in

O que é Transição Capilar e Como Fazer? Antes e Depois

O que é Transição Capilar e Como Fazer Dicas de Menina
Foto: via Blog da Sah Oliveira

Com os cabelos cacheados fazendo cada vez mais sucesso é comum ouvirmos falar de transição capilar.

A transição capilar nada mais é do que deixar de realizar tratamentos químicos para alisar os cabelos e aderir aos cabelos naturais. O tempo que dura esse processo vai depender de cada cabelo e da forma que você irá cortá-lo.

Escolha de Nossas Editoras

Dica de Instagram Para Seguir

Siga @dazzlook no Instagram

Siga @dazzlook - Dicas de compras, promoções, moda, beleza e estilo. Conecte-se.

Siga @dazzlook no Instagram Siga @dazzlook no Instagram

Durante a transição capilar é preciso ter alguns cuidados com os cabelos como fazer o cronograma capilar e usar produtos específicos como shampoo e condicionador hidratante, óleo, máscaras de hidratação e de reconstrução. Alguns dos produtos mais recomendados são da marca Salon Line.

Como os cabelos ficam com um aspecto estranho durante o processo você pode aderir a alguns cortes e penteados para disfarçar.

Confira a seguir dicas e imagens que mostram o antes e depois de mulheres que realizaram a transição capilar.

Vamos lá?

O que é transição capilar?

Como dissemos anteriormente a transição capilar é a decisão da mulher em parar de realizar procedimentos químicos para alisar os cabelos e deixar as madeixas naturais, aderindo dessa forma aos cachos.

Por muito tempo a moda que imperou foi a dos cabelos lisos, sendo que os cabelos cacheados não eram considerados tão atraentes. Mas atualmente a opinião das mulheres vem mudando e os cabelos cacheados estão sendo cada vez mais valorizados.

Por isso muitas mulheres, inclusive eu, deixaram de alisar seus cabelos e assumiram seus cachos.

Quanto tempo dura a transição capilar?

Antes e Depois Dicas de Menina
Foto: via Toda Beleza

Saiba que não é tão fácil aderir aos cabelos naturais após ter feito químicas no cabelo, para que eles voltem ao normal é preciso ter paciência e cuidados especiais com seus cabelos.

O tempo de duração pode variar de seis meses a dois anos ou ser instantâneo se a mulher fizer big shop, que nada mais é do que cortar os fios alisados e deixar apenas os fios naturais.

Essa decisão é difícil, pois dependendo de como está o estado do cabelo a mulher pode ficar com os cabelos bem curtinhos, o que proporciona uma mudança drástica ao visual.

O que acontece durante a transição capilar?

Durante a transição capilar o cabelo fica dividido entre fios lisos, que são os fios antigos que passaram pelo processo de alisamento e fios cacheados, que são os fios novos que estão nascendo em sua forma natural.

Isso dá um aspecto estranho ao cabelo, mas o importante é você estar segura de sua decisão e não se importar com a opinião dos outros. E também há várias formas de deixar seus cabelos bonitos, mesmo durante a transição.

Transição capilar cortes

Fazer cortes que valorizem o formato de seu cabelo ajuda a você passar pela transição com mais confiança e a autoestima maior, entre eles:

Buzzcut

Antes e Depois Dicas de Menina
Foto: via Transforme-se em Você

Buzzcut é literalmente ter o cabelo raspado. É um corte feito para mulheres que não tem paciência de esperar a transição capilar e querem ver logo a mudança em suas madeixas.

Saiba que este corte deixa o rosto em evidência e assim é bom caprichar nos acessórios e maquiagem, caso tenha o costume de usar.

Tapered hair

Esse corte lembra o moicano, já que a nuca e as laterais são cortadas bem curtas e o volume de cabelo que fica no topo da cabeça é mantido. É um visual bem ousado e moderno e ajuda a tirar as partes do cabelo que estão com o efeito da química sem precisar raspar o cabelo totalmente.

Repicado em camadas

Esse corte é mais comportado, e é ótimo para cabelos cacheados, já que dá mais volume e equilibra o visual. Além disso, é possível realizar esse corte de várias formas, basta escolher o modelo que mais combina com você.

Transição capilar penteados

Como os cabelos em transição ficam com texturas diferentes, nada melhor do que usar penteados que valorizem o seu visual e desviem a atenção da mudança para sua composição.

Entre os penteados que você pode usar estão:

Coque

Antes e Depois Dicas de Menina
Foto: via Lugar da Mulher

O coque é um penteado prático e pode ser feito de várias formas, além de valorizar o rosto. Há várias formas de coque como o coque lateral, o coque abacaxi e o coque despojado, em que você pode deixar alguns fios soltos para dar um charme a mais ao visual.

Semi-preso

Esse penteado é bonito podendo ser usado em ocasiões formais e informais. Você pode usar a parte presa trançada ou com um coque, que deixa o visual bonito e diferente.

Trança

A trança é um penteado tradicional e que deixa o visual mais bonito e é perfeito para disfarçar as diferentes texturas do cabelo em transição. Ela pode ser feita de lado, em estilo boxeadora, embutida, afro ou box braids.

Confira o vídeo abaixo em que a vlogueira Duda Fernandes mostra oito penteados diferentes que dá pra fazer quando o cabelo está passando por uma fase de transição.

Transição capilar cronograma

Antes e Depois Dicas de Menina
Foto: via Viviane Mclean

O cronograma capilar é uma rotina de tratamentos com os cabelos. Entre os tratamentos feitos nele estão: hidratação, nutrição e reconstrução.

A hidratação é um tratamento que ajuda a repor a água do fio, deixando-o mais macio e sedoso. Ela pode ser feita com extratos vegetais como babosa, mel, pantenol e vitaminas. Você pode fazer a hidratação até duas vezes por semana.

A hidratação deve ser feita da seguinte forma: após o uso do shampoo você deve passar uma máscara de hidratação ou uma receita caseira nos cabelos e deixar agir por trinta minutos, utilizando uma touca térmica para potencializar a ação. Depois é só enxaguar os cabelos.

A nutrição ajuda a repor a oleosidade dos cabelos. Ela pode ser feita através de óleos vegetais como óleo de coco e óleo de argan. Esse tratamento deve ser feito uma vez por semana, caso contrário o cabelo poderá ficar muito oleoso.

A nutrição deve ser feita da seguinte forma. Você deve passar nos cabelos sujos, com exceção da raiz, algum óleo, deixando agir sobre as madeixas uma hora. Depois é só lavar normalmente com shampoo com e condicionador.

Por fim a reconstrução ajuda a repor a queratina capilar, a fim de fortalecer os cabelos. Ela pode ser feita através da própria queratina, cisteína, creatina, colágeno, arginina, proteínas e aminoácidos.

Ela deve ser feita uma vez a cada quinze dias, caso seu cabelo esteja bem danificado ou uma vez por mês. Não é indicado fazê-la sempre, pois pode enrijecer os cabelos, podendo facilitar a quebra.

A reconstrução deve ser feita da seguinte forma, depois de lavar os cabelos com shampoo passe nos cabelos uma ampola de queratina ou outra proteína, deixe agir por dez minutos. Depois passe uma máscara de hidratação e deixe agir mais vinte minutos, podendo usar uma touca térmica para potencializar a ação. Então é só enxaguar.

O cronograma pode variar de caso para caso, tudo vai depender do que você sentir que seu cabelo necessita.

Mas a proposta geral é a seguinte:

Na primeira semana você deve fazer uma hidratação, uma nutrição e uma reconstrução.

Na segunda uma nutrição, uma hidratação e uma nutrição, na terceira semana uma hidratação, uma nutrição e uma reconstrução e na quarta semana uma hidratação, uma nutrição e uma hidratação.

Escolha de Nossas Editoras

Dica de Instagram Para Seguir

Siga @dazzlook no Instagram

Siga @dazzlook - Dicas de compras, promoções, moda, beleza e estilo. Conecte-se.

Siga @dazzlook no Instagram Siga @dazzlook no Instagram

Os tratamentos devem ter pelo menos dois dias de intervalo um do outro. Dessa forma suas madeixas ficarão mais bonitas e saudáveis.

Transição capilar produtos

Antes e Depois Dicas de Menina
Foto: via Mercado Livre

Você deve utilizar produtos que sejam próprios para suas madeixas em transição, como shampoo e condicionador hidratante, um óleo natural e uma máscara de hidratação.

Se quiser também pode fazer receitas caseiras para economizar e aproveitar os nutrientes naturais de alimentos e óleos.

Entre os produtos encontrados no mercado que são recomendados para os cabelos em transição estão o da marca Salon Line, como o Óleo Umectado Salon Line.

Esse óleo deve ser usado no tratamento de nutrição, sendo que você deve passar nos cabelos e deixar agir por trinta minutos.

Também são indicados todos os produtos da linha #tô de cacho da Salon Line, como o shampoo, o condicionador, a máscara multifuncional, o creme para pentear e o ativador de cachos.

Outra linha que é feita especialmente para essa fase é a SOS Bomba de Vitaminas – Transição Capilar. O shampoo dessa linha contém em sua fórmula, que ajuda a aumentar a massa capilar e sela a cutícula, vitamina A que auxilia no crescimento saudável dos cabelos, óleo de cenoura que ajuda a combater o ressecamento capilar e óleo de rícino que também ajuda a fortalecer os fios.

Acesse o site da Loja da Salon Line e confira todas as suas linhas de produtos.

Transição capilar antes e depois

Confira o vídeo da vlogueira Larissa Resende que conta como foi passar pela transição capilar, falando sobre o antes e depois.

A Larissa dá dicas de produtos e ensina a tratar dos seus cabelos de forma prática com muito bom humor.

Nesse vídeo a Gersica Carvalho mostra as fotos de como ocorreu sua transição capilar desde quando usava a progressiva até a fase atual em que assumiu totalmente os cachos.

Confira também algumas fotos de antes e depois de mulheres que assumiram suas madeixas cacheadas.

Antes e Depois Dicas de Menina
Foto: via Diário de Daniela
Antes e Depois Dicas de Menina
Foto: via Cacheia!
Antes e Depois Dicas de Menina
Foto: via Embelleze
Antes e Depois Dicas de Menina
Foto: via Pinterest

Transição capilar dicas

Como você pode ver fazer transição capilar é uma decisão difícil, pois a aparência de seus cabelos muda completamente, por isso para passar por essa fase é importante seguir algumas dicas que vão te ajudar, entre elas:

Faça texturização

Se você estiver na fase em que suas madeixas estão com texturas diferentes, dando aos cabelos um aspecto estranho você pode resolver isso através da texturização.

Esse procedimento nada mais é do que cachear a região alisada dos cabelos com penteados ou acessórios que ajudam a enrolar os cabelos.

Você pode fazer a texturização de várias formas, através dos seus dedos, utilizando um creme ou gel e modelando cada mecha de cabelo para que fique cacheada.

Você também pode fazer a texturização em coquinhos, enrolando as mechas em pequenos coques e prendendo-os na cabeça, deixando-os assim por algumas horas. Depois é só soltá-los e finalizar com algum produto para manter o penteado.

Outra opção é utilizar acessórios como bobes, bigudinhos e até mesmo papel alumínio e papel higiênico. Basta enrolar os cabelos nesses acessórios e deixá-los por algumas horas para então soltá-los e ver o resultado.

Quando for modelar os cabelos é indicado que os fios estejam úmidos, pois dessa forma quando secarem eles manterão o formato enrolado.

Use acessórios no cabelo

Você também pode usar acessórios nos cabelos para deixá-los mais bonitos e disfarçar as diferentes texturas.

Entre os acessórios que você pode usar estão tiaras, presilhas e lenços, que deixam o visual mais feminino e bonito.

Um acessório diferente é turbante, que lembra a cultura africana e deixa o visual diferente e estiloso.

Confira o vídeo abaixo da vlogueira Rayza Nicácio em que ela ensina três formas de usar o turbante.

Você também pode prender os cabelos com laços, dando um ar romântico e grampos, que te dá a possibilidade de fazer coques e vários penteados diferentes, podendo variar no dia a dia.

Faça co-wash

Como os cabelos estão mais frágeis na fase de transição capilar é indicado fazer co-wash.

Ad DDM

Co-wash é uma técnica em que os cabelos são lavados com condicionador, assim evita que sejam usados shampos com sulfatos, petrolatos, parabenos e silicones, que são substâncias que ressecam as madeixas.

Fazendo o co-wash seus cabelos ficarão mais macios e hidratados. Você pode utilizar essa técnica sempre que for lavar os cabelos, se costuma lavar uma vez a cada dois dias ou duas vezes por semana, ou caso lave todos os dias revezar com a lavagem com shampoo.

Para fazer o co-wash você deve molhar os cabelos com água morna e massageá-los por alguns minutos para que a oleosidade do cabelo saia.

Depois você deve retirar o excesso de água dos fios e passar o condicionador da raiz até as pontas dos cabelos, massageando bem o couro cabeludo.

Então é só enxaguar bem para tirar todo o condicionador e arrumar o cabelo como de costume.

Faça revitalização nos cabelos nos day after

Antes e Depois Dicas de Menina
Foto: via Salon Line

A revitalização é o processo de refazer os cachos nos day after (dias após a lavagem dos cabelos), em que as madeixas estão amassadas e sem forma.

Para fazer a revitalização você pode usar água, cremes e óleos hidratantes para modelar os cachos novamente.

Você pode modelar os cachos com os dedos ou utilizar os acessórios que citamos como bobes e bigudinhos. Para facilitar você pode até mesmo dormir com esses acessórios para não ter trabalho de manhã e ter seus cabelos modelados.

Basta ter paciência e dedicação que você consegue.

Seja perseverante

Tomar a decisão de fazer uma transição capilar em seus cabelos não é nada fácil, pois mexe com sua autoestima e você pode não se sentir bonita durante essa fase, devido ao aspecto diferente dos cabelos.

Mas seguindo as dicas que demos você vai poder levar as mudanças com mais tranquilidade e ter mais autoconfiança.

Mesmo assim se você decidir ficar com as madeixas lisas, tudo bem. A decisão só pode ser sua e você deve usar os cabelos da forma que se sente melhor.

Talco no Cabelo Faz Ma Dicas de Menina

Talco no Cabelo Faz Mal? Para que Serve? Como Usar?

como remover espinha interna

Como remover espinha interna e secar em um instante