Categorias
Beleza

Como tirar cutículas perfeitas? Veja 5 dicas

A cutícula é parte da nossa anatomia e dificilmente elas são levadas em conta por nós. Por ser uma porção pequena de pele que faz a cobertura da base das unhas, boa parte dos indivíduos acreditam que ela não é útil. Para quem não sabe, a cutícula conecta a unha com o corpo. Nossa unha é formada por queratina, que é basicamente uma proteína que também faz parte do nosso cabelo e a cutícula, que também pode ser chamada de Eponíquio, ficam sobrepostas na Lâmina Ungueal, que é justamente a parte exposta da unha, na qual temos contato.

Na medida em que as células vão envelhecendo, elas ficam duras e acabam sendo expulsas para a região debaixo da cutícula. Portanto, aquilo que vemos quando vamos tirar cutícula, na maior proporção se trata de células mortas. Os brasileiros gostam muito de tirá-las, mas afinal quais os pontos positivos da cutícula?

Bom, a cutícula promove a proteção das nossas células de queratina durante o seu processo de formação, onde elas vão amadurecer, endurecer e finalmente serem postas para fora, como já supracitamos.  A forma que elas ficam sobrepostas na unha também auxilia no selamento entre a abertura existente entre ela e a pele. Quando a cutícula é totalmente retirada, os dedos acabam ficando mais vulneráveis a sofrer com alguma infecção decorrente de algum vírus ou bactéria.

De acordo com profissionais em Dermatologia, o indicado é não tirar toda a cutícula e empurrar ela bem delicadamente com uma espátula, para evitar que as machuque. Quem sempre cortou as cutículas com alicate pode eliminar esse hábito tão prejudicial bem como, o problema de roer unhas e cutículas. Isso também abre espaço para bactérias, o que pode causar infeções.

É importante lembrar que ao sinal de alguma infecção ou doença nas unhas é necessário procurar um dermatologista. Para te ajudar evitar a chegar a esse ponto, criamos algumas dicas para mantê-las saudáveis e lindas sem remover com alicates. Veja a seguir.

1. Dicas para deixar as cutículas lindas

1 – Não corte!

Dermatologistas dizem que não há nenhuma boa razão para cortá-las. Cortá-las poderia abrir chances para uma infecção ou irritação. Fazer isso também pode levar a problemas relacionados às unhas como manchas brancas ou linhas brancas. Se você adquirir uma infecção bacteriana nessa área, poderá prejudicar o crescimento da unha. “Isso não é além de uma questão estética, é bem como desconfortável”, diz a dermatologista Ella Toombs, MD, Washington, DC.

2 – Hidrate!

As cutículas não são macias como o resto da pele da mão, então, é importante que as hidrate da mesma forma como se deve fazer com toda a pele do corpo.

Cutículas ficam secas, racham e descascam. Um bom hidratante para as ela é importante, assim como para pele seca. Qualquer hidratante de corpo irá funcionar bem para as cutículas.

A maioria dos dermatologistas recomenda produtos hidratantes grossos, como pomadas ou cremes para conseguir um resultado melhor. Existem diversos produtos que você poderá usar de acordo com sua necessidade. Veja alguns exemples que preparamos:

  • Vaselina: Academia Americana de Dermatologia recomenda vaselina como uma maneira barata para cuidar das cutículas. Mas alguns médicos dizem que o uso de um produto grosso como vaselina ao longo do dia nem sempre é prático se você tiver uma rotina muito agitada.
  • Pomadas: recomendado que use durante à noite. Pomadas são mais difíceis de usar durante o dia, diz Bruce Robinson, MD, professor clínico de dermatologia do Hospital Lenox Hill em Nova York, pois elas não são muito práticas.
  • Loções: diferente das pomadas, loções são recomendadas para o uso durante o dia. Loções pode ser usado durante todo o dia, porque as mãos não ficam tão gorduroso como no caso de uso de pomadas.
  • Cera Quente: por segurança, é recomendado que vá a um salão de beleza. Essa é uma boa maneira de hidratá-las, de acordo com Toombs. Mergulhe a mão na cera, e em seguida use luvas por 10 ou 15 minutos. Quando tirar, as cutículas estarão bem suaves.
  • Seja qual for o método escolhido, certifique-se de hidratar as mãos regularmente. “Quanto mais frequentemente você lubrificar as mãos, incluindo as unhas e cutículas, melhor será”, diz Toombs.

3 – Oriente sua manicure!

Como diz Scher: “Muitas vezes, os pacientes chegam para mim quando elas foram para um novo salão de beleza e adquiriram algum tipo de machucado. Normalmente, isso causa uma infecção da pele chamado paroníquia.  Essas pacientes têm uma infecção devido ao excesso de manipulação de maneira agressiva, o que resulta em vermelhidão e dor. ”

Antes de fazer suas unhas, diga à sua manicure que você só quer que suas cutículas sejam empurradas para trás muito delicadamente. Se a manicure empurrar as cutículas com muita força, peça para parar imediatamente.

4 – Proteja a cutícula!

As mãos, unhas e cutículas podem secar quando expostos frequentemente aos produtos usados para lavar louça, além de removedor de unha polonês contendo acetona. Portanto, os especialistas recomendam o uso de luvas enquanto lava louças. Além disso, elimine da sua rotina o removedor de unha polonês. Aproveite para colocar lubrificante. Além das luvas protegê-las, irá manter o lubrificante concentrado por mais tempo e, assim, irá contribuir para deixar suas cutículas mais macias.

5 – Mantenha suas mãos longe de sua boca!

A boca é uma área suja e a saliva é uma enzima que quebra a pele, segundo Robinson.

Então, se você tem o hábito de roer as unhas ou mordiscar suas cutículas, elimine-o e irá contribuir para as mãos mais bonitas e mais saudáveis.

Como você pode tirar as cutículas dos pés de forma perfeita?

Um dos maiores dilemas da mulherada é encontrar um jeito mais fácil de retira a cutícula do pé. Para ajudá-las separarmos algumas dicas bem importantes:

Encontre uma posição confortável: Não adianta, no momento em que você decide fazer as unhas dos pés precisa estar ciente de que só conseguirá fazer isso se achar uma posição confortável que ter permita ter boa visão e alcance da região. Claro que isso não é tarefa fácil e não existe nenhuma regra que determina o modo que você deve ficar nessa circunstância, mas a maioria das mulheres ficam sentadas no chão e colocam seus pés no colo ou os apoiam em algum objeto que fique na sua frente. Não esqueça de forrar o local com uma toalha, assim evita que você suje seu chão.

Deixe as unhas bem retinhas e não as encurte muito para evitar que ela encrave: Mais comum do que imaginamos, a unha encravada nos pés ocorre com bastante frequência. A fim de prevenir esse problema, você precisa evitar cortá-la muito (só deixe em um tamanho no qual elas não ultrapasse seu dedo) e lixe bem os cantos da uma. Caso você não consiga se livrar desse obstáculo, o mais indicado é que se procure um podólogo.

Passos básicos para uma cutilação perfeita

  • O primeiro passo é conhecer as ferramentas para esse processo, que inclusive são bem básicas: um alicate para a região que esteja bem amoladinho, uma espátula para empurrá-las, um produto específico para amolecer as cutículas, um pouco de água e um algodão.
  • Pegue o amolecedor e aplique ao redor de todas as suas unhas. Em ima delas, aplique também um pedacinho de algodão e logo depois o molhe. Outra maneira simples de colocar o amolecedor é mergulhar as mãos na água logo depois que você o colocar nas unhas.
  • Com o auxílio da espátula, você irá impulsionar a cutícula a fim de que ela fique mais solte e se torne mais fácil retirá-la. Você também pode fazer isso com o auxílio de um raspador.
  • Agora chega a parte de usar o alicate: use a ferramenta para começar a tirar a cutícula pela parte lateral. Certifique-se de que os cortes sigam uma linha contínua, para evitar cortar de forma fracionada. Lembra de como você corta um papel sem interromper o percurso da tesoura? Faça dessa mesma forma quando for cortar as cutículas. E fique atento para não retirar de forma excessiva, a ponto de tirar também um pedaço de pele e te machucar provocando possível inflamação. Mas se caso você não consiga manter o corte contínuo, pode sim dar uma parada até conseguir finalizar toda a região.
  • Depois que você conseguir tirar todas as cutículas, aplique uma base sem adição de cor em suas unhas. Usar a base é fundamental, porque é ela que protege a região dos compostos do esmalte que podem vir a danificá-las.

Como você pode treinar tirá-las?

Quando somos iniciantes no universo das unhas, temos muito medo de tentar tirar a nossa cutícula, pois é muito fácil acabar se machucando pela falta de prática. Mas existem algumas opções para você ganhar mais experiência e ficar mais “craque” nesse quesito. Quer saber como? Utilizando o auxílio de uma laranja. Preste atenção no passo a passo e comece a treinar desde já:

  • Tire o topo da fruta com o auxílio de uma faca;
  • Imagine que a sua casca simula a nossa cutícula mais grossa e a parte branquinha simula a cutícula mais fina. Pegue seu alicate de unhas e comece a puxar a parte grossa. Nesse processo, você deve puxar a casa em sua direção.
  • O objetivo é retirar toda a casca da laranja sem deixá-la machucada ou quebrada. E você pode fazer a mesma coisa com a parte branquinha.

Pronto, ao começar o treino, com o passar do tempo, você sentirá mais firmeza e segurança com o alicate e terá muito mais facilidade para treinar e si mesma. Experimente essa dica que com certeza você irá gostar bastante.

Conheça mais dicas para você deixar suas unhas dos pés perfeitas, de uma forma bem rápida

Não só as unhas das mãos, como as dos pés também merecem cuidado. Mas é claro que fica mais difícil dedicar um tempo para tratar esse local, já que a vida costuma ser bem corrida e os pés são um pouco mais difíceis de serem feitos, por conta da própria localização. Em vista disso, existem algumas técnicas excelentes que te ajudam a acelerar esse processo e a garantir que você tenha as unhas dos pés lindas e impecáveis em um intervalo de até dez minutos. Quer saber como? Fique atenta:

  1. Fique um minutinho debaixo do chuveiro: Você não precisa necessariamente tomar banho, mas deixar as unhas expostas por pelo menos um minuto debaixo de água, faz com que a pele fique mais umedecida, e consequentemente as suas cutículas. O ideal é ficar debaixo de água morna, e se você preferir pode encher uma bacia e mergulhar seus pés por esse tempo, e inclusive pode lavá-los com um sabonete hidratante. Você vai ver como a região fica muito mais macia e como fica mais simples de remover as cutículas.
  2. Faça uma esfoliação por cerca de dois minutinhos: Existe gel esfoliante para o corpo que você pode usar na região das mãos e dos pés. Basta massageá-los por cerca de dois minutos, para que nesse período a pele consiga fazer a absorção do hidratante, sem contar que o gel retira todo o ressecamento que possa haver no local.
  3. Hidrate seus pés por pelo menos um minutinho: Assim que você sai do chuveiro ou retira os pés da bacia, você deve secá-los bem aplicar um creme hidratante próprio para pele seca. Faça a aplicação por intermédio de uma massagem focada principalmente na parte da cutícula. Esse processo já garante que elas fiquem lindas, mesmo se não forem retiradas. Garanta que o creme tenha rápida absorção, assim você precisará passar mais do que um minuto nessa etapa.
  4. Corte e lixe bem as unhas: A unha fica muito mais apresentável para usar chinelos e sandálias, por exemplo, se você as cortar e lixá-las de forma correta. Cuidado para não cortar demais, como já mencionamos anteriormente, o ideal é só que a unha não ultrapasse a altura do seu dedo e lixe sempre os cantinhos. Você não gasta mais do que dois minutos nessa etapa e não esqueça de ir parando enquanto corta, para analisar se já está no tamanho indicado.
  5. Aplique base nas unhas: A base protege as unhas dos efeitos negativos que um esmalte pode provocar nelas, danificando-as. Além disso ela fortalece a região e corrige as imperfeições que possam existir nas unhas. Não precisa passar várias camadas, uma bem fina, já basta e você não irá demorar mais do que um minuto.
  6. Aplique o esmalte e o Top Coat: Nesse momento é importante que você apoie seus pés em um local plano e estável. Feito isso você pode começar a passar o esmalte de sua preferência, observando o dedo mindinho, pois é muito fácil borrar quando vai pintá-lo. Depois de limpar todos os borrões é só aplicar um Top Coat de alta absorção nas unhas ou um óleo secante para ajudar na finalização.

Ao terminar todas essas etapas as suas unhas estarão lindas e prontas para arrasar em qualquer ocasião. Não se preocupe se o resultado inicial não for como você imaginava, é com treino e persistência que você vai se aperfeiçoando e alcançando resultados cada vez mais melhores.

Como a marca Granada te ajuda a ter cutículas perfeitas?

De acordo com a Granado, as cutículas ficam renovadas e hidratas com o uso de seu produto, de forma imediata. Logo a primeira aplicação você já vê resultados e o produto não modifica a coloração do esmalte nas unhas. Rico com óleo de girassol e vitamina E, você deve colocá-lo diretamente nas unhas e nas cutículas, fazendo massagem até que ele seja absorvido.

Trata-se de uma canetinha bem fácil de usar.  É só retirar a tampa, girar a base e fazer a aplicação direta nas unhas. O creme que sai da caneta hidrata muito e sai com bastante facilidade, além do fato de que você pode levar para qualquer lugar, já que ela é bem compacta. O mercado da beleza está cada vez mais completo, trazendo inúmeras opções para que deseja cuida da beleza com muita rapidez e praticidade. Agora, essas canetas hidratante se tornaram as queridinhas do público feminino, principalmente para quem sofre com ressecamento na região, assim você pode hidrata-la em qualquer lugar sem muito esforço.

Quais os cuidados básicos para unhas sempre bonitas?

A maioria das mulheres optam por retirar a cutícula, mas independente se você tira ou não as suas, o cuidado básico para manter o local sempre bonito é investir na hidratação. E não nos referimos apenas ao local das unhas não, a pele das mãos precisa ser hidratada regularmente, por pelo menos duas vezes ao dia. Outra dica é usar Apricot Oil, tanto para ajudar a empurrar as cutículas, como também para aplicar na região durante o dia e antes de ir dormir. Fazer isso vai te ajudar quando chegar a hora de fazer suas unhas, além de garantir que elas não fiquem ressecadas.

Certifique-se de seguir todas as nossas sugestões para que você aprenda a cutilar de forma impecável, e garantir que suas unhas fiquem lindas e acima de tudo saudáveis. Não esqueça de compartilhá-las com suas amigas e todos da sua família, para que eles também possam ser beneficiados com essas técnicas valiosíssimas. Persista na perfeição, pratique bastante e com o tempo você vai conseguir tirar suas cutículas de olhos fechados. Não desanime e arrase mulher!

 

Deixe uma resposta