Categorias
Saúde

Minha Menstruação veio 2 dias e parou: O que pode ser?

Toda mulher pelo menos em algum momento da vida se deparou com o seguinte questionamento: “Minha menstruação veio 2 dias e parou, o que isso significa”? Se você já passou por isso ou está passando nesse exato momento, pode ficar tranquila que o artigo de hoje irá lhe explicar detalhadamente tudo sobre essa circunstância.

Se sua menstruação veio 2 dias e parou provavelmente você está muito preocupada e é compreensível, afinal não é sempre que isso ocorre não é mesmo? Naturalmente a mulherada acaba ficando muito estressada e desconfiada em vista dessa ocorrência, porém a boa notícia é que muitas vezes isso é apenas fruto da irregularidade do ciclo menstrual.

É normal que o ciclo de saúde menstruação de uma mulher seja bem irregular e isso faz com que aconteça determinadas alterações que acabam nos preocupando.

Portanto, se sua menstruação veio 2 dias e parou, não necessariamente está acontecendo algo ruim com sua saúde, mas você precisa estar atenta a frequência com que isso ocorre.

Se você começar a notar que a menstruação está começando a ter essas alterações com certa periodicidade, o ideal é ir em busca de um médico Ginecologista de sua confiança, para que ele possa analisar o seu caso e verificar se existe algum problema que precise de cuidados maiores.

A seguir separamos um tópico melhor abordado essa questão da minha menstruação que veio e parou. Até que ponto isso pode ser considerado normal? Fique atenta e aproveite a leitura!

Minha menstruação veio 2 dias e parou: Tem algo de errado?

O fato da menstruação parar com derrepente voltar logo depois de alguém dias pode sim ser algo bem normal, afinal o ciclo de uma mulher naturalmente pode apresentar irregularidades.

Claro que só um profissional da área pode lhe assegurar que não há nenhum problema ligado a esse acontecimento, porém o recomendado é ter cautela quanto a frequência.

Uma vez ou outra pode ser normal, mas se sua menstruação vem passando por essas alterações com certa frequência, não hesite em buscar ajuda médica.

Basicamente o Ginecologista faz alguns exames que podem ajudar na análise e assim no diagnóstico preciso que mostre se a irregularidade está por traz de algum problema. Desde os exames de prevenção até os de caráter Transvaginal podem ser realizados, tudo em prol de um resultado bem preciso.

De forma geral, se sua menstruação veio 2 dias e parou, mas isso só aconteceu uma vez, pode ficar mais tranquila pois isso pode sim ocorrer se está diretamente ligado com a questão dos hormônios. Não deixe de visitar regularmente seu médico de confiança e sempre fazer os exames de rotina, pois assim você cuida da saúde de firma eficiente.

De que forma podemos manter o controle do Ciclo Menstrual?

Nem toda mulher sabe disso, mas é possível sim manter o controle do seu ciclo menstrual. Digamos que a sua menstruação veio 2 dias e parou, e que você já foi em busca de ajuda profissional mas já sabe que está tudo bem com a sua saúde e mesmo assim quer evitar os episódios de estresse e preocupação descorrentes das irregularidades, o indicado é fazer uso de algum contraceptivo hormonal, pois o mesmo regulam o seu ciclo.

Atualmente existem várias opções de pílula anticoncepcional para você optar sem contar com a versão injetável. O ideal mesmo é buscar ajuda profissional para determinar qual pílula poderá se adaptar melhor ao seu caso.

Se sua menstruação veio 2 dias e parou, será que pode ser indício de Gravidez?

É comum a mulher ficar muito preocupada quando a menstruação atrasa não é mesmo, mas não é só isso que prove dúvidas sobre uma possível gestação. Quando ela chega a vir e para, para só depois voltar, também é um indício de probabilidade de gravidez. E sabe porquê isso pode ocorrer?

No instante em que o Embrião é efetivamente implantado na região da parede do Útero, pode acabar promovendo uma espécie de sangramento que acaba sendo confudido pela mulher como se fosse a chegada da menstruação.

Esse provável retorno da menstruação que as vezes acontece, na verdade é a secreção expelida decorrente do efetivo processo de fecundação. Claro que isso não faz mal a sua saúde, mas se você tem uma vida sexual ativa e aconteceu de vir sangramento para você, para a voltar, o ideal é que você faca um teste de gravidez para ter certeza se isso não se trata de um bebê que vai vir no futuro.

Afinal, o que pode fazer com que a menstruação pare e volte depois?

Quando os níveis de produção do hormônio Progesterona sofre uma queda, isso promove o que conhecemos por Menstruação. Em vista disso, os níveis hormonais, por estarem em baixa, naturalmente provoca uma certa desregulação no organismo e o tecido do útero já não sabe o momento exato em que ele irá ser expulso por intermédio da menstruação, pelo órgão de reprodução da mulher. Assim sendo pode acabar surgimento o episódio de sangramento.

Além disso, a dose do Anticoncepcional que você toma também pode interferir no ciclo menstrual, trazendo alterações que incluem a volta repentina dela. Sem contar que se você esquecer de tomar alguma das pílulas, isso também pode fazer com que haja o sangramento.

Se o seu sangramento surgira por causa de algum desses fatores que mencionamos anteriormente, com a ajuda de um profissional você conhecer tratar facilmente mediante o uso de tratamento a base de hormônios.

De que maneira você pode saber se de fato está grávida?

Se sua menstruação veio 2 dias e parou, e você está sim com dúvida sobre uma possível gestação, o ideal é fazer uma exame para comprovar e até mesmo testes de farmácia.

A gestação pode ser decorrente, tanto de uma relação sexual onde não tenha ocorrido a devida proteção, como também pode ser decorrente de um método de proteção, que apesar de ser seguro, tenha sido usado de forma incorreta.

Caso você use algum método de proteção, como o Anticoncepcional, por exemplo, e usa de forma certinha, sem esquecer ou pular comprimidos, por mais que você desconfie de gravidez, dificilmente ela ocorrerá nessas circunstâncias.

Agora de você confirmar e descobrir uma gestação, e derrepente sofre um sangramento, não hesite em buscar ajuda médica, para garantir que tudo esteja bem com você e com o seu bebê.

Menstruação e suas cores: Conheça um pouco mais sobre o assunto

A mulherada costuma se quicar bastante quando o assunto é a coloração da menstruação. Ela pode vir desde rosa, vermelho bem aguado ou até ferrugem. E como isso preocupa muito a população feminina, a seguir separamos um pouco mais sobre o tema para você ficar mais tranquila.

A realidade é que as variações na cor da Menstruação está ligada diretamente aos níveis de concentração de conteúdo menstrual e também da secreção expelida pela vagina no exato instante onde o ciclo ocorre.

Claro é muito mais frequente a menstruação se apresentar numa cor avermelhada e bem viva, que na maioria das vezes representa o período de mais intensidade na menstruação.

A maioria das mulheres que relatam um certo aumento no fluxo, afirmam que notam a saída de pequenos pedaços de sangue, parecidos com gelatina. Na verdade esses pedaços são coágulos de sangue.

Tanto no começo como no final do ciclo menstrual, pode também surgir a famosa borrinha de café. A Menstruação se apresenta dessa maneira quando a intensidade do fluxo acaba diminuindo, e na medida que se mistura com a secreção expelida pela vagina e também pelas reações que ela sofre durante a coagulação do sangue, acaba saindo com esse tom mais escurecido.

Dentre as colorações, a menstruação com aspecto de borra de café é a mais questionada pela mulherada. Não precisa se preocupar com isso, pois é normal que ela aparece no início ou no fim do ciclo menstrual, como mencionamos anteriormente.

Mas ela também pode surgir bem no meio desse ciclo. Quando isso acontece é justamente por conta de mudanças nos níveis hormonais. Além disso, quem usa Anticoncepcional também está suscetível a esse acontecimento.

Nesse contexto, a borra de café pode surgir para quem emenda as cartelas, deixando de fazer a pausa, assim depois de meses com uso continuo ela acaba surgindo com essa aparência. É o que chamamos de escape.

Se esse for o seu caso, na maioria das vezes basta fazer uma pausa no uso, por cerca de alguns dias, que isso cara com que você venha a menstruar, dando início a um ciclo novo. Aliás, vale ressaltar que durante esse período, as relações sexuais devem ser protegidas com o auxílio do preservativo.

Outro fator que também pode propiciar o aparecimento da menstruação com aparência de borra de café, é no caso das mulheres que usam Anticoncepcional com as devidas pausas, mas que por conta do nível baixo de Estrogênio da pílula, pode acabar surgindo esses escapes.

Se esse for o seu caso, o indicado é se consultar com um médico de sua confiança para que ele te avalie e veja se não é preciso trocar a dosagem do seu medicamento.

E nos casos de gravidez? Pode surgir a menstruação borrinha de café? A procura de mulheres pelo pronto socorro, em decorrência desse tipo de escape logo no início da gestação é muito mais comum do que pensamos.

Mas quando isso acontece tem um motivo: Quando a área pequena do Endométrio sofre alguma descamação (lembrando que durante a gestação ele fica mais espesso), ou também por conta de mudanças que ocorrem nesse período, como é o caso das regiões do. Hematoma Retrovular, que para quem não sabe são hematomas pequenos que acabam se formando entre a região do Útero e do Embrião.

Além disso, temos que enfatizar que esse escape pode sim ser sinal de um possível Aborto ou ameaça do mesmo. Em vista disso se faz necessário a busca de ajuda médica se acontecer qualquer tipo de sangramento em qualquer fase gestacional. Mesmo que seja um escape birra de café, você precisa pedir auxílio do profissional, pois só ele poderá saber se está tudo com sua saúde e com a do neném.

Uma dúvida frequente entre as mulheres é sobre a frequência da menstruação borra de café e sobre os riscos de isso ser sinal de Laguna doença em si. Bom, quem tem um ciclo menstrual que apresenta intervalos mais longos e pouca presença de menstruação, que é a chamada Oligomenorreia, pode sim estar com indícios de Anovulação de caráter crônico.

De forma resumida, o ciclo menstrual da mulher começa bem no primeiro dia em que a Menstruação anterior veio. Em vista disso, desde o momento em que ele inicia, o Endométrio fica naturalmente mais espesso, que é o que chamamos de período onde ocorre a sua proliferação. Esse fenômeno estimula a produção do hormônio Estrogênio, logo na fase inicial do ciclo.

Quando o meio desse ciclo surge, é onde acontece o devido processo de Ovulação, já que os hormônios sofrem com alterações em seus níveis. E depois que passa mas essa fase da ovulação que o organismo começa a produzir o hormônio Progesterona, que basicamente é o responsável por transformar a região do Endométrio secretor, em um ambiente propício para a evolução de uma gravidez. Essa é a segunda fase concreta do ciclo menstrual.

Quem tem ciclos mais longos, pode notar certas alterações, tanto na primeira fase, quanto na segunda fase do seu ciclo. De forma geral, costuma ocorrer alterações com mais frequência na segunda fase, que é decorrente da Anovulação, que para quem não sabe é quando a ovulação em si não ocorre.

A Anovulação é comum, por exemplo, no caso de mulheres que sofrem com a Síndrome dos Ovários policísticos, visto que nesse caso a mulher fica por períodos bem longos sem ovular de fato, e isso acaba fazendo com que a segunda fase do ciclo não se complete.

Quem tem a Síndrome dos Ovários policísticos sofre também com muitas mudanças que vão desde o aumento da medida da cintura Abdominal, como também acaba ficando mais resistente a Insulina, de maneira periférica, encaram também a chamada Síndrome do Metabolismo, que inclui pressão alta, Diabetes, Colesterol alto e níveis de obesidade.

Por conta disso, se você está se deparando com um ciclo menstrual desse tipo, mais deixe de ir a um médico Ginecologista para poder descobrir o que pode estar acontecendo com o seu organismo, e assim fazer o tratamento correto.

Caso você queira manter o acompanhamento da ovulação e fazer a confirmação de maneira ágil e bem esclarecida, existem testes de Ovulação para você conseguir ter mais acesso a ela.

E para que você consiga fazer os teste com mais eficiência, o ideal é que você conheça bem o seu ciclo menstrual para saber exatamente quando deve fazer tais testes. Para isso, existem muitos aplicativos que você pode baixar no celular para poder ter uma noção melhor de como é no seu ciclo menstrual.

É muito importante manter conhecimento sobre o seu próprio ciclo. Por isso se você está perdida, faça anotações sobre quando vem e acaba sua menstruação e comece a alimentar o aplicativo de controle. Você começará a entender melhor o seu ciclo, saberá em quais períodos deve fazer o teste de ovulação e saberá com mais clareza quando ela ocorre e acaba.

Sobre os diversos níveis quantitativos de Menstruação e sua durabilidade

As mulheres também ficam preocupadas quando nível e a duração da menstruação muda derrepente, e isso é mais um motivo para existir a suspeita de gravidez entre elas.

Tais alterações podem surgir por conta de vários motivos distintos. Essas mudanças são irregularidades no ciclo que naturalmente pode acontecer. Com relação ao que pode causa-las, basicamente existe o fator Anatômico e o fator Hormonal.

Quando a irregularidade ocorre por conta de fatores Anatômicos, nos destacamos a existência de Miomas no Útero, Pólipos Endometriais, Pólipos Endocervicais, mudanças na região do colo do Útero e muitos outros do tipo.

Se o seu caso não se trata de fator Anatômico, muito provavelmente a irregularidade é de caráter hormonal. De forma sucinta ocorre o chamado sangramento de caráter Uterino disfuncional. Ele é um dos maiores responsáveis pelas ocorrências do aumento ou da diminuição do fluxo menstrual.

No contexto gestacional, o primeiro indício é o atraso da menstruação, e não necessariamente existe quando há irregularidades nesse caso, mas só uma análise do médico para verificar os indícios da anormalidade do ciclo e assim ele pode oferecer o tratamento ideal para o seu caso.

De forma geral, ter irregularidades na menstruação é normal e não significa que algo sério está afetando a sua saúde. Tudo o que envolve alterações no ciclo, desde aumento ou diminuição do fluxo, Escapes, Coagulação e assim por diante, são fatores que decorrem da irregularidade do ciclo e você consegue tratar quer um sem nenhuma dificuldade. Nesse caso o profissional te indica os cuidados para você manter o controle nesses casos.

Veja só quais os principais aspectos que podem propiciar irregularidades no seu ciclo menstrual:
• Aumento ou perda significa de peso,
• Alimentação pobre em nutrientes, com uma cardápio alimentar rico em Hidrato de Carbono, por exemplo,
• Hábito de fumar,
• Uso continuo de drogas ou cafeína,
• Problemas com transtornos na alimentação,
• Uso de certos medicamentos.

Portanto, se sua Menstruação veio 2 dias e parou, não precisa entrar em desespero. Primeiro é importante avaliar as circunstâncias, onde ver bem a frequência com que isso tem acontecido algo sem dúvida ir em busca de um médico caso a ocorrência persista.

Ressaltamos aqui a importância do médico, porque só ele pode te avaliar precisamente e saber o que de fato vem acontecendo com sua saúde. É muito provável que seja apenas uma alteração comum no ciclo, mas se você suspeita de gravidez ou percebe que isso tá acontecendo com muita regularidade, busque o profissional.

Com a nossa saúde não podemos brincar. Faça sempre os exames de rotina e se cuide. Qualquer problema descoberto logo no início tem um processo de tratamento mais facilitado.