in

Mistura Para Limpar o Sofá: Vinagre, Bicarbonato, etc

Mistura Para Limpar o Sofá Dicas de Menina
Foto: via 365 Dicas

Limpar o sofá é tão importante quanto limpar outro móvel ou parte da casa. Isso se deve ao fato de que passamos uma boa parte do tempo nele, ou assistindo à televisão, recebendo visitas ou mesmo tirando um cochilo.

Assim devemos evitar o acúmulo de poeira, sujeira e ácaros que podem causar rinite e asma.

É possível limpar o sofá em casa através de produtos que normalmente possuímos como vinagre, amaciante, bicarbonato e até mesmo vanish.

No entanto é preciso tomar cuidado com o tecido do sofá, pois há restrições na hora de limpá-los. Se seu sofá for feito de suede você não deve usar removedores de mancha industrializados nem produtos de limpeza abrasivos, pois podem danificar o tecido.

Já o sofá de chenille é bem delicado e não deve entrar em contato com a água, caso contrário ele poderá encolher.

Saiba mais sobre como limpar sofá e dicas sobre misturas através das informações a seguir.

Qual a importância de limpar o sofá?

É fácil lembrar de limpar o chão, a pia e o banheiro, mas às vezes você pode acabar se esquecendo de limpar o sofá.

Limpar o sofá é importante para manter o ambiente limpo sem acúmulo de poeira e resíduos que pode causar problemas respiratórios e alérgicos como a asma e a rinite.

E no sofá é possível acumular bactérias, poeira, pelos de animais, fumaça de cigarro, spray de desodorantes e fixadores de cabelo, além de ácaros e fungos.

Além disso, se você costuma comer no sofá podem restar restos de alimentos ou até mesmo pode acontecer de você derrubar uma bebida. O que deixa o móvel ainda mais sujo e conveniente para proliferação de micro-organismos que fazem mal à saúde.

Limpando o sofá você não só fica livre da sujeira como ajuda a fazer com que o móvel dure mais, além de deixar a casa mais agradável e bonita para que você e sua família possam habitar tranquilamente.

Limpar sofá com vinagre

Vinagre, Bicarbonato, etc Dicas de Menina
Foto: via Tudo Gostoso

O vinagre é ótimo para a limpeza, sendo indicado para limpar todos os tipos de sofás, mas em especial os feitos com linho, veludo e outros tipos de tecido.

Para utilizá-lo você poderá utilizar duas receitas:

Receita 1

Para essa receita você vai precisar de:

  • Um litro de água morna;
  • 250 ml de vinagre.

Você deve misturar o vinagre com a água morna, molhar um pano limpo levemente com a mistura e passar no sofá.

Essa mistura é ideal para remover sujeiras e manchas. Caso a mancha esteja muito difícil de sair a dica para facilitar é usar uma esponja para esfregar a mancha.

Receita 2

Essa segunda receita é indicada para quando você quiser tirar mancha de caneta do sofá.

Para fazê-la você vai precisar de:

  • Uma colher de sopa de detergente neutro;
  • Duas colheres de chá de vinagre branco;
  • Uma xícara de água.

Você deverá misturar os ingredientes em um recipiente e molhar levemente um pano limpo. Em seguida você deverá passa-lo no sofá e esfregá-lo sobre a mancha até que ela saia.

Como limpar sofá com vinagre e bicarbonato

O vinagre também pode ser usado em união com o bicarbonato, que além de ajudar a remover a sujeira também ajuda a tirar o mau cheiro.

Para utilizar os dois produtos você vai precisar de:

  • Meio copo de vinagre branco ou de maçã;
  • Um litro de água;
  • Duas colheres de chá de bicarbonato de sódio.

Você deve misturar todos os ingredientes em uma jarra ou tigela alta, para que a mistura não derrame, já que quando se mistura vinagre e bicarbonato é causada uma reação entre o bicarbonato e o ácido acético que compõe o vinagre, gerando o ácido carbônico, que se decompõe e libera gás carbônico, assim gerando bolhas.

Depois que a mistura parar de borbulhar você deve colocá-la em um borrifador. Então você deve borrifar a mistura no sofá, especialmente nas áreas mais sujas e usar uma escova de cerdas macias para tirar a sujeira e depois secar com um pano limpo.

Limpar sofá com vinagre, bicarbonato e amaciante

O vinagre e o bicarbonato ajudarão na limpeza e a tirar o mau cheiro do sofá, enquanto que o amaciante dará um gostoso cheiro.

Para fazer essa receita você vai precisar de:

Super Dicas de Compras

Roupas, bolsas, Make up e muito mais. Produtos escolhidos por nossa curadoria especialmente para você. Confira ;)

  • Um litro de água;
  • ¼ de copo de álcool;
  • Uma colher de sopa de bicarbonato de sódio;
  • Meio copo de vinagre branco;
  • Uma colher de sopa de amaciante.

Você deverá misturar todos os ingredientes em um recipiente até que se forme uma mistura homogênea. Então você deverá colocar a mistura em um borrifador.

Depois você deverá simplesmente borrifar toda a superfície do sofá, assim a sujeira será eliminada e ele ficará cheiroso.

Como limpar sofá com Vanish

Vinagre, Bicarbonato, etc Dicas de Menina
Foto: via Mercado Livre

No caso de seu sofá estar muito sujo é indicado que você utilize o produto Vanish que é ótimo para tirar manchas.

Para utilizá-lo você vai precisar de:

  • Meio copo de Vanish Multiuso;
  • Um copo de álcool;
  • Meio copo de vinagre de álcool;
  • Meio copo de água.

Então você deverá misturar todos os ingredientes em um recipiente e quando a mistura estiver homogênea deverá passa-la para um borrifador.

Então você deverá borrifar a mistura no sofá e esfregar com uma escova de cerdas macias. Depois você deverá passar um pano limpo para tirar a sujeira.

Caso a mancha esteja muito difícil de sair você pode colocar sobre ela uma pedra de gelo e esfregá-la sobre a mancha até que ela derreta. E depois voltar a aplicar a mistura de Vanish.

Depois que o sofá estiver limpo se quiser deixar um bom cheiro pode borrifar uma mistura de água com amaciante.

Como limpar sofá de suede

O suede é um tipo de tecido importado, mas que atualmente se tornou bastante comum, sendo que é normal as pessoas terem sofás feitos com esse tecido em suas casas.

Esses tipos de sofá são fáceis de limpar, mas quando mancham é difícil retirar suas manchas.

Antes de limpar o sofá você deve primeiramente olhar sua etiqueta e ver se há algum produto de limpeza que não pode passar nele.

É importante também impermeabilizar o sofá para impedir que manchas de líquidos se impregnem nele.

Nunca utilize no sofá de suede produtos de limpeza abrasivos, removedores de mancha industrializados ou spray protetor, pois esses produtos podem danificar o tecido.

Para limpar esse tipo de sofá você pode utilizar detergente neutro, vinagre ou álcool.

Confira a forma de utilizar cada produto a seguir:

Detergente Neutro

Para usar o detergente neutro você deve misturar:

Nossas Dicas de Makeup

Roupas, bolsas, Make up e muito mais. Produtos escolhidos por nossa curadoria especialmente para você. Confira ;)

  • 500 ml de água;
  • Oito gotas de detergente neutro.

Para utilizar o detergente neutro, primeiramente você deve raspar a área manchada ou suja do sofá com uma colher de plástico levemente.

Depois você deve misturar o detergente com a água em uma jarra e fazer espuma. Pegue um pano branco e molhe-o levemente com a mistura e passe na área manchada.

Depois pegue um pano levemente úmido e esfregue sobre a superfície para tirar o sabão.

Vinagre

Para utilizar o vinagre você deve simplesmente molhar levemente um pano limpo com vinagre branco e esfregar sobre a área manchada do sofá, fazendo movimentos verticais.

Álcool

Para utilizar o álcool você deve molhar levemente um pano limpo com o produto e esfregar sobre a mancha do sofá em movimentos leves e verticais.

Pano polonês de microfibra

Esse pano é ótimo para tirar manchas. Para utilizá-lo basta molhá-lo com água morna e esfregar sobre a mancha. Ele é indicado para remover manchas que não sejam profundas.

Como limpar sofá de chenille

Vinagre, Bicarbonato, etc Dicas de Menina
Foto: via Magazine Luiza

O chenille é um tecido muito macio e delicado, no entanto ele é difícil de limpar, pois ao entrar em contato com a água ele pode encolher.

Por isso o indicado é que primeiramente você escove o sofá com uma escova de cerdas macias, podendo ser uma escova própria para estofados ou uma escova para pentear cabelos de bebê.

Você deve passar a escova em todas as sujeiras que são difíceis de tirar, esfregando na direção vertical até que elas se soltem.

Outra dica é passar o aspirador no sofá para aspirar as sujeiras que foram soltas com a escova. Esse procedimento deve ser feito uma vez por semana.

Outra dica é que quando você derramar algo líquido no sofá secar com uma toalha de algodão ou papel absorvente. Lembrando que você não deve esfregar e sim apenas pressionar a área para que a mancha não se espalhe nem se torne mais profunda.

Para limpar o sofá de chenille você pode usar o detergente. No entanto você deve usá-lo sozinho, sem a água para que o tecido não encolha.

Você deve aplicar um pouco sobre a área manchada e limpar o local com um pano limpo sem esfregar até que se seque.

Caso seu sofá tenha almofadas também feitas de chenille você deve muda-las de posição para evitar que elas fiquem mais gastas de um lado do que do outro.

E se essas almofadas tiverem capas você não deve lavá-las na máquina de lavar. O ideal é apenas passar detergente e secar o sabão com um pano limpo.

É importante que você também confira a etiqueta do sofá e verifique se há um X no local. Caso tenha significa que o sofá só pode ser lavado por um profissional. Agora se tiver um A, significa que deve ser lavado com um solvente, que é o caso do detergente.

Se tiver um X e seu sofá estiver muito sujo é indicado que você procure ajuda profissional para que assim seu sofá não seja danificado.

Como limpar sofá de linho

O linho é um tecido barato e leve, sendo facilmente encontrado em sofás. Ele deve ser limpado com frequência para manter sua boa aparência.

Para limpá-los você deve passar no sofá uma escova de cerdas macias para soltar a sujeira.

Depois você deverá passar bicarbonato de sódio sobre o sofá e esperar de dez a quinze minutos para que o produto absorva o mau cheiro do tecido.

Então você deve passar o aspirador para remover a sujeira e o bicarbonato, passando na vertical.

Em seguida você deve passar sabão líquido neutro caso a etiqueta de seu sofá venha com um A. Para isso você deve misturar:

Ad DDM

  • Uma colher de chá de sabão;
  • Uma xícara de água gelada (não use água morna, pois as fibras do tecido poderão encolher).

Misture os ingredientes em um recipiente e molhe um pano limpo levemente e esfregue a mistura sobre as manchas. Depois lave com uma esponja embebida com água gelada para tirar o sabão.

Caso na etiqueta venha um S, você deve utilizar um solvente para limpeza a seco, como o detergente. Você deve passa-lo em um pano seco e esfregar sobre a mancha, pressionando o solvente para que ele penetre.

Depois você deverá passar uma tolha limpa para absorver toda a umidade e ajudar a secar mais rápido.

Como limpar sofá de veludo

Vinagre, Bicarbonato, etc Dicas de Menina
Foto: via Homedock

O sofá de veludo é elegante e proporciona requinte ao ambiente em que é colocado.

No entanto ele deve ser bem limpo para ser conservado e assim dure mais. Antes de mais nada é indicado que você mande impermeabilizar o sofá, dessa forma ele ficará mais protegido.

Para fazer a limpeza no sofá você deve primeiramente usar uma escova de cerdas macias para tirar a sujeira e também utilizar um aspirador para aspirar qualquer resíduo que fique nele.

Depois você deverá misturar um litro de água morna e 250 ml de vinagre branco em um recipiente. Molhe levemente um pano na mistura e passe no sofá. O vinagre vai ajudar a limpar e tirar qualquer cheiro ruim que o tecido tenha adquirido.

Caso a mancha esteja muito difícil de remover você deve utilizar uma esponja que deve ser molhada na solução e passada nas manchas.

Essa limpeza deve ser feita pelo menos uma vez por mês.

Para tirar o mau cheiro você também pode colocar bicarbonato sobre o sofá e deixar agir por meia hora. Isso é bom para casas em que há pessoas alérgicas.

Como limpar sofá de couro

O couro parece fácil de limpar, mas na verdade esse tecido absorvem a sujeira, restos de comida e líquidos derramados, dessa forma exigindo uma limpeza maior.

Existem dois tipos de couro o couro anilinado, que tem uma textura mais quente e aveludada e o couro liso, que é mais simples.

Para limpar o couro anilinado você deve utilizar uma escova com cerda macia para tirar a sujeira e em seguida passar o aspirador de pó para aspirar qualquer resquício de sujeira.

Depois você deve misturar:

  • 150 ml de álcool;
  • Três litros de água.

Misture essa solução em um recipiente com tampa e vá utilizando aos poucos umedecendo um pano de algodão na solução e passando no sofá.

Mas se o sofá for feito de couro liso você deve usar sabão ou sabonete com amaciante (como o Dove) ou um pano molhado com água e detergente neutro.

Após passar o sabão você deve passar um pano embebido com a mistura de 50 ml de vinagre de álcool e três litros de água para tirar o excesso de sabão.

Se o seu sofá for feito de couro sintético você deve utilizar apenas água e sabão neutro. Devendo esfregar o sabão com uma escova de cerdas macias e passar um pano úmido com água para retirar o sabão.

Deixe uma resposta

Anticoncepcional no Shampoo Dicas de Menina

Anticoncepcional no Shampoo Antes e Depois

Fotodepilação Preço Benefícios e Contra Indicações dicas de menina

Fotodepilação: Preço, Benefícios e Contra Indicações