in

Personalidade Forte: Você tem? Quais são as características

Personalidade Forte: Você tem? Quais são as características

Certamente você já deve ter ouvido alguém dizer que tem uma personalidade muito forte, não é mesmo? Aliás, você mesma já deve ter dito isso, mas será que as pessoas atualmente estão sabendo encaixar o termo certo na circunstância correta? Em outras palavras: será que existe tanta gente com personalidade forte, como afirma, ou será que isso é desculpa para justificar alguma atitude grosseira ou maldosa?

No artigo de hoje esclareceremos de vez o que de fato é um indivíduo que possui personalidade forte. Assim você se conhecerá melhor e saberá quando uma pessoa realmente é autêntica ou se tenta mascarar atitudes negativas com desculpas como essa.

Personalidade Forte: Do que se trata?

De forma geral, a personalidade é basicamente a junção de diversos aspectos que denotam um indivíduo. É um conjunto de fatores que te ajudam a definir quem é quem, como a pessoa é, se gosta disso ou daquilo, de que forma se comporta e assim sucessivamente. Trata-se de uma forma padronizadas e individual que destaca cada ser humano dentro de uma sociedade, perante características pessoais.

Cada pessoa tem um jeitinho de ser. E esse jeitinho que comumente chamamos é de fato a Personalidade. Já parou para pensar em que tipo de personalidade você tem?

Quando falamos na Personalidade forte, provavelmente a primeira coisa que pensamos é em alguém mais arrogante ou que não tem sensibilidade. Sabe porquê? Porque é comum que esse tipo de indivíduo seja mais maduro com relação aos problemas e geralmente eles não se importam tanto com detalhes que acabam passando por detalhes bobos.

Certamente, quem tem personalidade forte acaba provocando desconforto nos outros indivíduos, porque quem não tem essa personalidade não sabe lidar com quem tem. Há quem defina o indivíduo desse contexto, como alguém que nunca desiste das coisas. Há quem os define como alguém que não tem empatia. Mas não podemos simplesmente rotular o que é ou não uma personalidade forte, até porque existem certos aspectos da Psicologia que precisam ser analisados antes de definir o modelo de personalidade de uma pessoa.

Características dessa Personalidade

É normal acreditar que para se encaixar numa Personalidade é preciso ser muito extrovertido ou ao contrário. Acontece que esse aspecto não se baseia em extremos, ao contrário do que muitos pensam.

Quando o assunto é Psicologia, a Personalidade Forte é vista como a Personalidade Resistente. Se você é tímida demais ou adora falar com todo mundo, não necessariamente isso te ressalta como alguém de personalidade resistente. Veja a seguir algumas das principais características desse indivíduo:

  • Foco e determinação: Quem se enquadra nesse aspecto tem a fama de nunca desistir daquilo que almeja e começa a construir, e consequentemente acabam sendo pessoas muito focadas nos seus objetivos;
  • Desprezam qualquer tipo de desculpa: A maioria desses indivíduos são bem intuitivos e aprendem muito com seus próprios erros. Por ter uma mente mais racional e consciente, são pessoas humildes que sabem exatamente o que querem. E em vista disso, elas odeiam qualquer tipo de mentira ou omissão da verdade. Rapidamente identificam quando alguém está inventando desculpas para fazer ou não alguma coisa e detestam procrastinação.

Se uma pessoa de personalidade forte tem que conviver com que gosta de burlar as regras, deixar tudo para última hora e não se dedicar as coisas que devem ser feitos, a vida começa a parecer um martírio. Justamente porque são aspecto que atrapalham o seu foco e a sua determinação em lutar pelas coisas que realmente desejam e acreditam. Em suma, se você tem personalidade forte, certamente se incomoda e muito quando vê alguém que só sabe inventar desculpas e procrastinar.

  • Escolham a dedo quem eles querem para a sua vida: Resumindo, a pessoa quem tem personalidade sabe aquilo que ela quer e inclusive aquilo que ela não quer de jeito nenhum. Elas aprendem isso com as desilusões que viveram e aprendem com cada detalhe do passado. Esse fator não necessariamente faz com que uma pessoa fique mais fria ou insensível, acontece que ela aprende com os erros e acertos e quando ela detecta uma nova possibilidade de tropeça, elas fogem e vão em direção ao caminho certo. Por conta disso, não é qualquer um que entra e permanece na vida de quem tem Personalidade Forte.
  • Desgostam de quem tem arrogância e insensibilidade: Apesar da sociedade definir esse tipo de indivíduo como insensível, eles na verdade são bem humildes e empáticos. E sabe porque uma personalidade forte é assim? Simplesmente porque ela dá valor aquilo que é mais importante na vida. Ela não gasta seu tempo com coisas negativas, simplesmente focam naquilo que lhe trazem alegria, risadas, luz e diversão.

É por conta disso que quando se deparam com pessoas egocêntricas e arrogantes, já se afastam. Com quem tem personalidade forte não existe frescura: a regra é viver a vida e dar valor ao que realmente importa.

  • Tiram aprendizados do medo e dos problemas: De fato, é inquestionável a capacidade de ser resiliente aos problemas. Toda personalidade forte sabe encarar com ais maturidade cada momento adverso da vida. Para quem não sabe, ser resiliente é encarar as dores emocionais da vida, aprender com elas e se tornar um ser mais evoluído psicologicamente.

Essa inteligência emocional, ajuda tais indivíduos a enfrentar os medos e alcançarem seus objetivos de forma satisfatória. Quanto mais eles se arriscam, mais aprendem. Porque independente de acertar ou errar, eles extraem aprendizado e seguem adiante, firme a luta diária.

  • Não fingem que gostam e nem sentem a necessidade de gostar de todos ao redor: Como já mencionamos, nem todo mundo gosta de quem tem personalidade forte. E isso ocorre porque a maioria não sabe de fato porque tais pessoas são como são. Interpretam da maneira que acham certo e rotulam o ser humano de forma errônea. Quem tem esse tipo de personalidade tem um coração muito bom e soube aprender com as lições da vida. Em vista disso, a visão deles sobre a necessidade de não perder tempo com coisas fúteis, fazem com que eles filtrem bem suas relações interpessoais.

Basicamente elas enfrentaram muitas decepções com pessoas e ao longo desse processo de crescimento pessoal, entenderam que não há necessidade de querer agradar a todos e amar todo mundo, porque na realidade isso de fato não acontece. Você já deve ter ouvido falar que quem quer agradar a todos acaba não agradando ninguém, não é mesmo? Focar-se nisso de fato não é saudável para mente, o negócio é dar valor a quem realmente está do seu lado. E quem tem personalidade forte sabe bem o que é isso.

É possível desenvolver Inteligência Emocional?

O principal aspecto de um indivíduo com personalidade forte, com certeza é a Inteligência Emocional. Basicamente, quando você tem inteligência emocional, significa que você consegue detectar suas emoções com mais facilidade. Quem faz isso consegue prevenir certas coisas e evitar problemas maiores que afetam o psíquico humano.

A boa notícia e eu dá sim para cultivá-la. E quem sente dificuldade de se relacionar com personalidades fortes, consegue sim quebrar seus bloqueios e começar a desenvolver mais a sua inteligência emocional a ponto de fazer com que sua personalidade também ganhe força.  Veja dicas que te ajudarão a conviver com pessoas assim:

  • Evite aquela mania de querer dar solução aos problemas das outras pessoas. Você precisa focar no autoconhecimento. Quanto mais você se conhecer, mais forte ficará emocionalmente e melhor será suas relações interpessoais,
  • Não questione os motivos da pessoa ser quem ela é. Apenas analise os aspectos positivos dela e analise seus aspectos positivos. Você pode aprender com ela e aprender consigo mesmo a sua real importância, e como você pode ser mais forte emocionalmente.
  • Estude sobre o que você faz ou gostaria de fazer. Se dedique de verdade a tudo que você exerce. Quanto mais segurança você desenvolve, mais facilidade você tem de se relacionar com qualquer pessoa, inclusive as de personalidade forte.

Dicas para desenvolver uma Personalidade Forte

É possível sim desenvolver aspectos que ajudem a deixar a sua personalidade cada vez mais forte. Mais adiante separamos sete dicas básicas para você botar em prática e aperfeiçoar ainda mais as suas características pessoais:

  1. Não tenha medo de ser quem você é: Não existe uma receita pronta que te fará ter uma personalidade forte. E isso não significa que você precisa mudar o seu jeito. O segredo é olhar para si mesmo, reconhecer suas qualidade e defeitos, e não ter medo de assumi-los para o mundo. Simplesmente você precisa assumir quem você é sem medo de ser feliz.

Se você tem dificuldades para enxergar suas qualidades, a dica é analisar seus aspectos com racionalidade. Pergunte para as pessoas de confiança o que elas acham sobre suas qualidades e defeitos. E junte isso com suas percepções particulares. No final você vai descobrir que tem muito mais qualidade do que imagina e vai apender a encarar seus defeitos. Assumir a sua personalidade é o primeiro passo para torna-la marcante.

  1. Cultive a sede por aprendizado: Quanto mais você aprende, mais você cresce, seja emocionalmente ou psicologicamente. Se você fica aberto para aprender com seus próprios erros e acertos, bem como os erros dos outros e acertos também, você começa a aprender a ser mais resiliente. Aprende a observar mais, faça elos com indivíduos experientes e aprende com eles também. Quem aprende e aplique o que aprende, evita maiores decepções e se torna mais forte em todos os sentidos.
  2. Seja uma pessoa mais flexível: Sem dúvida, o que mais chama atenção de quem tem personalidade forte, é a sua acessibilidade. Ser flexível é saber se adaptar a qualquer situação. Ser mais aberto a mudanças e aceitar que elas são necessárias para crescer na vida. Aliás, quem tem flexibilidade consegue achar respostas mais rápidas para seus problemas. Em suma: comece a pensar fora da caixinha e logo você verá como sua inteligência emocional expandiu.
  3. Cultive a Empatia: A empatia é uma característica que define o indivíduo que tem a capacidade de olhar para o problema do outro e sentir comoção. Trata-se de um aspecto que poucas pessoas conseguem cultivar e nos dias de hoje é o que mais se precisa desenvolver. Saber olhar o próximo e compreender seus sentimentos te torna uma pessoa mais amável e solícita. Se você não tem empatia, saiba que ela é imprescindível não só para quem quer ter uma personalidade marcante, como também para fazer da sociedade e do mundo melhores lugares para se viver. Todo mundo se ajudando, todo mundo sai ganhando.
  4. Comece a desenvolver instintos de liderança: Quando você é um verdadeiro líder, as pessoas ao seu redor buscam se espalhar em você. Elas veem seu exemplo, suas atitudes e sentem confiança e verdade naquilo que você faz e diz. Mas nem todo mundo nasce um líder, algumas pessoas precisam desenvolver essa qualidade. Sempre se lembre que para você crescer, toa a sua equipe precisa crescer também. Aprender a unir forças e ser sempre transparente naquilo que faz te tornará de fato um líder de sucesso. Líder não é necessariamente um chefe, mas precisa ser necessariamente um bom amigo.
  5. Desenvolva Assertividade: Para quem não sabe, assertividade é atitude. Existem pessoas que apresentam mais pro-atividade em determinados lugares e circunstâncias e outras que em qualquer lugar já toma iniciativa. Analise a sua situação e veja se você tem atitude para tudo que se relaciona com sua vida, em todos os âmbitos. Quem vai e faz, ao invés de esperar acontecer se destaca em meio a multidão. E quem deseja ter uma personalidade marcante não pode esquecer esse detalhe importantíssimo.
  6. Desenvolve Resiliência: Como já vimos, o indivíduo de personalidade forte consegue aprender mais facilmente com seus erros e acertos, e por isso enfrentam melhor os problemas da vida, bem como encontram soluções com mais rapidez. Você precisa começar a encarar as mudanças de forma positiva e aprender a se adaptar a cada uma delas. É bem comum encontrar indivíduos que naturalmente são resiliente, mas é possível sim cultivar essa qualidade. A resiliência te torna um indivíduo mais forte e mais capaz de enfrentar qualquer circunstância que a vida lhe ofereça e sem dúvida é um aspecto que deve ser desenvolvido se sua rela intenção é ter uma personalidade marcante.

Testes de Personalidade Forte

Se você quer descobrir primeiro se tem uma personalidade forte é muito simples. Responda a questões a seguir e caso resposta seja sim para a maioria delas, você é sim um indivíduo de Personalidade incomparável:

  • Você é focado naquilo que almeja?
  • Você acredita no seu potencial?
  • Você encara as situações com mais racionalidade?
  • Você detesta atrasos, desculpas ou procrastinações?
  • Você gosta de planejar e seguir tudo à risca?
  • Se alguém te critica, você analisa a crítica antes de discordar?
  • Você se sente triste quando vê alguém triste?
  • Você se preocupa com os outros?
  • Você gosta de tomar a iniciativa nas coisas?

Todas essas perguntas resumem um pouco do que o artigo no geral trouxe. Se você tinha a impressão de que pessoas desse tipo eram arrogantes e sem coração, certamente parou de pensar dessa forma não é mesmo? Aliás, passou a a querer ter uma personalidade forte também, não é?

Então não perca tempo e compartilhe essas informações com amigos, familiares, vizinhos e todos ao seu redor. As pessoas precisam conhecer de fato quem tem Personalidade marcante e saber que é possível sim cultivá-la da forma correta. Depois dessas dicas qualquer um vai se autoanalisar e querer melhorar a si mesmo. Como já mencionamos: quanto mais aprendermos, mais fortes nos tornaremos, em todos os sentidos da vida.

 

 

 

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comments

0 comments

modelos de biquini para meu corpo

Modelos de Biquínis: Conheça os melhores para o seu corpo

Como Clarear o Cabelo Loiro e Preto? Veja 12 Dicas! - Dicas de Menina

Como Clarear o Cabelo Loiro e Preto? Veja 12 Dicas!