in

Menstruar Duas Vezes No Mês É Normal? O Que Pode Ser?

menstruação dicas de menina

Menstruação é a descamação das paredes internas do útero quando não há fecundação. Essa descamação faz parte do ciclo reprodutivo da mulher e acontece todo mês. O corpo feminino se prepara para a gravidez, e quando não ocorre, o endométrio se desprende.

Quando a mulher tem um ciclo menstrual mais curto a menstruação pode vir no início e no fim do mês sem ser sinal de qualquer problema. Porém, doenças como ovários policísticos e miomas também podem ser as causas do sangramento.

Presente Para o Seu Parceiro

Sauna e Spa Familiar para Homens

Conheça >> www.spawellbeing.com.br.

Menstruar Duas Vezes No Mês Pode Ser Sinal De Gravidez?

Menstruar duas vezes no mês pode ser sinal de gravidez quando o que acontece é o sangramento de nidação que pode ser confundido com a menstruação.

Esse sangramento pode durar até 3 dias e é provocado pela implantação do óvulo fecundado no útero, que acontece entre 7 e 14 dias após a fecundação.

A ovulação ocorre 14 dias após o primeiro dia da menstruação nas mulheres que possuem o ciclo menstrual de 28 dias. O que pode acontecer é se a menstruação dura muito tempo por volta de 7 dias, por exemplo, 7 dias após o último dia da menstruação a ovulação pode ocorrer.

Se houver relação sexual sem proteção pode haver fecundação e o implante do óvulo fecundado no útero dentro de 7 a 14 dias. Se o implante acontecer em 7 dias, por exemplo, 14 dias após o último dia da sua menstruação poderá haver o sangramento de nidação.

Menstruar Duas Vezes No Mês Tomando Anticoncepcional

Menstruar duas vezes no mês com intervalo de duas semanas ou apenas de uma semana acontece frequentemente quando a mulher toma anticoncepcional, pois o sangramento de escape é um efeito colateral comum do medicamento.

Esses sangramentos podem acontecer em qualquer período do mês e vir em quantidade mínima ou mais abundante, com coloração marrom, avermelhada, rosada ou semelhante a sangue pisado e são considerados normais enquanto o corpo está se adaptando ao anticoncepcional.

Se após 3 meses de uso contínuo os sangramentos ainda surgirem o indicado é consultar o médico ginecologista.

A deficiência de progesterona no organismo também pode provocar mais de um período menstrual no mesmo mês. Isso acontece porque a progesterona é o hormônio feminino responsável por manter firme a camada interna do útero que descama na menstruação.

Se esse hormônio não está sendo produzido em quantidade suficiente o tecido uterino acaba descamando e sendo eliminado com mais facilidade fora do período menstrual.

Menstruar Duas Vezes no Mês Com Intervalo de Uma Semana

Menstruar Duas Vezes no Mês Com Intervalo de Uma Semana dicas de menina

Toda mulher já aguarda a visitinha mensal da menstruação, se ela não vem é sinal que algo diferente esta acontecendo no corpo. Gravidez, descontrole hormonal ou algum problema de saúde. E quando ocorre de menstruar duas vezes ou mais no mês?

O ciclo menstrual  costuma durar em média 28 dias começando a ser contado no primeiro dia que a menstruação vem até um dia antes da próxima menstruação. Analisando por essa contagem é natural à mulher menstruar uma única vez no mês.

Mas existem mulheres que possuem um ciclo menstrual mais curto e podem menstruar duas vezes em um único mês. Por exemplo, se possui um ciclo de 26 dias irá menstruar no começo do mês e no final dele.

O aparelho reprodutor da mulher trabalha através de ciclos e caso não ocorra a fecundação em média 14 dias após a ovulação  a menstruação acontece. Portanto se tem um ciclo curtinho é normal menstruar mais vezes desde que o tempo de duração também seja regulado.

Já se o ciclo é normal de 28 dias, e sua menstruação esta desregulada, pode estar acontecendo por outros fatores como, uso de pílula anticoncepcional, no começo até que o corpo esteja regulado com os hormônios pode ocorrer escapes menstruais.

Se já toma há alguns meses e mesmo assim esta acontecendo, pode ser que a dosagem do tipo de pílula que esta tomando não esta adequado ao seu organismo ou que tenha esquecido de tomar alguns dias.

Nível de progesterona baixo, o ciclo menstrual esta totalmente ligado aos níveis de progesterona no organismo feminino. Quando seus níveis abaixam o corpo entende que é hora de menstruar, por isso quando a progesterona esta desregulada o ciclo pode ficar bagunçado.

Miomas, são tumores benignos compostos de músculo e que podem aparecer tanto dentro como fora do útero alterando a forma uterina. Mulheres que possuem mioma podem ter como sintoma menstruação irregulares e sangramentos fora de hora, entre uma menstruação e outra.

Problemas como stress, ovários policísticos, cisto no ovário, uso de alguns medicamentos e após a realização de laqueadura  pode ser um sintoma a mulher menstruar duas vezes ou mais no mês.

Cada caso deve ser avaliado isoladamente pelo médico especializado da área, e todas as hipóteses descartadas para encontrar o tratamento ideal.

Como Regularizar a Menstruação para 1 Única Vez por Mês?

Primeiramente é essencial procurar um ginecologista para informar sobre a situação. Se o caso da menstruação desregulada for por conta do anticoncepcional, será analisada uma substituição ou suspensão do remédio.

Se for sintoma de alguma doença, o diagnóstico é essencial para encaminhar ao tratamento adequado e assim regularizar o ciclo menstrual o quanto antes.

Normalmente para ciclos desregulados, o ginecologista pode receitar o uso de pílulas anticoncepcionais, caso a mulher ainda não tome. Ou trocar a que esta tomando. Para regularizar e equilibrar os níveis hormonais.

Menstruação Duas Vezes No Mês Como Calcular A Próxima

É difícil saber qual o seu período fértil se menstruou duas vezes no mês. Pode ser que nem tenha tido ovulação neste mês e, por consequência, não houve período fértil.

Regra geral, para saber qual o período fértil, você deve verificar qual o tempo médio de intervalo entre uma menstruação e outra e observar qual é o dia central desse período. Partindo deste dia, deve contar 3 dias antes e 3 dias depois. Este é o seu período fértil.

A duração de um ciclo regular em geral entre 28 dias. Quando o intervalo entre duas menstruações está dentro desse período, geralmente o ciclo é ovulatório e, portanto o período fértil está presente.

Nos casos em que esse intervalo é pequeno e há mais de uma menstruação no mesmo mês, há indícios de que a mulher não está ovulando e, dessa forma, não apresenta período fértil.

Menstruar Duas Vezes No Mês Posso Estar Grávida?

Menstruar Duas Vezes no Mês posso estar gravida dicas de menina

Menstruar duas vezes no mesmo mês é relativamente comum e não significa propriamente que haja algum problema de saúde. Além disso, o uso de anticoncepcionais hormonais, por exemplo, pode provocar pequenos escapes que podem ser confundidos com menstruação.

O fato de você ainda estar com os seios inchados e o peso não ter voltado ao normal pode estar relacionado com as variações hormonais que ocorrem no período menstrual, que nesse mês ficou desregulado.

Algumas situações que podem fazer a mulher menstruar duas vezes no mesmo mês, como o estresse, alterações emocionais, mioma, câncer, ovários policísticos, cisto no ovário, uso de alguns medicamentos, anticoncepcionais e alterações hormonais.

As irregularidades menstruais normalmente só devem ser motivo de preocupação se o sangramento durar muitos dias ou se essas irregularidades se repetirem com frequência.

Pílula do Dia Seguinte Faz Menstruar Duas Vezes No Mês?

Pílula do Dia Seguinte Faz Menstruar Duas Vezes No Mês dicas de menina

A pílula do dia seguinte é um método contraceptivo de emergência, usado apenas quando o método contraceptivo habitual falha ou é esquecido. Ela pode ser composta por levonorgestrel ou por acetato de ulipristal, que funcionam atrasando ou inibindo a ovulação.

As pílulas contendo levonorgestrel podem ser usadas até 3 dias após o contato íntimo e as pílulas contendo acetato de ulipristal podem ser usadas até 5 dias após as relações sexuais.

No entanto, a sua eficácia diminui à medida que os dias passam e por isso devem ser tomadas com a maior brevidade possível. Elas podem ser compradas em farmácias.

A anticoncepção oral emergência não tem nenhum efeito após a implantação ter se completado, não interrompendo, nestes casos, uma gravidez em andamento. A pílula do dia seguinte deve ser usada em casos de emergência.

Presente Para o Seu Parceiro

Sauna e Spa Familiar para Homens

Conheça >> www.spawellbeing.com.br.

Pode ser tomada em situações como relação sexual sem preservativo ou rompimento do preservativo. Esquecimento da toma da pílula contraceptiva regular, especialmente se o esquecimento ocorreu mais do que 1 vez na mesma cartela.

Casos de violência sexual, para que a gravidez possa ser evitada. Nesse caso, tomar a pílula do dia seguinte o mais rápido possível, após o contato íntimo.

Esta pílula pode ser tomada em qualquer dia do ciclo menstrual, e pode ser ser tomada com água ou alimentos. Cada caixa contém apenas 1 ou 2 comprimidos para tomar, seguir a orientação da bula.

Após o seu uso, a mulher pode sentir dor de cabeça, enjoos e cansaço e após alguns dias também pode notar sintomas como, dor nas mamas, diarreia, pequeno sangramento vaginal, antecipação ou atraso da menstruação.

Estes sintomas estão relacionados aos efeitos colaterais do medicamento e é normal que a menstruação fique desregulada por algum tempo. O ideal é observar estas alterações e se possível anotar na agenda essa mudança. E consultar um médico ginecologista.

Apesar de ser indicada para evitar a gravidez indesejada, a pílula do dia seguinte não é 100% eficaz se for tomada após 72 horas da relação sexual. Mas quando ela é tomada no mesmo dia, é pouco provável que a mulher engravide, no entanto, existe essa possibilidade.

O mais sensato é esperar alguns dias até a vinda da menstruação, e em caso de atraso procurar a ajuda médica e realizar o teste de sangue.

Um dos efeitos colaterais da pílula do dia seguinte é a alteração da menstruação. Assim, após tomar as pílulas, a menstruação poderá ocorrer até 10 dias antes ou depois da data esperada.

A pílula do dia seguinte não aborta porque ela pode funcionar de diferentes formas, dependendo da fase do ciclo menstrual em que for utilizada, podendo, inibir ou retardar a ovulação, o que evita a fecundação do óvulo pelo espermatozoide.

Aumentar a viscosidade do muco vaginal, dificultando a chegada do espermatozoide ao óvulo. Assim, se já tiver ocorrido ovulação ou se o óvulo já tiver sido fecundado, a pílula não impede o desenvolvimento da gravidez.

Esta pílula só deve ser usada esporadicamente porque tem uma dose hormonal muito alta. Além disso, se a mulher tomar a pílula do dia seguinte mais de uma vez por mês, ela pode perder seu efeito. Por isso, este medicamento só é indicado para situações de emergência.

Esta pílula só faz mal se for usada mais de 2 vezes no mesmo mês, o que aumenta o risco de doenças como câncer de mama, câncer de útero, problemas numa futura gravidez, podendo aumentar também o risco de trombose e de embolia pulmonar.

Assim, a pílula do dia seguinte só é eficaz se ainda não tiver ocorrido ovulação, durante os primeiros dias do período fértil. Caso já tenha ocorrido fecundação, se houver contacto íntimo, é muito provável que ocorra uma gravidez.

Nomes De Pílulas Do Dia Seguinte

A pílula do dia seguinte pode ser comprada em farmácias e também pela internet, sem que seja necessária uma receita médica. Alguns nomes comerciais são Diad, Pilem e Postinor Uno.

A pílula que pode ser usada até 5 dias depois da relação sexual desprotegida é a Ellaone. No entanto, apesar de poder ser comprado sem receita, após o uso do medicamente, é importante a orientação médica.

Menstruei Duas Vezes no Mês e No Outro Não

Menstruar Duas Vezes no Mês Tomando Anticoncepcional dicas de menina

Se você não faz uso de nenhum contraceptivo hormonal e menstruou duas vezes no mês, pode ser que tenha um ciclo menstrual curto. As que possuem um ciclo de 25 dias, podem menstruar dia 01 e dia 25 novamente.

Portanto, isso é normal e pode ser que aconteça algumas vezes. Conhecido como escape, um pequeno sangramento antes da hora  também pode rolar se você toma anticoncepcional, mas isso não representa a menstruação.

Isso pode acontecer quando você esquecer de tomar a pílula alguns dias ou quando a medicação não é a mais adequada. Se você estiver usando contraceptivo hormonal e sangrar antes do término da cartela, por mais de três meses seguidos, precisa reavaliar a dosagem do hormônio.

A progesterona é um dos hormônios de maior participação no nosso ciclo menstrual.  É no final da fase lútea que sua produção diminui e a menstruação chega.

Quando seus níveis estão continuamente baixos, o sistema reprodutor feminino pode ter mais dificuldade de identificar quando o endométrio deve ser eliminado como menstruação. O que pode provocar atrasos e ciclos descontrolados.

Para ter certeza do que esta acontecendo, será necessário um agendamento com o seu médico genecologista. Para ser examinada e descartar lesões do colo uterino, fazer uma ultrassonografia transvaginal e, em alguns casos, fazer a troca do contraceptivo hormonal.

É importante entender que menstruação não é o período fértil da mulher, aliás é muito pelo contrário quanto mais longe da menstruação, mais fértil são os dias, tanto antes como depois da menstruação.

Outra coisa importante, se sua menstruação atrasou ou veio de forma diferente e está desconfiando de gravidez, precisa fazer o exame de gravidez e ir ao ginecologista o quanto antes.

É normal nos primeiros meses depois que a mulher começa a menstruar a menstruação costuma ser desregulada, as vezes vem certo e as vezes não vem ou até mesmo vem 2 vezes no mesmo mês.

Pode ser apenas uma irregularidade, ou o chamado escape, em alguns casos pode indicar gravidez, principalmente se ocorrer entre 2 ou 3 dias após a relação sem proteção. Neste caso o ideal é fazer o exame de gravidez.

Atrasos eventuais e de poucos dias são muito comuns e não necessariamente indicam gravidez, os médicos apenas consideramos para indicativo de uma possível gravidez atrasos realmente consistentes, ou seja, 15 dias ou mais de atraso.

Menstruas Duas Vezes no Mês com Intervalo De Uma Semana Pode ser Gravidez

Menstruas Duas Vezes no Mês com Intervalo De Uma Semana Pode ser Gravidez dicas de menina

Normalmente não é. Porém eventualmente isso acontece e pode ser considerado normal, somente deve se preocupar caso isso aconteça com muita frequência.

Se sua menstruação é desregulada, procure um médico para melhorar essa situação. Se a menstruação venho duas vezes em um mês, pode esperar até o próximo ciclo para verificar como segue.

A previsão de uma nova menstruação somente é possível quando a mulher é bem regulada, tem um ciclo com uma duração fixa e a menstruação costuma vir sempre na mesma data, daí não precisa perguntar para o médico.

Pílula anticoncepcional de uma forma geral tendem a reduzir a quantidade de dias e a quantidade do fluxo menstrual, além de alterarem o aspecto da secreção ou sangramento menstrual.

Isso é uma ocorrência relativamente comum para quem faz uso de anticoncepcional, eventualmente a menstruação resolve não vir um mês e no mês seguinte ela vem normal.

Pode até indicar gravidez, caso tenha esquecido de tomar a pílula e teve relação íntima desprotegida. Nesse caso, o ideal é realizar o teste de gravidez.

Se tomou o anticoncepcional certo, não há porque se preocupar. Volte a tomar a pílula no dia que é para voltar a tomar a próxima cartela normalmente e se ficar ansiosa ou preocupada faça um teste de gravidez para sair da dúvida.

Menstruar duas vezes num mesmo mês não significa, propriamente, algum problema de saúde. Em geral, as irregularidades menstruais apenas têm importância quando duram muitos dias ou se repetem com frequência.

É importante que você acompanhe seu ciclo menstrual, sabendo a duração da menstruação, a quantidade do fluxo menstrual, o primeiro dia que a menstruação chega, além da quantidade de dias entre as menstruações.

Com isso, entenderá melhor o funcionamento de seu organismo e saberá relatar ao médico quando for necessário.

Na presença de sangramentos excessivos e frequentes ao longo do ciclo menstrual, é recomendado consultar o médico especialista da área, para avaliação a situação e dar as orientações. Afinal com saúde não se brinca.

Avatar

Written by Silmara Bueno

Deixe uma resposta

Coletor Menstrual Como Usar dicas de menina

Coletor Menstrual Como Usar? Como Funciona? Para que Serve?

Afinar a cintura dicas de menina

Como Afinar a Cintura? Veja Nosso Artigo Sobre O Tema!