in

Neopilates: O que é? Quais os benefícios?

Neopilates Dicas de Menina
Foto: via Dani Guedes

É provável que você já tenha ouvido falar de pilates, não é mesmo?

Esse método é antigo, sendo criado pelo ginasta alemão Joseph Pilates no início do século XX.

O pilates utiliza exercícios que ajudam a tonificar os músculos e dar mais flexibilidade ao corpo, além de melhorar a respiração e corrigir problemas de postura.

Esse método fez tanto sucesso que com o passar do tempo foram criadas variações dele como o pilates na água e o mat pilates, mas em 2010 a fisioterapeuta brasileira Amanda Braz criou o neopilates.

O que é o neopilates? Quais seus benefícios?

Essas e outras informações você vai saber a seguir.

O que é neopilates?

O neopilates é um novo conceito de pilates, que une seus exercícios tradicionais com atividades funcionais e movimentos de arte circense.

O neopilates utiliza tecidos acrobáticos, bolas suíças, wall, slackline, entre outros objetos que te ajudam a trabalhar a respiração, o alinhamento corporal, a postura, a concentração e a flexibilidade.

Os exercícios praticados durante as aulas vão depender de sua condição física e da resistência e equilíbrio que você desempenhar conforme o andamento das aulas.

Quais seus benefícios?

Os benefícios que o neopilates proporciona são muitos, inclusive ele possibilita os mesmos benefícios do pilates tradicional que são: força muscular, boa postura, flexibilidade, consciência corporal e melhora na capacidade respiratória.

Além disso, o neopilates concede outros benefícios, como:

Aumenta a concentração

Foto: via Boa Forma Abril.com

Ele aumenta a concentração, pois são realizados exercícios que exigem muita concentração, já que na maior parte deles você tem que manter o equilíbrio para manter as posições indicadas.

Ganho muscular

Ele ajuda no ganho muscular, já que os exercícios trabalham a resistência e força dos músculos. É possível observar os resultados em dois ou três meses.

Aumenta a confiança e autoestima

Ele ajuda a aumentar a confiança e autoestima, pois são realizados exercícios que exigem firmeza e precisão, já que muitos são feitos no ar, o que dá mais instabilidade.

Emagrece

O neopilates também ajuda a emagrecer, pois os exercícios exigem mais intensidade, fazendo com que haja mais trabalho muscular e assim ajudam a gastar mais calorias. Geralmente em uma aula de uma hora são gastas 500 calorias.

Equilíbrio e noção de espaço

Ele também te ajuda a ter mais equilíbrio e noção de espaço, pois com a realização de exercícios no ar e bases instáveis, você deve executar seu equilíbrio da melhor forma possível para manter a posição.

Alivia o stress

Como os exercícios praticados no neopilates são lúdicos e divertidos, você acaba ficando mais relaxada, esquecendo-se dos problemas e assim aliviando o stress.

O neopilates pode ser praticado por qualquer pessoa?

O que é? Quais os benefícios? Dicas de Menina
Foto: via Pinterest

O neopilates é bem democrático, podendo ser praticado por crianças a partir de 10 anos e até idosos.

No entanto esse método não é recomendado para gestantes ou pessoas com problemas cardíacos, pressão alta, diabetes, crises de labirintite ou deslocamento de retina.

Isso se deve ao fato do neopilates envolver atividades em que a pessoa fica de ponta cabeça. A solução seria que essas pessoas fizessem aulas específicas sem ser necessário ficar nessa posição.

Por isso antes de começar a praticar as aulas é recomendado consultar seu médico para ver se você está habilitada para praticar essa atividade.

Como funcionam as aulas de pilates?

Cada aula tem no máximo três alunos, sendo realizadas em salas próprias, onde se encontram instalados os objetos circenses voltados para o neopilates.

A aula dura em média uma hora, sendo que ela é dividida em três partes. Na primeira parte ocorre o aquecimento e o alongamento. Na segunda parte iniciam-se os exercícios circenses e na terceira e última parte ocorre o relaxamento muscular e o alongamento que tem como objetivo aliviar a tensão do corpo.

Há exercícios que você realiza sozinho e outros que realiza em grupo. O ideal é que as aulas sejam feitas três vezes por semana.

Confira a seguir um vídeo que mostra como funciona a aula de neopilates na prática, para você ter uma ideia do que estamos falando:

Durante cada aula o professor ajuda os alunos avaliando o exercício e te ajudando a fazer tudo de forma correta, sempre respeitando suas condições físicas e resistência.

O preço das aulas varia de acordo com a localidade em que você reside, mas seu custo costuma ser menor do que outros tipos de exercícios como ginástica e musculação.

Qual a diferença entre neopilates e pilates?

O pilates compreende exercícios feitos no chão ou em uma base estável, enquanto que o neopilates apresenta instabilidade nas bases, sendo também possível realizar exercícios no ar, assim exigindo uma concentração maior e equilíbrio e por isso gasta mais calorias.

O neopilates é mais desafiador e utiliza exercícios lúdicos, fazendo com que a atividade se torne mais divertida.

Quais são os equipamentos usados no neopilates?

Como dissemos anteriormente os aparelhos e equipamentos usados no neopilates são baseados na arte circense, proporcionando exercícios lúdicos e que exigem concentração e equilíbrio.

Confira alguns dos equipamentos usados no neopilates e como eles funcionam:

Gravity

O gravity é um tecido suspenso, sendo baseado no tecido acrobático do circo. Como é um aparelho instável em que você fica suspensa no ar, ajuda a trabalhar bastante os músculos, proporcionando uma boa tonificação muscular, gasto energético e ainda melhora o equilíbrio.

Core skate

O que é? Quais os benefícios? Dicas de Menina
Foto: via Luz, Câmera, Esporte e Ação

Como o nome diz esse aparelho lembro um skate, só que no formato redondo, tendo oito rodas e uma superfície giratória. Ele proporciona uma base instável em que são realizados exercícios dinâmicos que ajudam a movimentar os músculos.

Lira

É um aro de metal que foi baseado no aro de metal utilizado por acrobatas nos circos. Ele fica suspenso e proporciona exercícios que trabalham a flexibilidade do corpo, equilíbrio, coordenação e concentração.

Fix ball

É um aparelho que serve para fixar a bola suíça, muito usada no pilates tradicional. Assim possibilita que você faça exercícios de pé, ajoelhado ou deitado sobre a bola sem cair. Esses exercícios te ajudam a ter mais equilíbrio, força, concentração e respiração.

Wall

É uma parede onde estão presas fitas de treinamento que te ajudam a fazer exercícios que trabalham a força muscular, equilíbrio, coordenação e concentração.

Slackline

É uma fita de nylon estreita e flexível, parecidas com essas usadas pelos equilibristas no circo. Nesse aparelho você deve tentar se equilibrar na fita que se encontra suspensa a certa distância do chão. No exercício você trabalha a concentração e o equilíbrio.

Quais cuidados devo tomar ao praticar neopilates?

Se você se interessou em praticar o neopilates e não vê a hora de começar, saiba que é preciso tomar alguns cuidados ao praticar essa atividade. Afinal o neopilates apesar de ser benéfico é um exercício que deve ser feito com todo o cuidado para que não haja consequências ruins para a saúde.

Confira alguns cuidados que você deve tomar:

Consulte um médico antes de praticar

Um dos cuidados mais importantes é que antes de começar a praticar você deve procurar um médico e fazer uma avaliação física para ver se você está apta ao praticar neopilates.

Mulheres grávidas, por exemplo, só podem começar a praticar neopilates após o primeiro trimestre de gravidez, pois é nesse período em que não há mais perigo quanto ao aborto.

Exercícios devem ser específicos

O que é? Quais os benefícios? Dicas de Menina
Foto: via Picgra

É importante que você siga todas as recomendações do seu professor e faça apenas os exercícios recomendados. Pois os exercícios devem ser específicos de acordo com seu condicionamento físico.

Por exemplo, os exercícios específicos para mulheres grávidas devem ser voltados para as dores lombares, atividades que melhorem a postura e que também proporcionem o relaxamento da mãe e do bebê.

Respeite seu corpo

É importante que você respeite suas limitações e faça o treino de acordo com o recomendado, assim você se sentirá melhor e com o passar do tempo sentirá sua evolução.

Não faça neopilates dois dias seguidos

O ideal é que você faça neopilates dia sim dia não, para que seu corpo possa se recuperar do exercício e assim você não se esforce demais, o que pode causar problemas para sua saúde.

Faça alongamento antes e depois de realizar neopilates

É importante fazer alongamento antes de realizar neopilates, geralmente isso é recomendado pelo professor, dessa forma você prepara o corpo para a prática do exercício. Também é importante fazer o alongamento depois, pois assim você alivia a tensão muscular.

Alimente-se antes de realizar a atividade

Não é bom realizar a atividade de barriga vazia, pois pode causar mal-estar. Assim duas horas antes de praticar o neopilates você deve fazer uma refeição leve e equilibrada.

Use uma roupa adequada para fazer a atividade

É importante que você também utilize roupas e calçados adequados para realizar o neopilates, caso contrário você pode colocar sua saúde em risco. O indicado é que você use roupas leves e flexíveis.

As mulheres podem usar calças, bermudas ou tops com tecidos do tipo elastano para dar mais mobilidade. Se você tiver cabelo comprido o ideal é que prenda os cabelos para evitar acidentes.

Procure praticar os exercícios em horários mais agradáveis

Procure praticar o neopilates em horários menos quentes como entre as dez e dezesseis horas. Pois entre esses horários a temperatura é maior e assim você pode se desidratar mais facilmente.

Cuidado com o cansaço

Caso você esteja cansado no dia em que está praticando a atividade procure fazer o exercício de forma mais leve, pois quando o corpo ou a mente estão cansados o batimento cardíaco fica mais acelerado e pode ser perigoso.

Mantenha seu corpo hidratado

Procure manter seu corpo hidratado durante a atividade, comece ingerindo de 250 a 600 ml duas horas antes de começar, faça intervalos a cada 20 minutos para tomar água durante o treino e depois de terminr tome água novamente. Isso vai evitar que você fique desidratado.

Não tome medicamentos sem prescrição médica

Caso você sinta algum desconforto durante a atividade ou depois não tome medicamentos sem que tenham sido prescritos pelo médico. O ideal é que você procure um médico para ver o que está acontecendo.

Como emagrecer com neopilates?

Como falamos anteriormente é possível emagrecer com o neopilates, pois os exercícios praticados nessa atividade utilizam o peso do próprio corpo e ainda são agitados, exigindo mais dos músculos, além da pessoa precisar de mais concentração para praticá-los.

Em uma aula de uma hora é possível perder até 500 calorias. E como esse exercício acelera o metabolismo, você continuará emagrecendo mesmo quando estiver parada. Além disso, o neopilates ajuda a tonificar a musculatura e ajuda a manter a postura correta no dia a dia.

Esse exercício também alonga o corpo e ajuda a disfarçar a barriga, pois os músculos abdominais são os mais trabalhados no neopilates, assim deixando sua silhueta mais elegante.

Quem deseja emagrecer através do neopilates deve praticar ao menos o exercício três vezes por semana. É possível ver o resultado depois de dois a seis meses.

Mas para ter o resultado almejado é importante seguir algumas dicas. Entre elas:

Alimentar-se de forma saudável

O que é? Quais os benefícios? Dicas de Menina
Foto: via Peeling

Não basta fazer os exercícios se você não cuidar de sua alimentação. Se você continuar comendo alimentos calóricos o seu emagrecimento não será notado.

O ideal é que você siga uma dieta equilibrada e saudável, dando preferência a alimentos saudáveis como frutas, legumes e proteínas e deixando os alimentos calóricos como frituras, doces e massas de lado.

Tenha disciplina

É bom também que você tenha disciplina e coma corretamente e não deixe de fazer os exercícios. Pois caso contrário você acabará perdendo sua evolução. O corpo gosta de rotina, pois assim ele se acostuma com os hábitos saudáveis e vai eliminando o peso extra e ainda proporcionando mais saúde.

Tome bastante água

Tomar bastante água, pelo menos dois litros por dia, vai te ajudar a manter o estômago saciado, já que a água enche a barriga e dá a sensação de estômago cheio. Assim você não tem tanta vontade de comer no decorrer do dia.

Além disso, a água ajuda o intestino a funcionar melhor ajudando a evitar o inchaço. Comer alimentos ricos em água também ajuda a emagrecer, já que diminui as calorias diárias consumidas e mantém o metabolismo ativo. Entre esses alimentos estão: gelatina, melancia, melão, alface e tomate.

Tome chás de ajudam a emagrecer

Também há chás que ajudam a emagrecer e podem ser muito importantes na fase do emagrecimento.

Entre esses chás está o chá de canela, gengibre e cravo, que contém alimentos termogênicos e que aceleram o metabolismo, assim aumentando o gasto de calorias diárias.

Também há o chá de hibisco que tem substâncias antioxidantes e ajuda a combater a retenção de líquidos.

O chá verde também é termogênico e ajuda a acelerar o metabolismo e o chá de alecrim que ajuda o sistema digestivo a funcionar melhor, além do intestino, assim também ajudando no processo de emagrecimento.

Quem é mulher sabe bem como é desconfortável e constrangedor ter que conviver com odor vaginal, principalmente quando ocorre o mal cheiro na vagina após relação sexual. Existem muitos motivos que acabam provocando essa situação e o artigo de hoje irá lhe explicar detalhadamente sobre tudo e ainda te dar dicas para combater esses odores ruins na região íntima. Naturalmente, as mulheres apresentam um cheiro específico na vagina, e muitas delas têm vergonha quando o parceiro vai fazer sexo oral nelas. É muito importante compreender que esse odor vaginal é algo normal e toda mulher tem e não precisa ter vergonha nenhuma. A vulva tem sim seu cheiro específico. Diante de tantos produtos disponíveis no mercado para disfarçar esse cheiro, a mulherada exagera no desespero de camuflá-lo completamente e acaba prejudicando a sua própria saúde íntima. Preste bastante atenção a seguir que o artigo irá esclarecer muitas dúvidas do tipo e te fazer entender quando é normal ou não algum cheiro na região íntima. Tenha uma boa leitura!

Mal cheiro na Vagina : Mal cheiro após Relação

Menstruação Marrom Dicas de Menina

Menstruação Marrom: O que pode ser? Gravidez?