in

Dieta Low Carb Benefícios, Cuidados, Alimentos e Receitas

Foto: via Treinus

A dieta low carb tem se popularizado bastante nos últimos anos. Nessa dieta a quantidade de carboidratos consumida diariamente é diminuída e são consumidos apenas alimentos saudáveis.

Ela tem trazido muitos benefícios à saúde de quem a adere, especialmente diabéticos, que tiveram seus índices glicêmicos controlados através dela.

No entanto é preciso tomar alguns cuidados, pois a dieta low carb não é feita para todos e também é necessário ter o acompanhamento de um profissional para não ter problemas de saúde.

Neste artigo vamos te mostrar mais informações sobre essa dieta, seus benefícios, cuidados, alimentos que são liberados e proibidos e ainda algumas receitas que você pode fazer na sua casa.

Vamos conferir?

Quais os benefícios da dieta low carb?

Foto: via Últimas Notícias

Entre os benefícios que a dieta low carb proporciona à saúde estão:

  • Prevenção da diabetes tipo 2: ao ingerir menos carboidrato o nível de glicose no sangue não aumenta em demasia e assim não há excesso na produção de insulina.  
  • Ajuda a emagrecer: a dieta low carb indica carboidratos de baixo índice glicêmico que ajudam a reduzir a gordura corporal. Além disso, a redução dos carboidratos também evita o estoque de gordura.
  • Diminui a fome entre as refeições: a dieta também indica o consumo de fibras, proteínas magras e gorduras insaturadas, o que proporciona uma digestão mais lenta e assim a diminuição da fome entre as refeições.  
  • Melhora a saúde intestinal: através das fibras o intestino também começa a funcionar melhor, assim melhorando a saúde intestinal. No entanto saiba que para as fibras terem esse efeito é necessário que você consuma muita água.
  • Evita o acúmulo de líquidos no corpo: ela também ajuda a evitar o acúmulo de líquidos no corpo, pois estimula a produção de urina.
  • Otimiza a saúde: essa dieta também atua na saúde em geral, pois ajuda a controlar os níveis de colesterol e triglicerídeos e também aumenta a produção do colesterol bom, assim evitando doenças do coração.

Quais os cuidados que se deve ter com a dieta low carb?

Foto: via ICTQ

Apesar de trazer benefícios à saúde é preciso tomar alguns cuidados ao fazer a dieta low carb, pois a diminuição excessiva dos carboidratos pode trazer problemas à saúde.

A dieta low carb propõe uma redução a partir de 45 a 5% da quantidade de carboidratos ingerida diariamente (o normal seria ingerir de 50 a 55%). No entanto consumir menos do que 40% pode prejudicar a saúde, entre os problemas que podem acontecer devido a uma redução excessiva de carboidratos, estão:

  • Redução do metabolismo basal, o que prejudica o emagrecimento;
  • A utilização dos aminoácidos presentes nos músculos como combustível, assim gerando a diminuição da massa magra;
  • Consumo exagerado de proteínas, que pode aumentar o risco de desenvolver problemas nos rins, diabetes, osteoporose e câncer;
  • Sintomas como letargia, dor de cabeça, insônia, oscilação de humor, constipação, déficit de atenção e cansaço.

 Além disso, a dieta low carb não deve ser seguida por todos, assim sendo ela não é indicada para pessoas que sofrem de distúrbios alimentares como anorexia, bulimia ou compulsão.

Também não é recomendada para crianças e adolescentes, pois estão em fase de crescimento e precisam ingerir todos os nutrientes para se desenvolver.

Idosos, mulheres grávidas e que amamentam, atletas e pessoas que fazem muitos exercícios físicos também não devem seguir a dieta low carb. Além de pessoas com problemas nos rins ou no fígado.

Por isso é indicado que antes de aderir à dieta você procure um médico, faça todos os exames para ver se está apta a iniciá-la também procure um nutricionista que vai te orientar sobre a melhor forma de seguir a dieta low carb sem prejudicar sua saúde.

Quais os alimentos que podem ser consumidos na dieta low carb?

Foto: via Balança Certa

Entre os alimentos que podem ser consumidos em uma dieta low carb estão:

  • Verduras e legumes como folhas verdes, berinjela, chuchu, abobrinha, brócolis, cebola, pepino, entre outros;
  • Todas as frutas estão liberadas, mas você deve dar preferência as que possuem uma menor quantidade de frutose como morango, abacate, melão, coco e pêssego;
  • Carnes magras, ovo e laticínios;
  • Gorduras insaturadas que estão presentes no azeite, oleaginosas (como nozes, avelãs, castanha-do-pará e amêndoas) e abacate;
  • As gorduras saturadas como as que estão presentes na manteiga também estão liberadas, mas devem ser consumidas com moderação;
  • Sementes como linhaça, girassol, chia e gergelim são indicadas para comer juntamente com as frutas para assim aumentar as fibras consumidas;
  • Bebidas como café e chá, mas sem a adição de açúcar;
  • Carboidratos de baixo índice glicêmico como batata doce, inhame, lentilha, batata, arroz e pão integral e abóbora, mas em pequena quantidade.

Quais os alimentos que não podem ser consumidos na dieta low carb?

Foto: Correio

Entre os alimentos que não podem ser consumidos na dieta low carb, estão:

  • Carnes processadas como lingüiça, bacon, peito de peru e presunto;
  • Carnes gordurosas como frango com pele, picanha e cupim;
  • Alimentos industrializados como bolachas, salgadinhos, bolos, doces, sorvete, entre outros;
  • Bebidas com açúcar como refrigerantes e sucos de fruta;
  • Alimentos feitos com farinha refinada como trigo, cevada e centeio;
  • Alimentos com gordura trans como comidas congeladas e margarinas;
  • Carboidratos com alto índice glicêmico como arroz branco, macarrão, farofa, cuscuz e tapioca.

Receitas que podem ser usadas na dieta low carb

Agora você vai conferir algumas receitas que podem ser utilizadas na dieta low carb. Entre elas:

Receita de pão de queijo low carb

Foto: via Baixar Vídeos Grátis

Essa receita foi compartilhada por Mariana Montezzana do blog Vida Low Carb.

Nesse pão de queijo você não utiliza nenhum tipo de farinha, mas apenas ovo e queijo. Assim sendo você pode fazer uma receita gostosa e matar a vontade de comer essa deliciosa iguaria.

Para fazer a receita você vai precisar de um ovo, 150 gramas de muçarela ralada e 70 gramas de parmesão ralado.

Em uma tigela bata o ovo, junte a muçarela e o parmesão e misture bem. Em seguida molde as bolinhas do pão de queijo (rende cinco bolinhas) e coloque em uma assadeira assada com manteiga.

Você também pode colocar em forminhas individuais para ficar mais fácil. Leve ao forno por vinte minutos ou até que os pãezinhos fiquem dourados.

Depois é só esperar esfriar e saborear.

Receita de rocambole de frango

Foto: via Receitas de Minuto

Essa receita foi criada por Gisele Souza, do blog Receitas de Minuto.

Trata-se de um rocambole que também não vai farinha, assim sendo é o próprio frango que faz o papel da massa do rocambole. Uma ideia bem criativa.

Para fazer a receita você vai precisar de: 500 gramas de peito de frango sem osso e pele, Quatro fatias grossas de queijo da sua preferência, Quatro fatias grossas de presunto, manteiga, uma gema, um tomate e um dente de alho. Para temperar use manjericão, o suco de um limão, pimenta do reino e sal.

A princípio você vai preparar o molho de tomate, para isso você deve retirar a casca do tomate (cozinhe o tomate para facilitar), as sementes e bata no liquidificador com alho, sal e manjericão. Então reserve.

Depois corte o peito de frango em pequenos pedaços e triture no liquidificador. Você também pode comprar o frango já moído.

Então tempere o frango moído com limão, sal e pimenta do reino. Abra ele passe o molho de tomate e então coloque o presunto e o queijo.

Dobre as pontas do frango até o centro para fechar o rocambole e enrole-o em um papel alumínio. Leve à geladeira e deixe descansando por uma hora.

Então você deve retirar o papel alumínio e passar manteiga em toda a superfície do frango para cobrir bem. Coloque em uma forma, cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por trinta minutos.

Depois abra o papel alumínio pincele a gema por cima e leve ao forno novamente para dourar.

Então é só tirar do forno, esperar esfriar e se servir.

Receita de macarrão de abobrinha

Foto: via Youtube

Esse macarrão não é feito com o macarrão convencional, mas com tiras de abobrinha.

Para fazê-lo você vai precisar de: uma abobrinha pequena, uma colher de chá de azeite ou óleo de coco, molho de tomate e para temperar sal e pimenta do reino.

A princípio você deverá fatiar a abobrinha no mesmo comprimento que o macarrão tipo espaguete. Para isso utilize um fatiador de legumes.

Depois você deverá refogar a abobrinha em uma frigideira aquecida com azeite ou óleo de coco. Refogue até que a abobrinha amoleça.

Então tempere com sal e pimenta do reino e adicione o molho de tomate. Você também pode comer esse macarrão acompanhado com algum tipo de carne.

Receita de omelete com ervas frescas

Foto: via Maxxiovos

Para fazer essa omelete você vai precisar de: Quatro ovos, uma colher de sopa de salsinha picada, uma colher de cebolinha verde picada, uma colher de sobremesa de manteiga, meia colher de café de açafrão em pó e sal a gosto.

A princípio você deve bater os ovos em uma tigela. Em seguida adicione o sal, a salsinha e a cebolinha e mexa bem.

Depois apanhe uma frigideira, leve ao fogo e derreta a manteiga. Então coloque a omelete e deixe dourar dos dois lados.

Receita de risoto de couve-flor e ricota

Foto: via Boa Forma

Nesse risoto não é utilizado o arroz e sim a couve-flor. Para fazê-lo você vai precisar de uma couve-flor de tamanho médio, duas colheres de sopa de creme de ricota light, uma colher de sopa de azeite e sal a gosto.

A princípio você deve cozinhar a couve flor até que ela fique macia. Em seguida você deve passá-la no processador e cortá-la em pedaços bem pequenos, parecidos com grão de arroz.

Depois deverá misturar com o creme de ricota, o azeite e o sal em uma tigela e em seguida colocar numa assadeira e levar ao forno. Se preferir você também pode aquecer no fogão em uma panela.

Então está pronto.

Receita de farofa

Nessa farofa ao invés da farinha de mandioca ou milho você utiliza farinha de amêndoa, linhaça e outras sementes e oleaginosas.

Para fazê-la você vai precisar de: meia cebola picada, três dentes de alho picados, uma colher de manteiga (de preferência ghee), três ovos, uma xícara de chá de farinha de amêndoa, meia xícara de chá de cebolinha, ¼ de xícara de chá de castanha de caju torrada, duas colheres de sopa de linhaça dourada e ¼ de xícara de chá de sementes de girassol.

A princípio você deverá apanhar uma frigideira grande ou panela e fritar a cebola e o alho até ficarem com aspecto dourado. Depois adicione os ovos e mexa até cozinhar.

Em seguida coloque a farinha de amêndoas e mexa por mais um minuto e por fim desligue o fogo e adicione os demais ingredientes. Mexa bem e pronto.

Receita de mousse de chocolate e abacate

Foto: via Cyber Cook

Uma receita ótima para quem não resiste a um doce, mas ainda assim quer seguir a dieta low carb.

Para fazê-la você vai precisar de: cem gramas de chocolate amargo 70%, um abacate médio maduro, duas colheres de sopa de óleo de coco, meia xícara de chá de chocolate em pó, duas colheres de sopa de adoçante culinário, quatro colheres de sopa de leite de coco, uma xícara de chá de creme de leite e chocolate em pó a gosto para polvilhar.

A princípio você deve derreter o chocolate no banho-maria. Depois bata no liquidificador e adicione o abacate, óleo, chocolate em pó, metade do adoçante e o leite de coco.

Bata bem até obter uma mistura homogênea. Então reserve.

Em uma tigela gelada utilize a batedeira para bater o creme de leite com a outra metade do adoçante. Bata bem até que se forme o chantilly.

Depois é só misturar o chantilly com o creme de chocolate e distribuir a mistura em pequenos potes. Polvilhe chocolate em pó por cima e pronto.

Como você viu a dieta low carb se baseia na redução dos carboidratos. É uma dieta que traz muitos benefícios à saúde como a prevenção do diabetes, favorece o emagrecimento, auxilia a boa digestão e melhora sua saúde.

No entanto ela deve ser seguida através de acompanhamento médico e nutricional, pois a diminuição excessiva dos carboidratos pode causar males à saúde.

Entre os alimentos proibidos na dieta low carb estão os industrializados, pois contém uma grande quantidade de carboidratos e gordura.

Apesar das proibições você viu que mesmo fazendo a dieta low carb é possível comer bem, pois suas receitas são criativas e utilizam alimentos com alto valor nutritivo.

Se você está pensando em seguir a dieta low carb não deixe de consultar um médico e seguir as orientações de um nutricionista, assim você estará fazendo a dieta de forma segura e saudável.

Como Tirar Mancha Amarela de Roupa

12 receitas para o lanche da tarde low carb