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Dieta Pós Parto para Emagrecer Rápido

Dieta Pós Parto para Emagrecer Rápido Dicas de Menina
Foto: via Escolas do Bem

Uma grande preocupação das mães após o parto é em recuperar o peso ganho com a gravidez. Por isso querem fazer dieta para emagrecer rápido.

No entanto a dieta pós parto não pode ser muito restritiva, devendo ter um cardápio variado de 1800 kcal diárias pelo menos. Pois a mulher precisa de energia para cuidar do bebê, se recuperar do parto e também para amamentar, já que a amamentação elimina 500 kcal diariamente.

Tomar sopa pós parto é uma boa forma de se nutrir e ingerir alimentos que fazem bem à saúde.
A mulher também precisa tomar alguns cuidados com sua alimentação pós parto, não ingerindo alguns alimentos para evitar cólicas no bebê.

As mães que fizeram cesárea também precisam fazer uma dieta pós cesáreo e evitar e consumir certos alimentos para ter uma boa recuperação.

Confira a seguir dicas de dieta pós parto que podem te ajudar.

Dieta pós parto para emagrecer rápido

Não há uma dieta mágica que faça a mulher emagrecer rápido após o parto. Mas através de uma dieta nutritiva a mulher pode voltar ao seu peso normal de três a doze meses após o parto, de forma saudável.

Muitas mulheres ficam admiradas com os resultados das famosas que voltam rapidinho à sua forma antiga, mas muitas vezes elas seguem dietas muito restritivas e uma rotina de exercícios intensos, o que pode ser prejudicial não só à sua saúde como a do bebê (no caso das mães que amamentam).

Confira algumas dicas saudáveis para você perder peso pós parto:

Amamente o bebê

A primeira recomendação para emagrecer é que se você pode amamentar o bebê amamente-o, pois a mãe para produzir 750 ml de leite por dia pode gastar até 500 kcal, o que ajuda a mulher a perder peso.

Mas ao mesmo tempo a mulher sente mais fome, então é preciso tomar cuidado com os alimentos que você vai ingerir e fazer escolhas saudáveis.

Amamentar o bebê até os seis meses também pode ajudar seu filho a não sofrer de obesidade infantil.

Isso acontece, pois o leite humano é feito para suprir todas as necessidades nutricionais do bebê, além disso o leite possui um hormônio chamado leptina que age inibindo o apetite e também ajuda no processamento dos alimentos pelo metabolismo. Assim o bebê apresenta maior saciedade.

Outra coisa que acontece é que quando o bebê mama no peito, ele para logo que se sente saciado. E quando ele não mama e toma a mamadeira, os pais insistem para que ele a termine, mesmo ainda não estando com fome, o que pode interferir no mecanismo de regulação de calorias ingeridas.

Faça uma dieta balanceada

Você deve nutrir seu corpo de todos os nutrientes que ele precisa como carnes, legumes, verduras e frutas, laticínios e cereais integrais. Os carboidratos podem ser ingeridos, mas em pequena quantidade.

É importante comer alimentos que tenham cálcio (feijão branco, soja, cereal matinal de milho, folhas escuras, grão de bico, quinoa, chia), magnésio (uva, banana, abacate, cereais), zinco (carne de boi, peru, fígado de frango, semente de abóbora, cordeiro, amêndoa), vitamina B6 (banana, ovo, carne, leite, aveia, abacate, cereais) e ácido fólico (vegetais escuros, brócolis, frutas, cítricas, aspargos, feijão, ervilha, lentilha, abacate).

As mães que amamentam devem tomar um cuidado ainda maior com a alimentação e não devem fazer dietas restritivas. Pois como amamentam necessitam de mais calorias para a produção do leite. Além disso, elas perdem 500 kcal diárias para produzir o leite, o que ajuda a emagrecer mais rápido.

Já as mães que por algum motivo não amamentam podem fazer dietas mais restritivas, mas sem deixar de se cuidar e ingerir os alimentos necessários para uma boa recuperação.

Tome bastante água

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Foto: via Mulher com Saúde

A água é muito importante para o processo de emagrecimento, pois ela é essencial para a realização de várias funções do organismo.

Além disso, ao beber água meia hora antes das refeições ela faz o estômago ficar cheio, assim dando mais saciedade e tirando a vontade de comer muito.

A água também é importante para a amamentação, pois ela ajuda na produção do leite. Por isso é indicado que a mãe que está amamentando ingira de 2 a 3 litros por dia de água.

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Pratique Exercícios Físicos

Praticar exercícios físicos é essencial para emagrecer, pois através deles você queima as gorduras e assim perde as calorias que precisa perder.

No entanto é preciso ter cautela na hora de fazer os exercícios. Até seis semanas após o parto você deve fazer apenas exercícios leves como caminhadas. Levar o bebê junto em caminhadas leves próximas à sua casa, pode ser uma boa ideia.

Quando passar esse tempo você deve consultar seu médico e verificar se já pode realizar exercícios mais intensos, pois especialmente em caso de mulheres que fizeram cesariana é preciso ter todo o cuidado. E então somente após a aprovação do médico é que você pode se preparar para malhar.

Uma boa dica para emagrecer é o treino HIIT que combina exercícios de alta intensidade que ajudam a acelerar o seu metabolismo, mesmo em repouso.

O legal desse treinamento é que ele é rápido e pode ser realizado na sua própria casa, tendo que ter apenas a dedicação de alguns minutos do seu dia.

Na internet existem alguns personal trainers que oferecem treinamentos com exercícios desse tipo e que tem ajudado a várias mulheres a emagrecerem. Entre eles: Mulheres Fit e Mamãe Sarada.

No Youtube também é possível encontrar vários vídeos que mostram como são feitos os treinos HIIT para você acompanhar da sua casa.

Confira o vídeo abaixo, com um treinamento completo de 20 minutos da Camila Sachs, do programa Mulheres Fit.

Algo legal é que a personal trainer vai explicando com calma e de forma bem detalhada cada exercício, ficando fácil de acompanhar.

Tenha uma boa noite de sono

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Foto: via Boa Forma Abril

Dormir bem é outra dica para emagrecer, já que a falta de sono deixa a mulher mais cansada e com menos disposição para seguir uma dieta balanceada e realizar exercícios físicos.

Além disso, a falta de sono faz com que o organismo produza mais cortisol, um hormônio que quando elevado gera estresse e assim contribui para o aumento de peso.

Infelizmente para a mãe não é possível dormir por toda noite, já que é preciso cuidar e alimentar o bebê em várias horas do dia.

Mas duas boas dicas para as mães dormirem melhor é aproveitarem o horário que o bebê está dormindo para tirarem um cochilo também e pedirem para o marido e parentes mais próximos ajudarem.

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Cardápio pós parto

Pode ser difícil montar um cardápio tendo tantas opções de alimentos. Mas através de um cardápio montado dá pra você ter uma noção do que comer diariamente.

Confira a seguir dois cardápios:

Cardápio 1

Esse primeiro cardápio foi montado pela nutricionista Tatiana Zanin, do blog Tua Saúde:

Café da manhã

  • Um copo de suco de laranja ou de outra fruta
    Um copo de iogurte natural desnatado
    Uma torrada com manteiga ou 30 gramas de cereais integrais

Lanche da manhã

  • Uma xícara de chá de camomila ou erva cicreira
    Um copo de iogurte natural desnatado

Almoço

  • 250 gramas de legumes cozidos ao vapor
    150 gramas de peixe, peito de frango ou bife de vitela grelhado
    Uma fruta como sobremesa

Lanche da tarde

  • Sanduíche de pão de forma integral com presunto e queijo (uma fatia de cada)
    Um copo de suco de fruta

Jantar

  • 250 gramas de legumes cozidos ao vapor
    150 gramas de peixe, peito de frango ou bife de vitela grelhado
    Uma fruta como sobremesa

Cardápio 2

Esse segundo cardápio foi feito por Luciene Barbosa dos Santos no site Dicas de Mulher.

Café da manhã

  • Um copo de suco de abacaxi com hortelã
    Um sanduíche de pão de forma integral com duas colheres de sobremesa de queijo cottage
    Uma fatia média de melão

Lanche da manhã

  • 1/2 papaia com duas colheres de sopa de aveia e uma colher de sobremesa de linhaça
    Uma xícara de chá de ervas

Almoço

  • Um prato de sobremesa de salada com agrião, rúcula, alface, tomate, cenoura e erva-doce
    Três colheres de sopa de arroz integral
    Duas conchas cheias de feijão
    130 gramas frango grelhado
    Um pires de brócolis cozido ao vapor com lascas de amêndoa

Lanche da tarde

  • Duas torradas integrais com duas colheres de sobremesa de geleia sem açúcar
    Uma xícara de café com leite desnatado

Jantar

  • Um prato de sopa de legumes
    130 gramas de frango grelhado
    Quatro colheres de sopa de cenoura cozida

Ceia

  • Uma banana assada com canela
    Uma xícara de chá de ervas

Lanche da madrugada (depois de dar de mamar para o bebê)

  • Uma bananinha seca sem açúcar

Sopa pós parto

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Foto: via A Revista da Mulher

A sopa é um alimento nutritivo, pois nele você pode combinar legumes e carnes magras que vão ajudar a nutrir seu corpo e dar disposição para cuidar do bebê e também para produzir um leite com melhor qualidade.

Confira uma receita de sopa a seguir:

Sopa de legumes

Para fazer a sopa você vai precisar de:

  • Dois chuchus picados;
    Uma folha de louro;
    Uma cenoura picada;
    Uma abobrinha picada;
    Três batatas picadas;
    Dois dentes de alho picados;
    Um tomate picado;
    Salsa e cebolinhas picadas a gosto;
    Duas colheres de sopa de extrato de tomate;
    Um quilo de músculo picado.

Para fazer a receita você deve levar uma panela de pressão ao fogo e colocar um pouco de manteiga, espere derreter e coloque a carne, deixando fritar até dourar. Vá pingando um pouco de água e deixe fritar, sempre mexendo para não queimar.

Coloque o tempero que quiser na carne, como pimenta do reino, orégano e colorau. Depois acrescente o tomate e a salsinha com a cebolinha e mexa. Coloque duas colheres de sopa de extrato de tomate e cubra a carne com água. Mexa e coloque o louro e os legumes picados, mexa bem e coloque mais água.

Depois tampe a panela e deixe cozinhando. Quando a panela de pressão começar a chiar, abaixe o fogo e conte 30 minutos. Em seguida deixe o ar sair e abra a panela e coloque o sal. Deixe a sopa ferver mais um pouco e em seguida desligue o fogo e sirva.

 

Dieta pós parto cesáreo

Há um bom número de mulheres no Brasil que realizam o parto cesáreo. É um tipo de parto necessário, caso a situação o peça, mas pode trazer algumas complicações e a mulher deve tomar vários cuidados, entre eles com a alimentação.

É importante saber que antes da cesárea a mulher tem que ficar de seis a oito horas sem comer, pois devido à anestesia pode haver refluxo e a mulher pode se engasgar com a comida do estômago, podendo causar asfixia.

Também é indicado que dias antes de fazer a cirurgia a mulher coma alimentos ricos em ferro, devido à perda de sangue durante a cesárea.

Logo após a cirurgia a mulher deve ficar um tempo em jejum, tomando apenas soro, e após 24 horas começar a ingerir alimentos moles, como sopas.

Durante a recuperação a mulher não pode comer alimentos processados e carne de porco, pois atrapalham a cicatrização e também deve evitar frutos do mar, pois pode causar alergia.
A mulher deve comer alimentos ricos em cálcio (feijão branco, soja, cereal matinal de milho, folhas escuras, grão de bico, quinoa, chia), ferro (carne vermelha, vegetais escuros, feijão, grão de bico, ervilha, entilha, castanha de caju, cereais integrais) e colágeno (gelatina, carnes, ovos, frutas cítricas e vermelhas, aveia, castanhas, tomate), pois eles ajudam na cicatrização.

A mulher também deve comer 400 kcal a mais do que normal, para se recuperar bem. É importante também beber bastante água, de dois a três litros diariamente.

Também ingira laticínios e frutas como maçã, mamão, ameixa e pera para ajudar o seu intestino a trabalhar melhor.

Dieta pós parto para evitar cólicas no bebê

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Foto: via Bebê Abril

Algo interessante de saber é que quando a mulher está grávida o que ela come não influencia as cólicas que o bebê terá depois de nascer, mas durante a amamentação sim.

Pois quando a mulher está grávida, o alimento do bebê vai direto pelo cordão umbilical, vindo totalmente digerido, assim o sistema digestivo do bebê que está em formação não precisa trabalhar.

Mas quando o bebê nasce ele começa a utilizar o sistema digestivo e como o alimento que a mãe come é passado pelo leite, dependendo do que ela come pode influenciar no aumento das cólicas.
Por isso é indicado que a mãe evite alimentos que causem gases como feijão, ervilhas, nabo, brócolis, couve-flor, repolho, cebola, chocolate, café e refrigerante.

O leite de vaca também pode causar cólicas no bebê, pois seu intestino pode não tolerar a presença da proteína do leite de vaca.

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