Categorias
Maquiagem

Maquiagem Para Casamento – Para Noiva, Madrinha, Convidada, Dicas

O casamento é uma ocasião muito especial, especialmente para a noiva que deve estar impecável no dia. É tanta coisa para se pensar na hora de se preparar, não é mesmo?

O vestido, o cabelo, os acessórios e a maquiagem. Mas não é só a noiva que tem que se preocupar com a aparência, a madrinha e as convidadas também devem estar bem arrumadas e muitas mulheres se preocupam em usar uma make bem bonita para chamar a atenção.

Se você está em dúvida sobre qual maquilagem usar no grande dia, seja você a noiva, a madrinha ou a convidada, então fique atenta às informações contidas neste artigo que podem te ajudar.

Vamos conferir?

Maquiagem para noiva

Vamos começar com a noiva que é a estrela da cerimônia e da festa. É recomendado que você busque ajuda de uma maquiadora ou maquiador profissional, para que sua maquilagem fique mais bonita.

Existe uma grande variedade de composições de maquiagem que você pode escolher, tudo vai depender do seu gosto, tom de pele, se o casamento é simples ou chique ou se a cerimônia vai ocorrer de dia ou à noite.

Vamos conferir dicas de maquilagem de acordo com os aspectos citados e entender o que combina mais com você.

Maquiagem para casamento de acordo com seu tom de pele

Para que a maquiagem se sobressaia no seu rosto é necessário que ela combine com seu tom de pele. Confira os tons que ficam melhores de acordo com a cor de sua pele.

Maquiagem para casamento para pele morena

Foto: via Pinterest

Se você tem a pele morena clara saiba que o tom desse tipo de pele muda de acordo com a época do ano, podendo ficar mais bronzeado ou mais claro.

Por isso o ideal é fazer o teste de maquilagem poucos dias antes do casamento.

Se sua pele é morena clara saiba que os tons de batom que mais combinam são: nude com fundo rosado, marsala e rosa queimado.

Já para as sombras combinam mais os tons cobre que tem a coloração mais escura, bronze ou dourado.

Os tons de blush que ficam melhor são: marrom claro e pêssego.

Mas se você tem a pele mais escura saiba que os tons de batom que mais combinam são: nude bege ou pêssego.

No caso do blush o bronze fica muito bem.

Maquiagem para casamento para pele negra

Foto: via Pinterest

Se você tem a pele negra saiba que as sombras que mais combinam são: dourada e cobre.

Mas você também pode experimentar degradê em diferentes cores para destacar os olhos, nesse quesito os tons que mais se harmonizam com seu tom de pele são: vinho, verde, rosa ou azul.

Os tons de blush que mais combinam são: marrom-escuro, marrom café, terra cota, rosa queimado e uva.

Para o batom ficam muito bem os tons claros como os nudes, mas se você gostar de cores mais chamativas o vermelho com fundo marrom também combina.

Leia também:  10 Dicas de Maquiagem Para Facilitar o Seu Dia

Maquiagem para casamento para pele clara

Se você tem a pele clara saiba que o blush rosado combina bastante. Mas se sua pele é mais amarelada, os tons bege ou pêssego se harmonizam bem.

Quanto à sombra tons como rosa, marrom claro ou cinza são boas escolhas.

Já para o batom, tons rosa e laranja, mas se você prefere um visual mais chamativo, o vermelho e o vinho ficam bem.

Maquiagem para casamento de dia

Foto: via Pinterest

Você deve ficar atenta ao horário da ocasião, pois existem tons de maquilagem que ficam melhores de dia e outros tons que ficam melhores à noite.

Durante o dia sua pele é mais iluminada pelo sol e por isso não há necessidade de deixar sua make chamativa, por isso ficam melhores tons mais claros e delicados.

Tons claros e nudes são os ideais para o dia. Outra dica é ou chamar a atenção para os olhos ou para a boca. Se você usar uma sombra mais escura, prefira um batom mais claro.

E se usar uma sombra mais clara, prefira um batom mais escuro, dessa forma seu visual ficará harmonioso.

Maquiagem para casamento à noite

Foto: via Pinterest

Para o casamento à noite você pode investir em maquiagens mais carregadas e chamativas, mas claro, sem exagerar para não ficar com um semblante muito artificial.

Você pode usar sombras mais escuras e também brilhos, mas se fizer isso assim como na dica do casamento de dia, deve optar por batons de tons mais claros.

Se você gosta capriche no delineado dos olhos e na sombra, podendo usar uma mesma cor em tons diferentes para dar um efeito sombreado.

Para o batom, você pode usar um lápis de boca no mesmo tom do batom, para que seus lábios fiquem bem desenhados.

À noite você também pode usar o brilho para chamar a atenção para os olhos e a boca e assim deixar seu visual mais luminoso.

Maquiagem simples para casamento

Se você vai realizar um casamento simples ou quer apenas uma maquilagem para a cerimônia civil, então a make deve seguir a mesma linha.

Você deve optar por uma maquiagem leve, parecida com a make do dia, mas não tão chamativa. Mas ela deve ser caprichada, combinando a sombra com o batom de forma harmoniosa.

Maquiagem mais elaborada para casamento

Agora se você quer uma maquilagem para a festa, então deve optar por cores mais chamativas.

Levando em conta que o batom e a sombra não devem ter uma coloração forte simultaneamente.

Pois dessa forma a maquiagem ficará muito carregada, o ideal é intercalar, como já mencionamos, sombra mais escuro com batom mais claro ou sombra mais clara com batom mais escuro.

Maquiagem para casamento para madrinha

Foto: via Pinterest

A madrinha assim como a noiva tem que se preocupar em estar bem arrumada, já que tem um importante papel na cerimônia de casamento.

Afinal é ela que ajuda a noiva a se acalmar e ainda a se aprontar, além de se colocar à disposição para ajudar no que for necessário para que dê tudo certo no grande dia.   

Leia também:  5 Dicas de Ouro Para Melhorar sua Make

Se a cerimônia ocorrer durante o dia, então você deve usar produtos de longa fixação, para que a maquilagem se mantenha por mais tempo.

Se a festa for à noite, então você poderá usar mais brilho tanto nos olhos como no vestido.

É legal que a maquiagem se harmonize com o vestido, por isso você deve usar tons parecidos.

Como as madrinhas usam roupas de diferentes cores é bom que você saiba o que combinar.

Se você quer uma maquilagem para combinar com um vestido em tom rosa saiba que sombra rosa não combina, mas sim cores como bege, pérola, prata ou grafite.

Para o blush você pode usar a cor pêssego e quanto ao batom, ele sim pode ter o tom nude, rosado ou vermelho.

Uma cor de sombra neutra é a prateada que combina com cores como rosa, roxo, verde, azul e preto.

Já a sombra marrom é mais neutra ainda, podendo ser combinada com qualquer cor de roupa.

O preto, apesar de ser neutro, você deve evitar usá-lo com o roxo, pois fica um visual muito carregado.

A sombra nude também fica bem com várias cores de roupa, só devem ser evitadas roupas brancas e cinza claras.

O verde fica bem com roupas em tom branco, nude, preto, marrom e cinza.

O chumbo fica melhor com roupas de cores chamativas como rosa, vermelho, azul, laranja e verde.

Para você ver um exemplo de maquilagem para madrinhas, confira a seguir o vídeo da vlogueira Tainara Reis, que explica o passo a passo de como fazer uma maquiagem com brilho nos olhos e batom em tom nude.

Neste outro vídeo a vlogueira Verônica Acássia ensina como fazer uma maquilagem para peles morenas que pode servir não apenas se você for madrinha, mas também em outras ocasiões.

Maquiagem para casamento para convidada

Foto: via Pinterest

Mesmo que a convidada não precise chamar tanto a atenção na cerimônia de casamento ainda assim deve estar bonita, afinal é uma ocasião especial, em que uma pessoa querida está comemorando seu amor.

As convidadas devem optar por uma maquiagem mais discreta, pois os holofotes devem estar voltados para a noiva.

Uma dica é optar por tons terrosos como marrom, nude e terracota. Dessa forma seu visual ficará bonito e reservado.

Se você tem um estilo mais romântico saiba que maquilagem em tons rosa e pêssego também ficam muito bem. Você pode usar sombras com glitter para chamar a atenção para seus olhos.

Caso você queira uma maquiagem mais simples, mas iluminada pode aplicar o iluminador em pó.

Mas se você quer chamar um pouco de atenção pode usar batons em tons mais vibrantes como o vermelho, o laranja queimado e o vinho.

Dicas de maquiagem para casamento

Confira algumas dicas bem interessantes sobre maquiagem que vão te ajudar a fazer uma make bonita e que dure bastante durante a cerimônia e a festa.

Leia também:  Dica de Maquiagem Para o Outono

Faça a maquiagem durar mais

Foto: via Pinterest

Como a cerimônia de casamento e a festa tomam muito o tempo da noiva, madrinha e convidada, pode acontecer de você se esquecer de retocar sua maquilagem.  

Por isso uma boa dica é preparar bem a pele antes de passar a maquiagem, você deve limpá-la, hidratá-la e também usar um primer e fixador, pois eles vão ajudar a manter a maquiagem.

Também use batom de longa duração, dessa forma mesmo se você comer e beber ele não vai desbotar facilmente.

Você ainda deve investir em uma máscara de cílios à prova d´água, assim se você se emocionar durante a cerimônia sua maquiagem não borrará.  

Compre os itens de maquiagem com antecedência

É indicado que você escolha as cores que usará na maquilagem com antecedência, em especial as cores da sombra e do batom. Dessa forma você terá mais tempo para encontrar e comprar os tons desejados.

Pinte os olhos antes de usar a base

Foto: via Pinterest

É indicado que os olhos sejam sombreados antes de você passar a base, pois poderá haver resquícios de sombra que você deverá remover nas laterais dos olhos e abaixo dos cílios. E se você tiver passado a base antes, ela saíra também.

Use uma base com cobertura mais forte

Você deve usar uma base com cobertura mais forte do que a usada no dia a dia, pois dessa forma você terá uma boa aparência nas fotos, já que a iluminação é mais intensa na festa.

Não faça maquiagens que não está acostumada

Foto: via Pinterest

Se você tem pouco tempo para escolher sua maquiagem de casamento e vai fazê-la sozinha não é indicado tentar coisas que não está acostumada.

Caso contrário você correrá o risco da make não ficar muito boa, já que você ainda não conhece bem a técnica.

Existem três saídas: fazer com um profissional, pedir para uma amiga que já conhece a técnica a fazer em você ou optar pela maquilagem que você conheça.

Mas caso você tenha tempo para praticar então aproveite para aprender e aplicar a make quando chegar o momento.

Use o pó translúcido para reduzir o brilho da pele

Durante a festa sua pele pode ficar oleosa e por isso apresentar um aspecto brilhoso.

Para reduzir isso é indicado usar o pó translúcido, pois ele diminui o brilho nos locais da pele em que há oleosidade e pode ser usado em todos os tons de pele.

Leve um kit para retocar a maquiagem

Caso você tenha chance de retocar a maquilagem é legal ter a mão um pequeno kit composto por pó translúcido, máscara para cílios, corretivo, blush e batom.

Não se esqueça de remover a maquiagem após a festa

Foto: via Pinterest

É importante remover a maquiagem após a festa, pois pode prejudicar sua pele, impedindo que ela se renove, deixando-a mais ressecada, obstruindo os poros e causando cravos e espinhas.

Além disso, se você não retirar a maquilagem antes de dormir pode deixar a área dos olhos mais fina e frágil, os cílios podem ficar quebradiços e sua pele pode sofrer com o envelhecimento precoce.

Para retirar a make você pode aplicar um removedor de maquiagem ou um óleo mineral. O ideal é começar com os olhos e a boca e depois retirar o restante da maquiagem do rosto.

Após retirar a maquilagem é importante que você lave sua pele e hidrate-a para evitar o ressecamento.

Como você pode ver existem várias formas de usar maquiagem para casamento, a escolha vai depender do seu gosto e estilo.

O ideal é que você não mude radicalmente o que está acostumada, caso contrário não se sentirá como você mesma e terá a sensação de que seu visual está muito artificial.

Não se esqueça de seguir as dicas de maquilagem, especialmente no momento de retirada da make, dessa forma você vai contribuir para que sua pele não fique apenas bonita no momento da maquiagem, mas se mantenha saudável.