Categorias
Diversos

Como Tirar Ferrugem de Inox

Encontrar ferrugem em utensílios domésticos ou mesmo portões, peças de carro, entre outros, não é nada agradável, não é mesmo?

Pois além de não dar um aspecto bonito aos produtos, ela ainda os deteriora. E isso pode acontecer tanto com objetos feitos com ferro quanto com o aço inox.

Mas por que a ferrugem acontece?

A ferrugem, que é a oxidação de metais compostos por ferro e aço, é provocada pela ação do oxigênio que se encontra no ar e na água. Ela causa a degradação do metal que vai se deteriorando com o passar do tempo.

E mesmo o aço inox, que é um material bem resistente não é imune à ferrugem, uma vez que a falta de cuidado e a má conservação podem levar à oxidação do metal.

Neste artigo você vai poder conferir formas caseiras de tirar a ferrugem do inox e ainda dicas para cuidar da manutenção e conservação do material.

Vamos conferir?

Como tirar a ferrugem de inox

É possível tirar a ferrugem de aço inox com diferentes produtos químicos, entre eles:

Tirar ferrugem de inox com bicarbonato de sódio

Foto: via Bálsamos

Para tirar pequenas manchas de ferrugem você pode usar o bicarbonato de sódio misturado com água.

Para isso você vai precisar de:

  • Uma colher de sopa de bicarbonato;
  • Dois copos de água.

Primeiramente você deverá misturar os ingredientes em um recipiente até formar uma pasta.

Então aplique essa pasta sobre a área enferrujada com a ajuda de um pano limpo. Depois enxágue com água e seque com uma toalha de papel.

No caso de manchas maiores é indicado que você enxágue o local enferrujado e aplique um pouco de bicarbonato sobre a ferrugem.

Aguarde meia hora, então esfregue a ferrugem com uma escova de cerdas macias ou uma esponja até que consiga remover a ferrugem completamente.

Depois enxágue o local, passe uma toalha de papel úmida para retirar a sujeira e seque com um pano limpo.

Tirar ferrugem de inox com álcool

Foto: via Maxclip

Você também pode tirar a ferrugem utilizando o álcool que se usa para realizar a limpeza de casa.

Para potencializar seu efeito você deve misturá-lo com o bicarbonato de sódio. Utilize medidas iguais, como uma colher de sopa de bicarbonato e uma colher de sopa de álcool e misture bem até virar uma pasta.

Então com a ajuda de um pano macio passe a pasta sobre a parte enferrujada do objeto.

Tirar ferrugem de inox com detergente

Foto: via Comercial Radar

O detergente também pode ser usado para tirar ferrugem de inox. Para isso você deve mergulhar a ferrugem em detergente morno ou quente e deixar agir.

Tirar ferrugem de inox com vinagre branco

Foto: via Embavi

O vinagre branco também pode ajudar a tirar a ferrugem. Essa técnica é mais indicada para peças pequenas como talheres ou joias.

Para isso você deverá mergulhar a peça que deseja tirar a ferrugem em um recipiente com vinagre.

Caso a peça seja maior, você poderá colocar o vinagre em um recipiente com spray e borrifar sobre o objeto.

Aguarde cinco minutos, então limpe o objeto com uma esponja úmida para ajudar a retirar a ferrugem.

Outra opção é molhar a esponja com vinagre e esfregar a área enferrujada.

Tirar ferrugem de inox com suco de limão

Foto: via Ohmymag

O suco de limão assim como o vinagre é ácido e por isso pode ajudar a remover a ferrugem.

Para utilizá-lo você deve misturá-lo com uma quantidade igual de aço inox, como por exemplo: uma colher de sopa de suco de limão e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio.

Mexa bem até formar uma pasta, então cubra a parte enferrujada do objeto e esfregue bem com uma esponja molhada e limpa.

Para potencializar a ação deixe a pasta agindo na ferrugem por meia hora, então esfregue outra vez.

Tirar ferrugem de inox com bitartarato de potássio

O bitartarato de potássio é um subproduto da fabricação do vinho. Ele se cristaliza em barris de vinho durante a fermentação da bebida.

É um ácido que pode ser usado para combater a ferrugem. Para utilizá-lo você vai precisar de:

  • Uma colher de sopa de bitartarato de potássio;
  • Algumas gotas de suco de limão.

Misture os dois ingredientes até formar uma pasta. Em seguida aplique sobre a superfície enferrujada do objeto e esfregue com uma esponja macia.

Depois remova a substância com uma esponja que esteja limpa e umedecida e então seque com um pano limpo.

Tirar ferrugem de inox com ácido oxálico

O ácido oxálico é um ácido orgânico saturado que é muito forte, sendo 10 mil vezes mais potente que o ácido acético. Ele deve ser usado em ferrugens difíceis de tirar.

É comum encontrá-lo em alguns produtos de limpeza. Para utilizá-lo você deve borrifar o ácido sobre a ferrugem e aguardar um minuto.

É bom verificar as indicações da embalagem, pois pode ser preciso aguardar mais tempo.

Em seguida esfregue a região enferrujada com uma esponja umedecida em água corrente. Depois enxágue o objeto e seque-o com uma toalha limpa.

Você deve evitar usar o aço oxálico com cloretos como iodo, cloro, bromo e flúor, pois eles podem danificar o aço inoxidável.

O que não devo utilizar?

Ao tentar tirar a ferrugem você não deve utilizar produtos que sejam abrasivos, ou seja, que tenham efeito desgastante sobre materiais, pois esses produtos podem acabar deteriorando sua peça de inox.

 Dicas

Agora que você viu como é possível tirar ferrugem do aço inox, confira algumas dicas que vão te ajudar a conservar e manter seus objetos feitos com inox.

Como conservar o aço inox?

Foto: via Tejo

É importante que você se empenhe em manter seus objetos de inox bem limpos, isso vai ajudar a conservá-los.

Confira como realizar a limpeza de cada tipo de mancha ou sujeira:

  • Marcas de dedos – limpe a peça com água e sabão ou detergente. Em seguida enxágue com água abundante e morna e use um pano macio para secar.
  • Manchas leves – para tirar manchas leves você deve usar uma pasta feita com álcool e bicarbonato de sódio. Não esfregue com movimentos circulares, mas em linha reta.
  • Manchas d´água – lave a peça com água limpa e depois seque com um pano macio.
  • Manchas de óleo e graxa – use álcool ou acetona para tirar as manchas. Embeba um pano com essas substâncias e limpe a peça várias vezes até que as manchas sejam removidas.
  • Tintas e pichações – para tirar esse tipo de mancha você deve usar removedores alcalinos ou que sejam feitos com base em solvente.
  • Manchas e sujeiras difíceis de tirar – nesse caso é indicado usar um polidor de metal para peças cromadas ou polidor para pintura de automóveis.

Para dar um acabamento no inox em que ele fica com efeito espelhado é indicado que você utilize produtos de limpeza para vidros que não tenham cloreto em sua composição.

Como limpar utensílios de cozinha de inox?

Se você quiser limpar panelas, talheres, pratos ou tigelas a dica é usar água e um detergente neutro suave.

É importante secar bem os utensílios de cozinha para que não fiquem manchas d´água.

Para conservar melhor suas panelas evite cozinhar alimentos e ingredientes que tenham uma grande concentração de sal.  

Como limpar fogão de inox?

Foto: via Ponto Frio

Para limpar fogão de inox você pode usar apenas um pano umedecido com água ou uma esponja de náilon. Procure fazer isso toda vez que o eletrodoméstico for utilizado.

Mas em caso de manchas mais difíceis de tirar você deve fazer a limpeza com a ajuda de um detergente de cozinha.

Como limpar pia de inox?

Para limpar uma pia feita de inox você deve utilizar sabão ou detergente neutro. O produto deve ser aplicado com a ajuda de um pano macio ou esponja de náilon.

Nunca utilize uma esponja de aço, pois ela pode arranhar a superfície do inox e ainda pode deixar partículas que podem enferrujar e assim manchar a pia.

Como limpar um móvel ou objeto feito de inox?

Foto: via Mercado Livre

No caso de móveis ou objetos de decoração feitos de inox você deve utilizar um limpador de vidros. Geralmente é indicado o produto da marca Cif.

Para isso você deverá borrifar o limpador de vidros na superfície do objeto. Então pegue um pano limpo ou uma esponja de nylon e limpe toda a peça.

Caso o objeto tenha acabamento escovado você deve tomar cuidado para não riscar a superfície de inox. Mas se o objeto for polido você deve passar uma flanela limpa para não haver risco de riscar.

Depois você deve enxaguar a peça com água morna e secar bem com um pano limpo para que não fiquem manchas d´água.

O que não usar ao limpar sua peça de inox?

Ao limpar sua peça inox você não deve utilizar:

  • Ácido clorídrico: pois ele pode danificar o inox;
  • Alvejantes: contem cloro e podem deteriorar peças de inox;
  • Polidores de prataria: são abrasivos e por isso podem provocar arranhões no material;
  • Palha de aço ou esponjas ásperas: podem riscar o aço inox, além de gerar depósitos de aço carbono na superfície da peça, o que pode provocar corrosão.

Curiosidades

Confira algumas curiosidades sobre o aço inoxidável e saiba mais sobre esse material.

Como é feito o aço inox?

Foto: via Soldaforte

O inox é feito através da combinação do aço com 12% de cromo, formando uma liga que enferruja de forma mais lenta que a comum.

Esse tipo de material foi criado pelo pesquisador inglês Harry Brearley em 1907 após um pedido de fabricantes de armas que desejavam que ele criasse uma liga mais resistente ao desgaste.

Ele fez várias tentativas até que acabou acertando ao combinar o aço com o cromo e assim formar uma liga mais resistente à ferrugem.

Quais as vantagens em usar peças de inox?

Existem várias vantagens em usar peças de inox ao invés de ferro ou outros metais, entre elas:

Mais resistente

Diferente de outros materiais o aço inox não enferruja facilmente. De acordo com Arturo Chao Maceiras, diretor executivo do Núcleo Inox, na maioria das vezes as manchas em sua superfície são originadas através de partículas de ferro que contaminaram o inox e que acabam enferrujando.

Se forem bem cuidadas as peças feitas com inox podem durar um longo tempo, mantendo com o passar dos anos sua beleza e brilho.

Retém mais calor

O aço inox retém mais calor que outros tipos de metal, por isso é muito vantajoso ter panelas de inox, pois vai te ajudar a gastar menos energia na hora de cozinhar os alimentos.

Não altera o sabor dos alimentos

Foto: via Youtube

As panelas de inox e outros utensílios feitos desse material e que são utilizados na cozinha, não alteram o sabor dos alimentos.

Isso acontece, pois o inox desprende menos íons metálicos, não liberando substâncias estranhas e assim não produzindo cheiro e gosto.  

Suporta mudanças de temperatura

O inox também suporta grandes alterações na temperatura. Por isso mesmo que você tire a panela de inox do fogo e a leve para a pia, o material não será danificado.

Evita a contaminação de bactérias

O aço inox possui uma superfície lisa e que não possui poros, evitando que bactérias se alojem no metal e assim contaminem os alimentos.

É reciclável

Foto: via Açoplano Soluções Sob Medida em Aços

Outra vantagem do aço inox é que ele é reciclável, sendo uma boa opção para a conservação do meio ambiente.

Como você pode ver tirar ferrugem de peças feitas de inox não é difícil, utilizando produtos e substâncias que você tem em casa como bicarbonato de sódio, álcool, suco de limão, vinagre branco, entre outros é possível se livrar das indesejáveis manchas de ferrugem.

No entanto se a mancha estiver difícil de sair, a utilização do ácido oxálico pode ser a solução.

Vimos também que para evitar a ferrugem o cuidado na limpeza das peças feitas com inox é fundamental para conservar a peça. Pois a presença de manchas e sujeiras podem danificar o material.

Você também viu como realizar a limpeza de utensílios de cozinha, fogão, pia e até mesmo móveis e objetos feitos com inox.

E ainda conferimos como é feito esse material tão resistente e durável, assim como as vantagens em obter peças feitas com esse tipo de metal, que nada mais é do que um ferro purificado e mais resistente.

Através de nossas dicas esperamos que você possa manter a beleza e durabilidade de suas peças de inox e consiga eliminar de vez as manchas e ferrugens.