in

Hidratação com Mel nos Cabelos: Diversas Dicas!

Diversas Dicas! Dicas de Menina
Foto: via Toda Beleza

Se você busca informações para fazer uma hidratação nos cabelos caseira conheça diversas dicas que vamos dar sobre hidratação com mel.

O mel é um alimento natural, produzido pelas abelhas, ele é rico em nutrientes como vitaminas do complexo B e C, minerais, como potássio, zinco, ferro, cálcio e magnésio, além de aminoácidos que possuem ação antioxidante.

Presente Para o Seu Parceiro

Sauna e Spa Familiar para Homens

Conheça >> www.spawellbeing.com.br.

Todos esses nutrientes fazem bem aos cabelos, hidratando-os e conferindo mais maciez e brilho. O mel ajuda até mesmo os cabelos mais difíceis como ressecados e cacheados, em que há dificuldade para o óleo natural dos cabelos ir da raiz aos fios.

A seguir você vai poder conferir várias receitas caseiras que combinam mel com máscara capilar, maizena, açúcar, ovo e azeite. E como bônus ainda terá uma receita de hidratação com mel para o rosto, que vai deixar sua pele mais macia e saudável.

Vamos conferir?

Antes de seguirmos com as receitas vamos entender…

Quais os benefícios que o mel traz para os cabelos?

O mel traz vários benefícios para os cabelos, entre eles:

  • Ajuda a selar as cutículas dos fios, devido ao seu pH baixo, dessa forma proporcionando muito brilho aos cabelos;
  • Condiciona o cabelo, deixando-o mais macio e maleável;
  • Deixa o cabelo mais saudável e fortalecido;
  • Como contém uma boa quantidade de açúcar ajuda a hidratar os fios da raiz às pontas;
  • Ajuda a reter a umidade dentro dos fios, dessa forma deixando o cabelo hidratado por mais tempo;
  • Auxilia no tratamento de cabelos porosos, quebradiços e elásticos.

Posso usar qualquer mel para hidratar os cabelos?

Não, o mel deve ser puro, pois dessa forma o efeito da hidratação será melhor. Para saber se ele é puro basta fazer um teste simples que é derramar umas gotas em uma folha de papel, se o mel demorar para ser absorvido quer dizer que ele é verdadeiro.

Também é possível fazer esse teste, misturando o mel com um pouco de água, se ele ficar concentrado no fundo quer dizer que é verdadeiro.

Outra coisa que você pode observar é se o mel cristaliza com o tempo, essa reação provém de méis verdadeiros.

Agora quanto ao tipo do mel, silvestre, de laranjeira, entre outros tipos de floração, não há contraindicações.

Receitas de Hidratação com Mel nos Cabelos

Agora vamos conferir as receitas de hidratação com mel nos cabelos.

Hidratação com Mel e Máscara

A máscara capilar além de ajudar na hora da aplicação, já que o mel é um pouco grudento, ainda ajudará a condicionar os cabelos.

Para fazer a receita você vai precisar de:

  • 3 colheres de sopa de máscara de hidratação;
  • 2 colheres de sopa de mel.

Coloque esses ingredientes em um recipiente e misture bem, até que a mistura fique homogênea. Em seguida aplique nos cabelos lavados com xampu, tomando o cuidado de aplicar em todas as mechas.

Depois prenda os cabelos e coloque uma touca de plástico, deixando a mistura agir por uma hora.

Em seguida enxágue os cabelos e aplique o condicionador.

Confira o vídeo da vlogueira Michelle Almendra que ela mostra na prática como fazer essa hidratação.

Dicas

Caso seu cabelo seja muito oleoso não precisa passar o condicionador, apenas lavá-lo com água. A quantidade de ingredientes vai depender do tamanho do seu cabelo.

Hidratação com Mel e Maizena

A maizena (marca do produto) ou, melhor, maisena (amido de milho) é outro forte aliado para fazer a hidratação nos cabelos.

Esse alimento ajuda a hidratar os cabelos, a deixá-los menos oleosos, também ajuda a reparar as pontas e até mesmo pode ser usado como um alisante natural.

Para fazer a hidratação você vai precisar de:

  • 2 colheres de sopa de maizena;
  • 200 ml de água;
  • 1 colher de mel.

Primeiramente você deve fazer um mingau com a maizena e a água, basta colocar os dois ingredientes em uma panela, mexer bem e levar ao fogo, continuando a mexer até que a mistura fique grossa como um mingau.

Em seguida você deve deixar a mistura esfriar e quando estiver morna misturar com o mel em outro recipiente e mexer bem até que dissolva na mistura.

Com os cabelos lavados com xampu, você deve aplicar a mistura em seus cabelos, passando por todas as mechas de cabelo. Depois prenda o cabelo, coloque uma touca plástica e deixe a mistura agir por uma hora.

Em seguida enxágue os cabelos com xampu e passe o condicionador.

Hidratação com Mel e Açúcar

O açúcar é outro ingrediente que faz bem aos cabelos. Ele é rico em vitaminas do complexo B, C, minerais, como cálcio, magnésio, fósforo, zinco e ferro. Esses nutrientes ajudam a reparar cabelos ressecados, diminuindo o frizz e conferindo maior hidratação, maciez e brilho, além de ser um bom esfoliante capilar que ajuda a eliminar os resíduos que possam haver nos cabelos.

No entanto o açúcar usado deve ser o mascavo ou o açúcar cristal, para que o efeito seja melhor.

Para fazer a receita você vai precisar de:

  • Um pouco de máscara hidratante (use a quantidade que costuma usar em seus cabelos);
  • Uma tampa de bepantol líquido;
  • 2 colheres de sopa açúcar;
  • 2 colheres de sopa de mel.

Você deve misturar todos os ingredientes em um recipiente até que se forme uma mistura homogênea. Aplique a mistura nos cabelos lavados com xampu e passe mecha por mecha, evitando a raiz.

Depois prenda o cabelo e coloque uma touca de plástico e deixe a mistura agir nos cabelos pelo menos tempo que a máscara capilar indica em sua embalagem.

Em seguida enxágue os cabelos, e se a máscara tiver ação condicionante, então não precisa passar o condicionador, caso contrário é necessário.

Depois arrume os cabelos como de costume. E se for passar o secador tome o cuidado de passar um protetor térmico para não prejudicar os fios.

Hidratação com Mel e Ovo

O ovo é um alimento super nutritivo, contendo vitaminas do Complexo B, A, D, E e K, além de minerais como fósforo, sódio, ferro, potássio e manganês. A vitamina A ajuda a impedir que os cabelos fiquem quebradiços e ressecados. Além disso, o ovo possui muita proteína, que é o que o cabelo precisa crescer forte e saudável.

Presente Para o Seu Parceiro

Sauna e Spa Familiar para Homens

Conheça >> www.spawellbeing.com.br.

Entre outros benefícios do ovo para os cabelos estão: combater a queda, o envelhecimento precoce dos fios, ajudar a circulação do couro cabeludo, tem ação antioxidante e efeito condicionante.

Por isso é muito importante comer ovo todos os dias. Mas, além disso, é possível fazer uma hidratação nos cabelos unindo o ovo com o mel.

Para fazer a receita você vai precisar de:

  • Um pouco de máscara de hidratação (use a quantidade que costuma usar);
  • 2 gemas de ovo;
  • 4 colheres de sopa de mel.

Em um recipiente você deve misturar todos os ingredientes, até que se forme uma mistura homogênea. Posteriormente você deve aplicar a mistura nos cabelos lavados com xampu, mecha por mecha.

Prenda o cabelo, coloque uma touca e deixe a mistura agir por 20 minutos. Depois lave os cabelos com xampu e condicionador, caso a sua máscara não tiver efeito condicionante.

Hidratação com Mel e Azeite

O azeite de oliva é outro alimento que faz muito bem aos cabelos. Ele é rico em ácidos graxos e vitamina E, que ajudam os cabelos a ficarem mais brilhantes, volumosos, fortes, com menos frizz e pontas duplas.

Os tipos de cabelo que mais veem os resultados com o uso do azeite extravirgem são os cabelos secos e grossos. Caso o seu cabelo seja fino e oleoso não é bom usar o azeite, uma vez que vai deixar os fios mais pesados.

Para fazer a receita você vai precisar de:

  • 4 colheres de sopa de mel;
  • 8 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem com acidez máxima de 0,1% a 0,5%.

Dica: A quantidade usada é indicada para cabelos compridos, caso seu cabelo seja mais curto, você deve usar uma quantidade menor.

Para fazer a receita você deve misturar os dois ingredientes em uma tigela que possa levar para o micro-ondas. Depois deixe no micro-ondas por 15 a 20 segundos. Retire e misture bem até ficar uma mistura homogênea.

Quando a mistura estiver morna, aplique nos cabelos lavados com xampu, tomando o cuidado de passar mecha por mecha. Depois prenda o cabelo e coloque uma touca plástica e deixe que a mistura haja no cabelo por 30 a 40 minutos.

Em seguida lave os cabelos com xampu e depois passe o condicionador.

Confira um vídeo bem legal da blogueira Júlia Doorman que mostra o passo a passo de como fazer a hidratação.

Hidratação com Mel e Canela

A canela é rica em minerais como o cálcio, ferro, manganês e fibras. Se você quer que seus cabelos cresçam mais fortes saiba que a canela estimula o crescimento dos cabelos. No entanto se você tiver o couro cabeludo sensível é bom procurar um médico antes de utilizá-la, pois pode causar irritação.

Para a receita você vai precisar de:

  • 3 colheres de sopa de canela em pó;
  • 3 colheres de sopa de mel;
  • 5 colheres de sopa de condicionador.

Para fazer a receita você deverá misturar primeiramente o mel e a canela em um recipiente. Quando tiver misturado bem acrescente o condicionador e misture de novo, de modo que a mistura fique homogênea.

Com os cabelos lavados com xampu, aplique a mistura nos cabelos, tomando o uidado de passar mecha por mecha, apenas evitando a raiz e evite sujar a pele, pois pode causar irritação.

Depois prenda o cabelo e coloque uma touca térmica. Deixe a mistura agir por 30 minutos. Em seguida enxágue o cabelo com água morna. Então é só finalizar como de costume.

Hidratação com Mel para Cabelos Ressecados

Se os seus cabelos estão ressecados por falta de hidratação, saiba que a hidratação com mel e babosa pode ser uma ótima opção.

A babosa também conhecida por Aloe vera é uma planta medicinal que tem muitos benefícios para os cabelos. Ela ajuda na produção de colágeno, fixando melhor os fios no couro cabeludo e também os fortalece, deixando-os mais resistentes à queda. Além disso, ela é ótima para hidratar os cabelos e ainda pode ajudar a eliminar a caspa.

Para fazer a receita você deverá utilizar:

  • 1 colher de sopa de mel;
  • 2 colheres de gel de babosa.

Para fazer a hidratação você deverá misturar esses dois ingredientes em um recipiente, até que a mistura se torne homogênea. Depois você deverá aplicar a mistura nos cabelos lavados com xampu, passando em todas as mechas.

Depois prenda os cabelos em um coque e coloque uma touca térmica e deixe a mistura agir nos cabelos por 30 minutos.

Então enxágue os cabelos e passe o condicionador.

Hidratação com Mel para Cabelos Cacheados

Os cabelos cacheados tem a tendência a serem mais ressecados que os cabelos lisos, isso acontece devido ao seu formato que dificulta que a oleosidade natural do cabelo vá da raiz aos fios.

Por isso fazer uma hidratação com mel ajuda os cabelos a ficarem mais hidratados, uma vez que esse alimento possui uma boa quantidade de açúcar que facilita a hidratação dos fios da raiz às pontas.

Para fazer a receita você vai precisar de:

  • 2 colheres de sopa de creme de leite;
  • 2 colheres de sopa de açúcar;
  • 2 colheres de sopa de mel;
  • 2 colheres de máscara capilar.

Para fazer a receita você deve misturar todos os ingredientes até que vire uma mistura homogênea. Depois com o cabelo lavado com xampu, passe a mistura em todas as mexas, tomando o cuidado para passar em todo o cabelo.

Depois prenda o cabelo e deixe agir por 30 minutos. Em seguida enxágue o cabelo e aplique o condicionador.

Confira o vídeo da vlogueira Ana Lídia Lopes para ver como fazer a hidratação na prática:

Hidratação com Mel para Cabelos Oleosos

Se você tem cabelos oleosos deve tomar cuidado ao fazer uma hidratação, uma vez que pode aumentar ainda mais a oleosidade de seus cabelos.

Por isso é indicado usar juntamente com o mel o limão. O limão é rico em vitamina C e por isso pode beneficiar os cabelos, ajudando a deixar os cabelos menos secos e quebradiços, assim como a oleosidade dos fios, uma vez que ele pode ajudar a apertar os poros, impedindo que a oleosidade capilar penetre muito nos fios.

Para fazer a receita você vai precisar de:

  • 4 colheres de sopa de mel;
  • Suco de 1 limão.

Coloque os ingredientes em um recipiente e misture bem. Quando a mistura estiver homogênea, aplique nos cabelos lavados com xampu e massageie o couro cabeludo com movimentos circulares. Passe em todas as mechas do cabelo, prenda-o e coloque uma touca de plástico.

Deixe a mistura agir por 30 minutos. Enxágue os cabelos com xampu.

Deixe uma resposta

Saiba tudo sobre! Dicas de Menina

Luzes Inversas: Saiba tudo sobre!

Capilar, Estrias, Dói? Dicas de Menina

Microagulhamento: Capilar, Estrias, Dói?