in

Progressiva Definitiva: Antes e Depois, Passo a Passo

Progressiva Definitiva Dicas de Menina
Foto: via Salon Line

A escova progressiva definitiva foi o primeiro tratamento criado para alisar os cabelos. Ela tem um efeito mais intensivo, deixando os cabelos bem lisos.

Em seu passo a passo geralmente a escova definitiva é realizada com formol, mas também podem ser usados outros produtos como tioglicolato de amônia, guanidina e hidróxidos. Também é utilizado um produto neutralizante que ajuda a manter o efeito liso de forma definitiva.

É possível encontrar produtos para fazer a escova progressiva definitiva em sites como o Mercado Livre, mas a melhor de todas é a escova definitiva profissional, em que você faz com um cabeleireiro. Pois dessa forma você tem mais segurança e seus cabelos não serão danificados.

A progressiva definitiva dura de três a oito meses, sendo que a manutenção deve ser feita de acordo com o crescimento da raiz.

Já a escova semi definitiva dura quatro meses e nela é usado somente o tioglicolato de amônia. Para manter os cabelos lisos por mais tempo é preciso tomar alguns cuidados.

Confira a seguir mais informações sobre a progressiva definitiva e a semi definitiva, o antes e depois de mulheres que realizaram o procedimento e muito mais.

O que é a escova progressiva definitiva?

A escova progressiva definitiva é um método de alisamento de cabelos que muda a estrutura dos fios, deixando-os definitivamente lisos.

Dessa forma mulheres que tem cabelos ondulados e crespos não precisam usar secador e chapinha para ter os cabelos lisos.

Esse método é indicado para mulheres que tem os fios ondulados, cacheados e crespos. No entanto no caso de quem tem os cabelos muito crespos é indicado fazer um relaxamento antes de passar pela progressiva definitiva, assim os cabelos ficam com menos volume e é mais fácil aceitarem a química da progressiva.

Progressiva definitiva passo a passo

Antes e Depois, Passo a Passo Dicas de Menina
Foto: via Mulheres Empreendedoras PI

Para fazer a progressiva definitiva é necessário ir a um cabeleireiro profissional, dessa forma você tem a certeza de que o procedimento é seguro e seus cabelos não serão danificados.

Fazer o procedimento em casa pode ser perigoso, especialmente se o produto que você vai utilizar tiver formol, pois pode ser nocivo ao entrar em contato com a pele.

Para iniciar o passo a passo da escova definitiva o cabelo é lavado com xampu antirresíduos. Esse xampu ajuda as cutículas dos fios a se abrirem, dessa forma facilita a absorção do produto.

Depois os cabelos devem ser secados com uma toalha. Então o produto alisante é aplicado em todas as mechas com a ajuda de um pincel.

Esse produto pode ser feito com formol, hidróxido ou tioglicolato, que também tem efeito de alisamento.

Primeiramente é passado o produto na parte superior dos fios, um pouco distante da raiz e então é esperado vinte minutos. E depois o produto é passado na parte inferior dos fios, onde são esperados mais vinte minutos.

Então o cabelo é enxaguado com água morna ou fria e em seguida é feita uma escova e passada a chapinha para modelar os cabelos.

Depois é passado um produto neutralizante, para manter o estado liso dos fios. Esse produto deve agir nos cabelos durante vinte minutos.

Então os cabelos são lavados novamente com xampu e é passado o condicionador. E então é feita novamente a escova e passada a chapinha para finalizá-los.

A progressiva definitiva não deve ser realizada em cabelos que passaram por procedimento químico, pois pode causar danos aos fios. Ela deve ser realizada em cabelos saudáveis e livres de qualquer química.

Algo importante de saber é que após realizar a progressiva a mulher também não deve pintar os cabelos nem realizar uma nova química, pois pode causar danos permanentes no cabelo.

É indicado que antes de realizar o procedimento da progressiva definitiva você visite um dermatologista para ver se seus cabelos estão saudáveis e aptos a passar pelo método de alisamento.

Progressiva definitiva quanto tempo dura

A progressiva definitiva dura de três a oito meses, sendo necessário realizar a manutenção do método conforme a raiz for crescendo, para que não fique um efeito estranho, em que o cabelo tem duas texturas diferentes.

Durante esse meio tempo é necessário que você faça hidratação uma vez por semana nos cabelos e reconstrução uma vez a cada quinze dias para manter a saúde dos fios e deixar seus cabelos sempre bonitos.

Progressiva definitiva quanto custa

A progressiva definitiva custa de 200 a 800 reais, o preço vai depender do tamanho do seu cabelo e do salão em que você for realizar o procedimento.

Progressiva definitiva antes e depois

Confira esse vídeo da cabeleireira Priscila que mostra o antes e depois de uma de suas clientes.

O legal é que ela mostra todas as etapas do tratamento e o resultado de fato é surpreendente.

Confira também algumas fotos que mostram o antes e depois de mulheres que realizaram a escova progressiva definitiva:

Antes e Depois, Passo a Passo Dicas de Menina
Foto: via Mercado Livre
Antes e Depois, Passo a Passo Dicas de Menina
Foto: via Le Me Be
Antes e Depois, Passo a Passo Dicas de Menina
Foto: via Amazonas em Tempo
Antes e Depois, Passo a Passo Dicas de Menina
Foto: via Instazu.com
Antes e Depois, Passo a Passo Dicas de Menina
Foto: via Espaço Vanité

Progressiva definitiva Mercado Livre

Existem vários produtos vendidos em sites como o Mercado Livre e que tem como rótulo o procedimento de progressiva definitiva. Entre eles:

Escova Definitiva da Teryne Cosmetic

De acordo com o vendedor esse produto tem formol em sua composição, tem duração de mais de três meses e não é perigoso, sendo só necessário saber usar.

Ele custa 150 reais o kit com o xampu de limpeza profunda e o produto da escova definitiva.

Kit Escova Definitiva Japonesa Style Liso Absoluto + Luvas

De acordo com a descrição do produto ele alisa cabelo afro e tem longa duração, deixando o cabelo totalmente liso na primeira aplicação.

O kit vem com dois produtos o xampu e a máscara de tratamento capilar. Ele é indicado para cabelos ondulados ou crespos que tenham ou não química.

Sua duração é de até seis meses. A quantidade vem 1000 ml e rende de vinte a vinte e cinco aplicações. O valor do kit é de 45 reais.

Kit Escova Definitiva + Botox Fio Perfeito Professional

O kit é composto por dois produtos, o xampu de limpeza profunda e o tratamento térmico.

De acordo com a descrição ele é indicado para todos os tipos de cabelo e proporciona realinhamento capilar, redução de volume e efeito liso nos fios.

O kit também vem com um produto botox, que é feito para fazer hidratação nos cabelos, para reparar os danos nos fios, deixando os cabelos mais macios, hidratados e com brilho. O valor do kit é de R$59,99.

Mas apesar da indicação desses produtos a melhor progressiva definitiva é a feita por um profissional, que além de conhecer a técnica usa produtos profissionais e de qualidade.

O que é a escova semi definitiva?

Antes e Depois, Passo a Passo Dicas de Menina
Foto: via VIX

Também tem a escova semi definitiva que não usa formol como algumas progressivas definitivas, ela usa apenas tioglicolato de amônia.

Essa substância tem um princípio ativo que amolece a fibra capilar e torna os cabelos mais maleáveis. E também não é usada a chapinha de cerâmica, mas sim a de porcelana que não alisa tanto o cabelo, dando a ele um aspecto mais natural.

Para fazer a semi definitiva primeiramente é aplicado o alisante. Depois de aguardar o tempo do produto agir sobre o cabelo, ele é lavado com xampu antirresíduos, então é aplicado o selante.

Depois de aguardar seu tempo de agir é feita a escova e passada a chapinha. É possível lavar ou não os cabelos após o procedimento.

Como a química usada não é tão forte como na progressiva definitiva esse método preserva mais a saúde dos cabelos.

Semi definitiva quanto tempo dura?

A semi definitva dura em média quatro meses, devendo ser feita a manutenção de acordo com o crescimento da raiz.

Semi definitiva cuidados

Para manter os cabelos lisos durante o tempo de duração da semi definitiva é necessário tomar alguns cuidados, entre eles:

Dar um intervalo para lavar os cabelos

Antes e Depois, Passo a Passo Dicas de Menina
Foto: via Lavar o cabelo

É bom lavar os cabelos pelo menos uma vez a cada dois dias, pois se você não der um intervalo e lavar todos os dias, a química do alisamento sairá mais rapidamente.

Também é bom não deixar o cabelo muito tempo sujo, caso contrário a raiz levanta e fica bem oleosa, fazendo com que o cabelo perca o efeito liso.

Faça lavagem a seco

Uma forma de limpar os cabelos sem tirar a química do alisamento é de entre os intervalos de uma lavagem e outra lavá-lo com um xampu de lavagem a seco. Mas não é bom usá-lo sempre, pois é necessário lavar os cabelos normalmente com água, caso contrário você pode ter coceira, irritação, dermatite seborreica e até fungos.

Seque os cabelos com secador

A progressiva é termoativa, dessa forma quando você seca os cabelos com o secador potencializa o processo de alisamento. Por isso é melhor fazer dessa forma.

Escove os cabelos com escova do tipo raquete

Antes e Depois, Passo a Passo Dicas de Menina
Foto: via Claudia

É bom que você escove os cabelos com uma escova do tipo raquete, pois ela desembaraça os fios sem quebrar depois de lavar e também alisa e dá brilho. Além disso, devido a seu tamanho ela ajuda a distribuir a oleosidade natural ao longo dos fios, tirando-a da raiz.

Use o jato de ar frio do secador após escovar os cabelos

Quando for fazer escova, procure jogar um jato de ar frio do secador após escovar os cabelos, pois dessa forma selará as cutículas e dará mais brilho.

Hidrate os cabelos

Para que seus cabelos continuem saudáveis após a progressiva você deve fazer hidratação uma vez por semana ou uma vez a cada quinze dias. Dessa forma seus cabelos recuperarão os nutrientes perdidos.

Evite pintar os cabelos após a progressiva

Após realizar a progressiva você deve evitar pintar os cabelos, pois acabará sobrecarregando os fios com tanta química. Se você não consegue deixar de pintá-los, o ideal é que faça a coloração pelo menos após quinze dias de progressiva.

Cuidado ao usar a chapinha

Antes e Depois, Passo a Passo Dicas de Menina
Foto: via Cabelos e Sonhos

Você deve ter cuidado ao usar a chapinha, evitando usá-la quando o cabelo estiver sujo. Você também não deve passar óleo nos cabelos antes de usá-la. É indicado que você consulte seu cabeleireiro e verifique qual a melhor temperatura para seu tipo de cabelo. Dessa forma evitará danos aos fios.

Evite tocar seu cabelo

Evite ficar tocando seu cabelo a toda hora, pois sua mão vai espalhar a oleosidade dos fios de forma desordenada, deixando o cabelo com um aspecto pesado.

Deixe os cabelos com mais movimento

Para evitar o efeito de liso chapadão em seus cabelos você pode escová-los, penteá-los, passar spray para dar mais volume e maciez e bagunçar os fios com os dedos, dessa forma seus cabelos ficarão com mais movimento.

Cuide de sua raiz

Como falamos anteriormente o alisamento começa a sair a partir da raiz, dessa forma é bom cuidar para que ela fique mais tempo lisa. Assim você não deve passar condicionador na raiz e secá-la bem após lavar, dessa forma ela fica mais esticada e com menos volume.

Passe leave-in nos cabelos

Antes e Depois, Passo a Passo Dicas de Menina
Foto: via Cabelos de Rainha

Para deixar os fios mais macios, arrumados e sem frizz é bom passar um leave-in de hidratação profunda quando os cabelos ainda estiverem úmidos após a lavagem.

Dê mais brilho aos cabelos

Quando o cabelo está com brilho o efeito liso fica mais aparente. Por isso é indicado que quando os cabelos estiverem secos você aplique um spray de brilho ou sérum.

Use proteção antes de usar o secador e a chapinha

É importante que antes de usar o secador e a chapinha você passe um creme protetor nos fios, dessa forma ele protegerá os cabelos do calor, tirando sua umidade sem desidratar os fios.

Use xampus sem sal

Os xampus sem sal são menos agressivos e por isso evitam que a química de alisamento saia tão facilmente.

Prenda os cabelos com elástico de tecido quando for dormir

Antes e Depois, Passo a Passo Dicas de Menina
Foto: via Veja

Para que os cabelos não fiquem amassados quando você acordar é indicado que você prenda-os com elástico de tecido. Assim de manhã é só passar um secador no cabelo para modelá-lo e dar mais movimento.

Dê um intervalo entre as progressivas

É importante que você dê um intervalo antes de retocar sua progressiva, pois dessa forma você não sobrecarregará seus cabelos e eles ficarão mais saudáveis. Para mantê-los lisos basta fazer uma escova.

Use finalizador após fazer escova e chapinha

Após fazer a escova e a chapinha procure usar um finalizador, pois ele impede que a umidade penetre nos fios, assim mantendo o efeito liso por mais tempo.

Shampoo de Babosa é Bom Dicas de Menina

Shampoo de Babosa é Bom? Resultado Antes e Depois

Quando o assunto é estético, com certeza você deve pensar em Botox como um dos procedimentos mais populares entre as pessoas, principalmente as mulheres. E no artigo de hoje você vai aprender a como fazer aquele Botox caseiro para seu rosto, cabelo e lábios. Para quem quer cuidar da beleza sem gastar muito pode ficar animada que as dicas a seguir foram preparadas especialmente para você. Mas antes de conhecermos os métodos caseiros, vamos conhecer um pouco sobre o Botox tradicional que conhecemos. O Botox é chamado de Toxina Botulínica, e basicamente é uma espécie de toxina que tem sua produção realizada por uma bactéria conhecida como Clostridium Botulinum. Para quem não sabe, tal bactéria é a responsável por causar uma enfermidade chamada Botulismo, porém o detalhe é que a Toxina é industrial e por isso passa por um processo de purificação, além do fato de que as quantidades que são usadas dela no procedimento do Botox impedem a ocorrência da enfermidade. Quando aplicado, o Botox faz com que a região dos músculos fique relaxada. Em vários países é possível aplicar o Botox para variadas finalidades e isso é determinado por alguns órgãos de Vigilância Sanitária. Foi a Anvisa que aprovou o uso da Toxina no território brasileiro desde o ano de 1992, e desde esse tempo que o uso do Botox para finalidades de caráter estético ou terapêutico vem sendo usado cada vez mais. Existe uma doença chamada Hiperidrose, por exemplo, que pode ser tratada com o uso da Toxina Botulínica. Muitas pessoas ficam em dúvida sobre o uso dessa toxina. Afinal, em quais casos é recomendado fazer um Botox não é mesmo? Pois bem, de forma básica, o Botox é voltado para quem está querendo dar uma suavizada nas indesejáveis rugas ou linhas de expressão que acabam se formando na região facial. As linhas de expressão que são mais tratadas no processo são as que se formam na testa, no espaço existente entre as sobrancelhas, os famosos pezinhos de galinha e as rugas que acabam se formando na região dos nossos olhos. Quem tem sulcos na região em volta dos lábios, como é o caso do Bigode Chinês, por exemplo, é indicado buscar o procedimento de Preenchimento Facial, ao invés de recorrer ao Botox em si. Isso porque o local exerce movimentos constantes e em vista disso não há como agir na região muscular para paralisá-la. Basicamente, a maioria das pessoas que desejam aplicar a Toxina Botulínica, objetivam eliminar e tratar as ruguinhas. Claro que existem vários tipos de Cremes voltados para cuidados com as rugas e linhas de expressão, porém a diferença entre o uso desses cosméticos e a aplicação do Botox, é que o último apresenta resultados mais rápidos e evidentes, porém é o médico que avalia o paciente a fim de averiguar se não existe alguma contraindicação para o uso da Toxina. E de que forma a toxina age? Bom, sabemos que naturalmente por conta do Envelhecimento do corpo, as rugas vão se formando, e elas podem surgir também em quem acaba se expondo excessivamente à luz solar sem a devida proteção, em quem não se alimenta adequadamente ou tem maus hábitos como fumar, por exemplo. Na medida em que a toxina botulínica é aplicada nas linhas de expressão e nas rugas, ela começa a agir bloqueando a região Neuromuscular, isto é, ela impede que os Neurônios transmitam estímulos para os músculos e por isso o local fica total ou parcialmente paralisado, não sendo possível ocorrer a famosa contração do músculo. Mas fique tranquila que o efeito de bloqueio exercido pelo Botox é de duração temporária, uma vez que o nosso organismo se encarrega de providenciar nossos meios para transmitir os estímulos depois de um certo tempinho. Veja os principais benefícios que o Botox traz para quem quer tratar as Linhas de Expressão: • Preventivamente, a Toxina por paralisar a região muscular e impedir sua contração, ela impede que se forme ruguinhas no local, que são causadas justamente por conta desse movimento. • Reparativamente, a Toxina ajuda a tirar a tensão dos músculos e elimina as rugas provocadas por eles, suavizando-as. Se tratando do procedimento para aplicar a Toxina Botulínica, não há uma idade mínima para poder usar. Entretanto é recomendado que comece a aplicação a partir dos vinte e cinco anos ou quando as rugas e as linhas de expressão começarem a incomodar muito. As mulheres em períodos de gestação ou amamentação devem ficar cientes que não é indicado passar por esse processo enquanto permanecerem nessa fase. Além disso, quem tem alguma alergia a algum composto da Toxina deve evitá-la. Os resultados proporcionados pelo uso do Botox são surpreendentes. Depois de dois ou cinco dias depois da aplicação já é possível notar a diferença. Depois de duas semanas, o efeito fica ainda mais nítido e depois da aplicação o efeito permanece por até seis meses, entretanto essa duração vai depender de pessoa para pessoa. Quem decide fazer o Botox deve estar atento aos intervalos da aplicação. Por se tratar de um remédio de caráter biológico, a toxina deve ser aplicada de três em três meses no mínimo. Não se deve aplicar no mesmo local por um tempo menor que o de um trimestre, não é recomendado. Se você não respeitar esse intervalo de tempo necessário, o seu organismo vai acabar se tornando resistente ao Botox e você não conseguirá ter os efeitos do produto. E forma geral, para você não ter dúvidas, depois que se aplica o Botox, a reaplicação deve ser feita entre seis ou doze meses dependendo do seu caso. Será que tem riscos ao usar a Toxina? Pois bem, se você escolher um profissional especializado e de qualidade, dificilmente você correrá algum risco, já que esse tipo de procedimento é considerado seguro. Contudo, como o uso do Botox tem a principal finalidade de provocar efeitos nos locais em que ele é aplicado, esse procedimento deve ser realizado por intermédio da introdução de agulha na região. Alguns hematomas podem acabar surgindo simplesmente porque é usado tal agulha para a aplicação do produto, mas isso é normal. Com relação a dor, é também natural que você sinta certo desconforto já que estamos falando de uma agulha sendo introduzida em certos pontos sensíveis da face, mas isso vai variar de pessoa para pessoa. Há quem seja mais sensível a dor, enquanto outros quase não sentem nada. Na região dos músculos faciais é aplicado creme de caráter anestésico que tem sua composição à base de Lidocaína, o que faz com que a sensação de dor na aplicação do Botox seja reduzida drasticamente. Apesar do Botox trazer pontos positivos, usar a Toxina em dosagem excessiva pode acabar promovendo relativa perda da expressão. Com o passar do tempo essa perda acaba sendo revertida, porém é indicado sempre pesquisar o profissional que irá fazer o procedimento para que os riscos de você acabar passando por isso seja reduzido significativamente. O cuidado está na dosagem. O fato de você fazer diversas aplicações não provoca essa perda de expressão, somente seu profissional errar na dose e exagerar. Como vimos, o Botox também pode ser utilizado para fins terapêuticos. Isso significa que com o procedimento é possível tratar problemas com Bexiga Hiperativa, Espasticidade Disfuncional, Distonia, Enxaqueca e muitos outros. Deus para ver que o Botox é incrível mesmo não é verdade? E se tratando de caráter estético ele aumenta a autoestima feminina de forma excepcional. Mas nem todo mundo tem acessibilidade a esse tipo de tratamento e pensando nisso separamos muitas receitas de Botox caseiro. Agora que você já conhece a finalidade desse procedimento, adaptamos as versões simples e que você pode fazer em casa mesmo para alcançar efeitos similares. Com certeza você vai amar todas as dicas. Fique atenta e aproveite todos os truques!

Botox Caseiro para o rosto, como fazer?