in

Matizador Caseiro: Como Fazer? Como Funciona?

Como Fazer? Como Funciona? Dicas de Menina
Foto: via Youtube

Depois de um tempo que a mulher pinta os cabelos, a cor vai desbotando devido às lavagens e ações externas como a luz solar, cloro da água e uso de secador e chapinha.

Uma boa forma de recuperar a cor dos cabelos sem ser necessário pintá-los novamente é com a ajuda de um matizador. O matizador é um produto que ajuda a revitalizar a cor dos cabelos tingidos.

Presente Para o Seu Parceiro

Sauna e Spa Familiar para Homens

Conheça >> www.spawellbeing.com.br.

É possível encontrar matizadores para comprar em lojas de cosméticos, no entanto você também pode fazer um matizador caseiro que proporciona os mesmos resultados. Você pode utilizar produtos que tem em casa, como o leite, por exemplo, e até mesmo beterraba e cenoura.

Você pode fazer matizador caseiro para cabelos loiros, loiros com luzes, para cabelos vermelhos, usar tinta preta caso queira matizar cabelos pretos ou mesmo fazer um matizador com tinta azul caseiro para tirar a cor alaranjada de cabelos tingidos de loiro.

A seguir você vai poder conferir algumas receitas e ver qual se adéqua mais a seu cabelo e assim vai poder saber como funciona e como fazer o melhor matizador caseiro do mundo para você.

Como fazer matizador caseiro para cabelo loiro

Os cabelos tingidos de loiro quando vão perdendo a cor vão ficando amarelados. Para tirar esse aspecto e clarear o tom amarelado é necessário utilizar um matizador na cor roxa.

Confira algumas receitas caseiras que você vai poder usar em seus cabelos e deixá-los mais claros.

Matizador de cenoura e beterraba

Esse matizador caseiro é totalmente natural e pode ser usado em cabelos não tingidos como uma mistura hidratante para os cabelos, devido aos benefícios da cenoura e da beterraba.

A cenoura é rica em vitamina C e betacaroteno e ajuda o cabelo a recuperar os nutrientes perdidos durante processos químicos como o tingimento, por exemplo. Com a ação dela os cabelos ficam mais hidratados, macios e brilhosos.

Já a beterraba é rica em antioxidantes, minerais e vitaminas, como A, B e C. Dessa forma ela auxilia no crescimento capilar, mantendo os cabelos fortes e brilhantes.

Para fazer a receita você vai precisar de:

  • Um terço de uma cenoura;
  • Um terço de uma beterraba;
  • Três dedos de um copo de água;
  • Quantidade que você costuma usar da máscara hidratante de sua preferência.

Você deverá picar em cubos a cenoura e a beterraba e colocar no liquidificador, acrescente a água e bata até formar uma mistura consistente. Caso seja preciso colocar mais água, coloque.

Depois você deverá pegar um pote e um pano de prato limpo. Coe a mistura no pano e separe o líquido do bagaço de cenoura e beterraba.

Depois você deverá pegar outro pote e colocar a quantidade que vai usar de máscara hidratante e ir colocando o líquido que foi separado da cenoura e da beterraba, até que fique uma mistura com textura suficiente para que você possa passar nos seus cabelos.

Quando estiver pronto, você deverá lavar seus cabelos normalmente com xampu e então passar a mistura de máscara hidratante, cenoura e beterraba. Tome o cuidado de passar em todas as mechas do cabelo.

Depois você deverá deixar agir nos cabelos meia hora, colocando uma touca térmica e enxaguar bem e finalizar como de costume.

Matizador com violeta genciana e amido de milho

O amido de milho traz muitos benefícios para os cabelos, deixando os fios mais hidratados, tira a oleosidade dos fios, ajuda a reparar as pontas e até mesmo proporciona um alisamento natural.

Por outro lado a violeta genciana pode danificar os cabelos e ainda pode deixá-los roxos, por isso utilizá-la não é recomendado.

Para fazer a receita você vai precisar de:

  • 50 ml de água filtrada;
  • 50 ml de soro fisiológico;
  • Quatro colheres de amido de milho;
  • Seis colheres de sopa de creme de hidratação branco;
  • Uma colher de sopa de óleo de coco.

Para fazer a receita primeiramente você colocar em uma panela a água e o soro fisiológico. Em seguida você deve peneirar a maisena e colocar na panela e mexer bem a mistura ainda fria.

Depois leve a panela ao fogo e fique mexendo até a mistura engrossar. Então você deve desligar o fogo e deixar esfriar.

Separe um pote e coloque a mistura nela e acrescente a violeta genciana. Misture bem. Em seguida acrescente a quantidade de creme de hidratação que você vai usar e o óleo de coco.

Então misture novamente até a mistura ficar homogênea e deixe reservado.

Para utilizá-lo você deve lavar os cabelos com xampu e então passar a mistura nos cabelos, tomando o cuidado de atingir todas as mechas. Depois deixe agir apenas dois minutos e enxágua imediatamente. Se deixar agir mais tempo os fios podem ficar acinzentados ou até roxos.

Depois você deverá secar seus cabelos e finalizar como de costume.

Desamarelador caseiro com leite

Como Fazer? Como Funciona? Dicas de Menina
Foto: via Super Clube Fit

Outra forma de matizar ou desamarelar os cabelos loiros é utilizando o leite.

O leite é nutritivo e além de ajudar a tirar o tom amarelado dos cabelos tingidos de loiro, ainda hidrata e deixa as madeixas mais brilhosas.

Você pode utilizá-lo puro molhando seus cabelos com o leite e deixar agir por 20 minutos. Ou se quiser facilitar na hora de passar o leite nos cabelos pode misturá-lo com leite em pó e uma colher de sopa de creme hidratante.

Para fazer essa receita você vai precisar de:

  • 150 ml de leite;
  • Leite em pó (quantidade deve ser até que tenha consistência);
  • Uma colher de sopa de creme hidratante.

Misture bem os ingredientes em um pote até virar uma mistura homogênea. Depois reserve e lave os cabelos normalmente com xampu. Então passe a mistura em seus cabelos, tomando o cuidado de atingir todas as mechas e deixe agir de meia hora a uma hora.

O tempo vai depender do quanto você deseja clarear os cabelos. Depois é só enxaguar bem os cabelos e finalizar como de costume.

Matizador azul caseiro

O matizador azul caseiro é voltado para cabelos tingidos de loiro que estão com um tom alaranjado. O matizador servirá para neutralizar o alaranjado.

Os cabelos loiros podem ficar com a tonalidade alaranjada devido à cor oxidar através de agressões externas como sol, cloro e água.

Para fazer o matizador você deve utilizar o pigmento azul misturado ao xampu que você utiliza.

Para fazer a mistura você vai precisar de:

  • Um centímetro de pigmento azul;
  • Quantidade que você costuma utilizar de xampu.

Você deve misturar os ingredientes em um pote até que fique uma mistura homogênea. Então lave o cabelo com o xampu normalmente e depois passe um condicionador. Seque os cabelos e finalize como de costume.

É necessário tomar cuidado com a quantidade de pigmento colocada, pois pode acontecer de ele ficar muito concentrado e acabar deixando o cabelo azul.

Presente Para o Seu Parceiro

Sauna e Spa Familiar para Homens

Conheça >> www.spawellbeing.com.br.

O matizador azul caseiro não deve ser utilizado em cabelos muito claros, brancos ou platinados. Pois pode acabar manchando os cabelos, ficando bem mais difícil de retirar.

Como matizar cabelo loiro com luzes

O cabelo loiro com luzes pode ser matizado com o matizador caseiro, no entanto o processo deve ser realizado antes que ocorra a oxidação das mechas antigas e elas mudem de cor.

Caso contrário a única forma das luzes voltarem à sua cor original é refazendo-as.

Matizador caseiro para cabelo vermelho

Como Fazer? Como Funciona? Dicas de Menina
Foto: via Naturalmente Bonita

Para os cabelos recuperarem a tonalidade vermelha você deverá utilizar um matizador com uma cor avermelhada.

Para isso você poderá usar as seguintes receitas:

Matizador com intensificador de cor vermelho

Para fazer essa receita você vai precisar de:

  • Um pote de creme hidratante branco;
  • Quantidade suficiente de intensificador de cor vermelho;
  • Uma ampola de vitamina A ou E;
  • Uma ampola de fortalecimento capilar.

Primeiramente você deverá misturar aos poucos o intensificador de cor vermelho no pote de creme branco até adquirir o tom de vermelho desejado.

Depois acrescente a ampola de vitamina A ou E e a ampola de fortalecimento capilar e mexa bem até que a mistura fique homogênea.

Depois feche o pote e reserve. A quantidade que foi feita deverá servir para várias lavagens, já que o procedimento pode ser feito a cada 15 dias.

Então lave os cabelos normalmente com xampu e depois passe a mistura nos cabelos em todas as mechas. No entanto tome o cuidado de passar com luvas para não manchar suas mãos.

Deixe agir por 15 minutos e enxágue bem.

Pra ver na prática como é feito esse matizador, confira o vídeo da vlogueira Christina Lima:

O vídeo é bem rapidinho, mas dá para entender direitinho a forma que a Christina explica como fazer o matizador.

Matizador com tinta vermelha

Também é possível fazer o matizador com tinta vermelha, podendo ser a mesma que você tingiu seus cabelos.

Para fazer a receita você vai precisar de:

  • Quantidade que você usa de máscara hidratante de sua preferência;
  • A mesma quantidade de tintura de cabelo vermelho;
  • Uma ampola de óleo de argan;
  • Uma ampola de vitamina A ou E.

Para fazer a receita você deverá misturar todos os ingredientes até virar uma mistura homogênea. Lembrando que você deve utilizar apenas o creme da tintura de cabelo e dispensar a água oxigenada.

Então você deverá lavar os cabelos normalmente com xampu e aplicar a mistura sobre os fios, tomando o cuidado de passar em todas as mechas e também utilizar luvas para não manchar suas mãos. Você deverá deixar agir a mistura nos cabelos por 15 minutos.

Depois é só enxaguar bem e finalizar como de costume.

Como fazer matizador caseiro preto

Como Fazer? Como Funciona? Dicas de Menina
Foto: via Lendo Mais

O matizador caseiro preto precisa ter a coloração preta para que escureça os fios, por isso que para fazer o matizador caseiro é utilizada a tinta preta.

Para fazer a receita você vai precisar de:

  • Quantidade que você costuma utilizar de creme hidratante branco;
  • A mesma quantidade de tinta preta de cabelo (pode ser a mesma tinta que você utilizou para pintar seus cabelos);
  • Uma ampola de vitamina A ou E;
  • Uma ampola de óleo de argan.

Primeiramente você deve misturar todos os ingredientes em um pote até que a mistura fique homogênea e reservar.

Em seguida você deverá lavar seus cabelos normalmente com xampu. Então você deverá passar o matizador caseiro em seus cabelos, tomando o cuidado de passar mecha por mecha e usar luvas para não manchar as mãos.

Então você deverá deixar agir por 15 minutos e enxaguar bem. Pronto, é só enxugar os cabelos e finalizar como de costume.

Dicas

Quais cuidados devo ter com cabelos tingidos?

Os cabelos tingidos podem desbotar com facilidade, além de ficarem mais ressecados e porosos devido à química da tintura, por isso é bom tomar alguns cuidados para que ele se mantenha sempre bonito e saudável.

Confira alguns cuidados que você deve tomar com cabelos tingidos:

Hidrate os cabelos

É importante que você hidrate os cabelos, pois dessa forma ele recuperará os nutrientes e a umidade perdidos durante o processo de coloração.

A hidratação deve ser feita com a ajuda de um creme hidratante de sua preferência. Mas você também pode optar por produtos naturais e que fazem bem aos cabelos.

Confira algumas receitas em nosso artigo Hidratação Para Cabelos Ressecados e Quebradiços.

Para fazer a hidratação você deverá passar o creme escolhido após a lavagem dos cabelos com xampu. Passe em todas as mechas e deixe agir por meia hora usando uma touca térmica. Depois é só enxaguar e finalizar como de costume.

A hidratação deve ser feita pelo menos uma vez a cada 15 dias.

Utilize xampus e condicionadores próprios para cabelos tingidos

Você deve utilizar xampus e condicionadores próprios para cabelos tingidos, pois eles ajudam a realçar a cor dos cabelos, fazendo com que ela dure mais.

Lave os cabelos com água fria

Como Fazer? Como Funciona? Dicas de Menina
Foto: via DVien

Você deve evitar a água quente, pois ela deixa os cabelos mais oleosos e agride os fios. Já a água fria conserva o brilho dos cabelos tingidos.

Cuide dos cabelos que sofrem com o efeito do cloro

Se você pratica natação ou frequentou uma piscina e chegou a molhar os cabelos deve cuidar deles para que fiquem mais fortes para enfrentar a ação do cloro. Assim o indicado é que você faça uma hidratação com silicone e se pratica natação também use uma touca de silicone quando for entrar na água.

Proteja seu cabelo contra os raios UV

Também é importante que você proteja seus cabelos contra os raios UV e utilize cremes com proteção solar, para que o sol não afete a estrutura interna dos fios e se mantenham saudáveis.

Lave seus cabelos com frequência

Você deve lavar seus cabelos dependendo do seu tipo. Se ele for oleoso o ideal é que lave todos os dias. Caso ele seja ressecado lave de dois em dois dias. Lavando os cabelos com frequência você vai ajudar a ele manter sua qualidade e baixo nível de porosidade.

Não combine químicas em seus cabelos

Procure ter cuidado na hora de realizar químicas em seus cabelos. Sendo assim não faça químicas ao mesmo tempo, por exemplo, tingir e alisar o cabelo quimicamente no mesmo dia.

Procure fazer um tratamento de alisamento mais natural, confira em nosso artigo Alisamento Caseiro, algumas receitas naturais para alisar os cabelos que podem te ajudar.

 

Deixe uma resposta

Funciona? Dicas de Menina

Vinagre de Maçã no Rosto: Funciona?

Preço, Vantagens e Desvantagens Dicas de Menina

Unhas de Acrílico: Preço, Vantagens e Desvantagens