Categorias
Moda

Como Customizar Abadá? Passo a passo!

O abadá é uma camiseta vendida no carnaval ou eventos musicais e que geralmente as pessoas usam nas festas. Virou moda as mulheres customizarem o abadá para ficarem diferentes e bonitas no evento.

Mas é possível customizar abadá, sozinha?

Sim, customizar abadá pode ser fácil e rápido, sabia que você pode customizar abadá só com a tesoura?

Você também pode fazer abadás customizados com renda, estilo body, cropped, entre outros, tudo vai depender do seu gosto e criatividade.

Confira a seguir algumas dicas de como customizar abadá de forma fácil e rápida, com o passo a passo para te ajudar. E também fotos de abadás customizados femininos 2018 para você se inspirar.

Vamos lá?

Como customizar abadá sozinha

Foto: via M de Mulher

Mesmo que você não tenha conhecimento em corte e costura é possível customizar abadá sozinha. Dessa forma você pode economizar, caso não queira pagar uma costureira.

Para fazer a customização você vai precisar de tesoura, às vezes cola de tecido se quiser colar detalhes no seu abadá, renda, aviamentos, predarias, entre outros itens que sua criatividade pedir.

A seguir você vai poder conferir o passo a passo de diferentes modelos de abadá para você fazer na sua casa.

Abadás customizados com renda

A renda fica linda e delicada em qualquer peça, deixando-a mais feminina, e com o abadá não é diferente.

Você pode usar a renda como detalhe do decote, das mangas ou mesmo da barra da camiseta, transformando a peça em uma blusa original e delicada.

Passo a passo 1

Confira o passo a passo feito pela vlogueira Nalva Faustino e veja como é fácil.

Para o passo a passo você vai precisar de:

  • Um abadá (ele deve ter um tamanho maior que o que você usa);
  • Dois tipos de renda;
  • Uma cola para tecido;
  • Linha e agulha (de preferência a linha deve ter a cor parecida com a da renda);
  • Uma caneta;
  • Uma tesoura;
  • Um saquinho de paetês.

Para customizar seu abadá você deve primeiramente marcar todos os lugares que você quer cortar com a caneta.

Em seguida corte os lugares marcados com cuidado. Então costure a renda maior na parte do decote de trás. Depois costure a parte da frente.

Então você deve ajustar as laterais da camiseta, fazendo uma costura para o abadá ficar mais justinho ao seu corpo.

Depois use a renda menor para costurar as mangas. Em seguida cole os paetês em cima da renda das mangas e também no meio da camiseta para dar o acabamento final.

Para ver o passo a passo na prática confira o vídeo a seguir:

Passo a passo 2

Essa outra customização é feita pela vlogueira Kary e ela ensina como transformar uma camiseta simples em uma peça bonita e sofisticada com mangas e detalhes rendados.

Para fazer o passo a passo você vai precisar de:

  • Uma camiseta grande;
  • Uma tesoura;
  • Renda larga;
  • Agulha e linha (de preferência da mesma cor da renda);
  • Cola de silicone.

Primeiramente você deve descosturar as mangas da camiseta. Depois você vai pegar a renda e medir na manga da camiseta, cortando-a do tamanho certo.

Em seguida você deve fazer um recorte na parte de trás da camiseta para colocar o detalhe de renda. Então você deve costurar a renda nas mangas e na parte das costas.

Você pode usar a cola de silicone para colar a renda na camiseta, assim ficará mais firme e fácil de costurar.

Confira o tutorial na prática através do vídeo da Kary:

Abadá customizado body

O body é aquela blusa que parece o maiô, é ótima para usar por dentro de saias, calças e shorts, deixando a peça mais justinha ao corpo.

Passo a Passo 1

Neste passo a passo feito pela vlogueira Camila modesto, você vai precisar de:

  • Um abadá sem mangas grande;
  • Um body;
  • Uma tesoura;
  • Agulha e linha.

Primeiramente você deve pegar o abadá e dobrar ao meio. Então Você deve pegar o body e também dobrar ao meio e posicioná-lo em cima do abadá para ver a medida correta.

Em seguida você deve cortar o abadá no formato do body. Depois você deve virá-lo do avesso e costurar as laterais.

Embaixo você pode dobrar e colocar dois botões de um lado e dois elásticos do outro para poder abrir e fechar o body. E pronto.

Para ver o passo a passo na prática confira o vídeo da Camila:

Passo a passo 2

Este passo a passo foi feito pela Grayce Gonçalves e ela transformou uma camiseta grande em um body.

Para isso ela precisou de:

  • Uma camiseta grande;
  • Um body;
  • Uma tesoura;
  • Elástico;
  • Agulha e linha.

Primeiramente ela mediu o body na camiseta e cortou-a do mesmo formato, fazendo um decote em V.

Depois ela virou a camiseta do lado avesso e costurou as laterais. Com o tecido que sobrou ela aproveitou para fazer os babados do decote.

Ela costurou o tecido no elástico, esticando-o conforme costurava o tecido. Assim quando o solta ele forma o franzido do babado.

Depois ela costurou o babado no decote e pegou o que restou do tecido para costurar sobre a parte do decote em que fica aparecendo o elástico. E pronto.

Confira o passo a passo na prática através do vídeo a seguir:

Abadás customizados cropped

A blusa estilo cropped são aquelas mais curtinhas que fica aparecendo a barriga.

Passo a passo

Neste passo a passo vlogueira Suellen Rezende ensina a fazer duas blusinhas cropped, uma estilo ciganinha e outra estilo mula manca com detalhes dourados a partir de um abadá.

Blusa cropped ciganinha

Para fazer o passo a passo você vai precisar de:

  • Um abadá sem mangas;
  • Uma tesoura;
  • Um giz;
  • Um alfinete;
  • Um aviamento;
  • Cola de tecido.

Primeiro você vai medir a altura que você deseja que fique o decote ciganinha e marcar com o giz. Então depois dobre o abadá ao meio e corte as partes marcadas com o giz.

Em seguida você deve decidir o comprimento da blusa, você pode pegar uma blusa cropped que tiver de modelo para medir e cortar a mesma medida.

Se você quiser deixar a blusa mais justinha faça uma costura na parte de dentro, nas laterais.

Pegue a parte de baixo que foi cortada e posicione-a no decote com ela virada ao contrário, com a extremidade de baixo para cima, para fazer o decote ciganinha.

Então cole ou costure essa parte no decote. Depois faça um furo na parte da frente do decote para passar o elástico. Use o alfinete para encaixar o elástico na parte de dentro e passá-lo por toda a volta do ombro.

No final faça um nó no elástico e corte o excesso. Você pode detalhar o babado da ciganinha fazendo um corte arredondado na parte da frente.

Para deixar a blusa mais bonita você pode colocar um detalhe em aviamento colando na parte do meio e fazendo uma espécie de cordãozinho. E pronto.

Blusa cropped mula manca

Para este passo a passo você vai utilizar:

  • Um abadá sem mangas;
  • Uma tesoura;
  • Um giz;
  • Agulha e linha;
  • Dois aviamentos;
  • Cola de tecido.

Dessa vez você vai fazer o corte do decote arredondado na diagonal. De modo que fique um ombro de fora.

Depois pegue uma blusa cropped para definir o comprimento e corte a parte de baixo. Corte as laterais para deixar a blusa mais justinha. Então costure as laterais.

Pegue a parte que sobrou e corte um dos lados da costura. E também corte a barra de baixo. Então dobre no meio e corte, para fazer duas tiras.

Depois junte as duas tiras e faça uma costura. Para fazer o babado, faça uma costura na parte de cima, deixando franzido. Em seguida posicione o babado por cima da blusa e meça o tamanho, para definir a largura.

Depois costure o babado direto na blusa. Quando finalizar vire o babado do lado avesso e costure as duas pontas que ficarem. O ideal é que a costura fique por baixo do braço.

Para dar um destaque ao decote ciganinha você pode usar um aviamento para decorar. Cole na parte de cima, assim você esconde a costura. Você pode usar outro aviamento na parte de baixo, para enfeitar ainda mais a blusa. E pronto.

Confira o passo a passo na prática através do vídeo a seguir:

Como customizar abadá só com tesoura

É possível customizar abadá apenas com tesoura. Assim o trabalho fica mais rápido e você não vai precisar ter nenhuma habilidade em costura.

Passo a passo 1

Este passo a passo é feito pela vlogueira Carol Domingos e ela ensina a como fazer dois modelos de blusa, uma regata e outra estilo cropped com um só abadá.

Blusa regata

Para fazer o passo a passo da blusa regata você vai precisar de:

  • Um abadá sem mangas grande;
  • Uma tesoura.

Primeiramente você deve retirar a costura do braço e da gola. Depois você deve experimentar a camiseta e ver até onde deseja que ela fique cavada.

Então você deve cortar abaixo do braço o excesso de tecido nas laterais. Depois veja até onde você deseja que a parte de baixo vá e corte o excesso de tecido. Pra cortar mais retinho uma dica é dobrar a parte de baixo.

Depois é só vestir o abadá e ver como ficou.

Blusa cropped

Já para a blusa cropped você deve pegar o resultado do passo a passo um e aproveitar as tirinhas que tirou dos detalhes do braço e da gola.

Então você deve cortar uma tirinha ao meio e usar os dois pedaços para amarrar as alças da blusa. Corte o que sobrou da fita.

Então você deve cruzar as alças e quando for vestir encaixar sua cabeça no meio delas. Assim ficará uma blusa transpassada.

Você pode tanto usar a blusa soltinha como cropped, amarrando a parte de trás da camiseta, para ficar justinho à barriga.

Confira o passo a passo na prática das duas blusas em uma através do vídeo a seguir:

Passo a passo 2

Este passo a passo é feito pela vlogueira Luiza Gomes que usa apenas uma tesoura para fazer dois modelos de blusinhas feitas a partir de abadás.

Blusa 1

Para a primeira blusa ela utiliza:

Um abadá grande;

Uma blusa regata;

Um giz;

Fita métrica;

Uma tesoura.

Primeira ela dobra o abadá ao meio e usa uma blusa regata para tirar as medidas do decote e das mangas. Então ela marca com o giz, demarcando o local que ela vai cortar.

Quando for cortar o decote, retire a costura da gola tanto na parte da frente quanto na detrás. Depois recorte as mangas e faça um desenho na parte do braço para cortar e ficar uma blusa cavada nas costas.

Use a fita métrica para ver se a distância das duas cavas é a mesma e ficar tudo certinho.

Depois você vai pegar a fita da gola que você havia recortado e juntar as duas partes das costas e amarrar. Assim fica uma blusa com decote nadador na parte de atrás.

Depois corte a parte de baixo de trás, para que a blusa fique mais curta. Da medida que você diminuiu a parte das costas faça uma linha na diagonal na parte da frente.

Então faça um pequeno corte na vertical no meio para poder amarrar as duas partes na frente. E pronto.

Blusa 2

Para esta blusa você vai precisar de:

  • Um abadá grande;
  • Um giz;
  • Uma tesoura.

Você deve pegar a camiseta e fazer um corte arredondado a partir da gola até a metade da manga. Você pode dobrar a camiseta e cortar os dois lados de uma vez para ficar igual.

Depois você deve fazer um desenho em formato V como se fosse para demarcar a gola V. Mas só corte a parte de dentro dele, para ficar um recorte na blusa e não uma gola V.

Depois faça uma linha com o giz na parte de baixo para encurtar a parte da frente. Então faça um corte na vertical na parte de trás, para poder amarrar atrás para ajustar a camiseta ao tamanho que você quiser e pronto.

Confira o passo a passo das duas blusas através do vídeo a seguir:

Abadás customizados femininos fotos

E agora para você se inspirar confira algumas fotos de abadás customizados femininos 2018 e veja os diferentes modelos.

E então? De qual modelo você mais gostou e qual usaria?