Categorias
Cabelo

Dedoliss: Como fazer perfeito? Transição Capilar

Quem tem cabelo cacheadinho ou Crespo adora deixar as madeixas cheias de definição não é mesmo? E para alcançar esse objetivo a mulherada encontra vários métodos diversos de finalização capilar para chegar nesse objetivo e um deles é o chamado Dedoliss.

O artigo de hoje irá aprofundar mais sobre essa técnica incrível que também ganhou o coração das cacheadas. Classicamente a Fitagem sempre foi a mais popular das técnicas para definir os cachos, juntamente com os procedimentos de Texturização que deixa as ondas completamente perfeitas.

Em meio a tantos modos de definir cachinhos chegou o Dedoliss para animar ainda mais as vaidosas. Basicamente trata-se de uma técnica em que você utiliza os seus dedinhos para definir os cachos, com o auxílio, é claro, de um bom creme para pentear.

Texturização Capilar

Quando o assunto é Dedoliss ou Fitagem, por exemplo, fala-se muito sobre texturização, o que acaba gerando algumas dúvidas para quem nunca ouviu falar sobre o assunto. Para deixar mais claro iremos explicar um pouco sobre esse procedimento.

Basicamente, quando falamos em Texturização dos cabelos, estamos nos referindo a uma técnica que promove a alteração do formato do fio capilar, sem precisar utilizar nenhum tipo de produto químico.

O procedimento é realizado mechinha por mechinha e o intuito é deixar a região alisada no formato cacheado, a fim de que o contraste existente entre a textura do cabelo que está nascendo desde a raiz e a do cabelo liso sejam reduzidos.

Existem variados tipos de Texturização e todos eles demandam tempo e paciência. Mas o resultado fica maravilhoso e vale muito a pena testar. Para decidir qual tipo de texturização é melhor para você, a dica é ir testando e ver qual você mais gosta, aliá, dependendo do seu objetivo no visual, você pode acabar gostando mais de uma técnica do que de outra.

Das texturizações mais conhecidos no processo de definição de cabelos com cachos ou crespos podemos destacar o Dedoliss, o Twist, as Tradicionais trancinhas e Bigudinhos.

O Dedoliss iguala as Texturas diferentes existentes entre os cachos?

Quem tem o cabelo cacheadinho ou crespo sabe que é muito normal acabar surgindo diversos tipos de texturas entre as madeixas, fazendo com que alguns cachos, por exemplo, fiquem distinto dos outros.

Ou seja, é possível uma mulher ter todo o cabelo bem definidinho na parte de trás, e na frente os fios acabarem se destoando, ficando esticados e com ressecamento. Isso pode acontecer com mais frequência em mulheres que estão passando pelo processo de Transição capilar, por exemplo. Sem contar que o cabelo de uma mulher que passa por esse processo já está naturalmente frágil por conta do uso excessivo de chapinhas e métodos de alisamento, em vista disso ele fica mais sensível mesmo.

Se isso já aconteceu com você ou você está vivendo isso agora, fique sabendo que uma simples técnica de Fitagem, em alguns casos, não é o suficiente para resolver o problema, já que acaba não conseguindo igualar a textura capilar. Em vista disso, o indicado é recorrer a técnica do Dedoliss, que é mais completa e mais potente.

A depender do tipo de visual que você de fato deseja obter, você pode também acabar aliando o Dedoliss com outros procedimentos, principalmente nos locais onde o cabelo acabou não ficando tão definido assim.

O Dedoliss é um método que facilita o cuidado capilar garantindo os “Days Afters”

Já vimos que o Dedoliss consegue promover a igualação das diferentes texturas do cabelo, dando muito mais definição para as madeixas. Além disso, a técnica é ótima pois deixa a finalização do cabelo incrível e com muito mais durabilidade. Se você vive uma vida corrida e quase não tem tempo para se cuidar, nem tão pouco lavar com regularidade seus cabelos, investir nessa técnica vale muito a pena, pois ela faz com que os seus cachos fiquem definidos por mais tempo, sem necessariamente ter que ficar apelando para processos de Revitalização capilar profunda.

Aliás, o Dedoliss é excelente para quem quer dar mais forma para as madeixas que já passaram por algum processo de finalização que acabou tirando a definição natural delas. A técnica é de fato muito boa, porém, quem não quer investir algumas horas do seu tempo para fazê-la ou quem gosta do volumão do cabelo talvez não vá se adaptar muito bem ao Dedoliss, que inevitavelmente é um método de Texturização demorado, onde você pode demorar mais de uma hora para realizá-lo, sem contar que o método reduz o volume das madeixas.

Quem está passando pela Transição Capilar pode fazer o Dedoliss?

Sabemos que o Dedoliss dá mais durabilidade para os cachinhos, assim eles permanecem definidos por muito mais tempo. Entretanto, apesar disso, o método não é o mais indicado para a mulher que está passando pelo processo de Transição Capilar. Se os fios naturais do seu cabelo já estão bem mais grandes do que a parte que passou por processos de alisamento, talvez o Dedoliss já faça efeito, mas caso contrário ele não terá tanta eficácia.

E sabe porque isso ocorre? A parte mais lisa e ralinha do cabelo dificulta ainda mais o processo do Dedoliss que objetiva moldar e segurar o formato ondulado do cabelo. Se você fizer o método no cabelo nesta condição, os cachos não vão durar tanto assim.

Em vista disso é importante e necessário deixar as texturas capilares igualadas, recorrendo a procedimentos como Bigudinho, Twists e Bobes, que são técnicas manuais tradicionais que não requerem fontes de calor para moldar os fios.

Aprenda agora como fazer o Dedoliss na sua cabeleira e arrasar por aí

Agora que você já conheceu um pouco sobre os benefícios e facilidades que o Dedoliss pode trazer para a sua vida e para o seu cabelo, separamos a seguir o passo a passo para quem quer aprender a fazer a técnica em casa e arrasar por aí com os fios super definidos.

  • Primeiramente, você deverá dividir o cabelo em várias mechas e pegar grampos para ir prendendo elas separadamente;
  • Em seguida você dará início ao processo na região da nuca. Basta ir soltando algumas mechinhas e aplicar um creme de pentear com bastante consistência nelas. Em seguida você irá separar mechinhas bem finas e ir enrolando ela com o seu dedo, da raiz até as pontinhas;
  • É importante que você segure a mecha que está enrolada no seu dedo por alguns segundinhos, pois isso potencializará o efeito;
  • Quando for soltar a mecha, faz isso cautelosamente, a fim de que o cacho não acabe se desmanchando e perdendo a sua definição;
  • E é simples: Você irá repetir esse processo em todo o cabelo ou na parte onde você está querendo maior definição;
  • Quando você finalizar o cabelo, deixe ele secando de forma natural. Se você tiver um difusor pode usar para que esse processo seja mais rápido;
  • E para quem gosta de mais naturalidade no visual, a dica é pegar um pouco de óleo finalizador e ir separando mais as mechas. Fica super lindo!

Não esqueça que é sempre essencial usar os produtos específicos para o seu tipo de cabelo. Quem tem cachinho sabe como isso faz toda a diferença no resultado final. Existem algumas mulheres ainda perdidas nesse mundo de finalização e não conseguem o resultado desejado justamente por isso: a escolha errada do produto altera o resultado final do seu cabelo, não esqueça disso.

Além disso, outro ponto importante a ressaltar é que dependendo do resultado que você espera para o seu cabelo, a finalização que deverá ser feita nele irá variar. A parte boa é que independente se você gosta de volumão nos cachos ou super definição dos fios, existem técnicas para cada gosto que te ajudam a alcançar os objetivos almejados.  

Conheça mais sobre a técnica da Fitagem

Mencionamos no início do texto que uma das técnicas mais usadas para definir o cabelo é a Fitagem. E quem adora dar definição aos cachos, esse método é perfeito. Para quem não conhece o procedimento, ele é bem simples e fácil de fazer.

Para realizá-lo só é preciso um creme para pentear e a dica é fazer a técnica com as madeixas ainda úmidas. De forma geral, para fazer a Fitagem você deverá fazer a separação do seu cabelo em basicamente quatro partes. Em seguida, aplique um pouco do creme de sua preferência na mão e passe no cabelo como se fosse pentear os fios. Passe o creme nas mechinhas como se elas fossem fitinhas. Em seguida é só amassar o cabelo levando-o em direção ao couro cabeludo e faça isso até finalizar todo o cabelo.

Conheça também a técnica do Plopping

Outro método perfeito para quem gosta de dar definição as madeixas é o Plopping. Com ele você alcança grandes resultados em um tempo relevantemente curto. Comparando com o Dedoliss e a Fitagem, trata-se de um método muito mais prático.

Para fazê-lo é simples, você só irá precisar de um Creme para Pentear e uma camiseta de algodão, ou uma toalha do tipo. Em seguida, lave seus cabelos e tire todo o excesso de água que ficar nele com cuidado, antes de aplicar o creme nos fios.  

Posteriormente, pegue a camiseta ou toalha e estique bem em um local plano e apoie a sua cabeleira nela, enrolando-a no tecido como se fosse uma espécie de bombom. Depois é só prender as pontinhas atrás da cabeça e deixar agindo por pelo menos vinte minutinhos.

Se prepare que na hora que você soltar as madeixas vai se surpreender com o resultado: Cachos definidos e secos.

Afinal, qual técnica é melhor: O Dedoliss ou a Fitagem?

Existem tantos métodos para promover a Texturização nos fios capilares, que a mulherada enlouquece e na hora de decidir qual fazer surge as indecisões.  Afinal, não existem apenas um tipo de cacho, há vários formatos e texturas deles, e cada um exige um cuidado diferente.

No geral a dica é testar método por método para você ver qual melhor se adapta ao seu cabelo e qual efeito você gosta mais. No caso do Dedoliss e da Fitagem, não há como definir qual é o melhor, afinal ambos possuem pontos positivos e negativos.

Para você se decidir iremos diferenciar mais um pouco ambas as técnicas. O Dedoliss, por exemplo, é uma técnica mais demorada se for comparada à técnica da Fitagem e o resultado final no cabelo é que os cachinhos ficam com muito mais definição.   

As grandes vantagens de se fazer o Dedoliss são: Os cachinhos acabam ficando com bem menos Frizz, eles ficam definidos por mais tempo facilitando a vida de quem não pode estar lavando e finalizando a as madeixas sempre, sem contar que a definição do fio fica tão impecável que fica estilo bonequinha.

Por outro lado, os pontos negativos de se fazer Dedoliss é que os cachinhos ficam com pouco volume, o que desagrada quem gosta do volumão. Além disso pode demorar muito para fazer o Dedoliss no seu cabelo, dependendo do tamanho dele. E por fim, quem gosta de mais naturalidade no visual, o Dedoliss acaba sendo um método não tão agradável, já que ele traz uma super definição dos cachos.

Já a técnica da Fitagem se trata de um tipo de Texturização mais fácil de se realizar e ele é ótimo para quem adora cabelos volumosos. Dentre as suas maiores vantagens podemos destacar o fato de ser supersimples de se realizar, não demora tanto como o Dedoliss, deixa os fios com aquele volume maravilhoso e os cachos ficam definidos, porém com muito mais naturalidade.

Entretanto, assim como o Dedoliss, também existem desvantagens em se fazer a Fitagem: A durabilidade do cacho não é tão grande como ocorre com o Dedoliss, não é um tipo de técnica que define qualquer tipo de cachinho e os cabelos acabam ficando com mais Frizz.

Na dúvida é sempre bom testar todos os métodos de Texturização para descobrir qual você irá gostar mais. Seja Dedoliss ou Fitagem ou qualquer outro, o importante é você se sentir ainda mais linda e de bem com a cabeleira.

São métodos simples e não trazem risco para a saúde dos fios, o que é ótimo pois você pode fazer quando quiser e testar todos. Se você estava com problemas para conseguir definir seus cachinhos não se desespere. Está esperando o que para testar as técnicas de definição?

Quando você aprender e descobrir a que mais se adapta aos seus cabelos sua vida e sua autoestima nunca mais será a mesma. Então não perca tempo mulher, compartilhe as dicas com suas amigas e aproveite para se redescobrir. Você merece e seu cabelo também. Arrase por aí com seus cachinhos, liberte-se!