in

Como fortalecer o cabelo: 17 dicas

Fortalecer o cabelo

Cabelos perfeitos vão muito além da cor ou corte da moda, eles precisam estar saudáveis e fortes. O problema mais comum das mulheres é sofrer com os fios quebrados, além do frizz e textura emborrachada, eles perdem o brilho e sedosidade.

Você já passou as mãos nos seus cabelos e sentiu que eles soltavam aos poucos? Isso é parte do problema de fragilidade e falta de nutrição dos fios.

Presente Para o Seu Parceiro

Sauna e Spa Familiar para Homens

Conheça >> www.spawellbeing.com.br.

Observe atentamente a textura dos seus cabelos, caso estejam com aspecto hidratado, com brilho e sem pontas duplas, está saudável. Mas caso estejam opacos, espigados, com pontas duplas e rígidas, é preciso ter mais cuidado com ele.

A queda e a quebra capilar são situações comuns entre as mulheres. Quando acontece a queda, significa que aquela pontinha branca dos seus fios, que fica na raiz, se desprende do couro cabeludo, fazendo com que o fio caia inteiro.

Este problema pode acontecer por diversas causas, como estresse, carência de vitaminas e nutrientes na alimentação ou até mesmo uma doença chamada Alopecia Areata. No caso desta última opção, a queda aumenta gradativamente, podendo inclusive fazer falhas arredondadas em toda a cabeça. Caso esteja acontecendo algo semelhante com seus cabelos, procure um médico dermatologista ou tricologista para um diagnóstico e tratamento adequado.

Já no caso de quebra, o fio literalmente se parte ao meio, a ponta fica mais espessa, podendo ser facilmente identificada ao toque. Isso acontece quando os cabelos estão ressecados por falta de hidratação, fragilizado por conta de tratamentos químicos ou por cuidados feitos de forma incorreta, como secar, lavar ou pentear os cabelos.

É possível reduzir a quebra dos fios, para isso são necessários alguns cuidados especiais no dia a dia, para que acabem virando hábito, melhorando a saúde dos seus cabelos. Alguns costumes devem ser evitados na nossa rotina, como por exemplo:

– Ao passar shampoo ou condicionador, esfregar de maneira agressiva.
– Pentear os fios da raiz às pontas, isso pode acabar causando nós que, quando desembaraçados, resultam em mais quebra dos fios.
– Friccionar a toalha muitas vezes e de forma agressiva. Os seus cabelos são delicados e o peso da toalha, somada à sua força, pode fazer com que os fios se quebrem ao meio.
– Usar pentes ou escovas com os dentes errados para seu tipo de cabelo. Caso tenha dúvida de qual a cerda ideal para seus fios, procure seu cabeleireiro.
– Enrolar os cabelos com os dedos pode ser uma mania perigosa para os fios, danificando a estrutura e partindo-os.
– Não usar protetor térmico ao secar os cabelos ou passar chapinha nos fios. O protetor evita o ressecamento e impede que os cabelos fiquem frágeis.
– Prender o cabelo ainda molhado com algum tipo de elástico pode causar o rompimento da fibra capilar. Além disso, a umidade pode causar dermatite seborreica, deixando os fios oleosos e opacos.
– Tomar banhos com água muito quente, isso pode provocar o ressecamento do couro cabeludo, dos fios e causar queda e quebra.

Quer deixar seus fios saudáveis, brilhosos e de dar inveja a qualquer uma por aí? Confira nossas dicas e arrase!

Dicas para fortalecer cabelos finos e quebradiços

Lembre-se que a forma de tratamento dos fios vai depender do quão quebrado e frágeis eles estão. Por isso, é sempre indicado buscar um profissional cabeleireiro ou até mesmo dermatologista para que seja feita uma avaliação, indicando qual o melhor caminho ou tratamento deve ser feito.

Também é importante ressaltar que, quanto mais químicas são feitas nos cabelos, como por exemplo alisamento, coloração ou até mesmo escova com grande frequência, maiores são as chances dos seus cabelos ficarem frágeis e sofrerem com quebra ou queda.

1) Proteja os fios

Procure produtos que possuam ativos de proteção solar e mantenha um bom fluxo de lavagem para evitar que a poluição e sujeira bloqueia os poros, o que pode causar excesso de sebo e deixar os cabelos oleosos.

2) Procure o condicionador ideal

Normalmente usamos o condicionador da mesma marca e linha do shampoo, mas talvez os cabelos tenham necessidades diferentes. Você pode, por exemplo, usar um shampoo antirresíduos e um condicionador com vitamina para dar brilho e maciez. Lembre-se que o condicionador deve ser usado após a máscara de hidratação para selar as cutículas do cabelo e manter as vitaminas e nutrientes.

3) Evite a oleosidade

O excesso do condicionador também pode causar enfraquecimento e queda dos fios. Nunca faça aplicação próximo da raiz e somente o necessário para a extensão do cabelo. A função dele é condicionar e selar as cutículas, não de hidratar.

4) Evite o calor em excesso

O calor pode ser um dos principais causadores do frizz em seus fios, pois ele tira a umidade dos cabelos. Por isso use chapinha, secador ou babyliss de forma moderada e sempre com protetor térmico.

5) Escolha capas de travesseiro de cetim

As capas de travesseiro em cetim também pode evitar a quebra dos fios, já que este tecido é suave e não tem fricção com os cabelos.

6) Cuidado com a alimentação

A alimentação também interfere diretamente no cabelo: quanto mais saudável, mais fortes e sedosos os fios ficarão. É necessário ter a quantidade ideal de nutrientes, vitaminas, proteínas e ferro, essenciais para o crescimento saudável.

7) Hidratação para fortalecer o cabelo

Beber bastante água, pelo menos 2 litros por dia, é essencial para cabelos saudáveis, já que é o principal nutriente do nosso organismo.

8) Lave com água fria

Os fios não suportam altas temperaturas, principalmente na lavagem. Por isso, dê preferência para água morna ou fria. Em água muito quente, a oleosidade natural do couro cabeludo pode ser prejudicada deixando os fios ou muito secos, ou muito oleosos.

Presente Para o Seu Parceiro

Sauna e Spa Familiar para Homens

Conheça >> www.spawellbeing.com.br.

9) Máscaras naturais

As máscaras naturais são acessíveis e muito eficientes em fortalecer o cabelo. A máscara de banana é aliada do cabelo forte, rica em potássio, ajuda a melhorar a elasticidade e saúde natural do seu cabelo. Amasse bem a banana em uma tigela e aplique em seu cabelo. Deixe por cerca de 15 minutos e depois lave com shampoo normalmente.

Ovos são um dos melhores remédios caseiros para os cabelos e uma ótima opção de máscara que pode ser feita com 3 gemas e de 2 a 3 gotas de óleo de vitamina E. Deixe agir por 10 minutos e depois lave bem o cabelo com shampoo. Este procedimento pode ser repetido semanalmente para condicionar seu cabelo naturalmente.

Mel não é apenas um remédio útil para a pele bonita, também ajuda com a saúde do seu cabelo. Ele age como reparação e fortalecimento dos fios. Basta adicionar de 2 a 3 gotas de mel no seu shampoo ou condicionador e lave normalmente.

10) Não compartilhe pentes e escovas

Pentes e escovas compartilhadas aumentam as chances de transferência de caspa e outras infecções de pele. Certifique-se de que os pentes e escovas que você usa estão limpos e arrumados.

11) Vinagre de maçã

Você pode até achar estranho o fato de ter um tratamento com um produto tão ácido quanto vinagre, mas na verdade os cabelos realmente absorvem a acidez, já que faz parte de sua natureza. O pH do cabelo pode variar entre 3,5 (muito ácido) até 5,5 (neutro). Em geral, os produtos para cabelos são alcalinos, desequilibrando as cutículas e deixando os fios mais brilhantes, fortes e menos dispostos à quebra, além de remover o acúmulo de sujeira e demais produtos como creme para pentear, que pode sufocar e causar oleosidade em excesso no couro cabeludo.

Para o tratamento com vinagre, você vai precisar de uma parte de vinagre de maçã, para duas partes de água. Adicione algumas gotas do óleo essencial de sua preferência para eliminar o odor, caso queira. Use a mistura após a lavagem dos fios, duas vezes por semana.

12) Alecrim

O alecrim é extremamente rico em antioxidantes, que podem ajudar a combater os radicais livres. Sendo assim, pode ser uma ótima opção para estimular o crescimento saudável dos seus fios, combatendo a queda e o enfraquecimento. Ele possui propriedades anti-seborreicas, além disso, diversos estudos comprovaram sua eficácia na diminuição do hormônio DHT.
A mistura para os cabelos pode ser feita de forma simples, basta fazer 50 ml de chá de alecrim. Em seguida, massageie os cabelos com a mistura, começando nas extremidades, caminhando para o couro cabeludo. Caso queira potencializar os efeitos, também pode-se acrescentar gotas de óleo essencial de alecrim. Lembre-se de passar a solução nos cabelos limpos, de uma a duas vezes por semana.

13) Amêndoas

O óleo de amêndoas é rico em vitaminas E e B, além de ter componentes como zinco, ferro, cálcio, magnésio, fósforo, potássio e proteínas. Ele tem um alto poder de hidratação e pode ser usado tanto nos cabelos, como na pele e é ideal para fortalecimento e aceleração do crescimento dos fios. O óleo de amêndoas é útil pois possui ácidos graxos saudáveis, deixando os cabelos macios e colaborando para a recuperação de fios danificados, além de diminuir o volume.

A aplicação do óleo de amêndoas pode ser feito através de uma solução simples. Reserve uma colher de sopa do óleo, que pode variar de acordo com a espessura e comprimento dos seus cabelos. Massageie o couro cabeludo, até a extremidade dos fios. Deixe agir por até 15 minutos e lave normalmente.

14) Mel

Por ser de origem natural, o mel é de grande ajuda para fortalecer os cabelos. Ele possui nutrientes que encorpam e deixam os fios ainda mais fortes e sedosos. Você pode adicionar um pouco de mel sobre os cabelos e espalhar usando as pontas dos dedos, massageando para que ele penetre nos fios. Deixe agir de 15 a 20 minutos, o tempo ideal para que o mel atue de maneira completa. Enxágue com água morna, usando seu shampoo de preferência.

O uso diário do mel também pode fazer com que os fios fiquem mais claros.

15) Evite o álcool e fumo em excesso

Ao ingerir álcool, seu corpo aumenta a produção de radicais livres, promovendo a inflamação de alguns tecidos, incluindo pele e couro cabeludo. Estas inflamações podem promover o aumento de queda e quebra dos seus fios, além de desgastar o organismo, forçando a metabolização do etanol.

O tabagismo também pode ser prejudicial. Uma pesquisa feita pelo Departamento de Saúde Pública da Universidade de Harvard conseguiu mapear de forma precisa os estragos causados pelos componentes tóxicos presentes no cigarro. Foram analisadas amostras de tecidos de mais de mil homens, fumantes e não fumantes, que trouxe o resultado de que o hormônio DHT, ligado à calvície, aparecia em mais de 10% dos fumantes. Além de claro, o cigarro colabora na produção de radicais livres, facilitando a quebra e queda dos fios.

16) Cuidado com a ansiedade e depressão

De acordo com psicólogos, condições psicológicas como ansiedade e depressão podem causar queda dos cabelos, por serem grandes fatores de estresse em nosso corpo. Dependendo da gravidade das doenças, seu corpo pode ter uma reação orgânica e exceder a produção de oleosidade, promovendo a descamação ou surgimento de caspa.

Casos crônicos também podem levar a alterações dos hábitos alimentares, como a perda de apetite ou excesso de alimentos não saudáveis, também contribuindo para a queda e enfraquecimento dos fios. Alguns dos medicamentos usados para tratamento de depressão ou ansiedade podem causar efeitos colaterais que também enfraquecem os fios. O indicado, neste caso, é procurar o seu dermatologista.

17) Babosa

A babosa possui diversos aminoácidos em sua composição, além de vitaminas A, C, E, B1, B2, B3, B6, B12 e B13, e mais de vinte minerais. Além da já conhecida propriedade hidratante, a babosa também é usada para o fortalecimento dos fios, tratando de queda e pode ser encontrada em diversos produtos capilares. Ela também pode ser usada para tratamentos ocasionais como problemas hormonais e tireoide, calvície e excesso de química nos fios, fortalecendo as cutículas capilares, promovendo brilho e sedosidade.

Para aplicação da babosa nos cabelos, você vai precisar de uma colher de sopa do gel da babosa e o creme de tratamento que você já usa nos fios. Lave os cabelos normalmente e misture o gel com o creme. Aplique em toda a extensão dos fios, massageando bem. Deixe uns 4 dedos longe da raiz, para evitar a oleosidade. Coloque uma touca plástica e deixe agir por até 30 minutos. Enxágue normalmente, retirando a mistura dos fios.

Fonte: Style Craze

Avatar

Written by Amanda

Deixe uma resposta

Aquecer

7 Dicas de Acessórios Fashion para te Aquecer no Inverno

com-calça-e-casaco

11 Looks para Usar com Gorro no Inverno