Categorias
Cabelo

Ovo no Cabelo: Faz Crescer? Veja aqui nossas dicas!

No mundo da beleza, sabemos que uma boa alimentação saudável faz toda a diferença, seja para manter a pele bonita ou os cabelos fortes e cheios de vida não é mesmo? E o consumo propriamente dito não é apenas a única maneira de aproveitar os benefícios dos alimentos. O ovo no cabelo é um exemplo excelente de alimento que pode ser usado em várias receitas e tem a capacidade de promover diversos pontos benéficos para as madeixas.

Para quem não sabe, o ovo é um alimento riquíssimo em Proteína, Minerais e Vitaminas que fazem parte de complexo B. Todos esses nutrientes presentes no alimento são ótimos para a saúde dos fios capilares. A Biotina, por exemplo, juntamente com as vitaminas citadas, são os principais elementos presentes no ovo quando o assunto é saúde do cabelo, elas em conjunto são as principais responsáveis pela beleza e crescimento saudável dos fios.

Sem contar que os nutrientes presentes no ovo deixam o cabelo com muito mais volume e como mencionamos anteriormente, ele ajuda a estimular seu crescimento. Usar o ovo no cabelo fará também que suas madeixas fiquem mais resistentes e super hidratadas.  

Entretanto, nem toda mulher gosta de usar o ovo no cabelo por ter receio do odor do alimento e acabar achando negativo, mas é importante enfatizar que o cheiro não permanece no fio depois que você utiliza ele, sem falar dos enormes benefícios que ele promove e que valem muito a pena.

O artigo de hoje irá lhe explicar um pouco mais sobre todas as propriedades benéficas que o ovo promove na cabeleira e ainda vamos ensinar diversas receitas caseiras de cuidados capilares para você testar e cuidar dos fios.

Fique atenta as dicas e não perca tempo para ir testá-las. Com certeza você irá se apaixonar!

Conheça os principais pontos positivos promovidos pelo ovo no cabelo

Basicamente o ovo é uma espécie de conjunto formado de cápsulas ricas em Vitaminas. Se você consumir de uns até dois ovos diariamente, equivale a tomar um Pantogar e Pill Food ao mesmo tempo, que para quem não sabe se tratam de suplementos alimentares.

Ou seja, um único alimento é riquíssimo em nutrientes importantíssimos para o bem-estar do organismo humano e inclusiva, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ovo é um alimento considerado como Proteína padrão e de altíssimo valor Biológico.

Para entender melhor como o ovo no cabelo é importante e entender a atuação de suas vitaminas no fio, é necessário que entendamos toda a nossa composição capilar, que se dá da seguinte maneira:

  • Cerca de oitenta e oito por cento da estrutura é composto por proteínas, das quais destacamos a queratina que é constituída por cerca de dezoito Aminoácidos, dos quais podemos destacar a Cisteína, que é fonte excelente de Enxofre, responsável por todas as conexões de caráter fibroso das madeixas;
  • Cerca de três por cento é composto por lipídeos, que são constituídos por Esterol, Ceramidas e Ácidos Graxos;
  • Um por cento se trata de Melanina que é a substância responsável pela cor do nosso cabelo e oito por cento é composto por água, sais e minerais.

A proteína é importantíssima pois ela promove a formação capilar e inclusive das nossas unhas. Como mencionamos, a proteína do cabelo é a Queratina e ela é constituída por dezoito tipos de Aminoácidos, dos quais os principais são a Cisteína e a Cistina.

Para quem não sabe a Cistina compõe aproximadamente dez por cento dos cabelos e ela que estimula os fios em seu crescimento. Ela é de fato a principal substância presente na Queratina capilar e graças a ela a Raiz do cabelo funciona naturalmente, além de que ela promove efeito Antioxidante, onde ela age como uma espécie de Depurador de radicais.

Já a Cisteína, tem a capacidade de promover o reparo dos danos capilares, protegendo o fio dos raios solares já que ele age como antioxidante. De forma geral, a Cisteína é o melhor dos aminoácidos compostos na Queratina, uma vez que ele deixa os fios muito mais fortes, promove a melhora da textura capilar e ainda é famoso por conseguir dobrar o tamanho do cabelo.

Aliás, a Cisteína ajuda a reduzir a queda dos fios significativamente e ainda age com propriedade desintoxicante no organismo.

Existe um teste chamado de teste PB que é ótimo para você descobrir se o seu cabelo está com saúde. Para fazê-lo você deverá estar com os fios molhados. É bem simples: Puxe alguns fiozinhos deixando-os bem esticados, se eles voltarem normal posteriormente quando você os soltar isso significa que suas madeixas estão saudáveis. Agora se os fios acabarem se quebrando, isso significa que está ocorrendo um excesso de proteína que está prejudicando as madeixas. Agora se os fios ficarem esticados demasiadamente e quando você soltar eles não voltarem para o tamanho inicial isso quer dizer que as madeixas precisam de proteína.

A vitamina A também é outra propriedade excelente para os cabelos. Ela ajuda a fazer com que os fios cresçam saudáveis, prevenindo problemas com ressecamento e quebra. Além disso, a vitamina A cuida da sua pele, evitando que ela fique com aquele aspecto mais áspero. Sem contar que ela promove a interrupção do processo que degenera as células do cabelo decorrentes da Oxidação, ajuda a controlar a Produção Sebácea, reduz os níveis de oleosidade que acabam ficando em excesso na região do couro cabeludo, promove a melhora da Elasticidade dos fios e ainda regula o processo que promove a multiplicação das células.

Veja o que pode acontecer com o seu organismo se houver falta de Vitamina A:

  • Na pele:

Sem a vitamina A, a pele acaba descamando, com aspecto seco. Além disso ela pode ficar seca, sem brilho nenhum e com formação de escamas. Podem acabar surgindo Espinhas nas regiões do rosto, das costas e até mesmo no bumbum.

Além disso, a falta da Vitamina promove erupções na pele, parecido com a carne da Galinha quando ela acaba de ser depenada e a pele da região do calcanhar fica mais dura, grossa e muito ressecada.

  • No cabelo:

A falta de Vitamina A deixa as madeixas ressecadas e bem quebradiças.

  • Na unha:

No caso das unhas, elas ficam mais grossas e mais espessas. Além de que as unhas ficam pequenas e pode criar estrias nelas.

Outra propriedade benéfica do Ovo é a colina, que é a responsável por fornecer os Radicais Metila, importantíssimos para o processo de troca Metabólica. A colina acaba atuando em conjunto com a Vitamina B12.

Existe também a Riboflavina B2, que promove o estimula o crescimento e a reprodução dos cabelos, fortalecendo-os além de deixar a unha e a pele fortes também. Também conhecida como Vitamina B2, ela também é importantíssima para manter os fios capilares saudáveis.

Já a vitamina B12 deixa as madeixas mais resistentes e cheias de força, além de prevenir as indesejáveis pontas duplas.

Outra propriedade do Ovo é o Ácido Fólico que também age juntamente com a Vitamina B12 no processo que transforma e sintetiza as Proteínas. Podemos dizer que ela acaba sendo uma das vitaminas mais fundamentais para prevenir quedas capilares e inclusive previne a perda indesejável da cor das madeixas.

A falta desse ácido juntamente com a escassez da Vitamina B12, pode fazer com que o indivíduo sofra com Vertigens, cansaço extremo, alucinação, perca da memória e ainda pode ter fraqueza nos músculos.

Existe também o que chamamos de Ácido Pantotênico, que é uma das vitaminas mais importantes na prevenção de quedas capilares e ainda ajuda a manter a cor dos fios em dia.

A Vitamina D, também evita que os fios caiam excessivamente, fortalecendo-os e revestindo-os de brilho. Quinze minutinhos tomando sol já é o bastante para repor a vitamina nos cabelos, lembrando que o melhor é tomar o sol de manhã até no máximo dez horas ou depois das quatro horas da tarde, pois não prejudica a saúde.

Temos a Vitamina B6 que também estimula a manutenção da cor dos fios, lembrando que sua escassez no organismo pode provocar quedas capilares. Já a Vitamina E age contra os radicais livres, prevenindo a ocorrência de danos nas células por conta dos raios UV e do processo natural de envelhecimento. Além disso a Vitamina é promove a melhora da circulação no couro cabeludo e ainda o protege de gorduras de caráter oxidável.

No alimento você também encontra a Biotina, que é um tipo de Vitamina Hidrossolúvel, que faz parte das vitaminas do complexo B, ou seja, ela ajuda no processo de crescimento celular e sua falta no organismo pode alterar o ciclo do cabelo elevando problemas com quedas.

O Fósforo, também encontrado no ovo, tem a capacidade de prevenir o envelhecimento precoce das madeixas, acelerando o seu crescimento saudável. Enquanto que o Zinco auxilia no processo produtivo de sebo, que é basicamente um óleo produzindo naturalmente na região do couro cabeludo. Ele é excelente pois regula essa produção, prevenindo problemas como caspa, mantendo o fio fortes, saudáveis, hidratados e reduzindo problemas com queda capilar.

A falta do Zinco dificulta quem está querendo deixar o cabelo crescer, além do fato de que os fios ficam bem quebradiços. Outra propriedade importante é o Ferro, sem ele o cabelo sofre com quedas indesejáveis.

Além disso, temos o Enxofre, que para quem não sabe é o mineral responsável por formar a Queratina presente nas madeixas, que como já sabemos é a Proteína que estrutura e encorpa os fios capilares. Além de dar brilho para os cabelos, o Enxofre também auxilia no processo que estimula o seu crescimento.

No ovo também encontramos o Cálcio, que previne a fragilidade e a quebra capilar. Ele também auxilia no estímulo do crescimento das madeixas e também age no processo que forma as proteínas essenciais para a cabeleira. O Sódio promove o equilíbrio da água presenta na parte interna dos fios capilares e o Magnésio previne problemas com Alopecia e Calvície, além de deixar o cabe superforte.

Enfim, deu para ver que o ovo é riquíssimo em propriedades benéficas para os cabelos não é mesmo? Não só na alimentação, como também na aplicação direta dele na região através de receitas incríveis. Então não deixe de incluí-lo no seu cardápio alimentar diário nem tão pouco nos seus cuidados capilares.

Afinal, você deve utilizar a clara ou a gema do ovo nos cuidados capilares?

A resposta para essa pergunta vai variar dependendo do tipo do seu cabelo. Quem tem problemas com oleosidade deve apostar na clara do ovo, agora que tem os fios muito secos, deve investir no uso da gema.

Se o seu cabelo é misto, você pode estar usando ambas as partes em conjunto. A clara, por exemplo, é rica em proteína e minerais que são excelentes para acelerar o crescimento do cabelo. Como ela acaba sendo a parte magra do alimento, é recomendada para que sofre com cabelos ressecados, uma vez que ajuda a promover melhorias na oleosidade.

No caso da gema, além dessas proteínas e minerais, ela acaba sendo mais rica em níveis de gordura e isso é ótimo para promover a hidratação dos fios secos. Então quem tem o cabelo tipo misto, vai s beneficiar muito usando o ovo inteiro.

Confira as melhores receitas de cuidados capilares utilizando ovo

Existem vários tipos de receitas com ovo seja para hidratar ou para reconstruir os fios capilares. Separamos a seguir as melhores para você testar e cuidar das suas madeixas. Anote a dicas a seguir e arrase mulher:

  • Hidratando o Cabelo com Ovo e Banana

Para essa receita você irá separar uma banana bem madura e picar ela. Depois adicione ela com um ovo inteiro em um liquidificado e bata bem. Em seguida coloque a mistura em um potinho e acrescente três colheres do seu creme hidratante preferido, mexendo bem.

Se achar melhor pode bater tudo em um liquidificador também para misturar melhor, e pronto a receita está pronta. Para aplicar é bem fácil. Você deverá separar todo o seu cabelo em mechinhas e ir aplicando o produto em cada uma delas.

O ideal é deixar a receita agindo por cerca de quarenta minutinhos. Para quem não sabe, a fruta em questão tem a capacidade de potencializar o processo responsável por nutrir o fio capilar. Em vista disso o resultado final de usá-la na região é simplesmente esse: Você notará seu cabelo mais leve e com um super brilho.

  • Hidratando o Cabelo com ovo e leite

A segunda receita também é simples. Separe um ovo inteiro em um recipiente e bata ele com o auxílio de um garfo. Em seguida, acrescente três colheres de leite, se quiser, pode ser o vegetal.

Depois de mexer bem acrescente mais três colheres do seu creme hidratante preferido. Para potencializar a misturinha, você pode adicionar também uma colher de azeite de oliva junto com uma colher de mel.

Depois de misturar bastante a sua receita já está pronta. Para aplica-la também é simples: Divida o cabelo em mechinhas e vá aplicando a mistura até finalizar o cabelo todo. Depois deixe agindo por cerca de meia hora, com o cabelo coberto com uma touca térmica ou de plástico.

Essa receita é excelente para reconstruir os fios, repondo a massa capilar, fazendo com que as madeixas fiquem fortes. Você pode aplica-la duas vezes ao mês, para potencializar os resultados.

  • Hidratando o Cabelo com Ovo e Mel

Outra dica é hidratar os fios com ovo e mel. Para isso basta separar a gema de um ovo e coá-la. Coar a gema ajuda a reduzir o cheiro desagradável do alimento, por isso não deixe de fazer isso.

Depois disso acrescente quatro colheres de mel e misture bem. Se desejar, você também pode adicionar uma colher do seu óleo Vegetal preferido, pois irá dar mais potência para a receita.  

Não esqueça de acrescentar quatro colheres da sua máscara capilar hidratante e misturar bem. Depois é só aplicar nas madeixas.

O ideal é deixar a misturinha agindo por cerca de vinte minutinhos. Trata-se de uma receita excelente para quem tem química nos cabelos, principalmente descoloração. Para quem não sabe o Mel é excelente pois promove a selagem do fio, fazendo com que o efeito da Hidratação realizada permaneça por muito mais tempo.

  • Hidratando o Cabelo com Ovo e Maionese

Para essa receita você deverá separar um pote limpo e nele acrescentar um ovo completo. É importante retirara película da gema para prevenir aquele mau cheiro natural do alimento.

Em seguida acrescente duas colheres bem cheias de maionese, um pouco de Azeite Extravirgem e de Óleo de Rícino. Acrescente também seu creme de Hidratação preferido e uma ampola de Vitamina A.

Não esqueça de mexer bem todos os ingredientes até que a misturinha fique bem homogênea. E pronto, já pode aplicar nas madeixas.

Para quem não sabe a Maionese é rica em Óleos Vegetais e tem ação Antioxidante, o que ajuda a dar brilho nos cabelos e deixá-los macios. Sem dúvida é uma receita poderosa e supereconômica que vale a pena testar.

  • Hidratando o Cabelo com Ovo e Maisena

Separe três colheres de sua Máscara Hidratante Capilar em um potinho. Depois acrescente uma colher de Maisena, também chamada de Amido de milho. Em seguida coloque um ovo na mistura, mas não esqueça de peneirar ele antes para evitar odor.

Misture bem e adicione uma colher de mel, uma ampola de Vitamina A e duas colherezinhas de Óleo de coco para potencializar ainda mais a receitinha. Misture bem e pronto, sua receita potente de Hidratação Capilar já está pronta.

O ideal é aplicar no cabelo massageando bastante e depois deixar a misturinha agindo por pelo menos meia hora. Se desejar pode colocar uma toquinha térmica ou de plástico para reforçar a ação do produto nas madeixas.

  • Hidratando o Cabelo com ovo e azeite

Pegue um ovo completo e separa ele em um recipiente limpo. Em seguida adicione duas colheres de Azeite de oliva e mais duas de Creme Hidratante capilar, misturando bastante. Depois é só aplicar em todo o cabelo e deixar a receita agindo por cerca de vinte minutinhos.

A proteína presente no ovo juntamente com a ação rejuvenescedora do Azeite deixará suas madeixas cheias de brilho, você vai amar!

  • Hidratando o Cabelo com ovo e babosa

Essa receita também é surpreendente. Primeiramente pegue duas colheres de gel de babosa e mistura com duas de máscara hidratante capilar. Em seguida acrescente uma colherzinha de óleo de rícino e duas gemas de ovo coadas.

Você pode fazer uma mistura batendo os ingredientes em um liquidificador a fim de obter uma receita bem homogênea. E pronto é só aplicar nos cabelos.

Deixe essa misturinha hidratante por cerca de meia hora nas madeixas. Graças aos Aminoácidos e Minerais presentes na babosa, o seu cabelo irá ficar super nutritivo e regenerado, ou seja, vão ficar maravilhosos.

  • Hidratando o cabelo com Ovo, mel e abacate

São tantas receitas que até ficamos com dúvida de qual usar não é mesmo? Pois bem separamos mais uma para você. Nessa você vai usar basicamente ovo, mel e abacate.

Pegue um pote limpo e nele como pedaços de um abacate bem madura e amasse bastante. Em seguida adicione uma colher de mel e um ovo completo. Misture bem e acrescente mais três colheres de Creme Hidratante de sua preferência.

Não esqueça de misturar bastante os ingredientes e quando for aplicar nas madeixas, deixe agindo por no mínimo meia horinha. Graças às vitaminas presentes na fruta e questão e às proteínas do ovo, o seu cabelo ficará soltinho, super hidratado e com uma aparência lindíssima.

  • Hidratando os Cabelos cacheados com ovo

Essa receita é ótima para quem tem cachinhos. Para fazê-la você deverá pegar um ovo completo e coá-lo bem, deixando em um potinho limpo. Depois de peneira-lo, adicione três colheres do seu creme hidratante capilar, duas de Creme de leite e uma de Azeite de Oliva.

Misture bem todos os ingredientes até obter uma receita bem homogênea. Em seguida é só hidratar os cachinhos com ela. Essa recita é excelente para quem gosta de cachinhos volumosos e cheios de definição. Para potencializar o efeito da mistura use uma touca térmica ou de plástico quando for deixá-la agir no cabelo.

  • Receita com ovo para estimular o crescimento capilar

Essa última receita separamos com chave de ouro, para você que quer deixar o cabelo crescer mais rápido, cheio de força e saúde. Para fazê-la você deverá separar um ovo completo em um potinho limpo e junto a ele acrescentar duas colherezinhas de Óleo de coco.

Simples assim, você irá misturar bem ambos ingredientes e depois é só aplicar na cabeleira. A dica é aplicar a receita bem na raiz capilar e massagear bem o local. O ideal deixá-la agindo bastante, por isso o truque é fazer antes de dormir e só enxaguar no dia seguinte.

O ideal é repetir essa receita uma vez a cada quinzena. O ovo por ser rico em propriedades benéficas é um excelente aliado no processo de Reconstrução dos fios, além de hidratar as madeixas, torná-las mais resistentes e cheias de brilho. Além é claro, de promover o seu crescimento.

Em suam, vale muito a pena aproveitar esse alimento tanto para cuidar da beleza como para manter a saúde do organismo em dia. E se você está curiosa para ver os resultados das receitas com ovo nos seus cabelos não perca tempo. O ovo no cabelo faz toda a diferença e talvez esteja faltando usar ele para ter de vez o cabelo dos sonhos.

Chame as amigas e façam um spa day de cuidados capilares. Cada uma pode testar uma receita diferente e assim toda vão ver os resultados incríveis que cada um proporciona. Gostou? Então arrasa menina e vá cuidar das suas madeixas, elas merecem.