in

Escova Modeladora: Como Fazer? Cabelo Curto?

Como Fazer? Cabelo Curto? Dicas de Menina
Foto: via ITODAS

A escova modeladora tem feito bastante sucesso entre as mulheres, ainda mais depois que celebridades como Grazi Massafera, Gisele Bundchen e Paola Oliveira começaram a usá-la, o que acabou inspirando-as a seguirem esse estilo.

Esse tipo de escova diferente da convencional não deixa as pontas retas, mas levemente onduladas, dando um aspecto delicado e romântico ao visual.

Mas como fazer a escova modeladora? Dá pra fazer em cabelo curto?

Confira a resposta para essa e outras perguntas no decorrer do artigo.

O que é escova modeladora?

A escova modeladora ou modelada é uma escova em que o acabamento das pontas fica diferente das escovas tradicionais. Nela as pontas podem ficar onduladas, sendo voltadas para fora ou com o aspecto arredondado quando voltadas para dentro.

A escova modeladora proporciona um tipo de penteado mais elegante e romântico, diferente da escova tradicional, que deixa os fios retos e sem movimento.

É uma ótima opção para usar em festas, combinando com um look bonito e elegante. Mas também pode ser usada em outras ocasiões como no trabalho ou mesmo passeios.

Como fazer a escova modeladora?

É possível fazer a escova modeladora tanto no salão de cabeleireiro como em casa. Se você tem habilidade em mexer com os cabelos ou simplesmente tem curiosidade e deseja tentar, saiba que há duas formas de fazer a escova modeladora.

Na primeira forma você vai utilizar apenas a escova ventilada e um secador, enquanto na segunda forma você vai utilizar além da escova ventilada e do secador, bobs de cabelo para modelar as pontas.

Confira o passo a passo das duas formas a seguir:

Primeira Forma Passo a Passo

Primeiramente você deverá lavar os cabelos normalmente como costuma fazer. Depois seque os fios com uma toalha para tirar o excesso de água. Então você deverá aplicar um creme de proteção térmica para proteger os fios contra o ar quente do secador.

Seque os cabelos com secador até deixá-los levemente úmidos. Então você deverá pentear os cabelos e dividi-los em cinco partes. Faça um moicano em no topo da cabeça, enrole as madeixas e prenda com um prendedor.

Depois separe duas mechas na parte da frente e duas na parte de trás, fazendo o mesmo que fez com o moicano, enrolando as mechas e prendendo-os.

Então apanhe uma escova ventilada de cerdas macias, para não quebrar o cabelo, sendo indicada cerdas de javali.

Comece a alisar os cabelos, enrolando a escova nos fios e puxando, enquanto seca os cabelos com o secador. Seque até o meio da madeixa, tomando o cuidado de deixar os fios enrolados na escova da metade para baixo.

Nessa parte você deverá passar o secador na temperatura quente até que os fios sequem. Então finalize com o ar frio do secador, para manter a modelação dos fios e evitar o frizz.

A última parte que você deverá fazer a escova é no moicano. A vantagem de prender o moicano ao invés de dividir o cabelo ao meio é que depois você pode pentear os cabelos para qualquer lado que o balanço ficará legal.

Depois que fizer o mesmo procedimento em todas as madeixas você deverá passar um spra de fixação nos cabelos para manter a ondulação das pontas.

Se quiser que os fios fiquem com aspecto arredondado para dentro, então você deverá fazer a escova em sentido contrário, voltado para o lado de dentro.

Caso queira que a escova modelada dure mais, você deverá enrolar as pontas dos cabelos e prender com um grampo, que assim o efeito ondulado vai durar mais.

Super Dicas de Compras

Roupas, bolsas, Make up e muito mais. Produtos escolhidos por nossa curadoria especialmente para você. Confira ;)

Confira abaixo o vídeo mostrando um tutorial na prática de como fazer a escova modeladora em casa.

A vlogueira Tay Gomes mostra em seus cabelos como você pode realizar a escova modeladora em casa, dando dicas bem legais.

Segunda Forma Passo a Passo

Na segunda forma o que vai mudar é que ao invés de prender os cabelos com um grampo após modelá-los você deverá prendê-los com bobs, o que acaba facilitando o processo.

E você pode prender os cabelos tanto para fora quanto para dentro, isso vai depender do efeito que você quer deixar nos fios.

Primeiramente você deverá lavar bem os cabelos como de costume, com xampu e condicionador. Depois você deverá secá-los com uma toalha para retirar o excesso de água.

Uma dica é secar os cabelos com folhas de papel toalha, pois elas ajudam a evitar o frizz.

Depois você deverá pentear bem os cabelos e passar um creme de proteção térmica para proteger os fios da ação do secador. Então você deverá secar os cabelos com o secador até que ele esteja completamente seco.

Quem tem os cabelos enrolados deve secar os cabelos com o auxílio de uma escova ventilada para deixá-los lisos.

Depois aplique mousse nos cabelos para e penteie bem os fios. Então você deverá dividir os cabelos em mechas e prender cada mecha com bobs grandes e grampos.

Você deve deixar os bobs presos no cabelo por meia hora. Passado esse tempo você deverá soltar os fios. Então você notará que ficou o efeito ondulado. Para manter o efeito passe silicone nas pontas.

Dá pra fazer escova modeladora em cabelo curto?

Sim, é possível fazer a escova modeladora em cabelo curto, a única diferença é que a escova modeladora vai ter uma duração menor, mas o processo é o mesmo.

Para fazer o procedimento você deverá lavar os cabelos como faz normalmente. Depois você deverá secá-los com uma toalha, para retirar o excesso de umidade. Em seguida passe um creme protetor para proteger os fios do ar quente do secador. Seque até que os cabelos fiquem levemente úmidos então comece a fazer a escova modeladora, tomando o cuidado de deixar a escova ventilada voltada para dentro ou para fora nas pontas, para que elas fiquem modeladas.

Nossas Dicas de Makeup

Roupas, bolsas, Make up e muito mais. Produtos escolhidos por nossa curadoria especialmente para você. Confira ;)

A vlogueira Jéssica Flores gravou um vídeo bem interessante onde ela mostra como fazer uma escova modelada voltada para dentro em seus cabelos curtos e ainda com volume, para quem curte esse estilo de penteado.

Confira a seguir:

O legal é que a vlogueira explica direitinho como funciona a escova modeladora em cabelos curtos e dá umas dicas bem legais para deixar os cabelos mais bonitos e elegantes.

Qual escova utilizar na hora de fazer a escova modeladora?

Isso vai depender do seu objetivo. Se o seu objetivo for modelar as pontas, deixando cachos mais definidos, a escova ventilada fininha é a ideal, ainda mais se o seu cabelo for curto.

Agora se o seu objetivo for apenas deixar as pontas modeladas, sem ter cachos mais definidos, deve utilizar uma escova ventilada maior.

Uma boa dica para diminuir o frizz dos cabelos é utilizar uma escova com revestimento de cerâmica. E para evitar a quebra dos fios, opte por escovas com cerdas macias, como as feitas com pelo de javali.

Dá pra utilizar a escova rotativa para fazer a escova modeladora?

Sim, inclusive ela é bem mais fácil e prática de usar, ainda mais se você vai fazer a escova sozinha. Pois basta que você passe a escova nos cabelos e utilizando a função de rotação, mantenha a escova rodando nas pontas, para que elas fiquem modeladas.

Confira o vídeo da vlogueira Dani Barbe, que ensina como fazer uma escova modelada utilizando sua escova rotativa.

O legal é que no vídeo ela dá dicas de como deixar as pontas mais onduladas se você quiser.

Como manter a escova por mais tempo?

Como Fazer? Cabelo Curto? Dicas de Menina
Foto: via Blasting News

Para manter sua escova por mais tempo, há algumas dicas que você pode seguir.

É indicado que quando você lavar os cabelos utilize xampu anti-resíduo, pois ele ajudará a retirar qualquer vestígio de cremes utilizados anteriormente. Além disso, ele também ajuda a diminuir a oleosidade dos fios.

Você também pode usar um xampu com PH neutro, dessa forma sua cutícula não será aberta e assim o cabelo não vai reter umidade. Para limpar bem os cabelos o ideal é que você lave-o duas vezes.

Outra dica é não usar o condicionador ou usar o menos possível e muito menos fazer hidratação antes de realizar uma escova, pois o creme fecha as cutículas, assim retendo a umidade nos fios, que ainda permanece mesmo ao secar os cabelos com o secador.

Por isso o indicado é apenas utilizar o xampu e após lavar os cabelos usar um creme de proteção termoativa, para proteger os fios da escova.

Outra dica é que no dia seguinte após a realização da escova, se notar que a raiz está oleoso utilize xampu a seco com cor (de preferência um tom mais próximo ao seu) e esfregue o couro cabeludo, como se estivesse lavando o cabelo na água. Isso vai fazer com que os fios se soltem.

Utilizar condicionador a seco nas pontas também faz com que a escova dure mais, já que deixa os fios mais bonitos e soltinhos.

Outra forma de manter a escova por mais tempo é utilizar o ar frio do secador após modelar os fios, dessa forma as cutículas são fechadas e há menos formação de frizz.

Você também deve caprichar na escova, passando-a várias vezes nos fios juntamente com o secador, para que o efeito fique melhor.

Tome cuidado ao tomar banho e utilize toucas que protejam os fios da água. Proteja também os cabelos quando for sair e passe produtos específicos para proteger os cabelos do sol e evite tomar chuva para não acabar com a escova.

Quando for dormir, realize uma touca. Essa técnica era feita antigamente, em que as mulheres prendiam as mechas dos cabelos com grampos e colocavam uma meia calça que já não utilizavam mais na cabeça. Dessa forma quando acordar os fios estarão mais arrumados e fáceis de pentear. Você também pode dormir de coque. Esse penteado ajuda a criar ondas no cabelo.

Evite também passar as mãos nos cabelos, pois pode deixá-los mais oleosos. Por isso para arrumá-los utiliza uma escova ou pente.

Utilize finalizadores após fazer a escova como seruns, silicone e sprays, que ajudam a manter a escova por mais tempo, pois eles formam uma película protetora, que protege os fios contra a umidade e o frizz.

É importante que você faça hidratação no cabelo de tempo em tempo, pois assim você manterá os fios mais hidratados e mais saudáveis, já que a escova resseca os fios.

O seu corte de cabelo também pode fazer a escova durar mais. Escovas modeladas costumam durar mais em cabelos com corte em camadas.

Como manter os fios mais fortes e evitar a quebra?

Como Fazer? Cabelo Curto? Dicas de Menina
Foto: via M de Mulher

É importante que você cuide muito bem de seus cabelos, assim a sua escova modeladora terá um efeito melhor que o esperado e você poderá ficar mais tranquila por seus cabelos estarem mais bem tratados.

Se você costuma utilizar escova sempre é bom cuidar dos seus cabelos para evitar o ressecamento e a quebra, pois de nada adianta deixar os fios modelados, sem eles estarem saudáveis.

Algo que você pode fazer é utilizar produtos que ajudem a restaurar os fios, como xampus e condicionadores reconstrutores. Dessa forma seus cabelos ficarão melhor nutridos e terão força para aguentar a escova modeladora.

Utilizar produtos diferentes para lavar os cabelos também é uma boa opção, pois cada produto possui uma formulação diferente. Dessa forma se você alternar toda semana um produto, seu cabelo receberá mais nutrientes, ficando mais saudável.

Também é bom fazer hidratação uma vez por semana, dessa forma seus cabelos ficarão mais hidratados e bonitos.

Para fazer a hidratação você poderá utilizar uma máscara de tratamento e após lavar os cabelos com xampu, deverá utilizar a máscara, cobrir os cabelos com uma touca térmica e deixar agir por 30 minutos antes de retirar a máscara dos fios.

Após lavar os cabelos você deverá finalizar os cabelos com leave-in, esse produto ajuda a proteger os fios contra o calor do secador e outros agentes externos.

Se você costuma pintar os cabelos ou se realizou gosta de realizar outros tratamentos químicos nos cabelos, como escova progressiva, dê um intervalo. Dessa forma seus fios terão um tempo para se recuperarem e ficarem mais fortes e bonitos.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comments

0 comments

Dicas Dicas de Menina

Como Fazer Francesinha Perfeita na Unha! Dicas

Para que Serve? Emagrece? Como Fazer? Dicas de Menina

Água de Berinjela: Para que Serve? Emagrece? Como Fazer?