Categorias
Beleza Diversos Saúde

Hidratação para cabelos danificados e quebradiços

Você está com cabelos danificados? Nos dias atuais, cada vez mais os secadores e chapinhas estão presentes no cotidiano na maioria das mulheres que gostam de estar em dia com o visual em dia. Além deles, há a presença constante das químicas, como por exemplo relaxamento, alisamento, tintura e etc.

Muitas vezes o excesso desses processos, ou até mesmo a mistura de alguns incompatíveis entre si, podem causar danos terríveis aos fios.

Porém, quando isso ocorre, o desespero deve ser deixado de lado e o foco deve ser somente uma coisa: hidratar, cuidar, ficar longe de químicas e calor de aparelhos!

Primeiramente, deve-se pensar na aparência dos fios danificados: porosidade, quebra fácil, fica elástico, sem brilho, pontas duplas… E a lista só aumenta quando não há cuidados específicos.

Mas como resolver o problema? O cabelo, quando danificado, perde muita massa, sendo esta essencial ser adquirida com o uso de reconstrutores, como máscaras, shampoos e etc.

A hidratação deve ser constante, o máximo de vezes possíveis por semana que estiver ao seu alcance. Opte por produtos com queratina na fórmula, pois os fios são formados por queratina.

A recuperação pode durar meses e, embora muita gente ache, não é preciso cortar o cabelo em todos os casos! Uma vez que seu cabelo esteja danificado, a melhor maneira de restaurá-lo é dar-lhe tempo para crescer e assim possuir de volta cabelos saudáveis e fortes. Você não vai se arrepender!

I) Veja a seguir 6 alimentos que Recuperam os Cabelos Danificados em um instante:

  1. Abacate

Misture um abacate maduro com um ovo e em seguida, aplique este remédio caseiro nos cabelos molhados. Os abacates são ricos em vitaminas, ácidos graxos essenciais e minerais que ajudarão a restaurar o cabelo. Deixe agir durante pelo menos 20 minutos, enxágue várias vezes e repita uma vez por semana.

  1. Azeite

Devolva a umidade ao cabelo aquecendo 1/2 xícara de azeite (não ferver) e, em seguida aplicando no seu cabelo. Cubra com um saco plástico e enrole em uma toalha. Deixe este remédio caseiro agir por 45 minutos, em seguida, utilize seu shampoo e enxague abundantemente.

  1. Chá

Você pode pensar no chá como um remédio para dor de garganta, mas também pode usá-lo no seu cabelo. Use após seu shampoo regular.

Chá pode melhorar a cor do cabelo, por isso certifique-se de usar um chá que funcione com a cor do cabelo. Nos loiros devem ser usados chás de camomila; Nos escuros podem ser usados o chá de camomila e também o chá preto. Cuidado! O chá preto pode escurecer seus cabelos caso sejam loiros.

  1. Vinagre de maçã

Combine 1 colher de chá de vinagre de maçã, 2 colheres de sopa de azeite e 3 claras de ovos, em seguida, esfregue a mistura em seu cabelo. Mantenha seu cabelo coberto por cerca de meia hora usando plástico ou uma touca e enxágue.

  1. Óleos

Disponíveis em lojas de alimentos saudáveis, o azeite, óleo de jojoba e de amêndoas são todos maravilhosos para cabelos danificados. Se seu cabelo é grosso e pesado, por exemplo, o óleo de coco funciona bem.

Umedeça o cabelo e aplique pequenas quantidades de óleo até que seu cabelo seja completamente coberto. Deixe por cerca de 30 minutos e lave o cabelo.

  1. Ômega-3

Tome uma a três cápsulas de óleo de linhaça uma a três vezes por dia. São ricas em ômega-3, ótimo para manter os cabelos (e unhas) hidratados.

II) Veja o que deve evitar para não ter cabelos danificados

  1. Tinturas químicas capilares

Se você gosta de tingir seu cabelo, tente um corante natural, como chás, pois ajuda a restaurar o cabelo em vez de prejudicá-lo.

  1. Alisamento químico

Os produtos químicos que forçam o cabelo encaracolado ou cacheado a ser liso fazem diversos danos ao seu cabelo.

  1. Deixe o seu cabelo secar ao ar livre em vez de usar o secador

Quando seu objetivo é restaurar seu cabelo, usar o calor é como dar um passo para trás. E se você precisar usar calor, use-o em um ajuste baixo e para ocasiões especiais.

  1. Evite a escova de cabelo

Use um pente de dentes largos em vez de uma escova. Suavemente comece pelas pontas e vá subindo para a raiz. É especialmente importante não escovar o cabelo quando está molhado porque é muito mais frágil molhado do que seco. Evite penteados que puxam e fazem com que ele se desfaça ou quebre. Para um brilho extra, enxágue o cabelo usando a água fria.

  1. Experimente uma máscara de cabelo caseira

Nos dias em que seu cabelo não estiver colaborando, uma máscara de cabelo caseira pode restaurar a textura agradável.

  1. Massageie seu couro cabeludo

Massagem promove uma boa circulação no couro cabeludo, o que ajuda o seu cabelo crescer saudável e forte. Tenha o hábito de massagear seu couro cabeludo todos os dias. Coloque seus dedos em seu couro cabeludo e faça movimentos circulares suaves. Isso ajuda a reduzir o estresse e a dor de cabeça.

  1. Tenha uma dieta nutritiva

Procure se alimentar de forma equilibrada, adicionando em seu cardápio frutas, legumes, oleaginosas, carnes magras e carboidratos de lenta absorção.

  1. Mantenha-se hidratado bebendo muita água

Quando você está desidratado, seu cabelo pode acabar ficando seco e quebradiço.

  1. Procure um cabeleireiro

Não se desespere se você fez um permanente ou tingimento e estragou o seu cabelo todo. Existem cabeleireiros que podem recuperar os seus cabelos danificados.

Eles têm fórmulas e nutrientes para nutrir o seu cabelo. Pode não ficar 100% mas irá deixar bom o suficiente para fazer o seu dia. Neste caso, procure bem na internet quais salões de beleza oferecem este serviço.

  1. Enrole o cabelo

Em vez de esfregar o cabelo depois de molhá-lo, enrole seu cabelo danificado em uma toalha de algodão e deixe o algodão absorver a umidade por alguns minutos. Isso ajuda a protegê-lo das pontas duplas. Pense no seu cabelo como se fosse um vestido de seda ou um suéter de lã fina. Assim como tecidos especiais, seu cabelo deve ser tratado com cuidado.

  1. Use um umidificador à noite

Sua casa aquecida provavelmente mantém o ar muito seco, especialmente no inverno. Umedecer o ar vai ajudar o seu cabelo a se tornar menos seco e danificado.

  1. Deixe o seu cabelo solto

Se você costuma amarrar seu cabelo em um “rabo de cavalo”, solte-o por algumas horas no dia para evitar rupturas. Além disso, tente não puxar o cabelo para trás muito forte. E nunca durma com qualquer tipo de acessório em seu cabelo.

Aprenda a hidratar o cabelo danificado pelo uso de química

A mulherada principalmente, que adora tingir as madeixas ou alisá-las com produtos químicos (Escova Progressiva, por exemplo), tem a consciência de que tais processos deixam os cabelos bem danificados. Apesar do resultado final ficar maravilhoso e os fios ficarem deslumbrantes, com o passar do tempo eles vão perdendo o brilho, ficam ressecados, elásticos e começam a quebrar facilmente.

Para recuperar os fios existem diversas métodos no mundo da beleza que são capazes de dar vida e restaurar todos os danos causados pelos produtos químicos. Anote a seguir algumas dicas para hidrata-los de forma eficiente:

  • Hidratar o cabelo com creme ou óleo específico

Quando você vai em busca dos tratamentos adequados para cabelos dessa categoria, torna-se importante compreender de fato porque esses danos costumam surgir. Primeiramente destacamos que o cabelo se danifica pela escassez de água: para quem não sabe, é ela que é a responsável por deixar as cutículas capilares com saúde, além de fornecer os nutrientes e as proteínas importantes para ele.

Quando o cabelo sofre um processo com química, este faz com que a água que estava presente nele seja retirada. Na medida em que isso ocorre, os fios ficam desprotegidos, uma vez que passam a ficar mais expostos, e além disso eles passam a não conseguir mais absorver todos os nutrientes de que eles necessitam. Em vista disso é tão importante promover a hidratação dos fios, pois com ela eles se recuperam, além de ser um processo super fácil que você pode fazer na comodidade da sua casa. A seguir daremos dicas de vários tipos de hidratação para esse caso. Anote as que você mais gostar e teste aí na sua casa:

  • Utilizando máscara capilar: O mercado da beleza é repleto de vários tipos de máscaras capilares disponíveis para você comprar e cuidas dos seus fios. Os preços vão dos mais acessíveis até os mais caros, o que é muito bom pois você pode escolher aqueles que cabe no seu bolso. Essas máscaras são excelentes pois hidratam as madeixas, devolvendo seu brilho e dando muito mais maciez. Se você tem dúvidas sobre qual escolher para hidratar seus cabelos danificados pela química, dê preferência para aqueles que tem Cerâmidas, Queratina ou Colágeno em sua composição. Existem máscaras que também possuem a capacidade de promover a impermeabilização das águas nos cabelos tingidos. E a grande vantagem de hidratar os fios com tais máscaras, é que elas penetram facilmente no cabelo e a hidratação é bem mais rápida.
  • Utilizando óleo para cabelo: O processo de hidratação com óleo é mais conhecido como umectação e você pode fazer em casa mesmo. Esse processo ajuda a dar mais brilho aos seus fios danificados e ajuda a controlar o frizz. Além disso, umectar o cabelo devolve os nutrientes necessários para deixá-los saudáveis e devolve a água para as cutículas capilares. É bem simples de fazer: com os fios secos, aplique o óleo por todo o comprimento e deixe agir por no mínimo duas horas e depois lave normalmente.
  • Utilizar processos de Reconstrução e Cauterização para hidratar os fios: As pessoas que tendem a fazer muitos processos químicos pesados no cabelo, acabam deixando eles extremamente danificados e por isso uma hidratação profunda se torna necessário para recuperá-los. A reconstrução e a cauterização são opções excelentes para esse caso. No caso da Reconstrução, os cabelos, como o próprio nome diz são reconstruídos e isso você também pode fazer na sua casa. Opte pelas máscaras à base de Arginina ou com altos níveis de Queratina, pois são eles componentes que restauram os fios. Já no caso da Cauterização você precisa do auxílio de um profissional qualificado, mas vale muito a pena. Também conhecida como plástica nos fios, trata-se de um processo que tem o objetivo de repor toda a queratina necessária para o cabelo, combinando uma série de vitaminas e nutrientes importantíssimos. De forma simplificada, essa plástica promove o preenchimento dos poros capilares, criando uma espécie de película que sela toda a região envolta das cutículas que estão abertas, deixando elas fechadinhas, afim de que todos os nutrientes do cabelo permaneçam nele.

Aprenda a hidratar o cabelo danificado pelo uso frequente da chapinha

A maioria das mulheres hoje em dia tem uma chapinha em casa e elas mesmas fazem o alisamento rápido dos seus cabelos. Esse produto é super versátil e fácil acesso, por isso se tornou a queridinha desse público vaidoso. Porém, é essencial ter alguns cuidados importante, visto que a chapinha danifica os fios com o calor que ela deposita neles para deixá-los lisinhos. Para quem está com as madeixas danificadas e quebradiças por conta do seu uso frequente, separamos alguns passos de hidratação para darmos saúde novamente a elas:

  • Cauterize primeiramente os fios: Já falamos acima sobre a Cauterização, a quando o assunto é danos capilares é um procedimento muito útil e eficiente. Se seu cabelo recebe muita chapinha, para hidratá-lo comece fazendo cauterização. A chapinha deixa os cabelos muito ressecado e com falta de hidratação, por isso cauteriza-los ajuda a repor a saúde dos fios. Existem muitos produtos disponíveis para este fim, e você pode fazer essa etapa na sua casa mesmo, quando você tiver um tempinho livre. Basta adquiri um cauterizador que tenha em sua composição a queratina na forma mais líquida. Você irá perceber que toda a massa capilar será devolvida e que os danos serão reparados, lembrando que você só deve fazer a cauterização por no máximo uma vez semanal, para não deixar o cabelo muito enrijecido.
  • Faça a Hidratação profunda tradicional: Sabe aquele creme que você usa para hidratar seus cabelos? Pois é, não precisa trocar ele, pode continuar usando e para potencializar ainda mais a hidratação promovida por ele, aplique algumas gotinhas de óleo de argan no mesmo. De três a quatro gotas desse óleo já provoca resultados excelentes nos fios, além de fornecer vitamina A, D e E para eles, sem contar os sais minerais e o ômega que ajuda a diminuir aqueles frizz que incomodam tanto.
  • Faça a nutrição dos seus fios: Como já aprendemos, as madeixas perdem muita água e nutrientes que são importantes para a sua saúde, e o processo de nutrição ajuda a repor todos eles. Em vista disso, vá intercalando entre a hidratação e a nutrição dos seus fios, de forma programada. Você verá que gradativamente seus fios irão ficar recuperados, mais fortes, com mais brilho e elasticidade. Vale muito a pena!

Algumas mulheres costumam alisar o cabelo com a chapinha, antes mesmo de eles estarem totalmente secos. Para não os danificar, evite ao máximo fazer isso. Além disso, não tem sentido você fazer todo o processo de cuidado dos fios e manter a rotina frequente de chapinha no cabelo, é preciso dar um tempo significativo para que ele se recupere totalmente. Se você é viciada em deixar os fios lisos, você pode optar por métodos de finalização ou de textura que ajudam a dar o mesmo efeito sem danificar os fios.

Aprenda a hidratar o cabelo danificado pela descoloração

Quem descolore os fios do cabelo sabe como eles ficam bem danificados após o procedimento e é por isso que é imprescindível hidrata-los com mais frequência. A química da descoloração é muito pesada, e a mulherada faz quando decide mudar radicalmente o seu visual. Nesse tópico você irá aprender diquinhas ótimas para recuperar os fios prejudicados por esse processo. Fique atenta a todas e não deixe de testá-las:

  • Ter uma alimentação adequada: O que consumimos no dia a dia, afeta diretamente na saúde do corpo e dos cabelos. Se você tem um cardápio alimentar baseado e, vitaminas e nutrientes, com certeza consegue ajudar seus fios a se recuperarem. O ferro, a vitamina D e o Zinco são exemplos de substâncias ótimas para a saúde capilar.
  • Hidrate os fios: Lembra das dicas que demos de hidratação mais anteriormente? Você deve usá-las para deixar os fios bem hidratados. Assim eles se recuperam e não ficam mais quebradiços e ressecados. Além disso, essa hidratação não deve ser feita apenas depois da descoloração. A partir do momento que se faz esse procedimento nos fios, de forma regular a hidratação é necessária. Caso contrário, o resultado disso você já sabe.
  • Hidrate os fios com ampolas: Você pode comprar ampolas de hidratação que vão fazer esse trabalho sem dar trabalho. Com meia hora agindo nos fios, você já tem resultados excelentes e é uma ótima opção para quem deseja praticidade.

De forma geral, os cabelos com danos precisam ser tratados com mais suavidade. A questão de uso de químicas, chapinhas e secadores precisa ser cortada da rotina por um tempo, visto que o cabelo precisa respirar e precisa de um tempo considerável para se recuperar totalmente. Você deve hidratar as madeixas com óleos, nunca esquecer da proteção térmica (mesmo que não use chapinha, visto que a luz do sol prejudica o cabelo). Não vá pentear os fios, quando eles estiverem ainda molhados, pois nessa condição eles quebram com muito mais facilidade. Cuide do seu cabelo e tenha paciência: o tratamento vale a pena e você se sentirá mais renovada.

Aprenda a hidratar os cabelos danificados e quebradiços com receitas caseiras

  1. Faça uma misturinha de Mel e azeite: Essa receita você pode usar logo depois de aplicar o condicionador nas madeixas. Além de ajudar a recuperar a saúde capilar, essa mistura auxilia no crescimento do cabelo e ainda contribui para a estimulação de queratina na região. O azeite por exemplo, é superacessível e ajuda a prevenir que certos hormônios reduzam a espessura do fio, fazendo com que se perca cabelo de forma indesejada. Não esqueça de que depois de deixar a receita agir, você deve retirar bem com água, pois o óleo pode deixar o cabelo com aspecto oleoso.
  2. Faça uma misturinha de Abacate, banana e Iogurte natural: Essa dica é excelente para ser usada também depois do condicionador. Basta separar medidas iguais de cada ingrediente e depois é só aplicar nos cabelos, deixando agir. No caso do abacate, ele é composto por ácidos graxos que ajudam a manter os fios bem hidratados, além de vitamina E que garante a sua boa manutenção. Já a banana, por ser rica em vitaminas, promove o selamento dos fios, garantindo que todos os nutrientes se mantenham neles e por fim, o Iogurte, ajuda a reconstruir as células da região capilar, graças a sua vitamina A. Basta deixar a misturinha agindo por no mínimo vinte minutos, e depois retirá-la com água fria.
  3. Faça uma misturinha com manga e clara de ovo: para isso é só bater a Manga e a clara no seu liquidificados. Essa receita é excelente para dar vida aos seus cabelos e é bem fácil e acessível não é mesmo? Use depois do condicionador e depois retire bem com água.
  4. Faça uma misturinha com óleo de coco e ovo: Aqui está uma dica de protetor térmico natural que você pode fazer e deixar para cuidar das as madeixas. Ambos ingredientes dão hidratação aos fios e repõem os nutrientes necessários para a sua boa saúde. Não precisa de muito, basta três colheres de óleo misturado com um ovo. Cerca de meia hora já é suficiente para deixar agindo e obter todos os benefícios esperados. Não esqueça de enxaguar bastante viu.
  5. Faça uma misturinha de Vinagre de Maça ou chá de erva cidreira com seu creme de pentear: Sabe o creme que você usa para pentear seus fios: Basta adicionar um desses ingredientes, para ver a mágica acontecer no seu cabelo. Os danos são reparados gradativamente, além do brilho e vitalidade que os fios ganham novamente.
  6. Faça uma misturinha com óleo de cenoura e abacate: Essa misturinha se trata de uma máscara caseira poderosíssima. Misture ambos ingredientes com Iogurte Natural e ovo, para ter resultados incríveis no seu cabelo danificado e quebradiço. Basta separar quatro gotas de óleo de cenoura, uma colher de óleo de abacate, uma gema de ovo e três colheres do iogurte. Depois de misturá-los é só aplicar no cabelo e deixar agindo por no mínimo quinze minutinhos. Incrível né?

Manter seus cabelos saudáveis não é um bicho de sete cabeças. O importante é separar toda semana um tempinho para cuidar deles e evitar que novos danos venham a ocorrer. Não esqueça de compartilhar essas dicas com suas amigas e familiares, e não perca tempo e comece a colocar em prática todas elas. Você não irá se arrepender!

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta