Categorias
Cabelo

Como Tirar o Vermelho do Cabelo? Passo a Passo!

O cabelo vermelho é o sonho de muitas mulheres, no entanto por ser uma coloração marcante e chamativa ela pode enjoar.

O problema é a dificuldade de tirar o vermelho do cabelo. Pois por ser uma cor forte ela acaba deixando pigmento nas madeixas.

De acordo com cabeleireiros profissionais a coloração vermelha pode ser retirada através do louro mate que tem uma cor esverdeada e ajuda a neutralizar a cor. No entanto esse método deve ser realizado apenas por um profissional.

Mas se você quer fazer o procedimento em casa as vlogueiras dão algumas dicas de como utilizar o Dekapcolor, que é um removedor de coloração feito para tirar o corante artificial dos fios, sem danificar o cabelo.

Outra forma de tirar o marsala do cabelo é utilizando a shampoozada, que é a mistura de shampoo antirresíduos, pó descolorante e água oxigenada. A shampoozada faz com que seu cabelo vá do vermelho para o loiro escuro. É uma boa maneira de tirar o vermelho do cabelo descolorido.

Agora se você ouviu falar de tirar o vermelho do cabelo com bicarbonato saiba que não dá resultado.

Caso você queira ir do vermelho para o marrom, saiba que escurecer as madeixas é mais fácil que clarear, mas o indicado é que você faça isso aos poucos até chegar à tonalidade que espera.

Quer saber mais detalhes e conferir o passo a passo dos métodos para tirar o vermelho do cabelo?

Então confira as informações que reunimos para você.

Louro mate tira o vermelho do cabelo

Foto: via Lojas Americanas

A técnica de neutralizar os reflexos vermelhos com o louro mate é recomendada por cabeleireiros. Dessa forma o pigmento vermelho sai dos fios e é possível pintar os cabelos de outra cor.

Passo a passo:

Para o passo a passo o cabeleireiro mistura a tinta louro mate com outra cor que julgar adequada para dar um bom resultado.

Em seguida o cabeleireiro fará o teste de mecha, aplicando a mistura em uma mecha da nuca para ver se o cabelo da cliente aguentará o processo. E detalhe o cabelo deve estar seco para a aplicação.

Se o resultado for positivo ele poderá continuar com o procedimento. Caso contrário ele orientará a cliente para passar por um cronograma capilar por algumas semanas para fortalecer os fios.

Estando tudo certo, o cabeleireiro aplicará a mistura em todo o cabelo. Então aguardará o tempo indicado e enxaguará os cabelos da cliente.

O último passo é avaliar o resultado e fazer a finalização nos cabelos.

Esse processo é realizado para passar o vermelho para uma cor mais escura como o marrom, por exemplo.

Confira o passo a passo na prática através do vídeo da cabeleireira Victoria que mostra todo o processo nos cabelos de uma cliente.

Como você pode ver os cabelos da cliente perde em sua maior parte o tom vermelho e ganha uma coloração acastanhada.

Como tirar o vermelho do cabelo com Dekapcolor

Foto: via Casas Bahia

O Dekapcolor é um removedor de coloração que atua retirando parcialmente corantes artificiais de colorações que contenham amônia em sua formulação, tonalizantes e shampoos tonalizantes temporários.

Algo legal de saber é que ele retira a pigmentação dos fios sem danificar o cabelo, ou seja, os fios não ficam ressecados. Outra coisa é que ele pode ser usado mesmo em cabelos que passaram por procedimentos químicos como a escova progressiva.

Para realizar o passo a passo você deve adquirir o produto, sendo que ele pode ser encontrado em lojas de cosméticos ou supermercados. São várias as marcas que produzem removedores de coloração, entre elas a Nazca, Alfaparf e a própria Dekapcolor.

Passo a passo:

A vlogueira Dayna ensina como fazer o passo a passo com o removedor de coloração da Dekapcolor.

Um detalhe importante é que ela já havia descolorido parcialmente os cabelos com a shampoozada.

O removedor vem com dois frascos de produto, sendo o passo um e o passo dois. A vlogueira mistura 100 ml de cada um em um pote de te plástico até se formar uma mistura homogênea e aplica nos cabelos secos.

Depois a Dayna prende os cabelos e aguarda quarenta minutos e enxágua os fios.

Já dá pra ver que o tom vermelho sumiu de seus cabelos e ganhou um tom loiro escuro quase dourado.

Ela fez novamente a aplicação no dia seguinte e seus fios ficaram ainda mais loiros, perdendo quase que completamente a coloração ruiva.

Confira todo o processo na prática através do vídeo da vlogueira:

Dayna fala que o Dekapcolor realmente deu resultado, mas que não funciona em cabelos coloridos com henna, pois esse tipo de tintura é feita para não desbotar dos fios.

O número de aplicações vai depender do tom de vermelho que você pintou. Quanto mais escuro ele tiver mais aplicações você terá que fazer. Mas o resultado vai depender do seu cabelo, pois pode variar de pessoa para pessoa.

É importante saber que após a realização da descoloração com o Dekapcolor você deve esperar pelo menos uma semana antes de realizar outro procedimento químico no cabelo, para não danificá-lo.

E também é recomendado que durante essa semana de repouso você realize o cronograma capilar nos fios, fazendo hidratação, nutrição e reconstrução nos fios, para revitalizá-los.

Caso, como a Dayna, você queira descolorir os cabelos você deve realizar primeiramente um teste de mecha para ver se o seu cabelo aguenta o processo.

Caso você seja menor de 16 anos ou esteja grávida saiba que não deve realizar esse procedimento.

Shampoozada para tirar o vermelho

Foto: via Rodrigo Cintra

 Uma técnica mais simples para tirar o vermelho do cabelo é a shampoozada. Trata-se de uma técnica de clareamento que é feita com a mistura de shampoo antirresíduos, com pó descolorante e água oxigenada.

A shampoozada é considerada menos invasiva que o uso apenas do pó descolorante e da água oxigenada. Essa técnica pode clarear os cabelos de um a dois tons. Caso você queira que clareie mais terá que repetir o procedimento.

A vlogueira do canal Vicio Cosméticos fez um vídeo contando sobre sua experiência em tirar o vermelho do cabelo com bicarbonato.

Ela misturou 100 gramas de bicarbonato com uma medida de shampoo antirresíduos e passou em suas madeixas secas que estavam com a coloração cor de rosa.

A vlogueira deixou agir por uma hora, mas não deu certo, o bicarbonato não retirou nada da tintura cor de rosa.

Então ela utilizou a shampoozada.

Passo a passo:

A vlogueira misturou em um pote:

  • Uma parte de shampoo antirresíduos;
  • Uma parte de pó descolorante;
  • Uma parte de água oxigenada de 10 ml.

Ela mexeu bem até que se formasse uma mistura homogênea e passou em todas as mechas dos seus cabelos. Então ela deixou agir por cinquenta minutos.

Depois ela lavou os cabelos normalmente com shampoo e fez uma hidratação para deixar os cabelos mais hidratados e macios.

O cabelo dela clareou na primeira aplicação, mas ela teve que aplicar mais uma vez para tirar mais a coloração rosa.

Se quiser conferir o processo na prática assista ao vídeo:

Ainda que a vlogueira tenha feito duas aplicações da shampoozada algumas partes ainda ficaram avermelhadas. No entanto melhorou bastante em vista do que estava.

Ela ainda disse que ia tentar usar o Dekapcolor para ter um resultado melhor e deixar o cabelo mais claro ainda. Mas dá pra ver que a shampoozada ajudou bastante.

Dicas

Quais os cuidados que devo tomar depois de descolorir o cabelo?

Foto: via Notícias ao Minuto

Como você pode ver todos os procedimentos que citamos são de descoloração dos fios para tirar o vermelho do cabelo.

Como o procedimento deixa os fios mais sensíveis é preciso tomar alguns cuidados para não danificar os cabelos.

Entre esses cuidados você deve fazer o cronograma capilar em seus cabelos, realizando as etapas de hidratação, nutrição e reconstrução que são importantes para devolver a água, lipídios e proteínas que seu cabelo precisa para ficar saudável novamente.

A hidratação e a nutrição devem ser feitas uma vez por semana enquanto que a reconstrução pode ser feita uma vez a cada quinze dias.

Caso seus cabelos estejam muito danificados é indicado que você faça a cauterização, que é um tratamento mais profundo e que ajuda a devolver a queratina e as fibras capilares. O ideal é que o procedimento seja realizado por um profissional.

Você também deve evitar usar secador e chapinha para não ressecar ainda mais os fios. Também evite água quente e sol direto, pois também podem ressecar os fios.

Pode pintar os cabelos após realizar os procedimentos?

Foto: via Folha do Poder Folha

O ideal é esperar pelo menos uma semana para pintar os cabelos, sendo que neste meio tempo você deve estar realizando as etapas do cronograma capilar para que o cabelo resista à nova coloração.

É indicado que quando você for pintar o cabelo novamente utilize um produto mais leve como o tonalizante. Pois ele não contém amônia, dessa forma acaba não prejudicando tanto a fibra capilar.

No entanto o efeito do tonalizante é temporário, mas você pode utilizá-lo até que seus cabelos fiquem mais fortes para receber a coloração permanente.

Como tirar o vermelho do cabelo sem prejudicar os fios?

Para que os procedimentos não danifiquem seus cabelos é indicado que você tome alguns cuidados.

Entre eles seguir o cronograma capilar algumas semanas antes de passar por uma das técnicas citadas. Dessa forma você deixará seus cabelos mais resistentes e fortes.

Quando for realizar um dos procedimentos tenha paciência, faça tudo aos poucos para não prejudicar os fios. Por isso mude a cor gradualmente.

O que não fazer ao descolorir o cabelo?

Foto: via Cabelos de Rainha

Você não deve utilizar produtos muito baratos ou que não sejam confiáveis para realizar os procedimentos que citamos. Pois você pode acabar manchando o cabelo ou até mesmo queimando o couro cabeludo.

Por isso o ideal é pedir conselhos para um cabeleireiro de confiança, para que ele possa lhe indicar um produto confiável que não vai danificar suas madeixas.

Você também deve ficar atenta à quantidade do produto que vai utilizar em seus cabelos. Você não deve colocar nem de mais nem de menos. Por isso é importante pedir a opinião de um profissional.

Como saber se o cabelo está preparado para a descoloração?

Foto: via Salon Line

Antes de realizar a descoloração é indicado que você faça um teste de mecha para ver se seus fios estão preparados para receber o tratamento.

Para isso você deve separar uma mecha da sua nuca e aplicar a técnica que preferir. Então você deve aguardar alguns minutos para ver o resultado.

Caso os fios estejam quebradiços ou elásticos você não deve descolorir o cabelo. Assim você deve realizar as etapas do cronograma capilar para deixar os cabelos mais fortes. E após alguns dias fazer o teste novamente.

Como fazer o cronograma capilar?

Foto: via iBahia

O cronograma capilar consiste em três etapas de tratamentos que você deve realizar mensalmente nas suas madeixas.

Entre elas temos: a hidratação, a nutrição ou umectação e a reconstrução.

A hidratação é realizada através de máscaras hidratantes e ajuda a recuperar a água e a maciez dos fios. Ela deve ser feita pelo menos uma vez por semana.

Para fazê-la você deve lavar os cabelos com shampoo e depois utilizar a máscara de hidratação, deixando-a agir nos cabelos pelo tempo estimado da embalagem. E então enxágue os cabelos até retirar toda a máscara.

A nutrição ou umectação é realizada através da aplicação de óleo vegetal nos cabelos. Ela ajuda a repor os lipídios, nutrindo os fios, proporcionando mais maciez e diminuição do frizz. Você deve fazê-la também uma vez por semana pelo menos.

Para fazer a nutrição você deve aplicar o óleo vegetal de sua preferência (pode ser óleo de coco, óleo de oliva, óleo de semente de uva, etc) nos cabelos sujos. Você deve aguardar de meia hora a duas horas e então deve lavar os cabelos com shampoo e passar o condicionador.

Já a reconstrução é feita através da ampola de queratina. Ela ajuda a reparar cabelos danificados, deixando os fios mais fortes, com mais brilho e menos frizz. A reconstrução deve ser feita uma vez a cada duas semanas.

Ela deve ser feita da seguinte forma, primeiramente você deve lavar os cabelos com shampoo e depois aplicar queratina no cabelo. Deixe agir por dez minutos e aplique por cima uma máscara capilar.

Aguarde mais vinte minutos e enxágue os cabelos, retirando totalmente a máscara e a queratina.