in

Hidratação para Cabelos Ressecados e Quebradiços

Hidratação para Cabelos Ressecados e Quebradiços Dicas de Menina
Foto: via Baú de Coisas

Cabelos ressecados e quebradiços são coisas que incomodam muito as mulheres. Afinal os cabelos são os cartões de visita da mulher, fazendo o papel de delinear seu rosto e tornar sua aparência mais bonita.

Uma forma de combater a quebra e o ressecamento é através da hidratação, um tratamento capilar que ajuda a repor a umidade dos fios. O melhor de tudo é que é um tratamento que pode ser realizado em casa.

Presente Para o Seu Parceiro

Sauna e Spa Familiar para Homens

Conheça >> www.spawellbeing.com.br.

Neste artigo você vai conferir receitas caseiras de hidratação que ajudarão a deixar seus cabelos menos ressecados, com menos frizz e acabar com as pontas duplas. Entre as receitas que vamos mostrar há aquelas feitas com babosa, com maisena, mel, abacate, entre outros ingredientes que você pode encontrar facilmente.

Mas antes de mostrar a receita a você, vamos entender…

Por que os cabelos ficam ressecados e quebradiços?

Porque houve um desgaste na estrutura dos fios, deixando os cabelos mais porosos, opacos, sem brilho, com pouca elasticidade, quebradiço e com pontas duplas.

Isso pode acontecer por vários motivos, como excesso de químicas no cabelo, o que acontece quando passamos por tratamentos químicos como descoloração, que destrói os pigmentos e componentes do fio capilar, alisamento químico, como escova progressiva com formol, permanente, coloração, o que acontece quando a tintura é de má qualidade.

Além dos processos químicos os cabelos também podem ser danificados pela ação do sol, cuja radiação ultravioleta em excesso prejudica os cabelos, uso em excesso do secador e da chapinha, exposição frequente ao ar condicionado, xampus que contenham uma grande concentração de detergente, vento poeira, cloro na água e clima seco.

Outro motivo é a alimentação não saudável, em que há falta de nutrientes. Realizar pouca hidratação nos cabelos também pode fazer com que eles fiquem ressecados, assim como o estresse, prender o cabelo molhado, pentear os cabelos de forma errada e usar queratina em excesso.

Por que a hidratação ajuda a melhorar o aspecto dos fios?

Porque a hidratação devolve a umidade aos fios, deixando-os mais saudáveis. E quando eles os cabelos tem o aspecto saudável suas cutículas, que são as escamas que ficam ao seu redor, ficam fechadas, protegendo o interior do fio, retendo as moléculas de água e de proteínas, deixando os cabelos mais maleáveis, com brilho, fortes e macios.

Receitas Caseiras de Hidratação

Confira algumas receitas caseiras de hidratação e que podem te ajudar a tratar seus cabelos ressecados e quebradiços.

Hidratação para Cabelos Ressecados com Maizena

Hidratação para Cabelos Ressecados e Quebradiços Dicas de Menina
Foto: via Naturale & Cia

A Maizena ou amido de milho é um ótimo produto para usar nos cabelos durante a hidratação, pois além de ajudar a hidratar os cabelos, também auxilia no alisamento, repara pontas duplas e deixa o cabelo mais brilhoso.

Confira duas receitas a seguir:

Hidratação com Maizena e Bepantol Líquido

Para realizar a receita você vai precisar de:

  • 2 colheres de sopa de Maizena;
  • 250 ml de água;
  • 1 colher de sopa de máscara hidratante (a que você tiver em casa);
  • 10 ml de Bepantol líquido;
  • 10 ml de óleo vegetal (de sua preferência, podendo ser azeite, óleo de coco, entre outros).

Para fazer a receita você deverá misturar em uma panela a Maizena com a água. Leve ao fogo e mexa até que forme uma mistura homogênea e fique com a consistência de um mingau.

Depois desligue o fogo e deixe esfriar. Quando o mingau de Maizena estiver amornado você deve misturar a máscara hidratante, o bepantol líquido e o óleo vegetal.

Quando formar uma mistura homogênea aplique nos cabelos lavados com xampu (eles devem estar molhados, sendo que o excesso de água deve ser tirado com uma toalha), tomando o cuidado de passar em todas as mechas do cabelo, enluvando os fios. Depois de aplicar nos cabelos, deixe a mistura agir por trinta minutos em uma touca de plástico ou touca térmica.

Depois enxágue os cabelos e aplique o condicionador para que as cutículas dos fios se fechem. Finalize o cabelo como preferir.

Hidratação com Maizena e Açúcar

Para essa receita você vai precisar de praticamente os mesmos ingredientes da receita anterior, a única coisa que você vai acrescentar é uma colher de sopa de açúcar.

O açúcar possui vitaminas B1, B2 e C, magnésio, cálcio, zinco, ferro e fósforo. Essas substâncias ajudam a combater o ressecamento, diminui o frizz e pontas duplas dando mais brilho e maciez aos cabelos.

Para fazer a receita você deverá preparar um mingau de Maizena utilizando a Maizena e a água. Deixe esfriar e mistura em outro pote com o açúcar, máscara hidratante, bepantol e óleo vegetal. Misture bem até que fique tudo homogêneo.

Em seguida passe nos cabelos lavados com xampu, tomando o cuidado de passar em todas as mechas. Prenda o cabelo e coloque uma touca térmica ou plástica, deixando a mistura agir por meia hora ou o tempo indicado na embalagem da masca hidratante.

Depois lave os cabelos e se quiser passe o condicionador. Essa receita pode ser feita uma vez por semana.

Hidratação para Cabelos Ressecados com Babosa

A babosa é rica em nutrientes, contendo vitaminas A, B1, B2, B3, B6, C e E, além de minerais, magnésio, zinco, manganês, cálcio, cobre, sódio, ferro, entre outros componentes que ajudam a hidratar os fios e deixá-los mais macios e com brilho.

A babosa ainda tem propriedades antioxidantes que ajudam a fortalecer o cabelo, evitando a quebra e a queda dos fios.

Confira as receitas com babosa:

Hidratação com Babosa e Abacate

Para fazer a receita você vai precisar de:

  • 2 folhas de babosa;
  • ½ abacate;
  • 2 colheres de chá de óleo de argan;
  • ½ colher de chá de azeite de oliva extravirgem;
  • 1 colher de chá de óleo de coco;
  • 1 colher de sopa de máscara hidratante.

Para fazer a receita você deverá lavar bem as folhas de babosa, retirar a lateral com espinhos de cada uma e abri-la, para que você possa tirar o gel que tem dentro dela.

Bata o gel em um liquidificador e depois coloque em um recipiente que você possa usar para misturar os outros ingredientes. Misture tudo até que se forme uma massa homogênea.

Aplique nos cabelos lavados com xampu. Não se esqueça de tomar cuidado para passar em todas as mechas, enluvando-as para que a mistura penetre melhor nos cabelos.

Depois prenda os cabelos e coloque uma touca de plástico ou touca térmica e deixe agir por quinze minutos.

Depois enxague os cabelos e se quiser passe o condicionador. A receita deve ser realizada uma vez a cada quinze dias.

Hidratação com Babosa e Óleo Vegetal

Essa hidratação vai menos ingredientes, sendo usados:

  • 2 colheres de sopa de máscara hidratante;
  • 1 colher de chá de óleo vegetal (de sua preferência).

Em um recipiente você deve misturar os ingredientes até que se forme uma massa homogênea.

Em seguida passe a mistura nos cabelos lavados com xampu, tendo o cuidado de passar por todas as mechas. E depois coloque uma touca térmica ou touca comum de plástico e deixe agir nos cabelos por trinta minutos.

Presente Para o Seu Parceiro

Sauna e Spa Familiar para Homens

Conheça >> www.spawellbeing.com.br.

Depois enxágue os cabelos, enxugue e arrume como de costume.

Hidratação para Cabelos Ressecados e Quebradiços

Hidratação para Cabelos Ressecados e Quebradiços Dicas de Menina
Foto: via Dúvidas de Beleza

Nessa receita é usado o mel, que ajuda a hidratar os cabelos e também tem efeito condicionante, contendo muitos nutrientes que ajudam a eliminar impurezas dos fios e protegê-los.

Ele atua nos cabelos ressecados e quebradiços, sendo indicado também para quem tem os cabelos cacheados, facilitando a passagem de óleo natural da raiz às pontas.

Para fazer a receita você vai precisar de:

  • 1 colher de sopa de mel;
  • 1 colher de sopa de queratina líquida;
  • 1 tampinha de bepantol líquido misturada com um pouco de máscara hidratante de mandioca.

Coloque os ingredientes em um recipiente e misture bem. Aplique nos cabelos lavados com xampu, aplicando em todas as mechas.

Em seguida prenda o cabelo e coloque a touca térmica ou touca de plástico e deixe a mistura agir nos cabelos por 15 minutos.

Hidratação para Cabelos Ressecados com Pontas Duplas

Nessa receita é usado o iogurte, que tem muitos nutrientes em sua composição e pode ser usado como condicionador para os cabelos, ajudando-os a ficarem mais bonitos, hidratados, fortalecendo-os e deixando-os mais fortes e saudáveis.

Para fazer a hidratação você vai precisar de:

  • 2 colheres de sopa de iogurte;
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva;
  • 1 colher de sopa de máscara de hidratação.

Coloque os ingredientes em um recipiente e misture bem, até se forme uma mistura homogênea. Em seguida aplique a mistura em todo o cabelo, enluvando as mechas para que a mistura impregne bem nos cabelos.

Deixe agir por trinta minutos e enxágue os cabelos.

Outras Receitas

Hidratação para Cabelos Ressecados com Iogurte

Há outra receita com iogurte. Para fazê-la você vai precisar de:

  • 3 colheres de sopa de iogurte;
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco;
  • 4 colheres de sopa de babosa.

Em um recipiente misture todos os ingredientes até criar uma mistura homogênea. Aplique sobre os cabelos lavados com xampu, passando por todas as mechas. Depois prenda o cabelo, coloque uma touca térmica ou de plástico e deixe o produto agir por trinta minutos.

Depois é só enxaguar e finalizar como desejar.

Hidratação para Cabelos Ressecados com Banana

A banana é rica em potássio que ajuda a fortalecer os fios, fazendo com que eles fiquem menos quebradiços e ajudando a recuperar a elasticidade dos fios.

Para fazer a receita você vai precisar de:

  • 6 colheres de sopa de leite integral;
  • 1 colher de sopa de açúcar;
  • 1 banana prata madura amassada;
  • 1 colher de sopa de máscara de hidratação;
  • 1 colher de café de óleo vegetal (de sua preferência).

Para fazer a receita você deverá colocar todos os ingredientes em um recipiente e mexer bem até se forme uma mistura homogênea.

Com os cabelos lavados com xampu você deverá aplicar a máscara em todas as mechas do seu cabelo. Depois coloque uma touca térmica ou de plástico e deixe a mistura agir no cabelo por 20 minutos.

Lave os cabelos, tomando o cuidado de penteá-los no banho para sair os pedaços de banana e aplique um condicionador.

Hidratação para Cabelos Ressecados e Quebradiços com Clara de Ovo

Hidratação para Cabelos Ressecados e Quebradiços Dicas de Menina
Foto: via Dieta Já

A clara de ovo traz muitos benefícios para os cabelos, ajudando a reduzir a oleosidade, a fechar os poros, tratar o couro cabeludo e ainda dá brilho aos cabelos.

Para fazer a receita você vai precisar de:

  • ½ clara de ovo;
  • 1 colher de sopa de queratina líquida;
  • 1 ampola de adeforte (um complexo vitamínico vendido em farmácias e que é composto pelas vitaminas A, D e E);
  • 1 colher de sopa de máscara capilar.

Para fazer a receita você deverá colocar todos os ingredientes em um recipiente e misturar bem até formar uma mistura homogênea.

Em seguida aplique nos cabelos lavados com xampu, passando mecha por mecha. Depois prenda o cabelo, coloque uma touca térmica ou de plástico e aguarde 15 minutos.

Então enxágue os cabelos, passe o condicionador se quiser e finalize-os como desejar.

Hidratação para Cabelos Ressecados com Vinagre de Maçã

O vinagre de maçã ajuda a controlar o pH dos cabelos, pois ele contém o pH ácido. Ele ajuda a fechar as cutículas dos fios, deixando o cabelo com menos frizz e hidratado, além de deixá-los mais macios e brilhantes.

Para fazer a receita você vai precisar de:

  • 3 colheres de sopa de máscara hidratante;
  • 1 colher de vinagre de maçã;
  • 5 gotas de óleo de babosa;
  • 1 colher de Yamasterol (creme hidratante).

Para fazer a receita você deverá misturar todos os ingredientes em um recipiente, de modo que a mistura fique homogênea.

Aplique nos cabelos lavados com xampu, tomando o cuidado de passar a mistura em todas as mechas. Depois prenda os fios e coloque uma touca térmica ou de plástico e deixe agir por 20 minutos.

Em seguida enxágue os cabelos e passe o condicionador se desejar.

Hidratação para Cabelos Ressecados com Batata

A batata também é boa para os cabelos, ela é rica em vitaminas A, B, C, minerais, zinco e magnésio. Ela atua como antioxidante, ajudando a eliminar impurezas dos fios e assim retardar seu envelhecimento, além de fortalecer, nutrir os cabelos e deixá-los mais fortes e com brilho.

Para fazer a receita você vai precisar de:

  • 1 batata médica ralada;
  • 1 colher de sopa de mel;
  • 1 colher de café de gelatina incolor hidratada.

Para fazer a receita, primeiramente você deverá ralar bem a batata em ralo fino, e em seguida espremê-la com um pano limpo para sair todo o seu sumo.

Coloque o sumo em um recipiente e junte os outros ingredientes, até que tudo fique bem misturado. Depois coloque a mistura em um borrifador e aplique sobre os cabelos lavados com xampu, de modo atinja todas as mechas.

Então prenda o cabelo, coloque uma touca térmica e deixe o produto agir de 10 a 15 minutos. Enxágue os cabelos e passe condicionador. Depois finalize os cabelos como quiser.

Essa hidratação deve ser feita uma vez por semana.

Deixe uma resposta

flacidez na barriga dicas de menina

Flacidez na Barriga. Tratamento, Antes e Depois!

Relaxamento Capilar: Produtos, Caseiro e Passo a Passo!