Categorias
Cabelo

Como Engrossar o Cabelo? Tratamento Caseiro

Se tem uma coisa que não dá para  negar é que o cabelo da mulher é responsável por boa parte da sua autoestima e basta ele ficar mais danificado e sem vida para o seu humor mudar completamente concorda? Quem tem o cabelo mais fino acaba sofrendo mais com alguns problemas já que os fios acabam sendo mais fracos, e se esse é o seu caso saiba que existe sim a possibilidade de engrossar cabelo e vamos te ensinar várias receitinhas com essa finalidade.

Mas antes, é importante entendermos melhor um pouco sobre o cabelo quando tem espessura mais fina e quando ele é mais grosso, para sabermos de fato as vantagens de engrossar cabelo. Vamos lá?

Primeiramente é importante sabermos que o fator genético é o responsável por influenciar na definição tipológica do tipo do fio capilar, ou seja, é ele que vai determinar se o seu fio será fino ou grosso.

Claro que ambos os tipos capilares apresentam suas vantagens e desvantagens e além disso com o passar dos anos, a textura do seu cabelo pode acabar sofrendo alterações decorrentes de fatores hormonais, como é o caso da Gestação, por exemplo, e da própria fase da Puberdade.

O uso excessivo de ferramentas como a Chapinha ou o secador também acabam promovendo danos na fibra capilar e consequentemente sua textura também acaba sofrendo alterações.

Vejamos agora os principais pontos que distinguem o Cabelo Fino do grosso:

  • Características do Cabelo fino

Quem tem o cabelo mais fino acaba sofrendo porque o fio acaba sendo mais fraco e consequentemente mais suscetível a possíveis quebras. Além disso, por ser um tipo de cabelo que acaba se apresentando em uma quantidade menor, é muito mais difícil manter ele fixo e intacto em variados tipos de penteados.

Quem gosta de topete, por exemplo, e tem o cabelo de textura fina precisará usar muitos produtos de fixação ou até mesmo um Mousse para conseguir prender o cabelo nesse tipo de penteado.

Aliás, geralmente quem tem esse tipo de fio acaba se deparando mais com problemas de oleosidade. Uma dica para quem se enquadra nesse perfil é optar por produtos que ajudem a aumentar fatores como massa e volume capilar.

A mulher com cabelo fino pode investir em um comprimento capilar mediano ou curtinho que caem super bem. Se deixar ele ficar muito longo, ele acaba pesando e passando a impressão de que se tem menos cabelo ainda. O cabelo curto dá mais leveza e movimentos aos fios e por isso é recomendado.

Um truque muito bom é fazer a divisão das madeixas de uma maneira distinta, para que crie o aspecto ilusório de uma raiz com muito mais volume do que se verdadeiramente tem. Ou você pode, por exemplo, secar o cabelo na posição “cabeça para baixo”, pois isso ajudará a soltar a raiz, já que você poderá fazer isso com as mãos e dará a impressão de volume capilar.

É muito mais comum as mulheres de cabelos lisos ou com ondulações apresentarem o cabelo na textura fina. Mas isso não exclui o fato de que algumas com cabelo cacheado ou afro também apresentam esse tipo de textura capilar.

  • Características do Cabelo Grosso

Geralmente quem tem os cabelos mais grossos costuma perceber que eles demoram mais para secar. E se você precisar ajeitar ele com mais rapidez, o fato dele demorar mais para secar pode acabar sendo um empecilho. Portanto, quem tem o cabelo com textura fina acaba tendo a vantagem de conseguir arrumá-lo com muito mais rapidez.

Quem tem o cabelo mais cacheado ou crespo, acaba tendo o fio grosso com mais frequência do que quem tem cabelo liso ou ondulado, mas estes últimos também podem acabar apresentando esse tipo de espessura capilar.

Uma dica para a mulherada do time cabelo com fio de espessura grossa é deixá-lo secar de forma natural, uma vez que esse tipo de fio acaba tendo mais probabilidade de acabar apresentando o indesejável frizz, principalmente nos casos de quem tem o cabelo com uma textura mais áspera ou cacheada.

Com relação aos produtos capilar, é recomendado optar por aqueles que voltados para a redução do Frizz e consequentemente do volume. Além disso, é orientado evitar o uso de Produtos de condicionamento capilar com muita densidade e manter sempre a hidratação das madeixas em dia.

Seguindo essas dicas básicas, você logo notará o seu cabelo com menos Frizz e volume. Outra recomendação é evitar cortes muitos diferentes e curtinhos, pois isso pode acabar gerando aquele feito cogumelo indesejável. Escolha sempre os cortes que dão mais suavidade e leveza para os fios.

Aprenda agora receitinhas para engrossar cabelo

Quem tem o cabelo com espessura fina, pode ser por dois motivos: Fator genético ou danos que podem ter afetado a estrutura do fio. Se tratando de motivo genético, não há muito o que se fazer com relação a esse tio de madeixa, porque cada indivíduo possui um Código de caráter genético peculiar e é esse código que vai determinar a textura e o formato da cabeleira de cada um.

Aliás, é comum acontecer do nosso fio acabar mudando com o passar do tempo, por questões hormonais, e isso faz com que ele mude de textura, ficando mais fino, por exemplo.

E como mencionamos anteriormente há quem tenha o fio fino por conta de danos que o cabelo tenha sofrido. Fazer procedimentos como Escova Progressiva ou Descolorir as madeixas de forma excessiva, acaba degradando-as, e isso faz com que o fio fique mais fraco e fino.

Nesse caso é possível observar a raiz do cabelo crescendo mais grossa, mas quando você observa o comprimento dele, percebe que a estrutura do fio está fina por conta dessa degradação. A textura fina do cabelo dentro desse contexto indica que ele está fraco, frágil e sensível, visto que houve uma perda de nutrientes e Queratina, ambos essenciais para a manutenção da saúde capilar.

Se você está passando por esse problema e quer dicas para recuperar as madeixas e definitivamente engrossar cabelo, fique atenta que logo a seguir separamos muitas dicas de cuidados para você cuidar delas.

  • Uso de Suplemento de Vitaminas e Minerais

Nem todo mundo enxerga a verdadeira importância dos nutrientes para saúde do cabelo, e isso quer dizer que a nossa alimentação influi diretamente nisso. E nem sempre, consegue-se obter todos os nutrientes e minerais necessários por intermédio da alimentação diário, sendo importante fazer a complementação através de Suplementos vitamínicos.

Para quem não sabe existe um componente chamado de Biotina que é imprescindível para a manutenção da saúde capilar, ajudando a deixar os fios mais grossos e fortes. Outros componentes que também auxiliam nesse processo são o Pantogar e o Pill Food.

Quem quer engrossar cabelo e deixá-lo com muito mais resistência, o Silício e o Enxofre também são fundamentais.

  • Manter os fios hidratados

Outro truque de cuidado que a mulher deve ter quando está pretendendo deixar o cabelo mais forte e com textura grossa é manter os fios sempre muito hidratados. O processo de hidratação capilar é essencial para manter as madeixas saudáveis, uma vez que ele é o responsável por estimular a reposição da umidade natural da região e toda a Queratina que ela acaba perdendo.

Para que você reconstrua seu fio de forma eficaz, o truque é adicionar dez milímetros de Queratina Líquida na sua máscara de hidratação preferida. Outro item muito eficiente é o popular Bepantol, que é ótimo para os cabelos uma vez que ajuda a promover a sua hidratação e nutrição. A dica é adicionar uma tampinha do produto na máscara hidratante e pronto, é só aproveitar os benefícios dessa misturinha.

  • Fazer massagem na região com Óleos vegetais e essenciais

Óleos essenciais são excelentes para o cabelo e poucos sabem disso. Além de serem ótimos para promover o tratamento de problemas como a caspa, eles promovem o equilíbrio do PH do Couro Cabeludo, acelera o crescimento dos fios e ainda nutre eles profundamente.

Os melhores tipos de óleos para serem utilizados no tratamento das madeixas são os de Alecrim, de Hortelã, Ylang Ylang, Tea Tree e de Tomilho. A utilização é bem simples, você deverá separar um colher do óleo vegetal de sua preferência, que pode ser o óleo de coco, de amêndoas, de abacate ou de gergelim, e depois adicionar duas gotinhas de um óleo essencial e fazer a mistura.

O ideal é deixar essa misturinha agindo por cerca de uma hora no cabelo, e logo em seguida lavá-los como de costume. Depois disso você vai ver como seu cabelo vai mudar para melhor.

  • Utilizar Babosa no cuidado capilar

É excelente incluir o uso de Babosa nos cuidados com as madeixas, já que ela é rica em vitaminas, minerais e aminoácidos que são essenciais para a saúde capilar. A babosa tem a capacidade de promover a nutrição e o fortalecimento dos fios, hidratando eles profundamente. 

Além disso, com a babosa você consegue prevenir fazer o tratamento de problemas como a Caspa, outras inflamações na região do Couro Cabeludo e quedas dos fios. Para usá-la não tem segredo, basta separar um pedaço e retirar todo o gel. A dica é misturar esse gelzinho com um pouco de água e bater em um liquidificador, pois isso facilitará muito na hora do uso.

Na hora da aplicação também é bem simples, a orientação é aplicar a babosa em toda a região do couro cabeludo, fazendo massagens com a pontinha dos dedos. Se você desejar também pode aplicar a babosa ao longo do comprimento do cabelo e quando finalizar a aplicação, deixe que ela fique agindo por pelo menos meia hora para só depois lavar as madeixas como de costume.

  • Uso de Tônicos de fortalecimento capilar

Tônicos capilares são ótimos pois ajudam bastante no processo que visa deixar o fio mais forte e resistente. Há diversas marcas no mercado que disponibilizam esse tipo de produto que inclusive promove a melhora significativa de toda a estrutura capilar.

Além disso, usar esse tipo de Tônico nos cabelos também deixam eles nutridos, hidratados e ainda ele ajuda a controlar problemas de queda.

  • Usar Máscara de Argila na cabeleira

Outro componente que faz super bem ao cabelo é a Argila. Sua capacidade de nutrir e purificar o Couro Cabeludo é incrível e isso deixa o cabelo muito mais saudável. Aliás, você pode aplicar qualquer tipo de Argila na região sem problema algum.

A argila branca, por exemplo, é a que possui mais suavidade. A verde é ideal para quem sofre com oleosidade nos fios e a argila preta é ótima para quem vem sofrendo com quedas capilares.

Para aplicá-la também não tem segredo. Basta fazer uma pastinha com a argila misturando três colheres de agua para cada duas de argila. Em seguida adiciona uma colher da sua máscara de hidratação preferida e misture bem.

Com o auxílio de um pincel, aplique a misturinha em todo o couro cabeludo e deixe agindo por pelo menos vinte minutinhos. Depois é só lavar as madeixas com o seu shampoo e condicionador preferidos.

  • Uso de Óleo de Coco e de Rícino

Sem dúvida nenhuma essa duplinha de óleos é maravilhosa para o cuidado capilar. Você pode usar ambos ao mesmo tempo ou separadamente. Para quem não sabe o Óleo de Coco pode e deve ser utilizado na região do couro cabeludo e no comprimento dos fios, ele promove a nutrição da região e hidrata as madeixas profundamente.

Já no caso do Óleo de Rícino, a recomendação é aplicar somente no couro cabeludo, pois a sua textura é mais grossa e dificulta a aplicação no comprimento do cabelo. Para quem não sabe esse tipo de óleo promove a estimulação do crescimento forte e saudável dos fios, visto que ele também promove a melhoria do processo de circulação de sangue na região.  Enfim, para engrossar cabelo o óleo de rícino é um dos truques mais eficientes.

  • Uso do Vinagre de Maçã no cuidado capilar

Outro ingrediente excelente é o Vinagre de Maça, que para quem não sabe, tem propriedades anti-inflamatórias riquíssimas em Vitaminas, Saias Minerais, Enzimas, Aminoácidos, Pectina e Betacaroteno, tudo isso de forma natural.

Além disso, o Vinagre é ótima fonte de Vitamina E e Antioxidantes que ajudam a promover a nutrição do couro cabeludo e a melhoria da aparência dos fios. Sem contar que o produto apresenta PH similar ao já existente naturalmente no nosso couro cabeludo e isso ajuda na hora de deixar as cutículas seladas, mantendo os cabelos super saudáveis, macios e cheios de brilho.

Para o uso é bem simples, a dica é usar o Vinagre como último enxague ao invés de usar a água como de costume. Se quiser, também pode adicionar um pouco dele no seu creme de hidratação capilar ou no seu condicionador.

  • Uso da Gelatina nas madeixas

A gelatina também é um ingrediente ótimo para os cabelos, pois ela é fonte riquíssima de colágeno, que ajuda a deixar os fios muito mais fortes e cheios de brilho. Aliás o colágeno tem a capacidade de criar uma espécie de capa ao redor das madeixas, que as protegem de danos futuros.

Quem tem o cabelo fino, usar gelatina para engrossá-lo é um truque super eficiente. Já na primeira aplicação é possível notar mudanças significativas na textura do cabelo. E pensando nisso não poderíamos deixar de ensinar como usar o produtinho para a etapa reconstrutora do fio não é mesmo?

Primeiramente você deverá misturar uma colher de gelatina incolor com aproximadamente cem mililitros de água. Em seguida o procedimento abar esquentar essa mistura por cerca de trinta segundos no micro-ondas.

Quando a misturinha já tiver quentinha, adicione cerca de uma colher de máscara de reconstrução capilar e uma de óleo vegetal ou até mesmo gel de Babosa. Misture bastante até que a receita fique com aspecto homogêneo.

Depois disso lave bem suas madeixas com o Shampoo, afim de que retire todo e qualquer excesso de umidade. Feito isso, é só aplicar a receita nas madeixas, mechinha por mechinha, como se estivesse enluvando-as e deixe agindo por pelo menos quinze minutinhos.

Quando o produto agir, basta enxaguar bem os fios com água em temperatura fria e aplicar o condicionador para selá-los. A finalização fica a seu critério.

Dica Extra: Shampoo para engrossar cabelo

Nós demos várias receitinhas de cuidados para você usar no cabelo e ajudar a encorpar os fios não é mesmo. E separamos um truque extra incrível, de um shampoo excelente para te ajudar também nesse processo.

Esse Shampoo é maravilhoso e em sua composição tem ingredientes importantíssimos, cada um com sua função essencial nesse processo. Lavando suas madeixas com ele, logo você notará os fios mais grossos e além disso verá que as quedas indesejáveis irão diminuir drasticamente. Seu cabelo também ficará muito mais resistente, com volume e cheio de saúde.

Basicamente, você irá usar Ampolas de Vitamina E e A, Óleo de Rícino, Colágeno Hidrolisado para a receita. A Vitamina E é importante pois é a responsável por regenerar a saúde capilar, restaurar e fortalecer a sua raiz e ainda ajuda a combater problemas com quedas.

A Vitamina A é essencial para a receita porque ela tem a função de proteger o Couro Cabeludo e estimula o crescimento da cabeleira. Além disso, ela promove a sua nutrição e hidratação.

Já no caso do Óleo de Rícino, ele é ótimo pois é composto por vários nutrientes que ajudam a estimular o crescimento do cabelo, nutrindo e restaurando o fio capilar. Além disso, ele protege as madeixas.

E por fim, o Colágeno Hidrolisado é a proteína fundamental dessa receita, que ajuda a dar estrutura para o cabelo, deixando ele mais firme e com mais elasticidade. Com ele o cabelo fica mais encorpado e muito mais resistente.

Enfim, cada ingrediente tem sua importância e ajudará a quem quer engrossar cabelo. Borá lá aprender a receita?

Primeiramente separe uma ampola tradicional de Vitamina A e E especial para cabelos. Você vai utilizar apenas uma colher de óleo de Rícino, duas de Colágeno Hidrolisado (que você pode comprar em qualquer lojinha de produtos naturais) e cerca de 200 ml do Shampoo (se desejar pode usar shampoos próprios para engrossar cabelo, como é o caso do Shampoo Tio Nacho) de sua preferência.

Para preparar a receita você deverá separar o Shampoo escolhido em potinho e misturar ele com todos os outros ingredientes. A dica é guardar essa receita em uma embalagem própria para Shampoo e com um auxílio de um funil para não desperdiçar nada do produto.

Esse Shampoo super fácil de fazer pode ser usado três vezes na semana, durante o primeiro mês de cuidados. No segundo mês a dica é reduzir o uso para duas vezes, a fim de manter o efeito desejado. Aliás, lembre-se de agitar o seu Shampoo toda vez que for usá-lo.

Com o uso regular, logo nos primeiros trinta dias de tratamento você conseguirá notar melhoras significativas nas madeixas. Facilmente você observará elas mais grossas e fortes. Aliás, depois de sessenta dias de cuidados. Você verá também uma notável diferença no comprimento do cabelo.

Outra dica é inserir o uso desse Shampoo no seu cronograma capilar, pois além dele reforçar e potencializar sua rotina de cuidados, isso ajuda a você manter o uso regular e adequado do produto nos fios.

Enfim, se você quer muito engrossar cabelo não perca a esperança pois isso é possível sim. Procure testar todas as dicas que demos e mantenha os cuidados dos fios em dia para conseguir obter bons resultados.

Sempre vale muito a pena separar um tempinho para cuidar das madeixas, que é um dos nossos cartões de visita não é mesmo? Não se preocupe que com os cuidados certos dá para recuperar aquele cabelo fraco e danificado e logo passear por aí com madeixas fortes e cheias de vida.

Aproveite também para compartilhar essas dicas para que cada vez mais mulheres conheçam os truques de cuidados capilares existentes. Chame as amigas e os familiares para que todos conheçam os truques de engrossar cabelo.

Depois dessa leitura ninguém mais vai sofrer com fios fracos, finos e cheios de dano. Com certeza você vai amar as receitinhas. Está esperando o que para começar a testar?