in

Como tirar esmalte da Roupa? Veja Aqui!

Veja Aqui! Dicas de Menina
Foto: via Revista Cabeleireiro e Cia

Distrações acontecem o tempo todo, especialmente envolvendo manchas nas roupas. E derrubar esmalte na roupa seja ela branca, colorida ou preta não é algo incomum. Também pode acontecer de cair ou respingar esmalte no sofá ou mesmo no lençol e colcha.

No entanto é preocupante, já que não é uma mancha tão fácil de tirar. Mas não é impossível. Com a ajuda de alguns produtos como acetona, removedor de esmalte, spray de cabelo, álcool e peróxido de hidrogênio é possível tirar manchas de esmalte das roupas.

O Vanish é um produto feito para tirar manchas também, mas não encontramos na internet informações de que ele retire manchas de esmalte. Mas esteja livre para tentar e contar para gente o resultado.

Veja aqui mais informações sobre como tirar mancha das roupas.

Como tirar mancha de esmalte da roupa?

É importante que antes de tentar tirar a mancha do esmalte você primeiramente verifique a etiqueta da roupa e confira com que material ela é feita.

Pois dependendo do material não é indicado usar certos tipos de produto, caso contrário podem acabar danificando a roupa.

Como tirar esmalte da roupa jeans?

Em roupas feitas com tecido jeans, algodão, seda e linho é possível usar acetona, álcool isopropílico ou peróxido de hidrogênio.

A acetona é o famoso removedor de esmalte que também é capaz de removê-lo das roupas. No entanto é bom tomar cuidado para não usá-lo em roupas feitas com acetato ou triacetato, pois pode acabar danificando a roupa.

Caso você não saiba de que material sua roupa é feita, então o ideal é que você teste o produto em uma pequena parte da peça e de preferência que não fique muito à vista. Dessa forma você vai poder saber se a acetona vai ou não danificar a roupa.

O álcool isopropílico é mais tranquilo, sendo um produto muito utilizado na limpeza da casa.

Quanto ao peróxido de hidrogênio, nada mais é, do que um tipo de água sanitária que não provoca desbotamento. Apesar disso se você deixar o produto agir na roupa por um longo tempo, pode acabar desbotando.

Para realizar o procedimento você deverá colocar a roupa manchada sobre uma camada de toalhas de papel. Elas vão ajuda a impedir que o esmalte manche outra superfície quando se soltar do tecido, aderindo às folhas de papel toalha.

Passe a acetona, o álcool isopropílico ou a peróxido de hidrogênio na área manchada, tomando o cuidado de secar a mancha com algodão para que o produto seja absorvido.

Você deve apenas pressionar a mancha e não esfregá-la, pois poderá se espalhar mais. Se você não tiver algodão pode usar um pano limpo e fazer o mesmo processo.

A intenção é que o esmalte amoleça e seja transferido para o papel toalha.

Depois você deverá molhar a parte manchada com água morna e esfregar levemente com o dedo.

Se o esmalte não tiver saído totalmente você deverá repetir o processo até que a mancha saia da roupa completamente. Somente depois que a mancha tiver saído é que você deve lavar a roupa.

Uma boa dica antes de tentar tirar a mancha da roupa é endurecer o esmalte, usando um cubo de gelo. Dessa forma será mais fácil retirar a mancha e não terá perigo de espalhá-la.

Super Dicas de Compras

Roupas, bolsas, Make up e muito mais. Produtos escolhidos por nossa curadoria especialmente para você. Confira ;)

Para fazer isso basta colocar um cubo de gelo sobre a mancha e esperar o esmalte endurecer. Depois é só retirar os pedaços de esmalte seco com uma espátula ou pinça.

Essa dica da acetona vale tanto para tirar esmalte de roupa quanto de lençol e colcha.

Confira o vídeo abaixo gravado pela vlogueira Janaina Santos, que conta como foi sua experiência ao manchar um macacão com esmalte vermelho e mostra como usar a acetona para retirar as manchas.

É interessante que dá pra ver na prática como tirar a mancha e ainda a vlogueira dá boas dicas para tirar o esmalte da roupa.

Como tirar esmalte de roupa com talco em pó?

Mas caso você faça o teste da acetona e note que a roupa começa a desbotar então uma dica é tirar o esmalte com talco em pó. Para fazer isso é só aplicar o talco na mancha e deixar agir por uma noite.

No dia seguinte pegue uma escova de dentes que você não utilize mais ou que tenha separado apenas para esse fim e esfregue suavemente a mancha. Depois é só lavar a roupa como de costume.

Como tirar esmalte da roupa com spray de cabelo?

Outro método para tirar esmalte da roupa é usando o spray de cabelo. Como o spray de cabelo também pode causar desbotamento na roupa é importante que você faça um teste em uma pequena área e esfregue o spray de cabelo sobre o tecido para ver se ele não vai manchar.

Se der tudo certo, dê continuidade a esse método, caso contrário é melhor usar outro produto.

Para tirar mancha com o spray de cabelo, primeiramente você deve passar um pouco dele na mancha, de modo que a área fique toda molhada.

Depois você deverá esfregar uma escova de dentes, que você não usa mais ou que tenha separado para realizar limpeza, na mancha, para que ela se solte da roupa.

Em seguida você deverá secar o local com algodão para que ele absorva o esmalte. Troque o algodão conforme ele for ficando sujo com o intuito de evitar que esmalte manche novamente a roupa.

Então você deverá enxaguar a roupa com água morna, tentando remover o esmalte e também o spray de cabelo. Caso a mancha ainda não tenha saído você deverá repetir o procedimento. Quando a mancha tiver saído completamente você deve lavar a peça na máquina de lavar. O spray de cabelo também é ótimo para tirar esmalte de roupa preta e escura.

Nossas Dicas de Makeup

Roupas, bolsas, Make up e muito mais. Produtos escolhidos por nossa curadoria especialmente para você. Confira ;)

Como tirar esmalte de roupa delicada?

Veja Aqui! Dicas de Menina
Foto: via Claudia Abril.com

Se a roupa for feita de tecidos mais delicados como seda, lã, modacrílica, raiom ou acetato você deverá usar outros produtos para não danificar o tecido e também deverá lavar a peça a seco.

A lavagem a seco é necessária, pois a água incha a fibra do tecido e quando a roupa seca, ela pode encolher e se deformar. Assim a lavagem a seco é feita através de um solvente químico que não permite que isso aconteça.

Entre os produtos que você poderá usar está um tira-manchas caseiro, feito com uma medida de óleo de coco ou óleo mineral e oito medidas de solvente para lavagem a seco.

Para realizar o procedimento, primeiramente você deverá esperar que o esmalte seque na roupa ou usar um cubo de gelo para que ele endureça e retirar os resíduos com cuidado, usando uma pinça ou espátula.

Depois você deverá fazer o tira-manchas caseiro e passar na área manchada. Então espere alguns minutos e seque a área com uma esponja ou pano limpo para que o esmalte seja absorvido. Depois é só esperar a roupa secar em uma ambiente que tenha ventilação.

Caso a mancha não saia o jeito é procurar uma lavanderia especializada em lavagem a seco.

Como tirar esmalte de roupa com éter?

Você também pode tirar mancha de esmalte de roupas delicadas utilizando éter. Para isso você deve primeiramente esperar que o esmalte seque ou colocar um cubo de gelo sobre a mancha para que ela endureça.

Então retire com cuidado os pedaços que estão endurecidos com a ajuda de uma espátula ou pinça. Em seguida molhe um pedaço de algodão com éter e esfregue levemente a mancha.

Caso a roupa ainda fique um pouco manchada passe um pano com álcool 90º e esfregue levemente a mancha.

E por fim coloque a roupa de molho em uma mistura com um litro de água morna, detergente especial para roupas delicadas e uma colher de amoníaco.

Como tirar esmalte de roupa de couro?

Caso o esmalte tenha manchado sua jaqueta de couro ou bolsa feita com o mesmo tecido, não é difícil retirar a mancha. Essa dica ainda serve para retirar esmalte de sofá feito de couro.

Tudo o que você tem que fazer é misturar sabão de lavar roupa com água morna e mexer bem para dar bastante espuma. Em seguida coloque sobre o tecido e use uma esponja para esfregar levemente. Depois que a mancha sair é só secar o tecido com um pano limpo.

Como tirar esmalte da toalha?

Veja Aqui! Dicas de Menina
Foto: via VIX

Se você usou uma dessas toalhinhas para aplicar o esmalte e ela acabou manchada, saiba que também é possível retirar a mancha.

Para tirar o esmalte da toalha você deve utilizar óleo de banana. Então primeiramente você deverá esperar o esmalte endurecer ou se quiser acelerar o processo use um cubo de gelo.

Retire o excesso de esmalte com uma pinça ou espátula e então passe um pouco de óleo de banana sobre a mancha que ficou e esfregue suavemente com uma escova, seja uma que você não usa mais ou que separou propriamente para isso.

Como tirar esmalte de tapete ou carpete?

Agora se o esmalte foi derramado no tapete ou mesmo carpete você pode usar o removedor de esmalte ou spray fixador de cabelo.

Caso seu tapete ou carpete tenha cor clara ou seja branco, o ideal é que você passe  removedor. Agora se for escuro é indicado que seja o spray fixador de cabelo.

Você deve tentar retirar todo o excesso do esmalte do tapete ou carpete, para então passar uma dessas substâncias, tomando o cuidado de esfregar levemente até que a mancha saia completamente.

Como tirar esmalte de piso frio?

Caso o esmalte tenha sido derramado no chão e ele for feito de piso frio é possível utilizar açúcar para retirar a mancha.

Para isso você deverá colocar açúcar sobre a mancha e esperar alguns minutos até agir. O açúcar absorverá o esmalte, fazendo com que o chão fique livre de manchas. Em seguida passe papel toalha ou um pano para tirar o esmalte que estará seco.

Como tirar esmalte de madeira?

Agora se o esmalte caiu na mesa de madeira você deve usar o spray fixador de cabelo. Você deve aplicá-lo sobre a mancha e deixar agir uns vinte segundos. Depois passe um pano seco e limpe a mancha. Caso ela não tenha saído completamente, repita o procedimento.

Como tirar esmalte de lataria de carro?

Também é possível tirar esmalte de lataria de carro. Basta esfregar um pano com cera para carro até que a mancha de esmalte saia.

Confira como é feito o procedimento no vídeo abaixo:

Pelo que pudemos ver o procedimento é simples e rápido.

O que fazer antes de realizar os procedimentos para tirar o esmalte?

Antes de realizar os procedimentos que citamos no artigo você não pode se esquecer de:

  • Verificar o tipo de tecido que a roupa é feita para que possa remover a mancha de esmalte da força correta. Para isso é só olhar na etiqueta.
  • Não utilizar tesoura, faca ou outro objeto cortante para retirar o excesso de esmalte, quando este estiver seco. Prefira usar uma espátula ou pinça, caso contrário poderá danificar o tecido.
  • Quando for esfregar a mancha seja com algodão ou pano, esfregue até que o esmalte grude e depois troque de algodão ou use um pedaço limpo do pano. Dessa forma o esmalte não vai se espalhar.
  • Caso ao realizar um procedimento a mancha ainda persistir em continuar na roupa você deve realizar o procedimento novamente, tomando todo o cuidado.
  • É importante que antes de realizar qualquer procedimento você espere a mancha secar ou a endureça com a ajuda de um cubo de gelo para que seja mais fácil removê-la e também para que ela não se espalhe.

Como lavar a roupa corretamente?

Veja Aqui! Dicas de Menina
Foto: via Endesa

Quando for lavar a roupa após fazer algum dos procedimentos citados é preciso tomar alguns cuidados.

Se for lavar a roupa na máquina de lavar há algumas coisas que você deve se atentar.

Separe as roupas brancas das coloridas, lave roupas que saiam fiapo como toalha de banho, fralda e pano de prato separadas das que costumam grudar fiapo como meias e maiôs.

Procure colocar as peças delicadas dentro de um saquinho protetor próprio para lavagem. Caso as roupas não estejam muito sujas você pode optar por uma lavagem rápida agora se estiverem mais sujas devem optar por uma opção de lavagem mais demorada.

Se você preferir lavar suas roupas na mão, primeiramente tampe o ralo do tanque e encha-o com água fria. Então coloque um pouco de sabão na água e deixe as roupas de molho por alguns minutos.

Depois esfregue as roupas com mais sabão para tirar a sujeira. Esvazie o tanque e encha-o novamente. Enxágue as peças até tirar todo o sabão. Esvazie o tanque e evite torcer as roupas para que elas não sejam danificadas, apenas aperte-as para sair a água.

Deixe uma resposta

Como Fazer Maquiagem Simples Dia e Noite Veja Nossas Dicas dicas de menina

Como Fazer Maquiagem Simples? Dia e Noite Veja Nossas Dicas!

É Possível? Leia aqui! Dicas de Menina

Como Emagrecer Amamentando? É Possível? Leia aqui!