in

10 Dicas Eficientes para Alisar o Cabelo

Alisamento

Cada vez mais, surgem processos que possibilitam que as pessoas tenham o cabelo do jeito que desejam e façam mudanças de uma forma mais prática. Existem métodos para alisar o cabelo voltados para os cacheados, crespos, ondulados e até para os lisos, para todos os tipos! Claro que é essencial respeitar os fios e não realizar processos que os danifiquem muito, já que a saúde do cabelo deve ser levada em consideração.

Veja a seguir 10 dicas eficientes para alisar o cabelo!

 

1- Escolha bem os produtos para lavar o cabelo

lavar o cabelo Alisamento

Naturalmente, lavar os cabelos é um procedimento importante, já que os produtos que você utiliza exercem uma grande influência em como seus fios ficarão no dia a dia. Por isso conheça seu cabelo, para fazer o uso dos produtos mais adequados, quando se trata de chapinha, os que protegem, hidratam e fortificam são os mais indicados. Tudo depende de fio para fio.

 

2- Escova turmalina

Escova Turmalina

A turmalina é uma pedra semi-preciosa e ganhou há alguns anos espaço na área dos cosméticos com seu efeito alisante. A sua principal vantagem é que ela não precisa de componentes químicos como o formol, que prejudica muito os fios. Ela ajuda a alisar o cabelo, sem abusar das químicas pesadas e ainda ajuda a controlar o frizz.

Antes de fazer não só a escova turmalina, como qualquer outro procedimento, é importante conhecer os elementos que podem ser prejudiciais, como o formol ou a amônia e claro, procurar por um profissional especializado.

 

3- Fazer escova e posteriormente a ‘chapinha’

chapinha alisamento

Primeiro, lave o cabelo com os produtos mais indicados para o seu tipo de fio e retire o excesso de umidade com uma toalha com cautela. Depois disso, aplique um leave-in com proteção térmica, sem esquecer de passar nas pontas. Seque o cabelo. Depois disso, eles estarão prontos para começar o processo.

Divida o cabelo em mechas e prenda, escolha uma delas, começando por onde preferir, existem pessoas que começam de um lado, já outras preferem começar da parte de baixo. Vai da sua escolha. Posiciona a escova, apontando o jato do secador quente para os fios. Cuidado para ao puxar muito e não machucar o couro cabeludo.

Muitas pessoas sentem a necessidade de finalizar com a chapinha, para fazer, veja no próximo item os passos.

 

4- Utilizar apenas a ‘chapinha’

Chapinha Única Alisamento

Caso já tenha feito uma escova, separe o cabelo em mechas novamente, caso não tenha feito e queira ir direto para a chapinha, desembarace os fios e aplique o protetor térmico, aí basta separá-lo em mechas finas e deslizar o aparelho com cuidado, sem repetir demais no mesmo lugar. Uma boa dica é virar o aparelho para algum lado, como para dentro quando estiver na ponta dos fios para obter um resultado mais diferenciado ou natural

 

5- Máscaras caseiras

Máscaras caseiras

Algumas máscaras caseiras podem contribuir com seus antes ou depois de alisá-los, deixando-os sem muita oleosidade, fortes e evitando as famosas pontas espigadas. Acredita-se que alguns eles até contribuem com o prolongamento do efeito liso, por melhorar e contribuir com a estrutura dos fios. Veja a seguir duas delas, lembrando que, caso prefira, o indicado é repetir a cada 15 dias:

Máscara de iogurte: ela ajuda principalmente a controlar as pontas, para prepará-la basta misturar um copo de iogurte natural com duas colheres (chá) de azeite de oliva e aplicar em todo o comprimento dos fios, deixando agir em torno de 10 minutos. Enxágue com água e depois pode lavar normalmente.
Creme de abacate: Bata no liquidificador 1 copo de iogurte integral com uma polpa de abacate e aplique a mistura nos fios, evitando a parte da raiz. Deixe agir por 5 minutos e enxágue com água fria, depois você pode lavar normalmente os fios.

Presente Para o Seu Parceiro

Sauna e Spa Familiar para Homens

Conheça >> www.spawellbeing.com.br.

 

6- Escova progressiva

 Escova progressiva Alisamento

A progressiva é um dos tipos de escova mais famosos, ele conta com variações de produtos na técnica, depende muito dos salões e profissionais, mas normalmente o formol está em sua composição e é finalizado com o secador e chapinha.

Cuidado com fórmulas que possuem muito formol, porque ele pode causar sérios danos à saúde, principalmente se ultrapassar de 0,2%.

Alguns profissionais indicam ficar três dias sem lavar os cabelos após realizar o procedimento, para que o efeito seja melhor fixado. O resultado pode durar em torno de três a quatro meses.

 

7- Escova inteligente

Escova inteligente Alisamento

Assim como a progressiva citada anteriormente, a escola inteligente utiliza uma pequena quantidade de formol para realizar o alisamento dos fios. No entanto, ela contém queratina, que contribui na hora de selar as cutículas. Por isso, ela pode durar um pouco mais que a progressiva, como de quatro a seis meses, mas é um procedimento menos potente.

 

8- Não deixe de lado a hidratação

Hidratação Alisamento

Hidratar cabelo é essencial para garantir a melhoria no seu aspecto e nos resultados dos procedimentos tomados, principalmente, quando se trata de alguma mudança que envolve química, como as escovas citadas nos itens anteriores.

Existem cremes de  hidratação que podem ser utilizados no banho e outros tipos de hidratação que são caseiros. Um exemplo é uma receita que envolve 1 colher (sopa) de leite de coco, 1 colher (sopa) de creme de leite, 2 colheres de creme para hidratação e 1 colher de manteiga de karité, para preparar basta misturar os ingredientes e passar no cabelo, deixando agir em torno de 20 minutos. Depois é só lavar, caso queira, repita o processo a cada 15 dias ou quando achar necessário.

 

9- Saiba usar corretamente a chapinha

chapinha corretamente Alisamento

A chapinha pode prejudicar mais ainda os fios caso não seja utilizada corretamente, para que ela não se torne um método extremamente danoso de alisamento, é indicado prestar atenção em alguns detalhes ao utilizá-la. Não passe parando, isso pode marcar os fios, nem passe mais de três vezes na mesma mecha, isso prejudica.

Não utilize com os fios molhados e se possível, tenha um equipamento que torne possível o ajuste de temperatura. Por fim, mantenha os fios saudáveis e hidratados para que o resultado do procedimento seja melhor ainda e o efeito liso prolongado.

 

10- Relaxamento capilar Alisamento

 

O relaxamento depende muito do profissional e do objetivo da cliente, ele normalmente é indicado para cabelos cacheados e crespos. Ele pode tanto alisar o cabelo, quanto apenas torná-los mais maleáveis e com menos volume.  São utilizados produtos químicos específicos que alteram a estrutura capilar.

Veja também: 9 Dicas Eficientes para Diminuir a Oleosidade dos Cabelos

Veja também este vídeo com dicas caseiras da Amanda para alisar o cabelo (6:46)

Sarah

Written by Sarah

Oi! Sou a Sarah, hoster no DDM - Dicas de Menina. Somos uma comunidade de compartilhamento de dicas de moda, beleza, estilo, compras e muito mais. Aproveitem;)

Deixe uma resposta

receitas para hidratar o cabelo dicas de menina - capa

4 receitas para hidratar os cabelos

Customização de Roupas

Customização de roupas: 9 Dicas