in

Parafina Líquida Na Pele e No Cabelo: Faz Mal?

Woman reaching for body lotion in department store

A parafina líquida não é novidade no uso de cosméticos tanto para cabelo quanto na pele. Muita gente condena o uso da parafina líquida, porém se você não sabe das propriedades desse produto, vamos ver agora aqui no Dicas De Menina.

A parafina líquida é um tipo de petrolato. Os petrolatos são derivados do petróleo e vem descrito no rótulo dos produtos, então da próxima vez que for comprar algum cosmético fique de olho.

A indústria utiliza este componente em condicionadores, máscaras, cremes, defrizantes, produtos para banho e pele, bronzeadores, entre outros.

Acontece que os derivados de petróleo são emolientes e possuem baixo custo para as fabricantes de cosméticos, então por uma questão de custo são utilizados nas fórmulas.

A parafina líquida não tem propriedade para hidratar o cabelo, mas deixa de imediato uma sensação de maciez e suavidade, mas não hidrata de fato.

O que ela faz é melhorar visualmente o cabelo a curto prazo, como é facilmente retirada no banho com shampoo não tem efeitos a longo prazo.

Se você não gosta do efeito da parafina líquida nos seus cabelos ou pele, então fique de olho nas informações do fabricante, ler o rótulo do produto é muito importante.

A maioria das máscaras hidratantes possui parafina líquida e ajuda quando estamos com pressa para ter um efeito bacana e rápido.

Mas vamos entender melhor como esse líquido funciona e até que pode ser bom ou ruim para nosso cabelo e pele.

O ideal é ficar atenta a saúde do seu cabelo, se estiver danificado com queda ou ressecamento seria necessário apostar em produtos com efeito de hidratação.

É só pesquisar o tipo de cosmético ideal para o seu tipo de cabelo e com os nutrientes que você precisa no momento.

O que a parafina faz no cabelo é criar uma película protetora no fio. Com isso estamos evitando de imediato as agressões para o cabelo, mas também qualquer tipo de benefício.

O problema é o uso contínuo de produtos com parafina liquida, como o cabelo esta sem acesso aos nutrientes, ele vai ficando opaco com o tempo, sem vida, ressecados e até quebradiços e ai temos que ficar espertas.

Quando isso acontece tem que suspender o uso e trocar para os produtos adequados para o seu tipo de cabelo e sem parafina líquida.

Para retirar toda a parafina dos fios use um shampoo anti-resíduos e produtos para devolver os nutrientes perdidos.

O Que Você Irá Encontrar Aqui

Parafina Líquida Para Pele

Parafina Líquida Para Pele dicas de menina

Já vimos aqui no Dicas De Menina que a parafina líquida está presente em vários produtos de cosméticos no mercado.

É muito usado para itens de cabelo e tem efeito imediato de maciez, na pele também faz composição em várias marcas, por ter um baixo custo de produção.

Também é possível fazer uma receita caseira com parafina líquida, a máscara tem efeito hidrante e remove células mortas, dando um novo aspecto à pele.

Fatores como a baixa umidade do ar e o tempo frio interferem diretamente no aspecto da pele, causando irritações e até rachaduras.

A região do rosto e as mãos sofrem com vermelhidão e até mesmo descamação. Nesses casos, a máscara de parafina serve para hidratar e recuperar a maciez.

Para hidratar partes do corpo como mãos ressecadas, aqueça a parafina e mergulhe a mão até formar uma película. Muito cuidado com a temperatura para não se queimar.

Em seguida envolva a mão com plástico ou luvas adequadas para potencializar a ação e deixe agir por vinte minutos.

Após esse tempo retire tudo e finalize com um creme hidratante. Você pode adotar esse procedimento uma vez por semana.

O tratamento vai devolver um aspecto macio na pele, mas fique atenta caso tenha alguma irritação ou incomodo, suspenda o uso de imediato e procure um profissional da área.

No frio é comum que tenhamos mais ressecamento da pele e até pequenas rachaduras, então temos que cuidar muito da hidratação e procurar o melhor produto para o nosso tipo de pele.

As máscaras de parafina podem ajudar a aliviar esse tipo de problema e remover as células mortas da pele.

Ela melhorar a umidade, a aspereza e as rachaduras dos calcanhares. Então se esse for o seu caso já tem a solução.

Para um tratamento sem riscos você pode procurar um profissional da área, mas se não tem tempo ou dinheiro é possível começar a hidratar a pele com uma máscara ou luva caseira.

Derreta a parafina até uma temperatura quente, mas que não vá queimar a sua pele. Para isso você pode fazer no banho-maria, limpe a região que será aplicada a parafina.

Com a ajuda de um pincel passe na região desejada, espalhe varias camadas na pele e cubra com um plástico limpo ou papel filme.

Pode manter no local uma toalha úmida para deixar aquecido por mais tempo. Quando estiver totalmente frio, retire a mascara e lave a região.

Para um melhor resultado aplique um hidratante ideal para o seu tipo de pele. Não esqueça sempre de usar o protetor solar.

Parafina Líquida No Cabelo

parafina liquida no cabelo dicas de menina

Derivados do petróleo, os famosos petrolatos são os produtos com óleo mineral, vaselina ou parafina. São comuns nos condicionadores, máscaras e diversos produtos de cosméticos.

Os petrolatos formam uma barreira em volta dos fios, acumulando e impedindo que os cabelos absorvam os nutrientes necessários para se manterem saudáveis e bonitos por mais tempo.

O efeito de maciez é só na hora mesmo de uso. A parafina também pode impedir a respiração do couro cabeludo, o que pode resultar em caspas e outras irritações.

Se você gosta dos efeitos da parafina liquida no cabelo, não tem problema é só ficar de olho e não esquecer de outros nutrientes importantes.

Uma dica caseira é usar sempre um óleo natural, coloque uma colher uma colher de óleo de coco em um potinho e esquente dois minutos.

Com o cabelo seco aplique um pouco de óleo mecha por mecha, no processo é muito importante massagear o couro cabeludo.

Deixe o produto agir por duas horas no cabelo todo. Nesse tempo o couro cabeludo vai absorver todos os nutrientes do óleo de coco.

Enxágue bem em água morna ou fria e lave duas vezes com um shampoo específico para seus fios. Em seguida, aplique um pouco de condicionante da orelha até as pontas.

Após o banho, tire o excesso de água dos fios e aplique seu creme para pentear normalmente, use um pente de dentes largos para desembaraçar o cabelo com cuidado.

Como Tirar Parafina do Cabelo

parafina liquida retirar do cabelo dicas de menina

A parafina líquida é facilmente consumida nos produtos de beleza, está presentes nos cremes hidratantes para pele e cabelo.

Por ter um custo baixo para produção e um resultado de imediato bem visível. Mas se não está contente com o resultado vamos remover a parafina do cabelo.

Para isso podemos usar o shampoo anti-resíduo ou se tiver mais concentrado nos fios o uso do calor como do secador pode ajudar.

O chuveiro também é uma opção prática com ótimos resultados. Quanto maior à temperatura da água mais a cera amolecerá o que fica mais fácil para retirar.

Deixe o cabelo de molho na água morna até que ele fique bem encharcado. Tome cuidado para não usar água quente demais e irritar a pele e o couro cabeludo.

Aplique muito shampoo da raiz até as pontas. Aplique um condicionante nos fios. Enxágue bem todo o cabelo.

Caso você tenha feito algum procedimento como dreads no cabelo e usou mais parafina líquida para diretamente para deixar firme, vai ter mais trabalho para remover.

Além de lavar bem com shampoo, você também pode usar uma escova ou um pente, preste atenção para remover a cera das cerdas entre as passadas.

Use as mãos para identificar se a cera está dura ou macia no fio. Avalie sua consistência. Se ela estiver macia, é melhor optar somente com o shampoo no banho mesmo.

A técnica com papel toalha também tem resultado, enrole o papel nos fios, agarre a mecha com cera e enrole o papel sobre ela com firmeza.

Faça o processo por partes, mecha por mecha, use o ar quente do secador direcionando para mecha, passe varias vezes com cuidado para não encostar no papel.

Para retirar o papel, pressione as folhas com os dedos e tente sentir a cera através delas. Deslize até o final do cabelo para remover toda a cera.

Se for possível encha a pia ou tanque com água morna e mergulhe o cabelo nela, deixe por alguns minutos. Com o aquecimento dos fios, também será possível retirar a cera com mais facilidade.

Ao contrário do calor o gelo também poderá ajudar. Aplique compressa gelada nos fios, isso faz com que a cera endureça bastante, assim fica fácil quebrar e retirar do cabelo.

O gelo também é possível aplicar diretamente na cera, terá o mesmo efeito. Coloque o gelo sobre a cera e deixe que ele aja por alguns minutos.

Retire o gelo e quebre a cera endurecida. Pode ir repetindo o procedimento até finalizar tudo, aos poucos com calma para não danificar o cabelo.

Se a cera grudou próxima das raízes dos fios, pode aplicar óleo, azeite de oliva, óleo para bebês, óleo de jojoba ou óleo mineral para passar no cabelo.

Primeiro, umedeça os fios com água morna. Em seguida, aplique uma quantidade de óleo nas mãos ou em uma bola de algodão e passe na cera.

Enxágue o cabelo com água morna. Repita o processo até a cera sair totalmente, lave o cabelo com shampoo e aplique um condicionante.

No mercado também é possível encontrar produtos com removedor de cera, ele é bem específico para a remoção de resíduos de cera, também ajuda a hidratar o couro cabeludo.

Siga sempre a orientação do fabricante para o uso. Caso tenha qualquer tipo de irritação suspenda o uso de imediato e procure um profissional da área.

Parafina Cosmética

Parafina Cosmética dicas de menina

Agora você já entendeu que a parafina líquida está presente em varios tipos de cosméticos. Explicamos aqui no Dicas De Menina como ela age no seu cabelo e em algumas partes do seu corpo.

Como tem grandes propriedades com efeito imediato, e baixo custo a indústria usa muito para produção de seus cosméticos.

Os cremes são ótimos para o ressecamento da pele, rachaduras, porque mantém a sua umidade.

A parafina mantém a umidade da pele, causando um efeito de hidratação. É formado uma camada protetora impedindo que os líquidos evaporem.

Produção de cremes hidratantes a parafina é semelhante com a vaselina, que também já é utilizada nesse segmento industrial.

Tratamentos redutores de medidas, devido a capacidade da parafina atingir uma alta temperatura facilmente.

Tratamentos para redução do envelhecimento facial, fisioterapêuticos, dando a sensação de relaxamento para a pele.

Além da parafina quente utilizada, também é possível encontrar a parafina fria em forma de gel, o que pode ser mais fácil a aplicação e confortável na pele.

A solvente oferece uma variedade de parafinas para diversas finalidades. O uso de parafina é muito utilizado nos centros de beleza para melhorar os aspectos dos pés e das mãos.

A parafina é um conjunto de hidrocarbonetos, nas refinarias, estes hidrocarbonetos são destilados a temperaturas obtendo óleos mais pesados.

Depois de passar por uma temperatura baixa a parafina cristaliza e é filtrada, purificada e enviada para os laboratórios dar continuidade para mistura nos cosméticos.

A propriedade mais valorizada neste produto é o fato de criar uma camada protetora e mantendo a umidade da pele. Assim traz a sensação de hidratação.

Para tratamentos redutores, também se mostra muito eficiente. Você precisa aplicar uma quantidade de parafina liquida sobre a região que deseja tratar.

A parafina precisa estar quente, mas cuidado para não queimar a pele. Aplique com um pincel em toda área. E faça massagens estimulando a circulação.

Se não conseguir sozinha, peça ajuda ou procure um profissional especializada da área. Envolva uma manta térmica aquecida e em seguida fria, assim vai provocar uma vaso-constrição.

Para os tratamentos faciais, aplique varias camadas da queratina liquida aquecida com um pincel, cuidado com a temperatura para não queimar a pele.

Deixe agir por vinte minutos e retire do rosto, como ela está fria é fácil a remoção pode até descolar sozinha antes disso.

Após um tratamento com parafina, a pele fica mais suave, mais cuidada, com mais luz e com melhor aspecto.

A parafina fria não precisa aquecer, assim ao aplicar o produto pode estender mais facilmente e fazer com que penetre na pele proporcionando uma massagem mais agradável.

A parafina fria é aplicada em gel sobre a pele, os profissionais utilizam papel osmótico para dilatar os vasos.

Após o tempo de ação é retirado tudo com uma esponja úmida e aplicado um creme relaxante. Isso traz uma sensação de bem estar.

Qualquer procedimento que você vá fazer é importante ter cuidado, ler sempre o rótulo e seguir a orientação do fabricante.

Se houver reação negativa na pele ou cabelo, você precisa suspender o uso de imediato e procurar a ajuda de um profissional da área.

Avatar

Written by Silmara Bueno

Água de Arroz No Cabelo como fazer dicas de menina

Água de Arroz No Cabelo: Resenha, Alisa? Como Fazer?

Como Fazer Dread No Cabelo dicas de menina

Como Fazer Dread No Cabelo? Veja Nosso Passo a Passo