in

Como tirar cravos do nariz com: gelatina, bicarbonato, cola, pasta, etc

como tirar cravos do nariz

As mulheres estão sempre preocupadas com a aparência, especialmente do rosto, e algo que as incomoda bastante são os cravos no nariz.

Os cravos são aqueles famosos pontinhos pretos que podem cobrir toda a face, mas costumam se concentrar mais no nariz. Mas o que eles são?

Na verdade eles são acúmulos de sebo em poros entupidos pela produção de óleo da pele e células mortas. Quando esses poros entopem, a gordura armazenada tem maior contato com o ar e oxida, formando uma pequena tampa preta, que é o cravo que conhecemos.

Os cravos pretos não se desenvolvem para espinhas, pois se encontram em um poro mais largo. No entanto em poros mais estreitos há menos contato da gordura com o ar e por isso não é formada uma tampa preta. Então algumas bactérias do ar se alimentam da gordura do poro, o que pode levar ao desenvolvimento da espinha.

Geralmente os cravos aparecem durante a puberdade, permanecendo na adolescência e fase adulta. Eles são um dos problemas dermatológicos mais comuns que existem e que incomodam muito as mulheres. Mas felizmente, há várias formas de tirá-los.

Muita gente costuma espremer. No entanto espremer não é a forma ideal. Pois ao invés de você se livrar dos cravos, eles podem ir mais para dentro e fechar o orifício da glândula, podendo causar mais cistos. E ao contrário dos cravos esses cistos só podem ser retirados através de cirurgias.

Neste artigo você conhecerá algumas receitas caseiras que estão sendo bastante divulgadas pela internet.

Mas será que elas funcionam mesmo? É o que vai descobrir. Vamos conferir?

Como Tirar Cravos do Nariz com Gelatina

Cravo do Nariz
Foto: via Pixabay

A ideia dessa receita é fazer uma tira removedora de cravos. Essas tiras costumam ser vendidas em farmácias, mas esta é natural. Para fazer essa tira usando gelatina você vai precisar de:

  • 1 colher de sopa de gelatina sem sabor;
  • 1 colher e meia de sopa de leite.

Para fazer a tira você deve:

  1. Misturar a gelatina com o leite em uma vasilha própria para micro-ondas. Misture até que fique tudo homogêneo. Em seguida leve a mistura ao micro-ondas por cerca de 10 a 15 segundos.
  2. Quando retirar você deve tocar na mistura para se certificar que não está muito quente para colocar no nariz. Usando seus dedos você deve aplicar uma camada fina da mistura no nariz e esperar de 10 a 15 minutos até que ela esteja seca.
  3. Depois remova cuidadosamente a mistura do nariz. Você vai notar que os cravos e sujeiras do nariz vão estar grudados na mistura, assim desobstruindo os poros.

Antes de usar essa tira natural você deve tomar alguns cuidados. Entre eles:

  • Não deixar a mistura tocar a área do nariz que fica próxima dos olhos, pois é muito delicada;
  • Não usar a mistura se você for alérgica a leite.

Como Tirar Cravos do Nariz com Bicarbonato

Essa máscara caseira é feita através da mistura de bicarbonato de sódio, água e limão. No entanto de acordo com a dermatologista Mônica Aribi essa mistura pode ser perigosa para a pele do rosto, podendo causar formigamento, queimação e vermelhidão.

Além disso, o limão mancha a pele muito facilmente e o bicarbonato não é capaz de retirar os cravos, apenas ressecando a pele no entorno dele, já que o cravo é muito profundo. E seu uso na verdade pode causar ressecamento na pele e manchas.

Por isso no lugar de usar essa mistura é indicado que você faça uma máscara com a mistura de um creme hidratante para o rosto com açúcar cristal. Essa mistura vai se tornar um esfoliante, que vai esfoliar sua pele, liberando-a aos poucos da oleosidade e pele morta.

Para fazer isso você deve:

  1. Molhar o rosto e fazer a esfoliação com o creme hidratante e o açúcar. Deixe agir por alguns minutos e depois retire a máscara com água morna.
  2. Depois coloque sobre o rosto uma toalha com água morna e deixe agir por 15 minutos. Passe uma gaze sobre o rosto para retirar os resíduos e finalize passando água termal e protetor solar.

Esse processo pode ser feito duas vezes por semana.

Como Tirar Cravos do Nariz com Cola

Outra forma de tirar cravos que tem sido bem divulgada na internet é com cola. Para isso basta usar cola e passar duas camadas sobre a região com cravos, esperar secar e puxar a máscara que forma.

No entanto a dermatologista Mônica Aribi fala que esse método é totalmente contraindicado. Isso porque a cola pode penetrar pelo orifício e aí que o escravo não vai sair, pois a cola estará tampando a saída.

Além disso, a cola é tóxica e não deve de jeito nenhum ser passada na pele. Segundo a dermatologista as pessoas que usam produtos não apropriados na pele podem desenvolver dermatite.

Como Tirar Cravos com Pasta de Dente

Outro truque caseiro que está sendo bem divulgado na internet é passar pasta de dente no rosto. No entanto ela não é a melhor forma para tirar cravos do nariz.

Pois como a pasta de dente possui ácidos que retiram bactérias e clareiam o esmalte do dente pode fazer mal à pele. De acordo com a dermatologista Mônica Aribi, a pasta de dente não pode ser usada de forma alguma.

Como Tirar os Cravos do Nariz com Agulha

cravo do nariz 02
Foto: via Pixabay

A agulha é outro método para retirar cravos. Geralmente os dermatologistas usam uma agulha própria em seus consultórios. No entanto está sendo divulgado na internet que é possível fazer o mesmo com uma agulha de costura.

A agulha deve ser esterilizada com álcool e não deve ser usada sua ponta e sim o orifício em que é colocada a linha.

Você deve passar um algodão embebido com água morna na pele para abrir os poros e passar a agulha na pele, somente a parte com o buraquinho em que é colocada a linha, fazendo movimentos repetidos para cima e para baixo. Passe na frente e nas laterais do nariz para recolher toda a gordura acumulada na pele.

Continue molhando a pele com algodão e água morna e passando a agulha até que o resultado seja bom. Fique atenta, pois esse método pode deixar o nariz vermelho.

A dermatologista Sandra Lee ficou famosa como youtuber nos Estados Unidos, pois ela mostra em seus vídeos os métodos que usa para retirar cravos e espinhas, assim conquistando milhares de seguidores que desejam fazer o mesmo e se livrar dos cravos e espinhas.

No entanto ela alerta que você não deve apertar com força qualquer nenhum instrumento que esteja usando para retirar os cravos, pois pode marcar a pele.

E se mesmo depois de você ter feito o procedimento e o cravo permanecer no local, isso significa que ele está muito fundo e você não deve insistir, caso contrário poderá espremê-lo e inflamar, fazendo com que vire uma espinha.

Nesses casos é melhor a ajuda de um profissional, pois ele terá os instrumentos certos e saberá a maneira correta de retirar os cravos.

Como Tirar Cravos do Nariz com Pinça

Outra forma de tirar cravos do nariz é usando uma pinça. Isso só pode ser feito por um profissional.

Pois é usada uma pinça própria para isso que tem o formato de L e durante o processo essa pinça corta parte superficial da pele, por isso se não for feito de modo correto, esse método pode causar cicatrizes e manchas. É algo bem minucioso e que requer toda a atenção do profissional, assim como experiência e habilidade.

Sendo assim é ideal que você procure um profissional se quiser realizar esse procedimento e de acordo com a dermatologista Samantha Kelmann, é necessário que a pessoa faça limpeza de pele frequentes e não tenham muitas inflamações no rosto para fazê-lo.

A limpeza de pele ajuda a remover os cravos, além de também remover as células mortas, mantendo a pele macia e saudável. Dessa forma preparando a pele para a realização do método.

Como Tirar Cravos do Nariz com Sal

Outras receitas caseiras que estão circulando na internet falam do uso do sal para tirar os cravos. Assim como o açúcar ele tem ação esfoliante, podendo remover as células mortas e sujeira da pele.

Além disso, sua aplicação ajuda a promover a circulação sanguínea da região, promovendo a oxigenação das células. E ele ainda atua como tônico adstringente, que é capaz de fechar os poros e reduzir o excesso de oleosidade da pele. Sendo assim é um ótimo ingrediente natural para a tirar cravos do nariz.

Confira três receitas que podem ajudar a tirar os cravos:

Creme de Limpeza Usando Sal e Leite

Misturando 2 colheres de sopa de leite com uma colher de sal, você obterá um creme de limpeza que se usado com frequência poderá trazer benefícios para sua pele, eliminando os cravos e regulando o pH natural do rosto.

Para isso você precisará misturar esses dois ingredientes em uma vasilha até que se forme uma pasta espessa e úmida. Lave o rosto antes de aplicar a mistura. Aplique a mistura com movimentos circulares suaves. Cubra a superfície do nariz e a testa também. Deixe a mistura agir por 10 minutos e enxágue.

Você pode repetir a aplicação a cada dois dias.

Máscara de Pele de Sal, Argila e Mel

cravo do nariz 03
Foto: via Pixabay

A argila é muito recomendada para limpar a pele do rosto e diminuir a acne, pois ela contém um alto teor de minerais e compostos adstringentes que penetra na pele profundamente e assim facilita a eliminação de impurezas.

Para fazer essa máscara de argila, sal e mel, você vai precisar de: 1 colher de argila medicinal, 1 colher de chá de sal e 4 colheres de mel.

Em uma vasilha você deve misturar os ingredientes até formar uma pasta homogênea e espessa, para deixar a consistência mais cremosa você pode adicionar água até que fique ideal para ser usada. Limpe o rosto com água e sabão e em seguida passe uma camada fina do produto sobre a pele.

Deixe agir a mistura na pele de 30 a 45 minutos. Depois faça massagens circulares na pele e retire a mistura com água morna. Você pode repetir esse procedimento uma vez por semana.

Peeling Facial com Sal e Iogurte Natural

Com o sal e iogurte natural você pode fazer um peeling facial, que pode revitalizar a pele e remover as células mortas.

Quando o sal é misturado ao ácido láctico do iogurte, isso faz com que diminua os cravos, permitindo que o rosto fique mais macio e com uma aparência mais jovial.

O uso regular dessa mistura também pode contribuir para tratamento contra manchas e outras marcas da pele.

Para fazer a mistura você vai precisar de 2 colheres de sopa de iogurte natural sem açúcar e uma colher de sopa de sal grosso.

Você deverá misturar os ingredientes em uma vasilha com uma colher de pau até que fique uma mistura homogênea.

Você deverá lavar o rosto com água e sabão e depois aplicar uma camada fina da mistura, evitando os contornos dos olhos e boca. Faça movimentos circulares e deixe agir por 20 minutos.

Depois enxágue com água morna. Você pode repetir o processo a cada 3 dias.

Como Tirar Cravo do Nariz com Clara de Ovo

Uma receita natural que também é usada para tirar cravo do nariz é a feita com clara de ovo. O ovo contém nutrientes que ajudam a manter a pele hidratada e limpa, promovendo também o fechamento dos poros e assim evitando a formação de novos cravos.

Para fazer uma máscara natural de clara de ovo você vai precisar de apenas um ovo. Primeiramente separe a clara da gema e espalhe um pouco de clara por toda a pele do rosto. Deixe secar e volte a repetir o processo até obter uma camada espessa de clara de ovo.

Quando a máscara estiver completamente seca você deverá retirá-la do seu rosto e lavar o local com água morna e sabão neutro.

O que mais posso fazer para tirar cravos do nariz?

Além das formas mostradas neste artigo há alguns cuidados que você pode tomar para cuidar melhor de sua pele e ajudar a tirar os cravos.

Entre eles:

Lavar a Pele de Forma Suave e Sem Exagero

Algumas pessoas podem pensar que lavando constantemente a pele você está ajudando a tirar sua oleosidade, no entanto você pode ressecar e irritar a pele, ocasionando mais erupções.

Quando lavar seu rosto evite esfregar a pele. Procure lavá-lo duas vezes ao dia com sabão neutro, fazendo massagens circulares.

Não Espremer o Cravo

Algumas pessoas não tem paciência e acabam querendo espremer o cravo para se livrar do problema de uma vez, mas como falamos anteriormente, ao fazer isso você acaba empurrando o cravo ainda mais profundamente, assim como as bactérias para dentro da pele, causando inchaço, irritação e cicatrizes.

Evite Tomar Muito Sol

cravo no nariz 03
Foto: via Pixabay

Tomar Sol em excesso pode causar ressecamento e irritação da pele, levando você a ter mais cravos e espinhas futuramente.

Por isso você não deve ficar mais do que 15 minutos exposta diretamente ao sol. Se for ficar muito tempo exposta use protetores solar com filtro indicados para seu tipo de pele, use uma sombrinha e tome todos os cuidados.

Lavar o Cabelo com Frequência

Especialmente se você tem cabelo oleoso deve lavá-lo frequentemente, se não diariamente, uma vez a cada dois dias.

Procurar um Profissional

É indicado que você também procure um dermatologista antes de fazer qualquer procedimento para acabar com os cravos. Pois você pode ter algum problema hormonal que deve ser tratado antes de recorrer aos tratamentos de pele.

Além disso, o dermatologista saberá indicar exatamente qual o melhor tratamento para seu tipo de pele e que seja seguro para você. Por isso se os cravos estão te incomodando não deixe de ir ao médico.

Não Acreditar em Todos os Métodos que Aparecem na Internet

É comum as pessoas pesquisarem na internet sobre tudo, inclusive tratamento para cravos. Isso é uma coisa boa, já que a internet costuma ter muita informação interessante e válida. Mas ao mesmo tempo há muita informação que é apenas repassada sem qualquer garantia.

Por isso você não deve acreditar logo de cara em todos os métodos que aparecem na internet. O ideal é que você pesquise bastante ou mesmo pergunte ao dermatologista se tal método é mesmo eficaz. Ele saberá te dizer direitinho se tal método é bom ou não.

Pois dessa forma você ficará mais segura de que está aplicando em sua pele apenas produtos e misturas que não irão prejudicá-la e agravar ainda mais o problema.

Não se Desesperar

Algumas mulheres ficam desesperadas com o aparecimento de algo indesejável em seu rosto. Mas saiba que o que você deve levar mais em conta é sua saúde e não beleza.

Pois os cravos geralmente são mais um problema estético do que médica, e felizmente não costuma causar complicações graves de saúde. Por isso não exagere.

Procure um médico, realize os tratamentos indicados e faça os caseiros que forem liberados por ele. Não existe nada milagroso. Pois mesmo os medicamentos mais potentes levam algum tempo para fazer efeito.

Sendo assim faça tudo com calma, caso contrário poderá se sentir frustrada e ao invés de buscar um método seguro poderá recorrer a métodos drásticos que só irão prejudicar sua pele.

Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comments

0 comments

Customização de Roupas

Customização de roupas: 9 Dicas

Batons cores fortes

Batons com Cores Fortes e seus Significados