in

Receita Vinagre de Maçã Para Caspa Funciona?

A caspa é um problema que afeta tanto mulheres como homens. Ela causa coceira e incômodo e por isso as pessoas que sofrem com isso desejam saber como acabar com a caspa definitivamente, não é mesmo?

É possível eliminar caspas com o vinagre de maçã, um remédio caseiro que é conhecido por ter ação antimicrobiana e antifúngica. O vinagre de álcool e o bicarbonato também funcionam para a caspa, já que podem limpar e desinfetar o couro cabeludo.

Quer saber mais?

Então confira a seguir como usar o vinagre de maçã no cabelo e saiba como acabar com a caspa através de receitas naturais.

Mas antes vamos entender…

Como é causada a caspa?

A caspa é causada devido à ação de um fungo chamado Malessia furfur que provoca a descamação do couro cabeludo.

A proliferação desse fungo geralmente ocorre devido ao excesso de oleosidade do couro cabeludo, que por sua vez é causado pela genética ou outros fatores como estresse, ansiedade, problemas hormonais imunidade baixa e alimentação inadequada.

Alguns hábitos como lavar a cabeça com água quente, usar bonés, lavar os cabelos todos os dias e deixar os cabelos presos quando estão molhados ou ao dormir também pode favorecer a formação da caspa.

Como eliminar caspas com vinagre de maçã?

Receita Vinagre de Maçã Para Caspa Funciona Dicas de Menina
Foto: via GreenMe

O vinagre de maçã é composto por ácido acético, minerais, vitaminas e fitoquímicos. Ele tem ação antioxidante, antimicrobiana e antifúngica, assim ele auxilia a matar os fungos do couro cabeludo e a fazer uma limpeza do local, assim ajudando a eliminar as caspas.

Confira a seguir algumas receitas naturais com vinagre de maçã que podem te ajudar.

Receita 1

Nessa receita você vai precisar de:

  • Vinagre de maçã;
  • Pedaços de algodão.

Você deverá umedecer os pedaços de algodão com o vinagre e passar no couro cabeludo. Deixe agir por dois minutos e depois lave os cabelos normalmente.

Receita 2

Receita Vinagre de Maçã Para Caspa Funciona Dicas de Menina
Foto: via Boa Forma

Nessa receita você vai precisar apenas do vinagre de maçã.

Para fazê-la você deverá lavar os cabelos normalmente com shampoo e condicionador. Em seguida enxugue os cabelos para tirar o excesso de umidade e os penteie como costuma fazer.

Depois você deverá passar um pouco de vinagre na raiz dos cabelos e então é só deixar secar de forma natural.

Receita 3

Nessa receita você vai precisar de:

  • Certa quantidade de vinagre (use a quantidade que achar necessária para passar nos cabelos);
  • Certa quantidade de água (você deve usar a quantidade que achar melhor para passar nos cabelos, lembrando que a quantidade deve ser igual a de vinagre).

Você deve misturar o vinagre e a água e depois passar nos cabelos, especialmente no couro cabeludo. Depois lave os cabelos como de costume com água morna.

Receita 4

Receita Vinagre de Maçã Para Caspa Funciona Dicas de Menina
Foto: via Empório Calil

Essa receita além do vinagre você também vai usar o bicarbonato de sódio e o limão.

O bicarbonato de sódio ajuda a limpar os fios, tirando a oleosidade dos cabelos.

O limão é rico em fibras, cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio, zinco, vitaminas A, B9 e C. Ele também ajuda a tirar a oleosidade dos fios, fechando os poros do couro cabeludo e assim impedindo que o óleo penetre os fios.

Para fazer a receita você deve utilizar:

  • Duas colheres de sopa de vinagre de maçã;
  • Duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio;
  • Meia colher de sopa de limão.

Apanhe um pote e misture os ingredientes até formar uma mistura homogênea. Em seguida separe os cabelos em mechas e aplique a mistura na raiz dos cabelos com a ajuda de um pincel de tintura.

Então massageie a raiz delicadamente com os dedos para que a mistura penetre melhor e aguarde alguns minutos.

Depois lave os cabelos normalmente com shampoo e passe o condicionador.

Ao usar essa receita você deve tomar o cuidado para não tomar sol, pois a acidez do vinagre e do limão pode provocar irritação e queimaduras no couro cabeludo.

Receita 5

Nessa receita você deverá usar:

  • Uma garrafa de vinagre de maçã;
  • Uma xícara de água.

Misture os dois ingredientes e coloque no borrifador. Borrife a mistura na raiz do cabelo. Aguarde vinte minutos e depois lave normalmente com shampoo e condicionador.

Você deve fazer isso de duas a três vezes por semana.

Receita 6

Receita Vinagre de Maçã Para Caspa Funciona Dicas de Menina
Foto: via Dr. Lava Tudo

Para essa receita você vai usar:

  • Duas colheres de sopa de vinagre de maçã;
  • Seis colheres de sopa de água morna;
  • Um pedaço de algodão.

Misture os dois ingredientes em um pote e depois umedeça um pedaço de algodão e passe no couro cabeludo. Deixe agir durante a noite.

De manhã lave os cabelos com shampoo e condicionador.

Vinagre de álcool para caspa

Receita Vinagre de Maçã Para Caspa Funciona Dicas de Menina
Foto: via Confiança Delivery

Você também pode utilizar o vinagre de álcool para combater a caspa. Ele ajuda a regular o pH do couro cabeludo e também ajuda a combater a oleosidade dos cabelos.

Confira algumas receitas que você pode utilizar em seus cabelos com o vinagre de álcool.

Receita 1

Nessa receita você vai precisar de:

  • Meia xícara de chá de vinagre;
  • Duas xícaras de chá de água.

Você deve misturar os dois ingredientes e aplicar sobre o couro cabeludo, massageando e deixando agir por cinco minutos.

Depois é só lavar o cabelo como de costume com shampoo e condicionador.

Receita 2

Receita Vinagre de Maçã Para Caspa Funciona Dicas de Menina
Foto: via Terra

Nessa receita você deverá usar:

  • ¼ de xícara de vinagre de álcool;
  • 500 ml de água.

 Primeiramente você deverá misturar os ingredientes em uma garrafinha e reservar. Depois deverá lavar seus cabelos com shampoo, tendo o cuidado de passar duas vezes, como é feito normalmente.

Em seguida você deve apanhar a mistura e enxaguar o cabelo, esfregando o couro cabeludo com a ponta dos dedos. Depois enxágue com água.

Para finalizar utilize uma máscara hidratante e nutritiva para que seus cabelos fiquem macios.

Como acabar com a caspa receita natural

Além do vinagre de maçã existem outros ingredientes naturais que podem te ajudar a combater a caspa, confira a seguir:

Óleo de coco

Receita Vinagre de Maçã Para Caspa Funciona Dicas de Menina
Foto: via Exame

O óleo de coco ajuda a hidratar os fios, evitando que a raiz do cabelo resseque.

Dessa forma há menor possibilidade que o couro cabeludo produza óleo em excesso, o que pode provocar a caspa.

Você pode usar o óleo de coco nos cabelos, aplicando-o diretamente na raiz, nos cabelos sujos. Então é só esperar vinte minutos e depois lave os cabelos com shampoo e condicionador.

Limão

Receita Vinagre de Maçã Para Caspa Funciona Dicas de Menina
Foto: via SPDM

Como dissemos anteriormente, o limão ajuda a diminuir a oleosidade dos fios além de matar os fungos que estejam no couro cabeludo.

Nessa receita você deverá misturá-lo com o iogurte, que é rico em probióticos, tendo ação anti-inflamatória, o que auxilia a tratar a caspa com maior eficiência.

Para fazer a receita você vai precisar de:

  • Suco de meio limão;
  • Meio pote de iogurte natural.

Misture os ingredientes até formar uma mistura homogênea. Em seguida você deve passar a mistura nos cabelos, fazendo massagens circulares.

Deixe a mistura agir por vinte minutos e depois lave os cabelos com shampoo e condicionador. É recomendado fazer essa receita três vezes por semana.

Outra forma de utilizar o limão é misturar o suco de limão com água e aplicar na raiz dos cabelos, deixando agir por cinco minutos. Depois é só lavar os cabelos normalmente.

Babosa

Receita Vinagre de Maçã Para Caspa Funciona Dicas de Menina
Foto: via Blog Tudo Gostoso

A babosa é rica em vitaminas e tem propriedades anti-inflamatória, antibacteriana e antifúngica. Dessa forma ela ajuda a combater a caspa. Além disso, ela hidrata os fios e deixa-os mais fortes e bonitos.

Para utilizar a babosa você deve retirar o gel de sua folha e aplicar nos cabelos. Deixe agir por trinta minutos. Depois lave os cabelos como de costume com shampoo e condicionador.

Aspirina

Receita Vinagre de Maçã Para Caspa Funciona Dicas de Menina
Foto: via Anad

Pode parecer estranho, mas é dito que a aspirina também é boa para a caspa. Esse medicamento produzido a partir do ácido acetilsalicílico ajuda a limpar o cabelo e ainda esfolia o couro cabeludo, removendo as células mortas, assim também melhorando o aspecto da caspa.

Para utilizá-lo você deve amassar cinco aspirinas e misturar com 30 gotas de óleo essencial de alecrim em um shampoo anticaspa de 110 ml que tenha o ativo cetoconazol.

Após fazer a mistura você deve lavar os cabelos normalmente, devendo repetir o processo de três a quatro vezes por semana. Após a lavagem com o shampoo você também deve usar o condicionador.

Água de Aipo

Receita Vinagre de Maçã Para Caspa Funciona Dicas de Menina
Foto: via Agenda Guia

O aipo é um vegetal rico em flavonoides, água, ferro, potássio, fósforo, cálcio, sódio e vitaminas B e C. Ele também tem propriedades tônicas e ajuda a fortalecer os cabelos e deixá-los mais bonitos.

Para fazer a receita você vai precisar de um talo de aipo e um litro de água. Primeiramente você deve picar o talo de aipo e colocar em uma panela com um litro de água.

Deixe ferver por dez minutos. Depois coe e a água e coloque-a em um borrifador. Espere esfriar e aplique no couro cabeludo após lavar os cabelos. Deixe secar naturalmente.

Outra forma de utilizar o aipo é esmagando de dez a quinze talos de aipo. Depois você deve passá-los na raiz dos cabelos e massagear. Então você deve prender os cabelos e colocar uma touca e aguardar trinta minutos.

Depois é só lavar os cabelos com shampoo e condicionador.

Sálvia e alecrim

Receita Vinagre de Maçã Para Caspa Funciona Dicas de Menina
Foto: via We Mystic

A mistura de sálvia e alecrim também pode ser eficiente para caspa. Pois enquanto a sálvia ajuda a fortalecer os fios, impedindo sua queda e atuando na melhora a circulação sanguínea do couro cabeludo, o alecrim tem efeito antioxidante, propriedades antibacterianas e antifúngicas, mantendo o couro cabeludo limpo e tratando infecções.

Para utilizar essas duas plantas você deve colocar uma colher de sopa de sálvia e uma colher de sopa de alecrim em uma panela com água fervente. Desligue o fogo e deixe esfriar. Então aplique o chá no couro cabeludo.

Depois é só lavar o cabelo como de costume com shampoo e condicionador.

Azeite de Oliva

Receita Vinagre de Maçã Para Caspa Funciona Dicas de Menina
Foto: via Veja

O azeite contém substâncias que ajudam a proporcionar a suavidade, além disso, ele é rico em vitamina E, que ajuda a reduzir a caspa e a manter a hidratação da raiz.

Para fazer uma receita para caspa o ideal é misturar o azeite com o limão, pois enquanto a acidez do limão ajuda a soltar a caspa o azeite ajuda a diminuir seu número.

Para fazer a receita você deve utilizar duas colheres de sopa de limão e duas colheres de sopa de azeite. Você deverá misturar os ingredientes com água e passar no couro cabeludo, que deve estar úmido.

Deixe a mistura agir por vinte minutos e depois lave os cabelos com shampoo e condicionador.

Para ter um bom resultado o ideal é repetir o processo uma vez a cada quinze dias.

Dicas

Além da utilização desses ingredientes naturais é bom que você tome algumas medidas para combater a caspa e até mesmo evitá-la, dessa forma seus cabelos permanecerão saudáveis e bonitos. Vamos conferir?

Lave os cabelos de forma correta

Receita Vinagre de Maçã Para Caspa Funciona Dicas de Menina
Foto: via Notícias ao Minuto

Para evitar a caspa, o ideal é que você lave o cabelo de forma correta e faça cada lavagem dia sim, dia não. Pois dessa forma o couro cabeludo não ficará sensível por ser lavado todos os dias.

Você também deve evitar lavar os cabelos com água quente, pois ela proporciona o aumento da caspa. Prefira lavar com água morna.

Quando for utilizar shampoos anticaspa, deixe-os agirem nos cabelos por dois minutos. Ao massagear o couro cabeludo, faça de forma delicada, para evitar que a raiz fique irritada e ocorra descamações.

Seque bem os cabelos

Receita Vinagre de Maçã Para Caspa Funciona Dicas de Menina
Foto: via Claudia

Não durma de cabelos molhados, pois assim o couro cabeludo fica úmido e aumenta a proliferação de fungos.

O ideal é secar bem os cabelos, se for usar o secador, use temperaturas mais frias, para evitar que a oleosidade da raiz aumente.

Deixe o couro cabeludo respirar

Evite usar bonés e chapéus, pois eles podem aumentar a transpiração e consequentemente a oleosidade do couro cabeludo.

Evite fazer tratamentos químicos no cabelo

Receita Vinagre de Maçã Para Caspa Funciona Dicas de Menina
Foto: via Boa Forma

Você também deve evitar fazer tratamentos químicos no cabelo, pois eles aumentam a oleosidade, a caspa e a descamação do couro cabeludo.

Por isso evite escova progressiva e colorações.

Cuide de sua saúde

Existem problemas de saúde que estão ligados à caspa, como psoríase, artrite psorásica, estresse, diabetes, obesidade e problemas hormonais.

Por isso é indicado que você trate os problemas de saúde, dessa forma isso ajudará a eliminar a caspa.

Evite bebida alcoólica

A bebida alcoólica interfere no funcionamento das glândulas sebáceas, contribuindo para o aumento de oleosidade. Por isso é bom evitá-la.

Se alimente de forma saudável

Receita Vinagre de Maçã Para Caspa Funciona Dicas de Menina
Foto: via Meditando no Dia a Dia

Alimentos ricos em gordura e açúcar aumentam a possibilidade de haver inflamações, assim influenciando no aparecimento da caspa. Por isso é bom evitá-los e comer alimentos ricos em fibras,vitaminas e proteínas.

Consulte um médico

Caso seu problema com caspa continue mesmo tomando todos os cuidados e utilizando remédios naturais, consulte um dermatologista.

Ele saberá lhe falar o que está acontecendo e o que você deve fazer para resolver o problema.

Veja 55 Looks Com Sandália Gladiadora

Café no Shampoo: Benefícios, Antes e Depois