in

Mesoterapia Capilar: Vantagens e Desvantagens

Vantagens e Desvantagens Dicas de Menina
Foto: via Portal Oriente-se

A queda de cabelo é um problema que afeta muito as mulheres, emocionalmente falando. Afinal, para a maioria das mulheres o cabelo é um item importante na composição da beleza feminina. E uma das formas de combater esse problema é através da mesoterapia capilar.

Trata-se de uma técnica que envolve a aplicação de substâncias no couro cabeludo. Essas substâncias estimulam o folículo piloso a produzir o cabelo.  Além disso, há outros benefícios que a mesoterapia apresenta, como proporcionar um crescimento saudável dos fios, já que entre as substâncias injetadas no couro capilar há vitaminas.

Há um artigo que se chama Tratamento da Alopecia Androgenética: Associação de Laser Erberium Glass 1550 nm e Infiltração de Ativos que mostra como o tratamento a laser associado à mesoterapia capilar foi eficaz para a maioria dos pacientes apontados no estudo. Você pode encontrar o artigo em PDF aqui.

O tratamento é feito em clínicas dermatológicas e deve ser realizado por um dermatologista especializado em tricoma. Há clínicas em vários lugares do Brasil, inclusive em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, em Minas Gerais.

Para os dermatologistas que ainda não estudaram a técnica saiba que existem cursos oferecidos por instituições de ensino como a Nepuga Pós-Graduações (Núcleo de Especializações Estéticas Ana Carolina Puga), que pode ser encontrada em todas as regiões do Brasil.

No entanto apesar das boas opiniões sobre a eficácia do tratamento, ele apresenta efeito rebote, ou seja, é possível que quando as sessões de mesoterapia terminem o cabelo volte a cair. Essa é uma das desvantagens da mesoterapia capilar.

Se quiser saber maiores detalhes sobre a mesoterapia capilar, continue lendo este artigo.

Como funciona a mesoterapia capilar?

A mesoterapia capilar é realizada através da aplicação de substâncias que estimulam o folículo piloso. As substâncias que geralmente são usadas são minoxidil, finasterida, dutasterida, biotina, vitaminas e silício orgânico. A aplicação é feita através de uma agulha fina.

Antes de ser realizado o tratamento é feita uma avaliação em que o médico avaliará o caso da paciente e verá qual a melhor composição para usar. Além disso, é realizado um teste para ver se a mulher tem alergia a alguma substância.

Antes da aplicação é feita uma limpeza local com álcool para não haver infecção, então a injeção é aplicada. Depois é feita uma limpeza novamente para que nenhum micro-organismo penetre nas áreas perfuradas.

A injeção pode ser feita à mão, com um dispositivo semi-automático (que parece uma arma) ou com mesorroller (que nada mais é do que um rolo com várias agulhas).

A injeção feita à mão é a mais dolorosa e mais longa, sendo que o tratamento por esse método dura cerca de 30 minutos a uma hora. Já o dispositivo semi-automático torna o procedimento mais rápido e menos doloroso enquanto que o mesorroller apesar de ser rápido é doloroso.

Quais os benefícios da mesoterapia capilar?

A mesoterapia capilar auxilia no tratamento de queda capilar, seja por stress, deficiência nutricional, mudança climática, impacto mecânico (de usar elásticos muito apertados), seborreia e até mesmo por causa genética, no caso da calvície.

Através desse tratamento os compostos são substituídos e a circulação sanguínea no couro cabeludo aumenta. Isso faz com que os folículos pilosos sejam estimulados e dessa forma produzam os fios mais rapidamente, com mais brilho e saúde.

A mesoterapia capilar também ajuda a remover a caspa, fortalece o cabelo, revitaliza os fios danificados, combate o aparecimento de fios brancos precoces e ajuda a preparar o couro cabeludo para o implante capilar.

Quais as vantagens da mesoterapia capilar?

Além dos benefícios que a mesoterapia capilar proporciona ela também oferece algumas vantagens como a economia de tempo, uma vez que o tratamento é realizado uma vez a cada uma semana ou a cada 15 dias.

Além disso, apesar de você poder sentir dor e reações locais não há risco de reações no corpo como no caso dos medicamentos via oral.

Super Dicas de Compras

Roupas, bolsas, Make up e muito mais. Produtos escolhidos por nossa curadoria especialmente para você. Confira ;)

Quais as desvantagens da mesoterapia capilar?

Vantagens e Desvantagens Dicas de Menina
Foto: via Farmácia Estética

Uma grande desvantagem da mesoterapia é o efeito rebote, ou seja, uma vez terminado o tratamento o problema de queda pode retornar, ainda mais se for por fator genético.

Outra coisa é que se a queda de cabelo estiver em um estágio avançado, ou seja, se a raiz do cabelo estiver morta, não há como estimular o folículo piloso e assim o tratamento não terá eficácia. Pois a mesoterapia capilar ajuda a estimular a atividade dos folículos pilosos e não o nascimento de novos fios de cabelo.

Também pode haver complicações após a aplicação da mesoterapia capilar, como infecção, necrose, abscessos e irritação local, além da dor que a pessoa sente durante a aplicação.

Além disso, outra desvantagem da mesoterapia capilar é seu alto custo. Cada sessão custa em média de 200 a 500 reais. Imagine ter que fazer vinte sessões? O quanto que não vai custar.

Em quais casos a mesoterapia capilar é indicada?

A mesoterapia capilar é indicada como último recurso, em caso de pessoas que tomaram medicamentos orais para tratar a queda capilar e não obtiveram resultado.

Há contraindicações para a mesoterapia capilar?

Sim, a mesoterapia capilar é contraindicada para mulheres grávidas e que estejam amamentando, pois como as substâncias aplicadas penetram no sangue, podem passar para o bebê, podendo prejudicá-lo.

Além disso, é contraindicado para pessoas alérgicas a alguma substância do coquetel usado para realizar o procedimento, para pacientes que tem câncer, uma vez que a composição estimula o processo de divisão celular, podendo aumentar a proliferação das células cancerígenas.

Também é contraindicado para pessoas que estão com doenças inflamatórias no couro cabeludo, pois pode aumentar a área afetada, para pessoas que tem hemofilia, uma doença que provoca a dificuldade em coagular o sangue, pois a penetração da agulha pode danificar os vasos e assim causar sangramento, para pessoas que sofrem de diabetes, também no caso da pessoa tomar algum medicamento que não seja compatível com as substâncias do coquetel e mulheres em período de menstruação, uma vez que devido a elas ficarem mais sensíveis nessa fase a dor pode ser maior do que o normal.

É necessário algum cuidado especial antes de fazer o tratamento?

Sim não é indicado que você tome aspirina dias antes de realizar a mesoterapia capilar, pois ela faz com que o sangue se dilua, tornando-se mais fino.

Também não é indicado que você utilize produtos que entupam os poros do couro cabeludo, como lacas, espumas e géis e você deve lavar os cabelos para manter a área limpa antes de realizar o procedimento.

Nossas Dicas de Makeup

Roupas, bolsas, Make up e muito mais. Produtos escolhidos por nossa curadoria especialmente para você. Confira ;)

E após o procedimento é preciso algum cuidado especial?

Sim. Não é recomendado lavar a cabeça, pois a água age como um detergente e pode fazer com que a cicatrização seja lenta e também diminui a ativação do tratamento. Não é indicado nadar nem tomar banho após as primeiras 8 horas da sessão.

Também não é indicado que você tome sol por uns dois dias, pois como o sol diminui a umidade da pele, pode fazer com que a cicatrização demore.

Você deve esperar que o couro cabeludo se regenere para massageá-lo, pois isso também pode tornar a regeneração mais lenta. E também não deve ingerir álcool, pois ele provoca a vaso dilatação, o que pode diminuir a eficácia do tratamento.

Quanto tempo dura o tratamento?

Vantagens e Desvantagens Dicas de Menina
Foto: via Nutrémia

A duração do tratamento vai depender de cada caso, no entanto para a pessoa ver os resultados leva de 8 a 12 semanas. Para ver os resultados a paciente deve seguir as orientações médicas e persistir no tratamento.

Qual o preço da mesoterapia capilar?

O preço vai depender da clínica e região que você vai fazer o tratamento. Mas em média o valor de cada sessão fica entre 200 e 500 reais.

Artigos sobre mesoterapia capilar

Para saber mais sobre a mesoterapia capilar é indicado que você leia artigos científicos sobre ela, dessa forma você vai poder encontrar informações mais detalhadas sobre o tratamento.

O artigo que indicamos no início do texto, Tratamento da Alopecia Androgenética: Associação de Laser Erberium Glass 1550 nm e Infiltração de Ativos fala sobre um estudo feito por médicos e professores da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.

Eles fizeram um estudo com 62 pacientes que foram submetidos ao tratamento com laser associado à mesoterapia. De acordo com os resultados os pacientes que seguiram com o tratamento por mais de 7 sessões obtiveram melhor êxito no tratamento.

Se quiser conferir o artigo em PDF clique aqui.

Já o artigo Mesoterapia: Uma Revisão Bibliográfica, fala sobre a história da mesoterapia e como ela se desenvolveu. Ela foi introduzida pelo doutor Michel Pistor em 1958. No artigo fala que por não haver muitos estudos sobre a mesoterapia alguns dermatologistas ficam com o pé atrás para realizá-la em seus pacientes.

Se quiser conferir o artigo em PDF clique aqui.

Outro artigo é Abordagens da Farmácia estética no Tratamento da Alopecia Androgenética. Este fala sobre vários tratamentos para tratar a queda de cabelo, e cita a mesoterapia, citando as drogas usadas no tratamento, como ele funciona e as complicações que podem ocorrer.

Para conferir o artigo em PDF clique aqui.

Mesoterapia Capilar Brasília

Se você mora em Brasília e tem interesse em realizar a mesoterapia capilar, confira algumas clínicas que oferecem o tratamento:

Bio Renew – oferece tratamento de mesoterapia capilar. Para mais informações acesse seu site, nele você vai encontrar telefones para entrar em contato e também poderá preencher um formulário de contato. A Bio Renew fica no Shopping Plaza Norte, em Brasília.

Clínica Parnaso – também oferece tratamento de mesoterapia capilar, o qual se inicia com uma sessão a cada 15 dias, passando a sessões mensais. O tratamento dura seis meses. Em seu site você pode conferir seus telefones de contato e mais informações sobre a clínica. Ela fica no Centro Médico Júlio Adnet, em Brasília.

Capilaris – outra clínica que oferece o tratamento. Ela se encontra no Edifício Vitrium, no bairro Asa Sul em Brasília. Em seu site você vai encontrar mais informações e telefone de contato.

Mesoterapia Capilar BH

Em Belo Horizonte, Minas Gerais, você também vai encontrar clínicas que oferecem o tratamento de mesoterapia capilar. Entre elas:

Spazzo – essa clínica oferece o tratamento com sessões que variam a cada duas a três semanas e para ver os resultados são necessárias de seis a oito sessões. Em seu site você vai encontrar o telefone da clínica e mais informações. Ela se encontra na Rua Montese, em Belo Horizonte.

Dra. Joana Mendes Bretas – é uma dermatologista que realiza o tratamento. Ela atende em dois locais: no Consultório Lourdes, que fica na Rua Tomás Gonzaga, em Belo Horizonte e na Clínica Patrícia Leite, que fica na Avenida do Contorno, em Belo Horizonte. Confira em seu site mais informações sobre a dermatologista e contato.

Rejuvena – essa clínica oferece um pacote de 30 sessões por R$2.210,00. Cada sessão dura 45 minutos e as sessões são realizadas uma vez por semana. Em seu site você vai encontrar os dados de contato da clínica e mais informações. A clínica fica na Avenida Engenheiro Carlos Gourlart, em Belo Horizonte.

Mesoterapia Capilar Curso

Vantagens e Desvantagens Dicas de Menina
Foto: via Educative

É importante saber que somente dermatologistas especializados em tricoma é que podem realizar o procedimento da mesoterapia capilar. Mas, além disso, é necessário que o médico realize um curso que ensina como aplicar a técnica. Confira algumas instituições que oferecem o curso:

Nepuga – A Nepuga Pós-Graduações (Núcleo de Especializações em Estética Ana Carolina Puga) é um instituto de pós-graduações em estética fundado pela Dra. Ana Carolina Puga. Nele você vai encontrar o curso de Tricologia Injetável para Alopecia, Calvície e Queda de Cabelo. O curso tem duração de dois dias e conta a maior parte do conteúdo prática.

Você pode encontrar o instituto em vários lugares do Brasil, em Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, Porto Alegre, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Confira maiores informações em seu site.

Bio Estetik – é uma instituição que tem como papel fornecer cursos de especialização na área de estética para médicos. Ela oferece o curso de Mesoterapia Corporal, Facial, Capilar e Intramuscular. O curso é oferecido na cidade de Guarulhos, na Avenida Salgado Filho, 1549, no bairro Maia.

No site da instituição você vai encontrar dados de contato e mais informações.

Instituto Educacional Folha Verde – é uma instituição que oferece cursos de tratamentos naturais. Entre eles está o curso de Intradermoterapia Capilar. O curso é ministrado em Mogi Guaçu, em São Paulo, em duas aulas de duas horas de duração cada.

Também tem o curso intensivo que é um dia só, das 10 às 17h. Para maiores informações e dados de contato acesse seu site.

Deixe uma resposta

Melhores Matizadores: Veja Nossa Lista!

Como Colar Unha Quebrada? Veja diversas dicas!

Como Colar Unha Quebrada? Veja diversas dicas!