o crescimento dos fios e ainda combatendo a queda, diminuindo a caspa e ajudando a hidratar os cabelos);
  • Uma colher de sopa de máscara capilar nutritiva.

Primeiramente você deve coar o ovo através de uma peneira em um recipiente. Isso é feito para evitar que o cabelo fique cheirando a ovo. Depois adicione a máscara e o óleo de rícino e misture bem, até formar uma mistura homogênea. Deixe a mistura reservada.

Lave os cabelos com xampu e seque-os com uma toalha para tirar o excesso de umidade. Então aplique a mistura nos cabelos e deixe agir por trinta minutos.

Enxágue os cabelos e aplique o xampu e o condicionador. Quando for enxaguar o condicionador aplique um pouco de vinagre de maçã nos cabelos, faça massagem e então enxágue novamente. Depois é só secar os cabelos e arrumá-los como costuma fazer.

Reconstrução capilar com ovo e azeite

O azeite possui componentes químicos como o ácido oleico, o ácido palmítico e o esqualeno que são emolientes e assim proporcionam mais suavidade aos fios, deixando-os mais brilhantes e volumosos.

Além disso, o azeite ajuda a reduzir a caspa, as pontas duplas, estimula o crescimento, hidrata os cabelos e ainda combate a queda de cabelo.

Escolha de Nossas Editoras

Dica de Instagram Para Seguir

Siga @dazzlook no Instagram

Siga @dazzlook - Dicas de compras, promoções, moda, beleza e estilo. Conecte-se.

Siga @dazzlook no Instagram Siga @dazzlook no Instagram

Para fazer a receita você vai precisar de:

  • Uma gema de ovo;
  • Duas colheres de azeite;
  • Duas colheres de máscara de hidratação.

Primeiramente você deve separar a gema do ovo em um recipiente. Então adicione à gema o azeite e a máscara de hidratação. Mexa bem até que se forme uma mistura homogênea. Deixe reservado.

Lave os cabelos com xampu, seque-os com a toalha para que saia o excesso de umidade e então passe a mistura em todo o cabelo, tomando o cuidado de passar em todas as mechas.

Deixe a mistura agir nos cabelos durante vinte minutos. Depois é só enxaguar os fios e arrumá-los como de costume.

Reconstrução capilar com ovo e banana

Funciona? Como Fazer? Dicas de Menina
Foto: via InfoEscola

A banana é rica em potássio que ajuda a fortalecer os cabelos e restaurar sua elasticidade natural, assim como reparar os fios danificados.

Além disso, ela contém óleos naturais que ajudam a hidratar os cabelos e vitaminas que ajudam a proteger a elasticidade dos fios e também a prevenir pontas duplas e a quebra dos fios.

A banana ainda dá mais brilho aos cabelos, ajuda a combater a caspa e proporciona o crescimento saudável dos fios.

Para fazer a receita você vai precisar de:

  • Uma banana madura;
  • Um ovo inteiro;
  • Três colheres de sopa de máscara de hidratação (a quantidade pode ser maior ou menor, vai depender do tamanho do seu cabelo).

Primeiramente você deve cortar a banana e colocá-la o liquidificador, quebre o ovo e coloque-o lá dentro e bata bem até se formar uma mistura homogênea.

Depois coloque a mistura em um recipiente e misture com a máscara de hidratação até que ela tenha sido completamente absorvida. Deixe reservado.

Então você deve lavar seus cabelos com xampu e secá-los com a tolha para que a umidade saia. Então aplique a mistura em seus cabelos, tomando o cuidado de passar em todas as mechas.

Deixe a mistura agir nos cabelos por quarenta minutos com uma touca térmica ou sacola plástica. Depois enxágue os cabelos e arrume como de costume.

Reconstrução capilar com ovo e maionese

A maionese contém ovos, óleo e vinagre que juntos ajudam a hidratar os cabelos, deixando-os mais brilhantes e suaves. Ela é boa especialmente para quem faz tratamento químicos nos cabelos.

Para fazer a receita você vai precisar de:

  • Um ovo inteiro;
  • Duas colheres de sopa de maionese;
  • Uma colher de sopa de azeite;
  • Uma colher de sopa de óleo de rícino;
  • Duas colheres de sopa de creme de hidratação (a quantidade pode ser maior ou menor, tudo vai depender do tamanho do seu cabelo);
  • Uma ampola de vitamina A.

Primeiramente você deve coar o ovo para retirar a película e assim seu cabelo não ficar cheirando a ovo.

Em seguida você deve colocar o ovo em um recipiente e misturá-lo com a maionese, o azeite, o óleo de rícino, o creme de hidratação e a vitamina A. Mexa bem até que se forme uma mistura homogênea e reserve.

Então lave os cabelos com xampu, seque-os com a toalha para tirar a umidade e aplique a mistura, tomando o cuidado de passar em todas as mechas.

Aguarde trinta minutos e então enxágue os cabelos e arrume-os como de costume.

Reconstrução com ovo e maisena

Funciona? Como Fazer? Dicas de Menina
Foto: via Ana Maria Braga

A maisena ou amido de milho ajuda a hidratar os cabelos, dando mais brilho, força e maciez e combatendo o ressecamento dos fios.

Para fazer a receita você vai precisar de:

  • Três colheres de sopa de máscara de hidratação;
  • Uma colher de sopa de amido de milho;
  • Um ovo inteiro;
  • Uma colher de sopa de mel;
  • Duas colheres de sopa de óleo de coco;
  • Uma ampola de vitamina A.

Primeiramente você deve peneirar o ovo, de modo que separe sua película da gema. Depois você deve colocá-lo em um recipiente e misturá-lo com o amido de milho, a máscara de hidratação, o mel, a vitamina A e o óleo de coco.

Misture bem até que se forme uma mistura homogênea. Então deixe reservado.

Lave os cabelos com xampu e então seque-os com uma toalha para sair o excesso de umidade. Passe a mistura nos cabelos, tomando o cuidado para passar em todas as mechas. Deixe agir por trinta minutos com uma touca térmica ou sacola plástica.

Depois enxágue os cabelos e arrume-os como de costume.

Dicas

Como manter a saúde e hidratação dos cabelos?

Para manter os cabelos sempre hidratados o ideal é fazer o cronograma capilar, uma rotina de tratamentos para o cabelo que deve ser feita mensalmente.

Essa rotina engloba três tratamentos, a hidratação, a nutrição e a reconstrução.

Se o seu cabelo está muito danificado você deve fazer da seguinte forma: Duas hidratações e uma nutrição na primeira semana, duas hidratações e uma nutrição na segunda semana, duas hidratações e uma reconstrução na terceira semana e duas hidratações e uma nutrição na quarta semana.

Agora se o seu cabelo está normal você deve diminuir uma hidratação a cada semana.

Ad DDM

A hidratação é um tratamento que envolve substâncias hidratantes, ou seja, que ajudam a repor a água nos fios. Assim os cabelos ficam mais macios, sedosos e com brilho.

Já a nutrição é um tratamento que envolve óleos vegetais e serve para repor lipídeos nos fios, dessa forma ajudando a proteger a fibra capilar, dando mais brilho e reduzido a porosidade e o frizz.  

Para saber mais detalhes sobre o cronograma capilar e como ele é feito confira nosso artigo: Cabelo Poroso: O que é? Como Recuperar?

Lá você vai poder conferir todos os detalhes.

E então gostou das dicas sobre reconstrução com ovo? Qual receita mais curtiu e qual faria nos seus cabelos? Conte pra gente.

Como aumentar o quadril naturalmente e rapidamente?

Bicarbonato no Shampoo é Bom Para o Cabelo Dicas de Menina

Bicarbonato no Shampoo é Bom Para o Cabelo?