in

Como Tirar Amarelado de Roupa Branca? Bicarbonato?

Bicarbonato Dicas de Menina
Foto: via Dona Madá

Se tem uma coisa que incomoda as mulheres é perceber que uma roupa branca que acaba de escolher para usar está amarelada.

A roupa branca pode ficar amarelada por vários motivos, seja por ficar guardada há muito tempo no guarda-roupa, devido à manchas de suor ou desodorante ou mesmo na tentativa de lavá-la com água sanitária.

Quando isso acontece surge uma preocupação: como tirar amarelado de roupa branca?

Mas fique tranquila, pois há várias formas de tirar o amarelado da roupa branca, podendo utilizar bicarbonato, álcool, vinagre branca e até mesmo açúcar.

Confira a seguir algumas receitas para tirar amarelado de roupa branca e saiba como clarear suas roupas de forma barata e prática.

Como tirar amarelado de roupa branca com bicarbonato

O bicarbonato de sódio é um mineral de carbonato hidratado de sódio. O bicarbonato é bem antigo, sendo utilizado pelos egípcios como sabão e para higiene.

Esse produto além de realizar uma boa limpeza, auxiliando a tirar manchas, ainda ajuda a realçar o branco dos tecidos. Além disso, ele também é eficiente com roupas coloridas, deixando-as com a cor mais viva.

Coloque o bicarbonato durante a lavagem de roupas

Uma forma de utilizar o bicarbonato de sódio é na lavagem normal das roupas na máquina de lavar. Basta adicionar meia xícara de chá de bicarbonato, no momento em que a máquina estiver cheia de água. Você deve jogar o bicarbonato na água, para que ele possa dissolver melhor.

Caso sua máquina de lavar esteja muito cheia você pode colocar uma xícara de chá de bicarbonato de sódio.

Faça uma pasta para tirar as manchas

Outra forma de utilizá-lo é fazendo uma pasta para tirar as manchas amareladas. Para isso você vai precisar de uma colher de sopa de bicarbonato e água.

Você deve colocar a colher de bicarbonato em uma tigela e ir colocando a água aos poucos e mexer bem até formar uma pasta. Você deve aplicar essa pasta sobre a mancha, deixando agir por 15 minutos.

Caso a mancha não saia, você poderá esfregar a pasta com uma escova de cerdas macias para não danificar o tecido da roupa. Se o tecido for mais delicado como seda ou cetim, o melhor é não esfregar e deixar a pasta agir por mais tempo.

Depois você deve enxaguar a roupa em água corrente e lavar a roupa normalmente. Esse método é bom para tirar manchas de azeite, gordura, iodo e comida.

Para tirar mancha de protetor solar

Caso sua roupa branca tenha ficado amarelada devido à mancha de protetor solar você poderá fazer outra mistura para tirá-la.

Você deve primeiramente remover o excesso de protetor solar com uma colher, depois polvilhar bicarbonato de sódio sobre a roupa, colocar um pouco de detergente e dar uma leve esfregada na mancha com a tampa do próprio detergente.

Deixe a mistura agir por 30 minutos e depois lave a roupa normalmente.

Para tirar mancha amarela de camisa branca

Bicarbonato Dicas de Menina
Foto: via Ponto Frio

Você deve preparar uma solução utilizando água, bicarbonato e água oxigenada. As quantidades devem ser iguais, sendo que por exemplo, se você colocar uma colher de sopa de bicarbonato deve colocar uma colher de sopa de água e água oxigenada. Você deve misturar tudo até formar uma mistura homogênea.

Passe sobre a mancha, esfregando a mistura com uma escova de cerdas macias. Deixe a mistura agir por 30 minutos na camisa. E depois lave a roupa da forma costumeira.

Receitas para deixar a roupa de molho com bicarbonato

Você também pode deixar a roupa de molho com o bicarbonato, dessa forma a substância agirá mais sobre o tecido. Confira algumas receitas abaixo:

Receita 1

Coloque em uma bacia 4 litros de água e uma xícara de bicarbonato. Em seguida mergulhe a roupa dentro da bacia e deixe de molho durante uma noite.

No dia seguinte você deverá lavar normalmente.

Receita 2

Encha uma panela grande e que possa ser usada para mergulhar suas roupas com água. Ferva a água. Em seguida coloque sabão em pó até que a água se torne azul e acrescente três colheres de sopa de bicarbonato.

Super Dicas de Compras

Roupas, bolsas, Make up e muito mais. Produtos escolhidos por nossa curadoria especialmente para você. Confira ;)

Então coloque as roupas e deixe de molho na água por seis horas. Em seguida coloque as roupas para lavar na máquina.

Receita 3

Em uma bacia coloque cinco litros de água quente, cinco colheres de sopa de sal e cinco colheres de sopa de bicarbonato. Em seguida coloque as roupas dentro da bacia e deixe de molho por seis horas.

Depois tire do molho e lave as roupas normalmente na máquina de lavar.

Como tirar amarelado de roupa colorida

Bicarbonato Dicas de Menina
Foto: via Decoração Online

As roupas coloridas também podem ficar amareladas, devido à manchas de suor ou desodorante. Para removê-las você pode utilizar algumas receitas:

Receita com vinagre branco

Nessa receita você deverá misturar uma xícara de água e duas colheres de sopa de vinagre branco. Depois de misturar bem coloque a mistura sobre a mancha e deixe agir por 30 minutos.

Caso a mancha ainda persista passe mais vinagre e água e esfregue com uma escova de cerdas macias. Em seguida lave a peça como de costume.

Receita com bicarbonato

Nessa receita você deverá colocar cinco litros de água em uma bacia e adicionar 5 colheres de sopa de bicarbonato e 5 colheres de sopa de sal. Mexa bem e quando estiver tudo misturado, mergulhe a roupa manchada e deixe de molho por duas horas.

Depois esfregue a mancha e lave e roupa normalmente.

Receita com limão

Para tirar a mancha com limão você deve cortar um limão ao meio e espremê-lo em um recipiente. Depois você deve esfregar o suco de limão na parte manchada da roupa e em seguida adicionar um pouco de bicarbonato.

Coloque a peça ao sol e deixe por uma hora. O sol ajuda a tirar as manchas das roupas, no entanto você não pode deixar a roupa por muito tempo no sol ou pode acabar danificando o tecido.

Passado a uma hora você deve lavar a roupa na máquina de lavar normalmente.

Como tirar amarelado de roupa guardada

As roupas que ficam muito tempo guardadas, como aquelas roupas que você utiliza somente no inverno ou que são para ocasiões especiais como uma festa também podem ficar com manchas amareladas.

Para tirar essas manchas você deve primeiramente ficar atenta ao tipo do tecido, pois há misturas que dão mais certo em determinado tipo de roupa. Confira:

Roupas de algodão e linho

Esses tecidos são mais resistentes por isso pode ser usada água quente. Nesse caso você deve ferver em um balde de alumínio ou panela grande água, uma colher de sopa de sal e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio.

Nossas Dicas de Makeup

Roupas, bolsas, Make up e muito mais. Produtos escolhidos por nossa curadoria especialmente para você. Confira ;)

Você deve mergulhar a roupa na água e deixar fervendo por meia hora. Depois desse tempo jogue a água fora e enxágue a roupa com água limpa várias vezes.

Se você quiser tirar a mancha amarelada das meias você deve ferver as meias no máximo dois minutos e colocar fatias de limão na água. Depois é só enxaguar várias vezes o tecido.

Roupas de seda

Bicarbonato Dicas de Menina
Foto: via Burberry

A seda é um tecido muito delicado por isso o indicado é utilizar leite. Você deve deixar a roupa de molho em uma bacia com quantidades iguais de água e leite por um dia. Passado esse tempo tire todo o leite e enxágue bem a roupa.

Depois lave a roupa com sabão líquido voltado para roupas delicadas para tirar o cheiro do leite e deixe a roupa secando em um local arejado, mas com sombra.

Roupas de Lycra

A lycra também é um tecido delicado e por isso é indicado que ela seja lavada com sabão líquido para tecidos delicados. Quando a máquina estiver cheia de água acrescente uma colher de bicarbonato de sódio e continue a lavagem normalmente.

Depois é só deixar a roupa secar na sombra.

Roupas de Nylon

O Nylon também é delicado e por isso deve ser lavado com sabão líquido para tecidos delicados. Lave bem a roupa e enxágue-a com água.

Quando for dar a última enxaguada misture uma colher de fermento em pó em um balde cheio de água. Depois é só torcer a roupa e deixar secar na sombra.

Como clarear roupa branca com açúcar

É possível clarear roupa branca utilizando açúcar, no entanto na receita vai água sanitária, que pode acabar danificando sua roupa, por isso é bom tomar cuidado.

Para a receita você vai precisar de meio copo de água sanitária, cinco litros de água e cinco colheres de sopa de açúcar.

Você deve colocar os ingredientes em uma bacia ou balde, e mergulhar as roupas, deixando de molho por duas horas.

Passado esse tempo você deverá lavar a roupa normalmente.

Como clarear roupa branca com álcool

Essa receita é indicada apenas para tecidos mais resistentes como algodão e linho.

Para fazer a receita você deve colocar a peça que deseja clarear em um balde e cobrir com água quente. Depois coloque um copo de álcool, duas colheres de sopa de bicarbonato e um copo de sabão em pó ou sabão de coco ralado.

Depois deixe de molho por duas horas e passando esse tempo lave como de costume.

Como tirar amarelado de roupa branca causado por água sanitária

Se você realizou a receita da água sanitária falada neste artigo ou utilizou-a de outra forma, tentando deixar a roupa mais branca, mas a roupa acabou ficando amarelada, saiba que é possível reverter isso.

Você deve envolver a roupa com papel alumínio. Depois coloque água em uma panela (escolha uma que caiba a roupa e que possa ser usado para essa finalidade) e leve ao fogo para ferver.

Quando a água estiver fervendo coloque a roupa dentro da panela. Quando a água ferver novamente, retire a peça com a ajuda de duas colheres de pau, deixe esfriar e retire o papel alumínio. Depois torça e leve ao varal para secar.

Como evitar que as roupas voltem a ficar amareladas?

Bicarbonato Dicas de Menina
Foto: via Só Varais

Agora que você conseguiu que suas roupas ficassem brancas, claro que não deseja que voltem a ficar amareladas, não é mesmo?

A umidade do guarda-roupa pode acabar deixando as roupas amareladas, ara evitar isso, você deve antes de lavar a roupa fazer uma pré-lavagem com sabão de coco, esfregando bem na peça e enxaguando-o.

Depois você deve aplicar a mistura de álcool com bicarbonato de sódio e esfregar na peça com a ajuda de uma escova macia. Depois enxágue novamente.

Quando for lavar a roupa branca na máquina de lavar ou na mão procure dissolver o sabão e o amaciante em água, antes deles entrarem em contato com a roupa.

Enxágue bem a roupa, para não tenha resíduos. As roupas brancas devem ser secas do lado avesso e em área com sombra.

Outra forma de evitar que as roupas fiquem amareladas é colocar pacotes com giz no guarda-roupa. Pois eles sugaram a umidade do local e assim evitarão que as roupas fiquem amareladas.

Você também deve evitar deixar as roupas guardadas por muito tempo. Tire a roupa do armário de seis em seis meses e deixe-a ventilando. Agora se a roupa não for mais útil para você, doe, isso vai fazer bem a você mesmo e a alguém que precisa.

Outra dica é que quando for guardar as roupas no armário procure guardar roupas brancas com outras roupas brancas, para não manchar pelo contato com as roupas coloridas.

Uma forma de guardar as roupas brancas é colocá-las em sacos TNT e que sejam brancos para que assim elas sejam protegidas do pó e dos raios de luz. Evite os sacos plásticos, pois não deixa a roupa respirar, podendo causar mofo.

Agora se você exagera na hora de colocar desodorante, pode ser por isso que suas roupas ficam amareladas. Para evitar isso, coloque apenas a quantidade necessária, sem exagerar.

Deixe também o produto secar na sua pele e não na camisa, por isso não coloque o desodorante depois de ter colocado a camisa.

Procure também quando usar a camisa branca uma vez, colocá-la para lavar logo que for trocar de roupa, pois o suor e o desodorante podem deixar a área das axilas amareladas.

Quais cuidados devo ter com as roupas brancas?

Outros cuidados que você deve ter com as roupas brancas é separar as roupas por cor na hora da lavagem. Não lave roupas brancas com coloridas, pois o tecido colorido pode acabar manchando o tecido branco.

Quando for lavar a roupa sempre fique atenta às instruções da etiqueta, pois lá fala as regras e o que o tecido tolera ou não, contendo a temperatura ideal da água, se a roupa pode ser lavada na máquina, se pode ser lavada na secadora, quais os produtos que devem ser usados e se ela pode ser passada com ferro.

As manchas devem ser retiradas antes de lavar as roupas, dessa forma fica mais fácil.

Evite colocar excesso de sabão em pó ou amaciante, pois pode acabar desgastando a roupa e até mesmo manchando.

Também procure utilizar durante a lavagem um produto que branqueia as roupas, como o bicarbonato, por exemplo.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comments

0 comments

Veja 17 Dicas Dicas de Menina

Como Limpar Ferro a Vapor? Veja 17 Dicas

Quem já teve um relacionamento amoroso com alguém sabe que no início o que sobra é paixão. Qualquer coisa acende aquela faísca e aquele desejo ardente e o casal vive naquela ansiedade para se ver sempre. Basta se encontrarem e já se rendem aos beijos, abraços e carícias mais picantes. É uma chama difícil de se apagar... no começo do relacionamento é claro! Mas você sabe como apimentar o casamento? Quando o namoro evolui para o matrimônio, o casal consequentemente acaba se vendo diariamente e a rotina do dia a dia, o cansaço das responsabilidades e estresses podem acabar afetando aquela paixão fogosa, que no começo da relação era mais forte do que qualquer coisa que se possa imaginar. O relacionamento em si começa a se modelar mais para aquela fase do companheirismo, e quando menos se percebe os parceiros são mais amigos do que amantes. É comum o desejo esfriar com o passar dos anos, mas o casal não pode deixar que a rotina os acomodem a ponto de esquecerem que também possuem desejos sexuais e fantasias que precisam ser supridas. Existem casais, para você ter uma ideia, que só se encontram de verdade em datas comemorativas como o aniversário de casamento. Com tanto comodismo, aquela intimidade que antes era total, vai diminuindo e antes que o matrimônio vá por água a baixo, é preciso que ambos se esforcem para trazer à tona aquela paixão quente que antes existia. O artigo de hoje, pensando ajudar esses inúmeros casais que caíram na cilada da rotina, irá dar inúmeras dicas de como apimentar o casamento. No decorrer da leitura você saberá descobrir quando é que o sexo cai na rotina, vai aprender a relembrar como era no começo do relacionamento e aprenderá muitos truques que te ajudará a reacender a chama do desejo. Lembre-se: Não é porque vocês se casaram que não precisam mais impressionar um ao outro. Que não precisam mais pensar em como revolucionar o sexo e deixá-lo mais quente, e assim por diante. O casamento requer cuidados redobrados, porque vocês além de parceiros de vida, vocês são amantes e não podem se esquecer disso. Bora deixar a preguiça de lado e vamos recuperar essa relação desgastada pelo tempo. Você merece! Ele merece! VOCÊS merecem!

Como Apimentar o Casamento? Leia este Texto!