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12 Dicas Para Afinar a Cintura

Dicas imperdíveis para afinar a sua cintura

As mulheres estão sempre buscando diferentes formas para ficarem mais bonitas. E uma das maiores preocupações é com o corpo. Por isso elas se empenham tanto em dietas de emagrecimento e rotinas de exercícios para queimar calorias.

Mas mesmo com a perda de peso, há algumas partes do corpo que são mais difíceis de perder, e uma dessas partes do corpo que é de queimar calorias é a cintura.

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Para a grande maioria das mulheres quanto mais fina a cintura melhor, por isso se preocupam quando as medidas não diminuem ou começam a aumentar.

Se esse é o seu caso e você está à procura de dicas para afinar a cintura, então veio ao lugar certo.

Confira a seguir 12 dicas para afinar a cintura que podem te ajudar.

Adquira uma Alimentação Saudável

Um dos grandes segredos para perder peso e medidas é comer alimentos saudáveis. Pois dessa forma o seu organismo começa a funcionar melhor, acumulando menos gordura, retendo menos líquido e assim tornando a prática dos exercícios físicos eficaz.

Os alimentos mais indicados são os ricos em fibras e água, como arroz integral, melancia, cenoura, abacaxi, levedo de cerveja, aveia, farelo de aveia, linhaça, hortaliças e legumes, ameixa seca e mamão.

Para ajudar também é recomendado o uso do azeite e óleo de coco.

Outra coisa que você pode fazer é substituir alimentos açucarados e gordurosos por opções mais saudáveis. Alguns exemplos são, trocar o queijo amarelo pelo branco, a maionese por requeijão light, a carne gordurosa por carne magra, as frituras por grelhados e os doces por frutas.

Para um melhor resultado é legal consultar um nutricionista, pois assim ele vai montar uma dieta e cardápio próprios para você, levando em conta seu tipo de corpo, idade e saúde.

Beba Bastante Água

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Foto: via Pìxabay

A água é essencial para uma vida saudável. Ela traz muitos benefícios para o corpo, entre eles, diminuir o inchaço, emagrecer, deixar a pele mais bonita e saudável, melhorar o funcionamento do intestino e limpar o organismo, ajudando a eliminar as toxinas.

É indicado beber dois litros de água por dia, em sua forma natural, sem contar sucos e refrigerantes.

Outra dica boa é tomar um copo de água meia hora antes das refeições, assim ela ajuda a diminuir o apetite, pois como o estômago vai estar cheio dela, você se sentirá mais saciada e consequentemente irá comer menos.

Se você tem o hábito de tomar refrigerante o ideal é que você evite seu consumo, pois ele causa mais inchaço. A solução para não notar tanto a diferença é substitui-lo por água com gás e limão.

Se você não tem o hábito de beber água, há vários aplicativos que podem te ajudar a lembrar de tomá-la e até mesmo monitorar a água que está tomando, de modo que você não esqueça e tome o necessário para sua saúde.

Entre os aplicativos mais usados estão: Beba Água, Water your Body, Beba Água na Hora Certa e Hydro: beba água.

Outra forma mais simples de não se esquecer de tomar água é deixar na sua bolsa ou perto de você uma garrafinha de água.

Faça Exercícios Físicos

Os exercícios físicos são ótimas formas para afinar a cintura, pois eles te ajudam a eliminar gordura e a perder medidas.

Os exercícios mais indicados são os aeróbicos como, corrida, caminhada, spinning jump, boxe e natação. Os abdominais também são importantes, pois através deles você poderá queimar as gorduras da região abdominal e definir os músculos.

Confira alguns exemplos de exercícios que podem te ajudar a afinar a cintura:

Abdominal com flexão parcial do tronco e rotação – deite no chão e flexione os joelhos em 90°. Coloque as mãos atrás da cabeça e eleve o tronco até que o meio das costas desencoste do chão.

Bicicleta – deite de costas no chão, eleve as pernas e simule o movimento que você faria se estivesse pedalando. As pernas precisam estar como em um ângulo de 90° em relação ao seu corpo e as mãos devem estar atrás da cabeça.

Prancha frontal – deite de bruços e apoie os cotovelos no chão na altura dos ombros. Em seguida eleve o tronco, contraindo o abdômen. Apoie o peso do corpo na ponta dos pés e antebraços. Mantenha o corpo ereto sem levantar o bumbum ou abaixar o quadril, sustentando essa posição de 5 a 10 segundos. Repita o movimento seis vezes.

Prancha lateral – deite de lado e apoie o corpo em um antebraço. O outro braço deve ficar junto ao corpo e as pernas devem ficar retas apoiadas no chão. Faça duas séries de dez repetições.

Chutes do tipo tesoura – deite de costas no chão, eleve suas pernas em um ângulo de 90° em relação ao corpo deitado. Eleve uma das pernas e abaixe e em seguida faça o mesmo com a outra. O exercício lembra o movimento de uma tesoura abrindo e fechando.

Elevação de pernas e tronco com rotação leve – deite de barriga para cima e deixe o corpo reto, mantendo as pernas estendidas e juntas. Em seguida eleve ao mesmo tempo, tronco e pernas. Mantenha o abdômen contraído e as costas retas, direcione a mão direita ao pé esquerdo, depois repita o movimento direcionando a mão esquerda ao pé direito. Mantenha a posição de 6 a 10 segundos e repita o movimento seis vezes.

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Foto: via Pìxabay

Pernas para cima – deite de lado, apoie a cabeça com uma das mãos e levante e abaixe a perna. Depois faça o mesmo do outro lado.

Exercício com bola – para este exercício use uma bola de pilates. Sente e apoie o fundo das costas na bola, mantendo as pernas levemente afastadas. Contraia os músculos abdominais movendo o corpo para frente.

Agachamento – fique de pé, coloque os dois braços para frente, de modo que fiquem retos. Em seguida desça o quadril devagar e suba. A descida deve ser lenta para não causar tontura.

Bambolê – esse exercício que mais parece uma brincadeira de criança também pode te ajudar. Pois ele te ajuda a trabalhar os músculos laterais, dessa forma auxiliando a definir a cintura.

Para tornar os exercícios mais eficazes e para que também eles não se tornem um perigo para a saúde, o ideal é que você consulte um médico antes de realizá-los. Assim você verá quais praticar sem prejudicar sua saúde.

E se você ainda quiser uma orientação profissional, consulte um personal trainner, ele te ajudará a criar uma rotina de exercícios, o que otimizará ainda mais o seu esforço.

Faça Tratamentos Estéticos Para Afinar a Cintura

Se você busca por resultados rápidos o tratamento estético pode ser uma boa opção. Eles são realizados em clínicas de estética e ajudam a eliminar a gordura localizada.

Entre os tratamentos mais usados, estão:

Lipocavitação – esse tratamento conhecido como lipoaspiração sem cirurgia é feito com uma massagem com aparelho de ultrassom que danifica as paredes das células de gordura, permitindo seu extravasamento. Dessa forma a gordura é destruída.

Esse tratamento também ajuda a diminuir a celulite e melhora o aspecto da pele. Para melhorar sua eficácia é necessário fazer drenagem linfática após cada sessão e exercícios aeróbicos para garantir a eliminação de gordura e evitar sua deposição em outras áreas do corpo.

No entanto ele possui alguns riscos, podendo causar queimaduras na pele ou aumento de colesterol ruim.

Drenagem linfática – é uma técnica de massagem que tem o intuito de estimular o sistema linfático a trabalhar de forma mais acelerada. Dessa forma reduzindo a retenção de líquido, ativando a circulação sanguínea e combatendo a celulite.

Essa técnica ajuda a reduzir as medidas e a eliminar as toxinas do corpo, no entanto não ajuda a emagrecer. Por isso é indicado manter uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos.

Radiofrequência – é um aparelho que estimula a contração das fibras de colágeno e induz a formação de novas células de colágeno, combatendo a flacidez, deixando a pele mais lisa e esticada.

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Durante o procedimento a pessoa deve estar deitada em uma maca, o profissional deve espalhar um gel específico na área que deverá ser tratada e depois irá deslizar o equipamento de radiofrequência com movimentos circulares, verificando a temperatura da região com um termômetro a laser, já que durante o tratamento, a temperatura do corpo chega a elevar 41°C e não deve ultrapassar esse valor.

É preciso tomar cuidado ao fazer o tratamento, pois o mau uso do equipamento pode causar queimaduras na pele.

Lipoescultura gessada – é uma técnica ortomolecular que consiste em passar cremes que ajudam a queimar gordura com a aplicação de bandagens para melhorar a ação do produto sobre a pele.

Primeiramente é realizada uma esfoliação da pele nas regiões que serão tratadas para remover as células mortas e melhorar a circulação do sangue. Depois são colocados os princípios ativos através de bandagens sobre a pele para penetrar com mais facilidade.

Como a pessoa fica imobilizada, devido às bandagens, essa técnica é chamada de lipoescultura gessada. O procedimento promete a perda de 4 centímetros por sessão, assim como a drenagem linfática.

Além disso, ele acarreta benefícios para a pele e estética, como desintoxicação dos tecidos, reduz a retenção de líquidos, redução da gordura de forma gradual, melhora na drenagem linfática do organismo, melhora a oxigenação do tecido conjuntivo e reduz a flacidez da pele.

É importante que antes de realizar qualquer tratamento você consulte o profissional que aplicará a técnica e tire todas as suas dúvidas. Também é indicado que você tome todos os cuidados devidos para que sua saúde não seja prejudicada.

É bom lembrar que esses tratamentos apesar de serem eficazes de nada adiantam sem a união de uma alimentação saudável e exercícios físicos.

Recorra a Técnicas Caseiras

Se você não tem dinheiro para realizar tratamentos estéticos ou mesmo prefere recorrer a métodos naturais, saiba que há algumas técnicas caseiras que podem te ajudar.

Entre elas, estão:

Sucos detox – esses sucos contêm frutas ricas em antioxidantes e que ajudam a desintoxicar o organismo, dessa forma estimulando o bom funcionamento do intestino e diminuindo o inchaço abdominal.

Exemplos de sucos detox são: suco de maçã e abacaxi, suco de uva e água de coco e suco de abacaxi e hortelã.

Chás – certos chás também podem ajudar, pois eles contêm substâncias que aceleram o metabolismo, além de melhorar a digestão, dessa forma reduzindo a gordura corporal. Além disso, tomar chá também faz com que você elimine toxinas através da urina, auxiliando no bom metabolismo do seu corpo.

Exemplos de chás são: chá de canela e louro, chá de hibisco, chá de gengibre e chá verde.

Cuidado com Métodos Milagrosos

Você também deve tomar cuidado com métodos milagrosos que dizem ser tiro e queda. É preciso pesquisar e ver se tudo o que está sendo falado é verdade. E até mesmo procurar um profissional para dar a opinião. Dessa forma você se sentirá mais segura.

Entre os métodos milagrosos que requerem atenção está o uso do plástico filme na hora de praticar atividades físicas. Algumas celebridades estão postando em suas redes sociais a técnica milagrosa e dizem dar certo.

No entanto de acordo com a fisiologista Erica Fonseca Baduí o plástico filme pode impedir a eliminação de toxinas através do suor, e como o local fica mais quente pode até mais causar micose.

Além disso, o método, segundo a educadora física Jéssica Oliveira, não é eficaz, pois o efeito de desinchar é apenas passageiro.

Aceite a Forma do Seu Corpo

É importante que você antes de tudo aceite a forma de seu corpo e respeite isso quando for realizar as dicas dadas neste artigo, pois caso contrário poderá se frustrar e tentar buscar uma forma de corpo impossível.

Entre as formas de corpos existentes entre as mulheres, estão:

Ampulheta – nessa forma a mulher tem os ombros e quadril do mesmo tamanho e a cintura fina.

Triangular – nessa forma a mulher tem os quadris mais largos que a cintura e os ombros.

Retangular – nessa forma os ombros, a cintura e o quadril são praticamente da mesma medida. Por isso não a cintura não tem muita definição.

Oval – nessa forma a região da cintura é maior ou alinhada com o quadril.

Triângulo invertido – nessa forma os ombros são mais largos que a cintura e o quadril.

Por isso não queira alcançar a forma do corpo de alguma personalidade que tenha visto e seja realista, deseje que seu corpo seu torne mais bonito e saudável, de acordo com o sua forma.

Procure relaxar

Imagem de mulher praticando yoga na beira de um pier.
Foto: via Pixabay

Um estudo da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, mostrou que os hormônios liberados pelo stress, como a adrenalina e o cortisol, aumentam o apetite e favorecem o acúmulo de gordura no abdômen.

Sendo assim é indicado que você relaxe. Isso não só vai te ajudar a conseguir alcançar seu objetivo de afinar a cintura como também promoverá uma maior saúde mental, auxiliando você a fazer com mais prazer as tarefas do dia a dia.

Para relaxar, procure fazer relaxamentos durante o dia quando se sentir estressada, faça atividades que te deem prazer como ler um livro, por exemplo, e converse com pessoas que te fazem bem.

Use Roupas que Afinem a Cintura

Outra dica para afinar a cintura é usar roupas que marquem essa parte do corpo. Entre elas são indicadas saias ou calças de cintura alta e cintos. Eles ajudam a marcar o meio do corpo. Os vestidos de linha-A, que são mais justos nos quadris e expansivos na bainha também ajudam, pois dão a ilusão de que a cintura é menor.

As cintas modeladoras também podem ajudar, já que elas ajudam a modelar o corpo e encolhem a barriga. Para ter esse efeito você também pode usar os corpetes de barbatanas metálicas, que além de não ser dolorosos como parecem, reduzem melhor o tamanho da cintura. E se o uso for prolongado ainda ajuda a diminuir a barriga. Veja este post para encontrar a melhor cinta modeladora.

Também é bom evitar certas roupas como calça jeans de cintura baixa, já que marcam a barriga, não favorecendo nada o corpo.

Mantenha uma Boa Postura

O simples ato de manter a postura reta pode te ajudar a afinar a cintura. Pois dessa forma te ajuda a fortalecer o abdômen. Por isso procure ficar reta seja no trabalho, sentada no ônibus, durante as tarefas domésticas ou estudo.

Durma Bem

Assim como relaxar, dormir bem pode te ajudar a afinar a cintura. Pois além de você se sentir mais relaxado, com uma boa noite de sono, ele te ajuda a regular os hormônios que afetam e controlam o apetite, assim reduzindo o apetite.

Dessa forma com menos apetite você prestará mais atenção ao que está comendo e poderá manter uma alimentação saudável, que como já foi dito neste artigo te ajuda a afinar a cintura.

Faça um Diário

Imagem de mulher anotando em um diario.
Foto: via Pìxabay

Atualmente as pessoas estão tão atarefadas que mal tem tempo para se cuidar. E com tantas atividades a fazer durante o dia, você pode acabar se esquecendo de fazer algum exercício ou de incluir algum alimento em sua dieta.

Por isso é indicado que você faça um diário. Separe um caderninho para que você possa anotar os alimentos que está comendo em suas refeições e os exercícios físicos que está realizando. Dessa forma você poderá se organizar melhor e otimizar ainda mais seu esforço.

Você também pode usar o diário para avaliar seu desempenho e anotar o peso e as medidas perdidas.

Outra dica é você usar seu celular, colocando um alarme para que ele lhe avise o horário de alguma atividade física. Assim ficará difícil de esquecer.

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