in

Ideias de Roupa Para o Ano Novo – Looks, Dicas do que Usar

Foto: via Claudia

O ano novo de 2020 está chegando e com ele as festividades de final de ano. E por sua vez com elas a dúvida que sempre povoa a mente das mulheres “o que usar?”.

Neste artigo você vai conferir ideias de roupa para o ano novo, além de fotos de looks e dicas do que usar.

Mas antes vamos entender…

De onde veio a comemoração do ano novo?

A comemoração de ano novo é antiga, datando de 4 mil anos atrás. Ela tem origem nos povos mesopotâmios que comemoravam o início da primavera no Hemisfério Norte, quando começava a época das plantações.

Essa época representava esperança de mais prosperidade e mudanças para uma vida melhor, o que para muitos também representa o ano novo nos dias atuais.

Posteriormente em 1582, o papa Gregório 13º adotou o calendário Juliano e passou a considerar o ano novo no dia 1º de janeiro.

O termo Réveillon foi dado pelos franceses no século XVII e tem origem no verbo francês “acordar”, pois as festas da nobreza de ano novo duravam a noite toda.

No Brasil o costume de comemorar o ano novo foi popularizado pela nobreza.

De onde veio o costume de usar branco no ano novo?

O costume de usar branco surgiu na década de 1970 através de membros do Candomblé que iam fazer suas oferendas na praia vestindo roupas dessa cor.

As pessoas que viam achavam bonita a cor branca das roupas e resolveram aderir a esse costume.

Outras tradições de ano novo como pular as sete ondas e fazer oferendas a Iemanjá também vieram da Umbanda.

Qual o significado do branco e das outras cores usadas no ano novo?

Além do branco, outras cores também são utilizadas no ano novo e cada uma delas tem um significado. Entre eles:

  • O branco representa paz, tranquilidade, harmonia e saúde;
  • O vermelho simboliza o amor, paixão e força;
  • O amarelo representa prosperidade nos negócios e dinheiro;
  • O laranja significa coragem, entusiasmo e energia;
  • O rosa representa o romance, afetividade e amor;
  • O verde simboliza esperança, juventude e saúde;
  • O lilás e violeta significam mudança e espiritualidade;
  • O azul simboliza a firmeza e racionalidade;
  • O dourado representa força, inteligência e alta vibração;
  • O prata simboliza abundância e renovação;
  • O preço significa independência e luxo.

Qual roupa usar no ano novo?

Algumas mulheres se preocupam com o significado das cores e escolhem aquela que mais representa seu desejo de ano novo, enquanto outras apenas querem estar bonitas.

Independente do seu desejo é importante levar em conta duas coisas antes de escolher a roupa para o ano novo, entre elas, qual será o lugar que você vai comemorar o ano novo e qual estilo de roupa que você deseja usar.

A seguir você vai conferir algumas ideias e dicas do que usar de acordo com essas duas características.

Vamos conferir?

Ideias de roupa para o ano novo de acordo com o lugar

Já sabe onde vai passar o ano novo? É importante se atentar a esse detalhe não só para estar bonita, mas para não destoar do ambiente e se sentir confortável.

Modelos de roupa para o ano novo em família

Foto: via Pinterest

Se você vai passar o ano novo com sua família, seja na casa de um familiar, amigos íntimos ou na sua casa você deve usar uma roupa que combine com você e que seja confortável.

Vestidos leves de seda ou linho em combinação com acessórios se abicam bem à ocasião.

Você também pode usar saias midis, que vão deixar seu visual elegante, especialmente se combinadas com camisas ou blusas finas.

Se você tem o estilo despojado, saiba que os macacões, peças que ficaram muito populares, são boas opções, pois te deixam confortável e ao mesmo tempo proporcionam um visual chique.

Modelos de roupa para o ano novo na praia

Foto: via Pinterest

Muitos brasileiros passam o ano novo na praia, onde é possível ter uma visão privilegiada dos fogos e ainda estar perto da natureza.

Se você vai passar seu ano novo no local é bom optar por roupas frescas e confortáveis, utilizando tecidos leves como o algodão, o linho, a viscose e a seda.

Você pode utilizar vestidos fresquinhos em combinação com sandálias ou shorts que vão proporcionar maior conforto.

Modelos de roupa para o ano novo no campo

Foto: via Pinterest

Se você vai passar o ano novo em uma chácara, sítio ou casa no campo é bom ir com saias, calças ou shorts jeans, que conferem maior conforto e praticidade.

Você pode combinar essas peças com blusas feitas com tecidos finos como seda e cetim, que dará um contraste na rusticidade do jeans, deixando o visual mais chique.

Como o ano novo é comemorado à noite você também pode investir em peças que tenham brilhos e lantejoulas.

Modelos de roupa para o ano novo em festa

Foto: via Pinterest

Se você vai participar de uma festa de ano novo então precisa caprichar mais na roupa.

Você pode usar vestidos e roupas com brilhos, paetês e peças metalizadas se a festa for formal.

Mas se a ocasião for informal você pode utilizar roupas mais despojadas, como saias ou calças com camisa e jaqueta jeans.

Modelos de vestido para o ano novo

Existem vários modelos de vestido que você pode usar no ano novo, tudo vai depender do seu estilo e tipo de corpo.

Vestido transpassado

Foto: via Pinterest

Quem tem o corpo oval pode usar o vestido transpassado, pois ele marca a cintura e chama a atenção para o colo, ajudando a alongar a silhueta. Ele também tem a saia mais solta, o que ajuda a disfarçar o quadril largo.

Se você vai a uma festa formal pode combinar o vestido transpassado com salto alto que deixa o visual elegante. Mas se a festa for informal você pode optar pela sapatilha ou tênis.

Vestido evasê

Foto: via Pinterest

Caso você tenha o quadril largo como acontece com mulheres que tem o corpo triângulo, um vestido que fica bem é o evasê, pois sua saia tem a forma de A, dessa forma dando a impressão de que o quadril é menor e voltando a atenção para a cintura.

Quem tem o corpo triângulo deve evitar vestidos muito curtos, sendo uma boa opção vestidos midi ou comprimento até o joelho. Dessa forma o visual fica mais elegante e confortável.

Vestido godê ou com pregas

Foto: via Pinterest

Já as mulheres que possuem o quadril estreito e queiram dar mais volume a ele podem optar pelo vestido godê ou com pregas, pois ele ajuda a dar equilíbrio ao corpo feminino, especialmente em mulheres que tem o corpo triângulo invertido, em que os ombros são mais largos que o quadril.

Nesse caso você deve optar por vestidos que não deem muita ênfase à parte de cima, chamando a atenção para a saia. O vestido godê ou com pregas pode tanto ser usado em festas informais como formais.

Vestido peplum

Foto: via Pinterest

Quem tem o corpo retângulo, em que a cintura não é definida pode se beneficiar do modelo de vestido peplum, pois ele tem um volume a mais no quadril e marca a cintura, deixando-a mais definida.

Esse vestido é indicado para ocasiões formais, para ficar mais elegante é indicado usar o vestido peplum midi.

Vestido tubinho

Foto: via Pinterest

Agora as mulheres que tem o corpo tipo violão ou ampulheta em que os quadris e os ombros são equilibrados e a cintura é fina ficam bem com o vestido tubinho, pois ele chama a atenção para a área da cintura.

Você pode usar o vestido tubinho com salto para festas formais e com tênis ou sapatilhas para looks casuais.

Slip Dress

Foto: via Pinterest

Mulheres baixinhas podem usar o vestido estilo slip dress, que é um modelo que se assemelha a uma camisola. Ele ajuda a alongar a silhueta.

Você pode utilizá-lo com salto se for uma festa mais formal ou com sapatilha e tênis em festas casuais, podendo combinar camisetas por baixo do vestido ou jaqueta jeans.

Vestido longo

Foto: via Pinterest

O vestido longo é indicado para festas formais, pois ele deixa o visual mais elegante, podendo ser usado até mesmo por mulheres baixinhas. O indicado para a silhueta ficar mais longilínea é usar sapatos em tom nude.

Vestido midi

Foto: via Pinterest

O vestido midi proporciona elegância para a mulher, mas se você é baixinha para não achatar sua silhueta você deve combiná-lo com calçados de salto alto em tom nude (como o scarpim) que mantenham o peito do pé livre, dessa forma seu corpo parecerá mais longilíneo.

Se você é mais gordinha pode usar vestidos em tons mais escuros ou se for estampado com desenhos pequenos.

Vestido curto

Foto: via Pinterest

O vestido curto deve ser usado com muito cuidado, já que se optar por um muito curto pode se sentir desconfortável, além de o visual correr o risco de ficar vulgar.

Por isso um comprimento bem legal é logo acima do joelho, dessa forma você se sente mais confiante e bonita.

Vestido branco

Foto: via Pinterest

O vestido branco é uma opção muito escolhida no ano novo. Você pode optar pelo modelo que mais favoreça seu tipo de corpo, como já mencionamos.

É bom evitar modelos muito transparentes, para o visual não ficar sensual demais, especialmente se você está passando o ano novo com a família.

As gordinhas devem utilizar acessórios coloridos quando utilizar essa cor e também optar por vestidos mais larginhos e que afinem a silhueta.

Modelos de saia para o ano novo

Foto: via Pinterest

Se você não quer usar vestidos pode utilizar saia, existem estilos variados como:

  • Saia plissada: saia com várias dobraduras, tendo o aspecto de sanfona, é indicada para mulheres magras, pois dá volume ao quadril.
  • Saia de pregas: dá um ar mais jovial, sendo indicado para mulheres mais jovens.
  • Saia godê: é rodada e dá movimento ao visual, não é indicada para mulheres que tem os quadris largos.
  • Saia drapeada: tem um efeito enrugado e é mais justa ao corpo, por isso mulheres que estão acima do peso devem ter cuidado ao usá-la.
  • Saia de babado: é uma saia que deixa o quadril maior por causa dos babados que podem estar apenas na barra da saia como no seu comprimento, por isso não é indicada para mulheres gordinhas.
  • Saia evasê: é uma saia democrática que fica bem tanto em mulheres jovens como de mais idade.
  • Saia reta: é um modelo simples e que não é indicada para mulheres que não tem a cintura muito definida, como acontece nos corpos retângulo e oval.
  • Saia tulipa: é um modelo estreito e que dá volume ao quadril, por isso é indicado para mulheres altas e magras.
  • Saia lápis: é uma saia justa ao corpo e que marca a região do quadril, é indicada para ser usada em mulheres magras ou que tem o corpo tipo violão ou ampulheta.
  • Saia longa: também pode ser usada por todos os tipos de corpos femininos, sendo que as mulheres mais altas devem optar por modelos mais volumosos enquanto que as mais baixas devem usar modelos mais retos sem franzido ou drapeado.
  • Saia curta: é indicada para mulheres que tem pernas que estejam em forma.
  • Saia midi: saia que deixa o visual elegante, mas que assim como o vestido com esse comprimento deve ser usada com cuidado por baixinhas para não achatar a silhueta.

Modelos de shorts para o ano novo

Foto: via Pinterest

Se você curte o visual mais casual, mas quer usar algo fresco devido ao verão pode utilizar os shorts. Confira os tipos de shorts e se ele combina com seu tipo de corpo:

  • Shorts de cintura alta: é um short que proporciona elegância ao corpo feminino, disfarçando a barriguinha e como é comprido na parte da perna é bem discreto. É indicado para mulheres gordinhas e baixinhas, já que alonga a silhueta.
  • Shorts com elástico: tem um franzido na cintura e por isso dá mais volume ao quadril, mas ao mesmo tempo como é soltinho na parte das pernas, ajuda a afiná-las. Ele é indicado para mulheres que tem ombros largos e quadril estreito.
  • Shorts de cintura média ou baixa: esse short achata a silhueta feminina, por isso é indicado para mulheres altas e com pernas finas.

Modelos de blusas para o ano novo

Se você vai usar saia ou shorts no ano novo deve combiná-los com blusas que se abiquem ao visual. Confira alguns tipos de blusas que vão fazer sucesso no verão 2020 e veja se adéqua com seu estilo:

Blusa com manga bufante

Foto: via Pinterest

Esse tipo de blusa fez sucesso nos anos 1980. Ela tem como características suas mangas volumosas, sendo indicada para mulheres com braços finos.

Ela pode ser encontrada em diferentes modelos com mangas curtas ou longas, batas, cropped ou t-shirt.

Camisa de mangas curtas

Foto: via Pinterest

São blusas leves que pode ter estampas de diferentes tipos como flores e folhagens, tie dye e animal print.

Mulheres que estão acima do peso devem evitar utilizar blusas com estampas muito grandes.

Blusa com decote tomara que caia

Foto: via Pinterest

É um modelo bem fresco e que pode ser encontrada em diferentes materiais e cores.

Para ter um visual mais elegante é bom combiná-la com saias ou calças pretas.

Blusa regata de alça branca

Foto: via Pinterest

É própria para o calor, sendo indicada para ser usada em eventos informais. Para alongar a silhueta uma dica é usar a blusa regata da mesma cor da saia ou shorts, compondo um visual monocromático.

Blusa com transparência

Foto: via Pinterest

Também estão na moda blusas transparentes que deixam a lingeries ou tops à mostra.

É possível encontrá-las com mangas longas ou curtas ou também estilo cropped.

É bom tomar cuidado ao usar esse tipo de blusa para o visual não ficar muito vulgar.

E você? O que pretende usar no ano novo? Qual das roupas citadas no artigo mais gostou?

Ideias de Roupa para o Natal – Looks e Dicas de Como Usar

Veja Ideias De Onde Passar A Virada Do Ano