in

Como usar e colocar Absorvente Interno? OB

Como usar e colocar Absorvente Interno? OB

Quem é mulher sabe que todo mês tem aquele período chatinho, onde as cólicas incomodam e o fluxo menstrual também, não é mesmo? E sempre chega a hora de escolher o Absorvente ideal, dentre os inúmeros tipos disponíveis no mercado. Porém, dentro dessa variedade, poucas são a que sabem como usar absorvente interno.

Em vista disso, a maioria opta pelos tradicionais e deixam de aproveitar os benefícios e vantagens que o interno proporciona. O Absorvente Interno é mais confortável e discreto do que os convencionais, além de ser uma excelente opção para a mulher, que mesmo estando naqueles dias, deseja ir curtir uma piscina ou uma praia sem muitas restrições.

E embora haja muitas vantagens, ainda sim a mulherada tem muitas dúvidas e questionamentos sobre como usar absorvente interno.

Será que ele traz algum risco? Como que usa ele? É difícil colocar? Dentre essas e outras questões, iremos esclarecer no decorrer desse artigo, para que toda a classe feminina aprenda de uma vez por todas a usar esse tipo de absorvente sem medo e aproveitar melhor a vida sem sofrer por conta do período de menstruação.

Afinal, como usar Absorvente Interno?

Também conhecido como Tampão, o ABS (absorvente) interno, aparentemente parece ser muito complicado de se colocar. Mas por incrível eu pareça é simples e trata-se apenas de costume mesmo, em um instante a mulher se adapta a usá-lo. A seguir ensinaremos a passo a passo detalhadamente para você que deseja aprender a usar esse tipo de absorvente. Preste bem atenção que não terá erro nenhum!

Também conhecido como Tampão, o ABS (absorvente) interno, aparentemente parece ser muito complicado de se colocar. Mas por incrível eu pareça é simples e trata-se apenas de costume mesmo, em um instante a mulher se adapta a usá-lo.

A seguir ensinaremos a passo a passo detalhadamente para você que deseja aprender a usar esse tipo de absorvente. Preste bem atenção que não terá erro nenhum!

  1. Comprar Absorvente Interno

 Obviamente esse é o primeiro passo. Eles são bem acessíveis e fáceis de encontrar, seja em farmácia ou Supermercado. Há também uma variedade de tipos e tamanhos. Para quem vai testar pela primeira vez é bom comprar aqueles que possuem um aplicador.

Basicamente existe dois tipos de Absorvente Interno: Os que possuem aplicadores e os que possuem um tubinho de plástico, que ajudam na hora de empurrá-lo para a parte interna do canal da Vagina. O de aplicador é sempre o melhor para quem está começando nesse universo.

Outra coisa também que precisa ser levada em consideração é o nível de absorção do ABS. Para escolher o nível certo de absorção, saiba que na verdade ele está se referindo a quantidade que o ABS interno tem a capacidade de absorver. DE forma geral, tem Absorvente Interno que absorve desde pequenas até muitas quantidades de sangue.

Na dúvida, geralmente a mulherada escolhe os de absorção grande para usar nos primeiros dias da menstruação, já que se caracterizam por apresentar volumes sanguíneos maiores. Depois disso trocam por ABS que tem uma absorção menor.

Outra questão que preocupa a mulher é se o ABS Interno provoca dores. Caso essa seja a sua preocupação, recomendamos usar aqueles de absorção menor, contudo, você precisará trocá-los com uma frequência maior. O absorvente interno com menor absorção é bem ais leve e traz mais conforto.

Além disso, usar absorvente menor no início, ajuda com que a mulher se adapte om mais rapidez a usar ABS interno. Quando você menos perceber, já vai estar achando supernormal usar Absorventes Internos.

  1. Lavar as mãos

Antes de ir colocar o absorvente interno, é fundamental fazer a higienização adequada das mãos. Isso é importante porque aquele aplicador quem vem no produto está esterilizado. Lavar suas mãos evita que você o contamine com qualquer tipo de bactéria ou fungo.

Aliás, se caso você for colocar e ele cair no chão, jogue fora e pegue outro. Afinal, é muito melhor acabar perdendo poucos centavos, do que posterirormente ter que gastar dinheiro com médico e ainda sofrer com Infecções séria na região íntima.

  1. Colocar o ABS Interno

Primeiramente se sente o seu Vaso Sanitário e deixe suas pernas bem abertas, para que assim você consiga ter acesso e visualizar bem a região do canal vaginal. Caso deseje, é possível também colocar o absorvente, imitando a posição de um sapo. Você pode fazê-la subindo em cima do Sanitário.

Colocar o ABS em pé também é possível, nesse caso você tem que elevar uma penar e apoiá-lo em alguma superfície estável. Porém, a maioria da mulherada prefere a primeira posição (sentada no sanitário), ara caso venha ocorrer qualquer tipo de sangramento.

Depois de encontrar a melhor posição para você, identifique exatamente onde está sua vagina e tenha uma boa visualização dela. Para quem está começando essa é a parte mais difícil, mas você logo se acostuma. Faça da seguinte forma:

Compreenda como sua Anatomia se Estrutura: Existem três partes: A Uretra, que é o local onde o xixi sai e fica bem na frente, e a vagina fica bem no meio e no final se localiza o ânus. Caso você já tenha identificado a sua Uretra, basta medir uns três centímetros com o auxílio do dedo, embaixo dela, para encontrar a entrada do canal da Vagina.

  1. É preciso saber segurar o ABS na posição correta

Para isso é só pegar o produto pelo seu meio, com o auxílio do dedo polegar e do médio, na região o aplicadorzinho vai de encontro a um tubo de tamanho maior. O dedo indicador deve ficar na direção da pontinha desse aplicador, que é exatamente onde fica a corda do Absorvente Interno.

Super Dicas de Compras

Roupas, bolsas, Make up e muito mais. Produtos escolhidos por nossa curadoria especialmente para você. Confira ;)

  1. Coloque a ponta mais grossa do aplicadorzinho na região Vaginal

Na hora de colocar você não precisa ter pressão, pois é necessária paciência para colocar da forma correta. Para isso é apontar o ABS em direção a sua lombar e empurrá-lo devagar até perceber que seus dedos estão encostando na sua pele.

Caso você venha se sujar em algum momento, não precisa entrara em pânico. O sangue decorrente da Menstruação é completamente limpo. Depois de se sujar é só lavar a mão normalmente, sem maiores preocupações.

  1. Mantenha a ponta mais fina do Aplicador para a direção de cima

Com o auxílio do Dedo Indicador você deverá deixar a ponta fina do aplicador para a direção voltada para cima. Para saber que colocou por completo, você deve observar se o ABS interno entrou mais um pouquinho dentro do canal Vaginal.

Somente pare de empurrá-lo quando perceber que a parte fininha do aplicador já encontrou a parte mais grossa do mesmo.

  1. Em seguida, pegue o aplicador e puxe ele para fora da Vagina

Fazendo isso não fique com receio, que você só vai tirar o aplicador. O Absorvente Interno continuará a região vaginal. Se algo der errado e absorvente vir junto, é sinal que você errou e algum passo. Basta tentar novamente e seguir à risca nossas recomendações.

Depois de tirar o aplicador, enrole ele em um papel higiênico o e descarte no lixo. Valendo lembrara que você não deve descarta-lo com a descarga do sanitário, pois o aplicador pode promover problemas e danos maiores para o encanamento de onde você estiver. Jogá-lo no lixo é o mais seguro e sensato a se fazer.

  1. Garanta o seu conforto

Se colocar o produto de forma correta, não tem como sentir ele dentro de você, isso é algo praticamente impossível e acontecer, a não ser que você tenha colocado de forma errada. Tenha cautela: se depois de colocar o ABS você começar a sentir incômodos na hora de sentar ou de se locomover, é sinal de que alguma coisa saiu errada.

É comum que isso aconteça quando o produto não é inserido por completo no canal da Vagina, e para certificar isso é só colocar o dedo na região até sentir o ABS. Depois empurre ele mais para dentro e depois ande. Caso continue sentindo dores, o mais indicado é retirar o absorvente por completo e tentar colocar um novo de maneira correta.

  1. Saiba como remover o Absorvente Interno

É importante fazer a troca do Absorvente a cada quatro horas no mínimo e seis horas no máximo. Não necessariamente é preciso retirá-lo depois que se completam as quatro horas, porém não é aconselhado passar mais de seis com o mesmo.

E sabe porquê? Existe um problema muito raro de acontecer, mas que pode surgir caso uma mulher passe muito tempo com o mesmo Absorvente Interno por mais de seis horas. É o que chamamos de Choque Tóxico, que pode colocar em risco a vida de uma mulher.

Portanto, caso você tenha ido dormir e esquecido d tirar o ABS interno, assim que sentir qualquer sintoma como Febre, Alergia ou Vômitos recorrentes, busque ajuda médica com urgência.

Para retirá-lo é importantíssimo ficar relaxada. Embora pareça que remover o ABS seja algo que possa trazer dor, não necessariamente é. Com tranquilidade e paciência, é possível tirar o produto sem maiores problemas, apesar de ser um pouco desconfortável a sensação dele saindo do canal da vagina.

Lembrando que é normal não se sentir confortável na hora de tirar, mas dor não é algo normal. Qualquer dor que sinta busque orientações médicas.

Nossas Dicas de Makeup

Roupas, bolsas, Make up e muito mais. Produtos escolhidos por nossa curadoria especialmente para você. Confira ;)

Depois de relaxar, basta puxar a corda do ABS que fica para o lado de fora da Vagina. É comum acabar sentindo as fibras de algodão serem friccionadas enquanto ele sai do canal, porém não quer dizer que tem algo errado e inclusive você não pode sentir dores durante esse processo.

Pode acontecer do ABS não quere sair tão facilmente e isso decorre do fato dele possivelmente estar seco. Se isso ocorrer, o indicado é que da próxima vez você escolha um Absorvente de Absorção mais leve. No caso de estar muito seco, é só passar um pouco de água para deixa-lo úmido e mais fácil de tirar ou fazer isso enquanto toma banho.

  1. Depois de tirá-lo, jogue-o fora adequadamente

Para quem não sabe, existem sim alguns absorventes feitos especialmente para serem jogados no sanitário, mas se o seu não entra essa categoria, não o descarte no vaso, mas sim no lixo. Caso contrário, seu sanitário poderá ficar facilmente entupido.

Dicas extras sobre Absorventes Internos

• Em nenhum momento você deve decidir usar ABS interno por pressão alheia. Se o externo é o que melhor se adequa a você e te deixa confortável, use ele, pois a qualidade é a mesma. • Se o seu fluxo menstrual é levinho, o aconselhado é evitar Absorvente Interno, pois removê-lo pode trazer sensações desconfortáveis. • Caso haja dificuldades para colocar o Interno no Banheiro, limpe-se bem e vá tentar colocar deita em sua cama, esticando suas pernas, deixando-as a poiadas na parede. Nessa posição acaba sendo mais fácil, até para conseguir empurrar o tampão por completo. • Se você se sentir melhor alternando entre o uso do Absorvente Interno e Externo, faça isso. Tudo em prol do seu conforto. • Usar ABS interno não tem idade limite, mas é mais recomendado usar depois de pelo menos três ciclos, do que começar a usá-lo desde a menarca. Pois será possível ter uma ideia melhor de como o seu ciclo e fluxo funciona e assim te ajudará a escolher o melhor tipo para seu caso. • Fique atenta ao tempo de troca entre um e outro, você não pode passar muitas horas usando o mesmo. • Caso você tenha dificuldade para colocar um ABS, não fique tirando e tentado recolocá-lo. Pegue um novo e comece o processo novamente. • Se por alguma razão você sofrer irritação, fique alerta, pois não é normal. Existem certos componentes em alguns Absorventes que podem provocar reações alérgicas. Caso isso ocorrer com você, dê preferência a coletor menstrual ou absorvente interno do tipo orgânico. • Usar protetores de calcinha, pode até ajudar a controlar pequenos sangramentos, bem mais leves. Para quem não sabe, esse protetor é basicamente um tipo de ABS esterno bem mais fino. • Jamais se sinta envergonhada por menstruar ou ter que fazer uso de Absorvente Interno. • Sempre leve uma calcinha limpa na bolsa, absorventes e lencinhos umedecidos. Assim, caso a menstruação venha quando você não espera, já estará devidamente equipada para sua proteção. Inclusive, caso haja qualquer vazamento do ABS interno, você poderá limpar e até trocá-lo. • É sempre bom andar com uma graninha trocada na bolsa, pois existem diversos banheiros atualmente com máquinas de Absorventes, tanto interno como externo para quem está desprevenida. • A primeira vez sempre é mais difícil. Por isso, quando for usar o Interno não precisa se assustar. Apenas se alongue, relaxe, respire fundo e se tranquilize. Isso ajudará fazer com que seus músculos de solta e facilite o processo de colocação do mesmo.

  • Em nenhum momento você deve decidir usar ABS interno por pressão alheia. Se o externo é o que melhor se adequa a você e te deixa confortável, use ele, pois a qualidade é a mesma.
  • Se o seu fluxo menstrual é levinho, o aconselhado é evitar Absorvente Interno, pois removê-lo pode trazer sensações desconfortáveis.
  • Caso haja dificuldades para colocar o Interno no Banheiro, limpe-se bem e vá tentar colocar deita em sua cama, esticando suas pernas, deixando-as a poiadas na parede. Nessa posição acaba sendo mais fácil, até para conseguir empurrar o tampão por completo.
  • Se você se sentir melhor alternando entre o uso do Absorvente Interno e Externo, faça isso. Tudo em prol do seu conforto.
  • Usar ABS interno não tem idade limite, mas é mais recomendado usar depois de pelo menos três ciclos, do que começar a usá-lo desde a menarca. Pois será possível ter uma ideia melhor de como o seu ciclo e fluxo funciona e assim te ajudará a escolher o melhor tipo para seu caso.
  • Fique atenta ao tempo de troca entre um e outro, você não pode passar muitas horas usando o mesmo.
  • Caso você tenha dificuldade para colocar um ABS, não fique tirando e tentado recolocá-lo. Pegue um novo e comece o processo novamente.
  • Se por alguma razão você sofrer irritação, fique alerta, pois não é normal. Existem certos componentes em alguns Absorventes que podem provocar reações alérgicas. Caso isso ocorrer com você, dê preferência a coletor menstrual ou absorvente interno do tipo orgânico.
  • Usar protetores de calcinha, pode até ajudar a controlar pequenos sangramentos, bem mais leves. Para quem não sabe, esse protetor é basicamente um tipo de ABS esterno bem mais fino.
  • Jamais se sinta envergonhada por menstruar ou ter que fazer uso de Absorvente Interno.
  • Sempre leve uma calcinha limpa na bolsa, absorventes e lencinhos umedecidos. Assim, caso a menstruação venha quando você não espera, já estará devidamente equipada para sua proteção. Inclusive, caso haja qualquer vazamento do ABS interno, você poderá limpar e até trocá-lo.
  • É sempre bom andar com uma graninha trocada na bolsa, pois existem diversos banheiros atualmente com máquinas de Absorventes, tanto interno como externo para quem está desprevenida.
  • A primeira vez sempre é mais difícil. Por isso, quando for usar o Interno não precisa se assustar. Apenas se alongue, relaxe, respire fundo e se tranquilize. Isso ajudará fazer com que seus músculos de solta e facilite o processo de colocação do mesmo.

Alguns avisos sobre o uso do Absorvente Interno

Apesar das dicas sobre como colocar e retirar um Absorvente interno, existem muitas recomendações que servem de aleta. Veja a seguir as principais delas: • Jamais tente inserir dois internos de uma vez só. Nesse caso você pode acabar perdendo um ou até os dois, e ficará ainda mais difícil retirá-los mesmo com a ajuda de um profissional. • Caso vá ter relações sexuais, tire o Absorvente Interno antes. Pois, o ato da penetração pode acabar empurrando o ABS ainda mais e deixa-lo fora do seu alcance para retirá-lo. • Na hora de dormir opte por um Absorvente Externo, de preferência a versão noturna que tem maior proteção e absorção. • Só use o Interno se estiver no período menstrual. Caso contrário, você poderá acabar contraindo alguma Infecção grave e ainda irá sofrer muito desconforto. • Derrubou o ABS no chão? Pegue um novo. Pois as bactérias do chão, se entrarem em contato com as partes íntimas podem provocar dolorosos problemas. • Se por ventura você não conseguir tirar um Absorvente Interno, peça a ajuda de alguém de confiança ou vá imediatamente a um hospital para retirá-lo. • Caso você sinta que ele ficou preso, não insista em tirá-lo por conta própria, pois você pode acabar lesionando sua pele durante essa tentativa.

Apesar das dicas sobre como colocar e retirar um Absorvente interno, existem muitas recomendações que servem de aleta. Veja a seguir as principais delas:

  • Jamais tente inserir dois internos de uma vez só. Nesse caso você pode acabar perdendo um ou até os dois, e ficará ainda mais difícil retirá-los mesmo com a ajuda de um profissional.
  • Caso vá ter relações sexuais, tire o Absorvente Interno antes. Pois, o ato da penetração pode acabar empurrando o ABS ainda mais e deixa-lo fora do seu alcance para retirá-lo.
  • Na hora de dormir opte por um Absorvente Externo, de preferência a versão noturna que tem maior proteção e absorção.
  • Só use o Interno se estiver no período menstrual. Caso contrário, você poderá acabar contraindo alguma Infecção grave e ainda irá sofrer muito desconforto.
  • Derrubou o ABS no chão? Pegue um novo. Pois as bactérias do chão, se entrarem em contato com as partes íntimas podem provocar dolorosos problemas.
  • Se por ventura você não conseguir tirar um Absorvente Interno, peça a ajuda de alguém de confiança ou vá imediatamente a um hospital para retirá-lo.
  • Caso você sinta que ele ficou preso, não insista em tirá-lo por conta própria, pois você pode acabar lesionando sua pele durante essa tentativa.

Conheça os principais mitos sobre o ABS Interno

Pela falta de informação populacional sobre o assunto, existem muitas lendas que acabam confundido a nossa cabeça sobre a realidade do uso do Absorvente na parte interna da Vagina.

Em vista disso, acabamos tendo medo de usar sem necessariamente ter tentado, e nesse tópico iremos descontruir as lendas com fatos verídicos sobre o assunto. Com isso, você irá perder os medos e passará a abrir a cabeça para novos horizontes. Preste atenção a seguir:

  • O ABS não vai fiar preso ou se perder dentro do seu corpo

Fique ciente que se o Absorvente acabar se prendendo, ele não terá tantos lugares para ir parar dentro do seu corpo. No final da Vagina, localiza-se o que chamamos de Cérvix. É ele que possibilita a passagem do sangue menstrual.

Desse modo, é só puxar a cordinha do ABS para retirá-lo ou colocar os dedos na parte interna do canal vaginal e puxar o Absorvente para fora, se por ventura, a sua cordinha acabar se rompendo.

  • Mesmo com o Absorvente Interno dá para usar o banheiro normalmente

E para isso não precisa retirar o absorvente. Basta levantar um pouco a cordinha que fica pendurada e fazer o xixi normalmente. Você também tem a opção de empurrar a cordinha um pouco para dentro, só para usar o banheiro, mas tenha muito cuidado para não a empurrar demais e não conseguir acha-la depois para retirar o ABS.

  • Tem idade certa para começar a usar Absorventes do tipo Interno?

Como levemente mencionamos anteriormente, não há um limite de idade em que seja liberado o uso do Absorvente interno. O mais importante é ficar confortável com o seu uso, independente se você é maior ou menor de idade ainda.

Existem casos de meninas, por exemplo, que nunca chegaram sequer a usar o Externo, como ocorre com as nadadoras ou ginásticas que optam imediatamente pelo modelo interno.

  • Absorvente Interno pode romper o hímen da menina?

Algumas meninas têm receio do uso do Absorvente Interno, pois acham erroneamente que ele pode fazer com que ela perca a Virgindade. O que ocorre é que o interno pode acabar empurrando o Hímen, porém isso não necessariamente faz com que ele se rompa.

Em primeiro lugar, esse Hímen só recobre o início da Vaginal de forma parcial e mesmo que o ABS interno empurre ele um pouco, não significa que você perdeu a virgindade por usá-lo.

A virgindade é muito mais além do que o rompimento de um hímen. Ela abarca o primeiro contato sexual de uma menina. Não se confunda com esses mitos precipitados e use sem medo.

Como acertar na hora de escolher o tamanho ideal?

Basicamente, o para escolher o tamanho certo de um Absorvente Interno tem que observar o nível do fluxo da menstruação. Em outras palavras, caso ele seja muito intenso, o tamanho deve ser o maior, caso contrário existem outros menores.

Outro aspecto que deve ser levado em consideração da hora e escolher é garantir que a capacidade de absorção seja de no mínimo quatro horas. Aliás, para a mulherada que nunca usou e tem curiosidade, é bom começar usando um modelo menor e ao logo do tempo e no decorrer da adaptação, ir buscando modelos que atendam melhor às suas individualidades.

A mulher pode fazer uso exclusivo desse tipo de absorvente?

Toda mulher tem liberdade para utilizar o interno durante todo a menstruação, desde que esse uso seja correto, a fim de evitar problemas maiores. Lembrando sempre que a cada quatro horas no mínimo ele deve ser trocado por um novo.

Com as devidas precauções e cuidados, se você quiser só usar o interno, pode usar sem nenhuma preocupação. Não necessariamente você tem que alternar o uso de um interno com outro externo.

Mesmo usando o interno, você corre risco de sofrer com vazamentos?

Você só terá vazamentos com o uso do Absorvente Interno, se por ventura você ter um fluxo de sangue maior e usar um Absorvente com capacidade de absorção menor.

Aliás, se mesmo quando você estiver usando o maior tamanho do Absorvente, você ter vazamento, provavelmente você demorou muito tempo para fazer a troca, ultrapassando bem mais do que quatro horas.

Caso o fluxo da mulher seja bem leve, ela pode passar o dia com o mesmo Absorvente?

Vale enfatizar que independente do seu fluxo de sangue menstrual ser leve ou intenso, o limite mínimo para mantê-lo no canal vaginal é de quatro horas, sendo o máximo de seis.

Mulheres que usam DIU podem usar o Absorvente Interno?

Mesmo a mulherada que usa o DIU, pode também usar o Absorvente Interno quando tiver em período de menstruação. Sabe porquê? Porque cada um ocupa um espaço distinto: Para quem não sabe, o DIU se localiza na região interna do Útero e o ABSA, como já sabemos, fica na parte interna da Vagina.

Desse modo, o processo de colocar e retirar o Absorvente interno não traz risco nenhum de a mulher acabar retirando o DIU sem querer.

Existem contraindicações?

Felizmente, o uso do Absorventes Interno não traz contraindicações. Porém, ainda sim é válido e importante buscar orientações profissionais antes de decidir usá-lo nos períodos menstruais.

Boa parte da mulherada possui o hímen do tipo em que a abertura tem formato circular. Mas existem outros tipos que acabam dificultando a entrada do ABS interno, por isso é bom ir no Ginecologista, para ele avaliar seu hímen e ver se é uma boa alternativa usar o interno.

Aliás, mesmo mulheres que sofrem de Candidíase podem usar esse tipo de proteção para os dias da menstruação, porque nesse período a região vaginal recebe mais lubrificação por conta do sangue e fica mais fácil usar o Interno.

Outra curiosidade é que basicamente os Absorventes Internos são bem mais higiênicos do que os Externos convencionais que a maioria das mulheres usam. Simplesmente pelo fato de que ele impede que o sangue menstrual fique em contato direto com a região da vulva.

Usar o Absorvente Interno, por mais que pareça ser assustador é mais simples do que imaginamos. Portanto, se você tinha receio, siga nossas dicas e recomendações, para aproveitar as vantagens que esse tipo de protetor oferece.

Ad DDM

Não deixe de compartilhar essas informações com as amigas e mulheres da família. Assim, todas poderão conhecer os benefícios do tampão e perder o medo de usá-lo.  Vale muito a pena testar!

 

Avatar

Written by Carolina Santos

Deixe uma resposta

Corrimento com Sangue: O que pode ser?

Corrimento com Sangue: O que pode ser?

Vagina Seca, Ressecada, o que fazer?

Vagina Seca, Ressecada, o que fazer?