Categorias
Diversos

Fábrica de Casamentos: O que é? Como participar?

O casamento é o sonho da maioria das mulheres, porém os gastos envolvidos com a cerimônia podem acabar botando em risco a possibilidade de uma noivinha realizar esse sonho. E pensando nessas dificuldades, surgiu um programa muito interativo chamado Fábrica de casamentos e é sobre ele que vamos falar hoje no texto.
Mas antes de te contar tudo sobre esse programa incrível, vamos abordar um pouco sobre a história da televisão que criou esse feito, o SBT, claro, e ainda vamos te mostrar um pouco sobre como toda essa tradição de casamento surgiu.

SBT: Como tudo começou?

Foi precisamente no dia dezenove de agosto de 1981, às dez horas, que o Sistema Brasileiro de Televisão, mais conhecido como SBT, entrou para o ar pela primeira vez.
Já fazem cerca de 38 anos que o canal faz sucesso na televisão brasileira e ele surgiu primeiramente propondo de forma inédita expor a solenidade de uma assinatura de concessão, ao vivo e a cores, diretamente do ministério das comunicações localizada em Brasília.
É o canal que ocupa o segundo lugar da maior rede de Televisão do Brasil e claro, existem vários motivos de sobra para comemorar a celebração desses trinta e oito anos fazendo parte da vida de muitos brasileiros.
Toda a programação se iniciou principalmente com quatro tipos de atrações, das quais destacamos a TV Tupi, do Estado de São Paulo, a TV Marajoara do Estado do Pará, a TV Piratini da região de Porto Alegre e a televisão continental do Estado do Rio de janeiro.
Esses canais já eram constituídos por variados programas para entreter o público adulto e infantil, dos quais mencionamos as novelas, os filmes, os desenhos animados, as séries, os telejornais e várias outras opções divertidas disponíveis.
Na época, o objetivo era adquirir os sete canais que faziam parte da extinta TV Tupi, pertencente ao empresário Assis Chateaubriand, e para isso muitos profissionais tiveram que se esforçar bastante para poder provar que eram capazes de administrar um novo canal no Brasil.
Nesse período, o grupo da marca Silvio Santos já tinha conseguido adquirir o antigo canal 11 pertencente ao Rio de janeiro, inclusive diversos amigos do empresário ficaram ao lado dele nesse novo rumo dos negócios e dentre eles podemos dar destaque ao diretor Manoel de Nóbrega, que inclusive era o pai do comediante Carlos Alberto de Nóbrega e que foi o fundador do programa de humor “A praça da alegria”, que atualmente é conhecida como a praça é nossa.
Para quem não sabe, a lei na época obrigava o SBT a garantir pelo menos doze horas de programação todos os dias para o público e por conta disso a programação do canal era composta por filmes, muitos desenhos, um pouquinho de jornalismo e pelo tradicional programa Silvio Santos.
Nesse período, o empresário já era bastante conhecido em todo Brasil e antes de ter o seu primeiro canal efetivamente, na verdade, o grupo Silvio Santos era uma empresa voltada para a produção de arte e o comércio de anúncios e muita publicidade.
Ao querer fundar o canal do SBT, o empresário Silvio Santos propôs inicialmente uma visão de que a televisão não era apenas uma ferramenta para promover a diversão das pessoas, mas uma ferramenta muito importante no papel de difusão cultural para todas as classes mais populares do país e assim, o Sistema Brasileiro de Televisão conseguiu crescer gradativamente e de forma bastante saudável.
Como aproximadamente 60% de toda a população brasileira era composta pelas classes C, D e E, o SBT se focou nessa parcela e conseguiu atender as necessidades de todas elas, o que fez com que o canal se tornasse rapidamente o vice-líder no mercado. Em vista disso, seu nível de participação na audiência da TV brasileira subiu para trinta por cento, já no segundo ano de atividade.
Foi no ano de 1996, quando o SBT completou os seus 15 anos de jornada, que foi feita a inauguração de diversos estúdios que hoje é comumente conhecido como o Complexo da Anhanguera, localizado na cidade de Osasco em São Paulo.
Para você ter uma ideia do quanto o SBT cresceu, se antigamente na sede da TV que era localizada na Vila Guilherme, aproximadamente quatrocentas pessoas costumavam frequentar os estúdios para poder participar dos auditórios dos programas, atualmente esse número ultrapassa mais de 5 mil pessoas todo mês.
Hoje podemos afirmar com certeza que o grupo Silvio Santos sem dúvida é um dos empreendimentos mais arrojados até hoje e se na época foi preciso investir mais de cento e vinte milhões de dólares para poder construir todo o complexo da Anhanguera, todo esse investimento valeu muito a pena.

Como a tradição do casamento surgiu?

Agora falando um pouco sobre a tradição do casamento em si, para quem não sabe a cerimônia de casório sem dúvida é uma das mais antigas da humanidade. Quando se fala de casamento é natural que já associemos esse assunto com a questão do cristianismo e principalmente com a Igreja Católica.
Porém, nos dias atuais, o casamento é mais visto como uma ação contratual cheia de formalidades, voltada para oficializar a união entre um casal e por ser uma ação contratual, envolve obviamente todos os interesses do casal e todas as responsabilidades que ambos precisam ter um com o outro nessa nova fase da vida.
Antigamente o casamento, na verdade, era uma espécie de ferramenta usada para se manter inter-relações pessoais dentro da sociedade. As tribos anglo-saxãs, inclusive, considerava um casamento como uma maneira de conseguir estruturar alianças e ganhar aliados, tanto para poder constituir suas relações diplomáticas como também para construir laços econômicos.
Para se ter uma ideia, até meados do século 11, os casórios eram totalmente arranjados pelas famílias dos noivos, ou seja, era muito comum duas pessoas que não se conheciam de maneira nenhuma acabar se casando e tudo isso porque as famílias queriam apenas aumentar o seu poder econômico. Assim sendo, sempre buscavam outras famílias que tivessem uma riqueza igual ou maior que a dela para poder estabelecer o laço.
Só foi a partir do século 12 que as pessoas começaram a poder consentir em relação ao casamento, ou seja, os noivos passaram a poder expor a sua vontade com relação a cerimônia.
Durante muitos anos o matrimônio era usado apenas como uma ferramenta para poder manter todas as alianças políticas e militares na sociedade, e em vista disso os reis, os príncipes, as rainhas, as princesas e outros membros pertencentes à nobreza, acabavam se sujeitando à casamentos apenas com interesse de poder estabelecer tratados e garantir uma economia estável para toda a região.
A premissa do divórcio surgiu em meados do ano de 1670, pois antigamente o matrimônio era um contrato sem possibilidade de revogação, justamente porque o intuito era manter determinadas relações com a sociedade e garantir poder econômico.
Atualmente, ainda existem muitos assuntos que são discutidos referente ao casamento em si, e um exemplo disso são os matrimônios entre homossexuais, que embora seja abordado bastante na sociedade inclusiva no ramo político que prioriza a pluralidade, em determinadas religiões isso ainda não é aceito.


Afinal o que é o Fábrica de casamentos? Como funciona?

Felizmente, em pleno século 21 a gente tem sim o poder de escolher com quem a gente vai se casar e isso não gira em torno apenas de manter relação interpessoal ou status, como era visto antigamente e hoje você se casa com uma pessoa que você realmente ama e deseja passar o resto da sua vida, que bom né mesmo?
E pensando nas pessoas que sonham em se casar com toda a tradicionalidade do matrimônio, ou seja, vestida de branco, com aquela festa maravilhosa para os convidados, mas que não possuem condições para isso, o SBT decidiu trazer a possibilidade de realizar o sonho de muitos desses casais.
Foi quando ocorreu a estréia do programa Fábrica de casamentos no dia 4 de março, mais precisamente às 9:30 da noite. Na verdade esse programa é um reality que foi coproduzido pelo SBT em conjunto com a Discovery home & health. O programa é comandado pela apresentadora Chris flores e pelo chef Carlos Bertolazzi e para quem não assistiu a primeira temporada, ela foi composta por cerca de dezesseis episódios, nos quais eles tiveram apenas sete dias apenas para poder promover a organização de um casamento dos sonhos.
Esse modelo de programa foi criado, por que foi constatado que o mercado de matrimônios não enfrenta crise de jeito nenhum. Para quem não sabe, esse segmento cresce gradativamente cerca de vinte por cento ao ano, e cerca de dezessete milhões de pessoas já tem a pretensão de se casar pelo menos nos próximos dois anos.
O Fábrica de casamentos surgiu para poder realizar o sonho de tantos casais que desejam se casar mas que não tem tantas condições para fazer aquela festa dos sonhos, assim sendo o programa através das histórias e sentimentos desses casais, escolhe os mais impactantes no sentido emocional.
Não existe um critério de quanto tempo o casal tem que estar junto para que o programa escolha fazer seu casamento, tanto casais que estão juntos apenas cinco meses como aqueles que estão a cinco ou dez anos, tem a possibilidade de estar participando desse reality show.
Uma vez escolhido o casal, ambos apresentadores sentam e conversam com alguém bem próximo deles para poder decidir os gostos e estilos do mesmo, a fim de planejar toda a cerimônia. E claro, para que tudo aconteça, o casal precisa concordar com a possibilidade de se casar dentro de 7 dias que é o prazo que o reality tem para poder elaborar toda a cerimônia oficial.
Uma vez que os noivos aceitam o desafio, o programa Fábrica de casamentos, começa a se virar nos trinta para poder planejar um casamento dos sonhos em poucos dias, assim sendo, através de alguns depoimentos o casal pode sim estar expondo alguns elementos ou características que eles desejam para esse dia tão especial, contudo, toda a festa e toda surpresa só é revelada para eles no dia do casamento em si.
O programa Fábrica de casamentos, conta com um time excelente de profissionais para poder fazer acontecer, são eles:
• O chef Carlos Bertolazzi na cozinha juntamente com sub chef Hugo Grassi auxiliando, cujo desafio é montar todo o cardápio do casamento e esse cardápio deve ser fenomenal,
• O estilista de alta costura conhecido como Lucas Anderi, que tem o objetivo de fazer o desenho e a confecção de um vestido de noiva incrível em apenas uma semana,
• A profissional de organização de casamentos luxuosos, Elisa Tavares, que é responsável por elaborar matrimônios tanto no Brasil quanto fora do país. No programa ela tem o desafio de fazer o planejamento de todos os detalhes do casamento, de maneira impecável e com um prazo de tempo muito curto claro,
• A chef confeiteira Beca Milano, que é a responsável por fazer a confecção do bolo e de todos os docinhos que vão compor o cardápio da cerimônia,
• O famoso cabeleireiro Robson Jassa, que obviamente fica responsável por fazer a coloração e o penteado das noivas e
• Júnior Mendes, que é um maquiador famosíssimo entre as celebridades, tanto no Brasil quanto fora do país, e claro ele fica responsável por deixar a noiva com aquele visual maravilhoso.

Como se inscrever no programa Fábrica de casamentos?

Ressaltamos aqui que qualquer casal pode participar do Fábrica de casamentos, desde que tenha uma história bem legal para contar e concorrer a uma vaga dessas. Para você poder se inscrever é necessário entrar no site oficial do canal SBT e fazer toda a sua inscrição de forma exclusiva.
Ao entrar no site, caso você ainda não tenha o seu cadastro, você precisa criar uma conta de forma gratuita bem aonde está escrito “Meu SBT”. Isso vai ajudar você a facilitar todo o processo e claro, os dados que forem necessários para poder fazer a inscrição ficará registrado diretamente na sua conta.
Todas as informações que o formulário de inscrição pede, precisam ser preenchidas de forma completa e verídica. Aliás, não precisa ter receio de fornecer seus dados no site, porque o ambiente digital é completamente seguro.
Uma vez que você faz o seu cadastro no site e começa a responder o formulário de inscrição, você vai notar que existem alguns dados mais complementares que precisam ser preenchidos, como é o caso da profissão por exemplo. Quando você finalizar e responder as perguntas de toda a inscrição é só aguardar, pois toda a equipe responsável pelo programa vai começar a ler os cadastros e assim escolher aqueles que na opinião deles são mais interessantes.
É muito importante ser sincera na hora de contar a sua história, porque as histórias inventadas pelos casais não são escolhidas pelo programa para participar dessa experiência única.
Essa oportunidade é excelente para quem sonha em se casar, e que não tem condições de investir muito nesse dia especial. É uma forma de você tornar especial para sempre o dia que por si só já é inesquecível na vida de qualquer casal.
Portanto, se você e seu noivo pretendem se casar e gostaram da oportunidade que o SBT vem oferecendo, não perca tempo, entre logo no site, faça seu cadastro e preencha a inscrição do programa, aliás compartilhe também essa oportunidade com os casais que você conhece que querem oficializar a união mas que ainda não tem acessibilidade para isso.
Além de realizar o seu sonho você se diverte e ainda conhece profissionais maravilhosos. Incrível não é mesmo? Está esperando o quê para se inscrever? Boa sorte!