in

Receitas sem glúten: Aprimore seu cardápio alimentar

A moda da dieta sem glúten se propagou, e a procura por ela cresce cada vez mais. Para quem não sabe, o Glúten nada mais é do que um tipo de proteína que é encontrada em alimentos como o centeio, o trigo e o malte, por exemplo. Embora seja um tipo de dieta voltada para celíacos, ou seja, pessoas intolerantes a proteína, ainda sim tem muitas pessoas que adoram esse tipo de dieta para emagrecer. Pensando nisso, o texto de hoje vai dar muitas dicas de receitas sem glúten.

São muitos dos alimentos que contém glúten, e temos facilmente no dia a dia. Dos principais podemos citar o pão, a massa, o bolo, bolachas, chocolates, granolas e inclusive a nossa amada cervejinha.

Contudo, o glúten embora não seja um vilão na dieta, é muito perigoso para quem é Celíaco, podendo causar quadros alérgicos graves. Quem deseja emagrecer tem evitado o glúten, principalmente porque ele provoca dor de cabeça, prisão de ventre, gases, inchaço e muitos outros fatores incômodos.

Mas o bom é que nos dias atuais se tornou muito fácil substituir o glúten por alimentos mais saudáveis, através da utilização de itens como a Farinha de amêndoas, a de coco, de linhaça, a Quinoa, o amaranto, a banana verde, frutas em geral, vegetais, derivados do milho e muitas outras opções para incluir na dieta saudável.

A seguir vamos dar muitas dicas de receitas sem glúten, ótimas para você montar o cardápio e aproveitar as vantagens de uma alimentação mais regrada. Bora lá?

Receitas sem glúten: As melhores dicas para você aprender

Para você aprender a montar o seu cardápio diário alimentar, separamos várias receitas sem glúten super fáceis para você aprender. Além de ingredientes acessíveis que vai tornar mais prazeroso e descomplicado a hora de cozinhar.

Aproveite as dicas e experimente todas, você vai se apaixonar.


• Receita sem glúten: Pão tradicional

Para preparar um delicioso pão sem glúten é mais fácil do que se imagina. Primeiramente você irá separar quatro ovos, uma xícara e meia de leite de colo diluído com água ( lembrando que você vai diluir uma xícara do leite em meia se água), quatro colheres de Azeite de Oliva, uma xícara e meia de farinha de arroz, meia xícara de polvilho doce, meia xícara de fubá, uma colher de açúcar só tipo demerara, uma colher de sal marinho e uma colher de fermento biólogo seco próprio para pães.

Para o preparo basta bater todos os ingredientes no seu liquidificador, com exceção do fermento. Depois que bater tudo, adicione o fermento e bata mais uma vez só para promover a mistura completa.

Em seguida, você irá despejar a massa em um forma pão ou para bolo inglês, lembrando que ela deve estar bem untada com o azeite e a farinha de arroz.

Posteriormente reserve a massa em um ambiente abafado, a fim de que ela sobre de tamanho e só depois desse processo coloque para assar no forno, pré aquecido a cento e oitenta graus, por cerca de meu agora ou até perceber que está bem assadinho.


• Receita sem glúten: Pão de Amêndoas

O pão de amêndoas sem glúten também é simples. Para os ingredientes você precisará separar uma xícara e meia de farinha de amêndoas, três quartos de polvilho doce, meia xícara de linhaça dourada, uma colher de sal e uma se açúcar mascavo ou demerara, iam colher de fermento seco para pães, quatros ovos e se quiser meio vidrinho de leite de coco.

No preparo você irá misturar todos os ingredientes secos e reservar. Em seguida comece batendo bem os ovos e depois vá adicionando os ingredientes secos até que eles se incorporem põe completo.

Unte bem a forma e despeje toda a massa. Depois cubra ela com um pano limpo e deixe descansando até que ela cresça mais. Após esse processo você irá colocar o pão para assar em forno alto, por cerca de cinco minutos, e só depois irá deixar em fogo baixo por mais meia hora.


• Receita sem glúten: Almôndegas com molho de tomate

Essa receita sem glúten é ideal para o almoço. Para preparar você ira precisar de cerca de trezentas gramas de carne novilho picada, duzentas gramas de carne de porco picada, dois ovos, oito colheres de pão ralado sem glúten, salsa, sal e pimenta a gosto.

Para o molho você irá precisar de uma cebola grande, quatro dentes de alho, uma folha de louro, seis tomates pelados, meio litro de polpa de tomate, quatro colheres de ketchup sem glúten, duzentos mililitros de vinho branco e azeite a gosto.

No preparo você irá começar misturando as carnes com a salsa bem picada e com os dois ovos bem batidos. Depois tempere com sal e pimenta, a aos poucos adicione o pão ralado até notar que a mistura está ficando mais seca e compacta.

Com o auxílio das mãos, comece moldando as almôndegas. Se tiver dúvidas quanto ao tamanho, considere uma colher bem cheia de carne para definir. Ao terminar, reserve elas.

Para preparar o molho pique bem a cebola e refogue ela no azeite, juntamente com a folha de louro e em fogo brando. Adicione também o alho picado e depois de um minuto refogando, acrescente metade do vinho branco.

Pegue as almôndegas e deixe-as cozinhando no molho até dourar todos os lados, e claro, mecha com cuidado para que elas não desmanchem. Quando completar um minuto de cozimento, retire as almôndegas e reserve elas.

No molho, ainda no fogo, acresce a outra metade do vinho, o tomate cortado, a polpa e o ketchup, e mantenha cozinhando por mais dois minutos. Só depois disso adicione novamente as almôndegas e deixa elas por mais cinco minutos no molho.

E pronto, é só servir com espaguete ou arroz branco, a depender da sua preferência.


• Receita sem glúten: Risoto de Couve flor

Essa opção também é ótima para o almoço. Para o preparo do Risoto se Couve flor sem glúten você irá usar uma couve flor cozida e bem picada, uma cenoura raladinha, meia cebola picada, um dente de alho picado, um vidrinho de leite de coco light, uma colher de amido de milho, tempero a gosto e Quinoa se desejar.

Para o preparo é ideal separar bem os ingredientes e já deixar eles prontos. Primeiro adicione um fio de azeite na sua panela e adicione o alho para refogar. Em seguida, adicione a cebola e logo depois a cenoura. O recomendado é deixar refogando por alguns minutos e depois adicionar três colheres de água na mistura. Finalize deixando refogar por mais alguns minutinhos e depois comece a acrescentar a Couve e a Quinoa.

O tempero é a gosto, mas se você quiser dica pode usar sal marinho e pimenta do reino nessa etapa. Depois de temperar, adicione o leite de coco, não colocando tudo, pois é necessário reservar para poder dissolver o amido posteriormente.
Vá mexendo até perceber que a mistura engrossou e pronto, o rosto sem glúten tá preparado.


• Receita sem glúten: Hambúrguer de Lentilha

Nesse caso você vai usar uma xícara de lentilhas cozidas e escorridas, dois dentes de alho bem amassados, um cebola picada ( pequenininha), salsa e cebolinha a gosto, um quarto de xícara de farinha de arroz, um quarto de xícara de farinha de polvilho ou tapioca, duas colheres de farinha de milho, sal e pimenta a gosto.

No preparo não tem segredo. Você vai escorrer bem o caldo da lentilha e colocar em uma vasilha de tamanho grande. Depois, vá esmagando com o auxílio de um garfo, até notar que está formando uma pastinha, deixando algumas ainda inteiras.

Em seguida, adicione a cebola, o alho, a salsa e a cebolinha rosas bem picadinhas e vá temperando com sal e pimenta se acordo com seu gosto. Adicione a farinha de arroz e o polvilho, misturando bem até que elas fiquem bem agregadas aos ingredientes. Em seguida adicione a farinha de milho e dê ao processo de modelagem.

Se põe ventura a massa continuar apertando nas suas mãos, adicione mais farinha de milho e vá temperando até manter o equilíbrio.


• Receita sem glúten: Suflê de Espinafre

Para o suflê de espinafre sem glúten, você vai precisar separar um maço de espinafre, uma colher de sopa de óleo de coco, meia cebola cortada em cubinhos, dois dentes de alho, duas gemas, uma colher de amido de milho, três colheres de clara em neve, sal a gosto e temperos que desejar.

Comece refogando a cebola no óleo de coco até notar que ficou translúcido e depois adicione o alho e mantenha refogando por cerca de dois minutinhos. Depois vá colocando o Espinafre e adicione o sal, mantendo eles refogando até que a água seque por completo.

No liquidificador você irá bater o Espinafre, junto com as gemas e o amido de milho. Vá agregando as claras em neve de forma delicada e adicione os temperos a seu gosto. De temperos você pode usar orégano, salsinha e ervas finas, com uma pitada de sal.

Em seguida, despeje a mistura em um refratário grandão ou em forminhas individuais, bem untadas com azeite. Leve ao forno pré aquecido em temperatura média e deixe assar até ficar douradinho.

Quando sai do forno, o Suflê etapa bem estufado e quando passa alguma minutos e murcha. Em vista disso, o recomendado é servir de forma imediata e você pode acompanhar com salada de folhas, cenoura raladinha e brotos.


• Receita sem glúten: Panqueca

O café da manhã saudável super combina com uma panqueca sem glúten, além de que a receita é simples e fácil. Para os ingredientes você vai usar uma xícara de farinha de arroz, um ovo, uma xícara de leite sem lactose, uma colher de óleo vegetal e sal a gosto.

No preparo você irá colocar todos os ingredientes no seu liquidificador e bater bem. Depois é só colocar uma concha da massa batida em uma frigideira antiaderente.

Após dourar um lado, vire a massa e deixe dourar bem. Esse processo você irá repetir até que toda a massa termine e para o recheio você pode usar manteiga ou até mesmo carne, fica de acordo com sua preferência.


• Receita sem glúten: Crepioca de Cacau

Outra opção para cadê da manhã é a Crepioca de Cacau. Para fazer a massa você vai usar um ovo inteiro, duas claras e três colheres de goma se tapioca. Agora para o recheio você vai precisar de três colheres de setenta por cento de cacau derretido, sem glúten e sem lactose, quatro colheres de biomassa de banana verde e três colheres de leite se coco caseiro.

O preparo é super fácil, basta misturar todos os ingredientes e bater em um liquidificador. Adicione na frigideira antiaderente e deixe assando até dourar em ambos os lados.


• Receita sem glúten: Bife de frango com Tomate e Hortelã

Nessa receita sem glúten você vai separar meio quilo de frango, dois dentes de alho, uma colher rasa de pimentão doce, três colheres de leite, trezentas gramas de tomate, hortelã, sal e azeite a gosto.

Primeiramente você deverá começar temperando os bifes com os alhos bem amassados, sal a gosto, pimentão e com o leite. Em seguida deixe marinando por algumas horas.

Pegue uma frigideira e adicione um fio de azeite e asse os bifes em ambos os lados. Durante o cozimento da carne, lave bem as tomates e pique em cubinhos, junto com a hortelã. Quando a carne estiver pronta, abaixe o fogo e coloque as tomates e o hortelã junto e mantenha por dois minutos agora aderir o sabor.

Quando finalizar é só acompanhar com espaguete ou com uma salada de Couve.


• Receita sem glúten: Bolo de Amendoim

Para eu incrível bolo de amendoim sem glúten você vai precisar se quatros ovos, duas xícaras de amendoim moído com a casca, duas colheres de farinha de amêndoas, um quarto de xícara de açúcar mascavo ou demerara, um quarto de xícara de óleo de girassol e uma colher de fermento.

No preparo você irá bater em um liquidificador os ovos, o açúcar e o óleo. Posteriormente, acrescente todos os ingredientes secos com esses ovos, juntamente com o fermento. E pronto, é só deixar assar no forno por cerca de vinte e cinco minutos ou até ficar bem dourado.


• Receita sem glúten: Pizza com massa de Frango

Não podia faltar um lanche delicioso na nossa lista não é mesmo? E quem achou que teria que abrir mão da pizza pode ficar animado que vamos ensinar agora a fazer ela na versão sem glúten.

Para o preparo da massa você irá separar cem gramas de frango cozido e bem desfiado, cinquenta gramas de Couve flor e duas colheres de farinha de arroz. Já para o recheio, separe meia xícara de molho de tomate, cem gramas de queijo Mozarela bem fatiado, um ovo, meia xícara de brócolis fervido e picado, meia cebola bem picada, uma Pitadinha de sal e outra de pimenta do reino.

A preparação é simples. A massa boxe vai bater o frango junto com a couve flor. Depois adicione a farinha de arroz e depois de untar a forma com azeite coloque toda a massa e deixe assando em fogo médio por cerca de meia hora.

Depois de pronta a massa chegou a hora de fazer o recheio. Para tal, adicione o molho de tomate e o queijo em cima da massa. Pegue uma vasilha e nela misturamos ingredientes que restaram e depois despeje por toda a massa. Quando finalizar deixe assar por mais quinze minutos e pronto, é só desenformar e saborear.

Independente do que te levou a aderia a dieta sem glúten, não esqueça de sempre seguir as recomendações do seu médico, para não prejudicar sua saúde. Aproveite essas receitas sem glúten para aprimorar ainda mais o seu cardápio. Qual de deixou com mais água na boca?

Receitas sem Carboidratos – Como Fazer, Dicas

Dieta sem glúten: saiba tudo sobre o assunto