in

Parto Normal de Gêmeos: Saiba Tudo Sobre

Saiba Tudo Sobre Dicas de Menina
Foto: via Ficar Grávida

O desejo de muitas mães que estão grávidas de gêmeos é ter parto normal. Afinal além da recuperação ser mais rápida ele é mais seguro para os bebês.

Saiba tudo sobre o parto normal e gêmeos e veja como isso é possível.

Escolha de Nossas Editoras

Dica de Instagram Para Seguir

Siga @dazzlook no Instagram

Siga @dazzlook - Dicas de compras, promoções, moda, beleza e estilo. Conecte-se.

Siga @dazzlook no Instagram Siga @dazzlook no Instagram

Como ocorre a gravidez de gêmeos?

A gravidez de gêmeos pode ocorrer de duas formas, podendo ser univitelina ou bivitelina.

Na gravidez univitelina um óvulo é fecundado por um espermatozoide e durante a divisão celular são formados dois embriões.

Já na gravidez bivitelina dois óvulos são fecundados por dois espermatozoides, cada qual dando origem a seu embrião.

O que influencia para que ocorra um parto normal de gêmeos?

Há alguns fatores que influenciam para que a mãe possa ter um parto normal de gêmeos, entre eles:

O tempo da gravidez

Geralmente o tempo de uma gravidez de gêmeos é menor do que a gravidez de um só bebê.

A gestação de um só bebê pode chegar a 40 semanas, mas a gestação de dois bebês é inferior a esse período podendo chegar até 37 semanas.

Se a gravidez de gêmeos chega até a trigésima sexta ou trigésima sétima semana é mais provável ter o parto normal. Pois os bebês estão prontos para nascer.

No entanto se o período for menor há um risco maior em ter um parto normal e assim o médico pode optar pela cesárea.

A posição dos bebês

A posição dos bebês também tem grande influência no momento do parto. O ideal é que os dois estejam com a cabeça voltada para baixo. Dessa forma o parto normal é mais simples.

No entanto também é possível se o primeiro bebê estiver com a cabeça para baixo e o outro de costas, pois o médico pode realizar manobras para facilitar o nascimento do segundo bebê, podendo puxá-lo para fora.

Porém se os dois bebês estiverem de costas ou somente o segundo de cabeça para baixo não é possível ter o parto normal, já que pode haver complicações. Nesses casos o mais indicado é a cesárea.

A quantidade de bebês

Quando a mulher está grávida de três ou mais bebês é muito raro que o parto seja normal. Mas há casos de mulheres que conseguiram ter.

Complicações

Outro fator que pode influenciar a ocorrência do parto normal são as complicações que podem acontecer, como no caso de bebês prematuros, se os bebês se encontram no mesmo saco amniótico, se apresentam defeitos congênitos, como no caso de gêmeos siameses.

Se ocorre placenta prévia (que é uma condição em que a placenta é implantada sobre o orifício do colo do útero impedindo a passagem do bebê, o que pode causar hemorragia), estreitamento da pélvis da mulher grávida, perda de líquido antes do tempo, pré-eclâmpsia grave (doença em que a gestante desenvolve hipertensão), deslocamento de placenta, bebês muito pequenos e saída do cordão umbilical antes dos bebês.

Caso a mãe tenha HIV positivo e elevado herpes genital ativa, câncer, doença cardíaca ou pulmonar grave. Ou quando a mulher já teve duas cesarianas e teve que fazer uma reconstrução uterina, pois nesse caso pode haver ruptura do útero. Ou mesmo quando o trabalho de parto normal não está tendo avanço, sem dilatação suficiente.

Nesses casos não há escolha a não ser fazer cesárea.

Como é o parto normal de gêmeos?

Saiba Tudo Sobre Dicas de Menina
Foto: via G1

O parto normal de gêmeos é parecido com o parto normal de um só bebê. Geralmente ele é realizado quando as contrações ocorrem a cada cinco minutos e quando a dilatação chega a dez centímetros.

Quanto à ruptura da bolsa amniótica não é um fator tão urgente para que ocorra o parto normal, somente se a água do líquido amniótico for escura.

No parto normal nasce o primeiro bebê e o segundo nasce em um intervalo de alguns minutos a meia hora.

Como os bebês são menores do que quando nasce apenas um bebê, o parto costuma ser mais rápido. Os bebês então são colocados em uma incubadora para se estabilizarem e posteriormente podem receber a amamentação.

É necessário que a equipe de profissionais que estão acompanhando o parto seja capacitada para monitorar bem a mãe e os bebês, pois geralmente durante o nascimento do segundo bebê pode haver problemas no recebimento de sangue, falta de oxigenação e a mãe pode correr risco de hemorragia, já que o útero se distende mais.

Outra coisa que pode acontecer é os bebês nascerem em dias diferentes. Isso acontece devido ao desenvolvimento dos bebês ocorrer de forma diferente ou se a fecundação de cada um ocorrer em momentos diferentes.

Quais as vantagens de um parto normal de gêmeos?

A mãe pode se beneficiar muito de um parto normal ao ter seus bebês, pois ele é mais seguro, proporciona uma rápida recuperação, a descida do leite é mais fácil, não é necessário usar tantos medicamentos, o pulmão do bebê já é preparado para ele viver fora do útero e também há menor risco de hemorragia e infecção hospitalar.

O tempo de internação para a mãe é igual tanto para parto normal de gêmeos quanto para parto normal de um só bebê. No entanto os bebês podem ficar internados um pouco mais, caso nascerem menores ou prematuros.

Caso os bebês fiquem internados e não seja possível que eles mamem é indicado que a mãe ordenhe seu leite no banco de leite do hospital.

Quais cuidados devo tomar antes de ter um parto normal de gêmeos?

É importante que a mulher se prepare antes de ter um parto normal de gêmeos, por isso ela deve:

Fazer cursos de preparação

Esses cursos são indicados para a mãe e o pai também, os ajudando a saber como enfrentar o trabalho de parto. É interessante que há mães que também compartilham de sua experiência com o parto com as grávidas, o que ajuda ainda mais as mães a se prepararem.

Informar-se sobre os riscos do parto de gêmeos

É importante que a mulher fique a par de todos os riscos que o parto de gêmeos pode ter, dessa forma ela pode se cuidar melhor durante a gravidez para diminuir esses riscos.

Contar com a assistência de profissionais qualificados

É importante que a grávida conte com a assistência de profissionais qualificados durante o parto de gêmeos, pois há maior risco em gestação de gêmeos do que de um só bebê.

E a ajuda profissional e um ambiente médico pode ajudar a resolver complicações que possam ocorrer durante o parto. Por isso em caso de parto normal de gêmeos não é indicado que ele seja feito em casa.

Escolha de Nossas Editoras

Dica de Instagram Para Seguir

Siga @dazzlook no Instagram

Siga @dazzlook - Dicas de compras, promoções, moda, beleza e estilo. Conecte-se.

Siga @dazzlook no Instagram Siga @dazzlook no Instagram

O hospital deve ter UTI neonatal e uma equipe que tenha experiência em partos de bebês prematuros. Na equipe médica devem haver dois pediatras, um para atender cada bebê.

Ter uma doula

Saiba Tudo Sobre Dicas de Menina
Foto: via DONA International

A doula é a uma profissional que ajuda a mulher durante o parto e nos cuidados com o bebê. Ela não tem conhecimento médico, mas tem como função oferecer suporte emocional à mãe, dando conforto, encorajamento e tranquilidade.

Ela também dá informações de como a mãe deve agir no momento do parto e do cuidado com o bebê.

Essa profissional faz o papel que antigamente as mães, tias e irmãs faziam ao acompanhar a gestante durante o parto.

Ela não anula a presença de qualquer profissional durante o parto nem o acompanhante escolhido pela gestante, podendo também orientá-lo de como melhor ajudar a gestante.

Quais cuidados devo ter com os bebês em casa?

Quando se tem dois filhos a preocupação é maior do que quando se tem só um. Por isso a mãe precisa se preparar para cuidar deles em casa. Assim é necessário tomar alguns cuidados, entre eles:

Contar com ajuda em casa

Após o parto é importante que a mãe tenha ajuda em casa. Pois cuidar de dois bebês não é nada fácil. E essa ajuda deve vir especialmente de seu companheiro que tem um papel fundamental na vida da mãe e dos bebês.

Amamentar os dois bebês

Amamentar os dois bebês não é uma tarefa tão simples. A mulher pode optar por amamentar um bebê de cada vez ou os dois ao mesmo tempo.

Na primeira opção ela pode dar atenção exclusiva a cada bebê, no entanto passa mais tempo dando de mamar.

Na segunda opção ela passa menos tempo dando de mamar, podendo fazer outras coisas, no entanto tem que dividir a atenção entre os dois bebês enquanto amamenta.

O que devo fazer para ter parto normal de gêmeos?

Há algumas coisas que estão fora do seu alcance e não é possível controlar como a posição dos bebês e complicações que podem ocorrer.

Mas é importante que a mulher mantenha uma boa saúde durante a gravidez, comendo corretamente, bebendo bastante água e fazendo atividade física.

É bom que a mulher também fique o mais ativa possível durante o trabalho de parto e ter uma pessoa de confiança que acompanhe a mulher durante o parto também é uma ótima forma de passar mais segurança e tranquilidade à mãe.

Como é a cesariana de gêmeos?

Saiba Tudo Sobre Dicas de Menina
Foto> via Revista Galileu

Infelizmente nem sempre é possível ter parto normal de gêmeos, pois como vimos anteriormente podem acontecer complicações que podem colocar em risco a vida da mãe e do bebê.

Se esse é o seu caso saiba que a cesariana de gêmeos é feita de forma semelhante à cesariana de um só bebê. Esse tipo de parto é marcado com antecedência, antes de ocorrerem as contrações para ser mais confortável para a mulher.

Durante a cesárea a mãe recebe uma anestesia na coluna vertebral. Depois é colocado um cateter no espaço peridural para serem administrados medicamentos e também é colocada uma sonda para conter a urina.

Então é feito um corte de 10 a 12 centímetros na área pélvica. O médico terá que cortar seis camadas de tecido para chegar até os bebês. Então o médico vai puxar os bebês. Um de cada vez.

Quando os bebês são retirados o pediatra aparece para examinar os bebês para ver se eles estão respirando para então a enfermeira mostra-los à mãe. Então o médico retira a placenta.

Depois os bebês são limpos, pesados e medidos para serem entregues à mãe para ser amamentados.

Então o corte é fechado e o médico deverá costurar todas as camadas que foram cortadas durante o parto.

Existe outros tipos de cesariana?

Sim, há uma cesariana conhecida como humanizada que é feita quando se inicia o trabalho do parto. Nessa cesariana o abdômen da mulher é cortado e o bebê é induzido a sair sozinho por ele.

Para isso corte é feito até chegar ao útero e o médico apenas posiciona o bebê para que ele saia pelo abdômen através das contrações, que o empurram.

Nesse tipo de parto é possível a mãe ver o bebê nascer, já que não é colocado o tecido de separação que é colocado na cesariana tradicional.

Esse tipo de parto é uma mistura da cesariana com parto normal, possibilidade que a mãe fique mais tranquila, sem ter medo que o bebê não passe pela vagina e também sem dor.

Como cuidar de bebês gêmeos?

Saiba Tudo Sobre Dicas de Menina
Foto: via VIX

Quando seus bebês nascerem é importante cuidar bem deles para que cresçam fortes e saudáveis. Mas nem sempre é fácil dividir a atenção. Há algumas formas que podem te ajudar, vamos conferir:

Siga uma rotina

Seguir uma rotina é importante para você não se perder. Primeiramente você deve estabelecer horários para realizar as atividades diárias, como a hora do banho, de mamar, do sono, entre outros. É importante que você faça as rotinas com os bebês ao mesmo tempo, assim eles ficam no mesmo ritmo.

É importante que você também anote as atividades e deixe em algum lugar para você não esquecer.

Peça ajuda

É difícil para uma mãe cuidar de dois bebês, por isso é bom pedir ajuda de pessoas próximas. Assim a mãe não fica sobrecarregada e é mais fácil lidar com a situação.

E a ajuda pode ser tanto para cuidar dos bebês quanto para ajudar com a casa, enquanto você cuida deles.

Descanse

É importante que a mãe tire um tempo para descansar, pois geralmente é a pessoa que mais fica tempo acordada cuidando dos pequenos. Por isso aproveite quando eles estiverem dormindo e relaxe um pouco. Ou mesmo peça ajuda a algum parente e faça algo que goste de fazer para se distrair.

Ad DDM

Curta seus filhos

É importante que durante o tempo que estiver junto de seus filhos você curta esse momento. Dê carinho a eles e demonstre o quando você os ama. Assim você ajudará a criar um forte vínculo entre vocês.

Deixe uma resposta

Preço, Vantagens e Desvantagens Dicas de Menina

Unhas de Acrílico: Preço, Vantagens e Desvantagens

Preço, Como Funciona? Dicas de Menina

Micropigmentação Labial: Preço, Como Funciona?